Buscar

Avaliação l- neurociencias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação l- neurociencias
Atividade Avaliativa I
1. O funcionamento do cérebro humano é como uma grande orquestra que está continuamente a tocar uma grande sinfonia. Não podemos apontar para nenhuma parte isolada, ou mesmo para uma combinação de partes e dizer que constitui a orquestra ou a sinfonia. O miraculoso processo de atividade mental ocorre regularmente, em todos nós, a toda hora, quer sejamos talentosos, quer sejamos pessoas normais. As informações contidas nesse texto são: 
totalmente verdadeiras, pois o conhecimento atual da neurociência do cérebro nos permite caracterizá-lo como um órgão complexo e integrado, e diversas regiões são utilizadas na realização de funções e atividades. (Alternativa correta)
totalmente falsas, pois cada uma das funções realizadas pelo cérebro, incluindo as mais basais (falar, pensar), só depende de uma parte específica do cérebro, a qual trabalha de forma isolada e autossuficiente.
verdadeiras, em partes, pois, apesar de o funcionamento do cérebro ser bem conhecido, essas informações não podem ser estendidas a pessoas com altas habilidades, porque seu funcionamento ainda é muito pouco conhecido.
verdadeiras, mas essa conexão está mais concentrada no hemisfério esquerdo do cérebro.
falsas, em partes, pois somente o cérebro de pessoa com altas habilidades/superdotação consegue combinar múltiplas regiões cerebrais na realização das funções.
2. Os principais defensores da abordagem neurocientífica para complementar o planejamento no ensino de alunos com altas habilidades/superdotação defendem a utilização de uma série de atividades no currículo desses alunos, entre as quais:   
utilização do mesmo tipo de material para abordar diferentes conceitos.
atividades de fácil resolução.
currículo do tipo divergente, no qual os conteúdos sejam o mais diferentes possível a fim de evitar o sentimento de tédio nesses alunos.
atividades que envolvam pensamento de forma integrada. (Alternativa correta)
atividades não repetitivas
3. A psicologia cognitiva é uma abordagem que busca conhecer os processos cognitivos, como pensamento, memória, atenção, percepção, entre outros. Esse ramo do conhecimento nos ajuda a entender o que são esses processos e o funcionamento cognitivo.   Com relação aos processos cognitivos, assinale a alternativa correta: 
Os processamentos “de cima para baixo” e “de baixo para cima” são maneiras ultrapassadas de entender os processos cognitivos e estão em desuso.
Cognição se refere ao ato de conhecer e elaborar conhecimento sobre o ambiente a partir de processos psicológicos e neurobiológicos. (Alternativa correta)
A abordagem de processamento de informações trouxe uma visão equivocada do funcionamento da mente ao compará-la a um computador.
Pelos processos cognitivos estarem relacionados com o racional, as emoções são processos diferentes e pouco relacionadas com a cognição.
Memória, atenção, percepção e linguagem são conteúdos diferenciados dos processos cognitivos.
4. Para entender a ansiedade, é preciso compreender os processos envolvidos no surgimento dessa emoção. O transtorno de ansiedade é complexo e envolve diferentes processos cognitivos, como viés atencional e viés cognitivo.   Com relação a esses processos na ansiedade, leia as afirmativas a seguir:   I. Comportamentos de fuga-esquiva dificilmente acontecem nos episódios de ansiedade.   II. Estímulos seguros e positivos geralmente são descartados na avaliação que a pessoa com ansiedade faz da situação.   III. O viés atencional diz respeito à atenção focada em determinados estímulos do ambiente.   IV. O viés cognitivo se refere a interpretações e a avaliações individuais feitas sobre a situação/ambiente.   Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas: 
I — II — IV.
I — II — III — IV.
I — II — III.
II — III — IV. (Alternativa correta)
I — III — IV.
5. A elaboração de itens para a realização das avaliações em larga escala é feita a partir das matrizes de referência. Sobre as matrizes, qual afirmativa está correta? 
Especificam os diferentes componentes curriculares que precisam ser desenvolvidos pelos professores ao longo do ano escolar.
Há uma matriz de referência para cada uma das disciplinas avaliadas, pensada de maneira única para todas as etapas da escolarização.
São recortes dos conteúdos ensinados, tendo por critério a possibilidade de aferimento por meio de instrumentos de avaliação em larga escala. (Alternativa correta)
Elas esgotam todo o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, coincidindo com o que está disposto na proposta curricular ou na matriz de ensino.
Apresentam elementos para o acompanhamento de cada aluno, em relação ao desenvolvimento de seus pares, em determinada classe.
6. A psicologia cognitiva e as neurociências são campos de estudos inter-relacionados. Cada vez mais, estudos científicos envolvendo essas duas áreas estão sendo realizados.   Com relação a essas duas áreas de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:   I. Para a psicologia cognitiva e as neurociências, grande parte dos processos mentais não são conscientes e ocorrem de forma autônoma.   II. Os neurocientistas utilizam-se de diversas técnicas para buscar conhecimento, como imagens cerebrais e registros de sinais elétricos gerados pelo cérebro.   III. As neurociências têm como objetivo entender o comportamento em termos de atividade mental e podem envolver o estudo de processos como memória, atenção e aprendizagem.   IV. Assim como a psicologia cognitiva, os estudos em neurociências se limitam a conhecimentos e intervenções relacionadas à psicologia e à saúde.   Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas: 
II e III.
II, III e IV.
I, II e III. (Alternativa correta)
I e III.
I e II.
7. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é o principal sistema de avaliação diagnóstica da educação brasileira. Ele é realizado a partir de testes de desempenho aplicados aos alunos e de questionários respondidos pelos diferentes atores que compõem a escola. O que é possível por meio da análise dos resultados obtidos pelo SAEB? 
Que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes e que os órgãos governamentais monitorem e aprimorem as políticas educacionais com base em evidências. (Alternativa correta)
Que os órgãos governamentais identifiquem os gestores das unidades com resultados mais insatisfatórios e possam substituí-los por profissionais mais competentes.
Que os melhores professores das diferentes redes de ensino sejam identificados e possam receber um incentivo financeiro para que continuem realizando um trabalho de qualidade.
Que as escolas sejam organizadas em um ranking, de acordo com os resultados obtidos, e que aquelas que obtiverem os melhores resultados sejam premiadas com a destinação maior de verbas.
Que se tenha um retrato da realidade das diferentes unidades escolares, constatando os problemas e incentivando os diretores para que busquem soluções para eles.
8. De que forma a aprendizagem ocorre?   
Pela prática.
Pela reflexão na experiência. (Alternativa correta)
Pela metodologia empregada.
Pelo processo de interação.
Pela percepção na experiência.
9. O professor Vasco Moretto define competência como a capacidade do sujeito mobilizar recursos, visando abordar e resolver uma situação complexa. Os recursos que fazem parte desse contexto são os seguintes:   
Conteúdo conceitual, habilidade, linguagem, valores monetários, administração do emocional e todos ligados pela ética.
Conteúdo conceitual, habilidade, linguagem, valores culturais, administração do emocional e todos ligados pela ética. (Alternativa correta)
Conteúdo conceitual, credibilidade, linguagem, valores culturais, administração do emocional e todos ligados pela estética.
Conteúdo conceitual, credibilidade, aspectos materiais, valores culturais, administração do emocional e todos ligados pela estética.
Conteúdo conceitual, habilidade, linguagem, valores culturais, administração da competência e todos ligados pela ética.
10. Que tipo deresposta o profissional da educação espera alcançar quando ainda, na fase da análise de elaboração de uma trilha de aprendizagem, lhe é feito o seguinte questionamento: Como elaborar uma trilha de aprendizagem?   
O que se busca é focar na produção dos conteúdos, alinhando o core business do negócio com os resultados esperados pela organização, sem justificar o gasto de energia para realizar tal ação educacional.
O que se busca é definir a maneira ou o modo como serão implementadas e/ou executadas as estratégias pensadas anteriormente, para se alcançar os objetivos estabelecidos. (Alternativa correta)
Procura-se responder sobre o custo financeiro e os impactos que a aprendizagem gera, pois é, nesse momento, que o desenvolvedor da trilha de aprendizagem define as competências a serem alcançadas pelo aprendente.
O que o profissional da educação busca com essa pergunta é ter uma visão prévia de administração do tempo, para que o aluno possa equilibrar sua dedicação dentro de uma cadência rítmica de estudos.
Ele espera compreender o perfil do público-alvo que fará uso do material desenvolvido, bem como saber quais serão os procedimentos metodológicos adotados para que o trajeto de aprendizagem seja percorrido.