Buscar

Gestão da Produção e Manutenção resumo

Prévia do material em texto

Na gestão da manutenção, diversas medidas são tomadas para preservar os equipamentos de possíveis problemas. Entre elas está a vistoria periódica e a troca de peças que já mostram certo grau de desgaste e que podem vir a apresentar defeitos no futuro. É possível acompanhar também o tempo de vida desses itens e programar a substituição.
Ao invés das interrupções bruscas, as paradas das máquinas para a realização da manutenção preventiva são programadas, podendo ser realizadas, por exemplo, em períodos de baixa demanda, fins de semana ou outros dias e horários em que os operadores não estejam trabalhando.
A empresa ainda pode realizar o acompanhamento das máquinas por meio de informações coletadas em monitoramentos e inspeções periódicas. Para isso, são utilizadas técnicas como análise de fluidos, análise estrutural, análise das superfícies e estudo das vibrações. Assim, diminui-se o número de desmontagens dos equipamentos.
Realizar essa gestão gera alguns benefícios para a indústria. Um deles é a redução de custos, pois resolver o problema apenas quando ele aparece pode acabar saindo muito mais caro, dependendo do tamanho do estrago. Além disso, também há a redução das paradas e das perdas de produção, de tempo com a não disponibilidade de equipamentos, de emergências e do número de avarias.
A gestão da manutenção ainda proporciona o aumento da segurança, tendo em vista as inspeções, aferições e medidas preventivas tomadas, bem como aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos.

Continue navegando