Buscar

AV1 EDUCAÇÃO POPULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Leonardo Batista Rebelo
Matrícula: 04087878 
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Educação Popular e Cultura em Educação
TRAJETÓRIA DOS MOVIMENTOS DA EDUCAÇÃO POPULAR NO BRASIL
A educação popular é um movimento educativo, seu aparecimento pode ser anterior à Proclamação da República, pretendendo ajudar no processo da libertação dos escravos, mas ela vai ter sua origem, na américa latina, nos chamados conflitos populares, os movimentos operários, nos anos de 1889 a 1909, tinha a Educação Popular como uma maneira de compreender os grupos de trabalhadores, que reivindicavam o ensino profissional e técnico gratuitos, como uma resposta às desigualdades sociais e educacionais.
 Seu objetivo era promover o desenvolvimento humano e social das camadas populares, por meio de uma educação emancipatória e transformadora, ela foi marcada pelo contexto da Guerra Fria. No Brasil, esse contexto se refletiu na polarização política entre a ditadura militar e os movimentos sociais populares. Nesse período, a educação popular foi desenvolvida por muitos movimentos sociais, essas iniciativas buscavam alfabetizar e conscientizar as camadas populares sobre seus direitos e sobre a realidade social brasileira.
Vamos fala de três movimentos que deram vida a educação popular ao longo de sua história, são eles, os Centros Populares de Cultura (CPCs), o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) e o Plano Nacional de Alfabetização e Cidadania (PNAC).
Os CPCs, foram uma iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE), criada em 1961, com o objetivo de promover a cultura popular brasileira, os centros se espalharam por todo o Brasil, e desenvolveram atividades de educação popular como, arte, música, teatro e literatura, eles foram inspirados na obra de Paulo Freire, que defendia uma educação popular que valorizasse a participação, conscientização, o diálogo e a transformação social.
Com ele se buscava promover a alfabetização e a educação de jovens e adultos, e contribuir para a conscientização política das camadas populares, eles foram fechados pelo governo militar em 1964, mas sua influência na educação popular brasileira foi significativa, contribuíram para a formação de uma pedagogia popular que valoriza a cultura popular, a participação e a transformação social.
O MOVA é um movimento popular de educação de jovens e adultos, criado em 1990 pela Secretaria Municipal de Educação, na gestão do educador Paulo Freire, ele tinha como objetivo alfabetizar e promover a cidadania, o movimento valoriza a participação, o diálogo e a transformação social.
O movimento utilizava metodologias inovadoras, que valorizava a cultura popular e a experiência dos educandos, esteve presente em várias cidades do Brasil, foi um importante movimento de educação popular brasileira, e contribuiu para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, esse programa permaneceu até 2013 em alguns locais e foi relevante à história do analfabetismo nacional, devido a alfabetizar mais de 200.000 pessoas.
O PNAC foi um programa do governo brasileiro, criado em 1990, com o objetivo de alfabetizar e promover a cidadania, ele foi inspirado na pedagogia popular de Paulo Freire, e valorizou a participação, o diálogo e a transformação social, ele foi implementado por meio de parcerias entre o governo federal, estados, municípios e organizações da sociedade civil. O programa contou com a formação de educadores populares, a produção de materiais didáticos e a realização de atividades de alfabetização e cidadania em todo o Brasil, ele teve um impacto significativo na educação de jovens e adultos, alfabetizou cerca de 10 milhões de pessoas, e contribuiu para a conscientização política e social das camadas populares, ele e baseado na pedagogia popular, ele foi encerrado em 2016, mas seu legado continua vivo na educação popular brasileira.
Referências
SANTOS, P. S; RODRIGUES, S. C. Educação Popular. Recife: Telesapiens, 2019.
GAMEZ, Luciano. Estudo em Educação. Recife: Telesapiens, 2019.
PAIVA, Vanilda. História da Educação Popular no Brasil: Educação Popular e Educação de Adultos. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. E-book.

Continue navegando