Buscar

105 Geografia de João Pessoa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

**Geografia de João Pessoa:**
João Pessoa, capital do estado da Paraíba, é conhecida por ser a cidade mais oriental das Américas, além de suas belas praias e falésias, características marcantes de sua geografia.
1. **Localização Geográfica:**
 João Pessoa está localizada na região nordeste do Brasil, sendo a cidade mais oriental das Américas. Sua posição litorânea faz com que seja banhada pelo Oceano Atlântico, proporcionando uma vista deslumbrante do nascer do sol no extremo leste do continente.
2. **Praias:**
 A cidade é famosa por suas praias paradisíacas, com areias douradas e águas cristalinas. Praias como Tambauzinho, Cabo Branco e Manaíra são muito populares entre os moradores e turistas, oferecendo excelentes condições para banhos de mar, caminhadas e prática de esportes aquáticos.
3. **Falésias:**
 João Pessoa é caracterizada pela presença de belas falésias, que adornam parte de sua costa atlântica. Essas formações geológicas impressionantes, com suas cores e formas únicas, proporcionam cenários espetaculares, especialmente ao entardecer.
4. **Clima Tropical:**
 A cidade possui um clima tropical úmido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e duas estações bem definidas: uma estação seca, de dezembro a maio, e uma estação chuvosa, de junho a novembro. A brisa marítima contribui para amenizar o calor, tornando o clima mais agradável.
5. **Ecossistemas Costeiros:**
 Além das praias e falésias, João Pessoa abriga uma variedade de ecossistemas costeiros, como manguezais, restingas e áreas de preservação ambiental. Esses ambientes são importantes para a biodiversidade local, proporcionando habitat para uma ampla gama de espécies de fauna e flora.
6. **Turismo:**
 A geografia privilegiada de João Pessoa, com suas praias deslumbrantes e paisagens naturais exuberantes, atrai turistas de todo o mundo. A cidade oferece uma infraestrutura turística bem desenvolvida, com uma variedade de hotéis, restaurantes e atividades de lazer para atender às necessidades dos visitantes.
Em resumo, a geografia de João Pessoa, com sua posição como a cidade mais oriental das Américas, suas belas praias e falésias, contribui para sua identidade como um destino turístico encantador no nordeste brasileiro, onde a natureza e a cultura se encontram harmoniosamente.

Outros materiais