Buscar

CONTEXT tópicos ll

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - TÓPICOS INTEGRADORES II
PERFIL LIPÍDICO
Nome
Matrícula
Biomedicina
A determinação do perfil lipídico é fundamental para avaliação e detecção de possíveis alterações nos níveis de lipídeos caracterizando as dislipidemias, que são fatores para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Os constituintes do perfil lipídico são colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos. Através desses elementos é possível obter dados específicos e fundamentais sobre a concentração de lipídeos no sangue.
O colesterol total (CT) fornece informação abrangente sobre os vários tipos de colesterol, porém para uma investigação mais detalhada é indicado que se realize os demais testes, a dosagem de CT é indicado para a prevenção de doenças cardiovasculares.
O HDL é um carreador do excesso de colesterol, ele transporta dos tecidos para o fígado, nele o colesterol é metabolizado, favorecendo o não desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por essa razão ele é chamado de colesterol bom. Já o índice LDL está diretamente relacionado a maior concentração de colesterol nos tecidos quando seu nível está elevado, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, por essa razão ele é chamado de colesterol ruim. 
Outra lipoproteína a ser dosada é o VLDL, ela também possui a função de transportar substancias, e está diretamente relacionado ao LDL uma vez que alterações nos níveis de LDL também pode indicar alteração no VLDL, e isso se dá porque o VLDL ao perder triglicerídeos se transforma em LDL
Diferentemente do colesterol, que é produzido pelo nosso organismo, os triglicerídeos vem de fonte alimentar e sua dosagem é de suma importância para que doenças cardiovasculares sejam evitadas, uma vez que uma má alimentação rica em gorduras contribuirá para a elevação de seus níveis.
O aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos são altamente prejudiciais e não geram sintomas, porém a longo prazo podem desencadear graves doenças cardiovasculares, desse modo, é imprescindível a realização dos testes de perfil lipídico regularmente para que o possível problema seja evitado ou tratado em sua fase inicial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAKI, M. V. R.; BARROS, C.; SANTOS, E. G. Análise do perfil lipídico de crianças e adolescentes do estado de Sergipe. Scientia Plena, [S. l.], v. 6, n. 12(b), 2011. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/328. Acesso em: 12 dez. 2023.
BARROS, André Luiz de Souza et al. Técnico em citopatologia: caderno de referência 1: citopatologia ginecológica. In: Técnico em citopatologia: caderno de referência 1: citopatologia ginecológica. 2012. p. 194-194. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnico_citopatologia_caderno_referencia_1.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
FORNAZARI, Maynara; SANNAZZARO, Maria Julieta Bartocci; SANNAZZARO, Clemente Reinaldo. Comparação dos valores do colesterol total, LDL colesterol e HDL colesterol com os valores da pordentagem de gordura corporal. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 6, n. 1, p. 15-20, 2004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/download/292/pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
SILVA, Rafael de Assis da et al. Estudo do perfil lipídico em crianças e jovens do ambulatório pediátrico do Hospital Universitário Antônio Pedro associado ao risco de dislipidemias. Jornal brasileiro de patologia e medicina laboratorial, v. 43, p. 95-101, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/y6xzGrtJ47s9F77QDZMXfQB/?lang=pt. Acesso em: 12 dez. 2023.
TORRES, Rafael de Barros. A Importância do Perfil Lipídico na Prevenção de Eventos Cardiovasculares. 2018. Disponível em: http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/53. Acesso em: 12 dez. 2023.

Outros materiais