Buscar

RESUMO DO VIDEO DE MAIK 1 NOTA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS – LIBRAS
DISCIPLINA: ESCRITA DE SINAIS II
DISCENTE: ALLYSON AUGUSTO FERREIRA, ANA MARINA ASSUNÇÃO, RAYANNA LIS PINHEIRO MAGALHÃES
DOCENTE: MAIK WALDEMAR
RESUMO DA APRESENTAÇÃO DO VÍDEO
DUAS PERSPECTIVAS: P. 121
SÃO LUÍS- MA
2023
Duas perspectivas.
Perspectiva receptiva:
É quando a pessoa que sinaliza está à sua frente, você está vendo os sinais como um observador/olhador.
Perspectiva expressiva:
Quando é você quem está sinalizando, você vê os sinais de sua própria perspectiva, é chamado de perspectiva do sinalizador, é nela que a escrita de sinais é usada no dia a dia.
Uma curiosidade: Há sinais escritos sem mostrar o tronco, braços, cabeça ou pescoço que acontecem no espaço neutro (a frente do tronco). Essas partes só serão escritas quando queremos entender o sinal. A lateralidade também é uma característica importante, porque indica o uso de uma mão mais que a outra. Sinais feitos apenas com uma mão, outros com duas. Sempre tem uma mão que se usa mais, principalmente a mão mais usada pelo sinalizante.
Pessoas que sinalizam diariamente tem o costume de sinalizar fazendo troca das mãos. Isso é normal, podemos perceber que sempre tem traços da mão dominante/principal do sinalizante. Isso não atrapalha a sinalização, mas deve seguir o padrão linguístico da LIBRAS. A maiorias dos livros sobre línguas de sinais (brasileira e mundo) são escritos pensando no destro, o que se entende que esse deveria ser o modo formal de escrita. Esse livro também é pensando na perspectiva no destro. Canhotos também escrevem como sinalizam, eles leem segundo a sua perspectiva/lateralidade. No dia a dia você fala com canhotos e destros e entende o que eles falam, sem haver um prejuízo na sinalização, independente da mão dominante.

Continue navegando