Buscar

educação popular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uninassau – Feira de Santana
Curso – Pedagogia
Disciplina – Educação Popular
Tutor – José Ailton Dias da Silva
Aluno (a) – Verena Reis da Silva
Atividade contextualizada
Bem-vindo meu caro(a) estudante, vamos começar nossas atividades com o desafio colaborativo de sua disciplina de Educação Popular.
Preparado (a)?
Então, Paulo Freire por onde esteve semeou os fundamentos de uma concepção emancipadora da educação popular. Nas últimas décadas, as sementes brotaram em diversas organizações e grupos agregando organização popular e conscientização. Diferentemente das idealizações educacionais originadas da burocracia ou da pedagogia com boas intenções, a educação popular tem origem, na América Latina, na chama dos conflitos populares, dentro e fora do Estado.
Você sabe que organismos internacionais defendem a educação popular na América Latina? Recomendamos que você acesse o site da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e pesquise as informações sobre a educação popular, na América Latina.  Site: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000143237
Gostaria que você fizesse um relato e em seguida compartilhe conosco sua opinião a respeito da importância da educação popular. 
*OBS: Se é atividade contextualizada, por que no enunciado diz desafio colaborativo? Gostaria de entender o porquê!
O movimento político e pedagógico político conhecido como Educação Popular trouxe à luz uma das propostas mais originais e mundialmente reconhecidas no campo educacional desde o ano de 1960. Nutrida das teorias marxistas, da teoria crítica, da teologia da libertação e da teoria da dependência a educação popular é uma elaboração pedagógica latino-americana. 
A Educação Popular é um movimento sumamente heterogêneo. Educadores populares criaram grupos que desempenharam papéis pontuais nos processos de resistência às ditaduras militares no Cone Sul e na posterior transição democrática e na promoção da autodeterminação, nas demandas por reformas agrárias, em campanhas de alfabetização em países como Chile, Argentina, Venezuela, etc., nas lutas por igualdade de gênero e contra outras formas de opressão e discriminação e autogestão dos povos indígenas da região.
Torna-se difícil elaborar uma definição abrangente da educação popular quando a diversidade de orientações, níveis de intervenção e formas que adotaram seus programas específicos. Numa visão geral, ela envolve práticas educativas organizadas explicitamente para conseguir processos de transformação social em benefício dos setores populares. 
O respeito pela cultura, pelos conhecimentos populares e pela configuração de um sujeito político consciente e organizado transfigura-se os pilares básicos da corrente. A educação popular é um modelo de intervenção educativa heterogêneo, que se constitui como um movimento pedagógico e social ao estabelecer um horizonte utópico e formular um imperativo ético, ou se educa a favor dos setores populares e da transformação social ou contra os mesmos. O educador Paulo freire está ligado aos imperativos éticos e o horizonte utópico da educação popular, através de suas reflexões teóricas e experiências.
A partir da década de 80, os campos e as esferas de ação da educação popular multiplicaram-se rapidamente, estendendo seus projetos e programas a outros grupos e problemáticas sociais. Surgiu, então, a educação popular indígena, a educação popular feminista e a educação popular ecologista. Já na década de 90, a educação popular começou a aparecer nos discursos e ações de numerosas organizações não governamentais e grupos comunitários, mantendo a tradição e a preferência por ações não escolarizantes, e se fazendo presente também em algumas experiências de educação formal implementadas por gestões governamentais democráticas.
No fim do ano de 1980, ouve mudanças que influenciaram o movimento. Após reflexões e transformações no interior do movimento da educação popular originaram a “refundamentação”. O movimento foi um ato altamente relevante em quase todos os conflitos pela democratização social e educativa da América Latina. O mesmo exerceu um importantíssimo papel de questionar os princípios excludentes que regem os sistemas de instrução dos Estados nacionais e de impulsionar modificações voltadas para a democratização e inclusão dos setores populares em todas as áreas e modelos educacionais na América Latina.
Referencias 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_popular
http://olma.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular-nova-abordagens-1.pdf
http://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/novembro/10/caderno-educacao-popular-saude-p1.pdf

Continue navegando