Buscar

Peste Bovina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peste Bovina
A rinderpest foi a mais importante doença animal descrita na história e, também, a que dispõe de mais informações. Rinderpest é uma palavra de origem alemã que significa “peste do gado”. A peste bovina, na forma epidêmica é a enfermidade mais letal dos bovinos e búfalos. Os principais sintomas são febre, estomatites necróticas, gastroenterites, diarréia, abcessos e necrose nos nódulos linfáticos e apresenta alta mortalidade (OIE, 2007ª).
A enfermidade é causada por um vírus da família Paramyxoviridae e ao gênero Morbillivirus. Existe apenas um sorotipo do vírus, mas a campo há grande variação na virulência, dada a facilidade de transmissão e a afinidade com o hospedeiro (OIE, 2007a).
No Brasil, em 1921, foi diagnostica peste bovina no estado de São Paulo. Provavelmente tenha sido introduzida através de reprodutores zebuínos procedentes da Índia, que desembarcaram pelo porto de Santos. A doença foi erradicada com o sacrifício dos animais, desinfecção e controle de trânsito (RIET-CORREA, 2007a).
A peste bovina é uma doença de notificação obrigatória às autoridades sanitárias estaduais e federais (OIE, 2007a). Esta classificada como A pela OIE (Organização Internacional de Epizootíase) (MERCK, 2007). A profilaxia é feita através da imunização dos animais.

Outros materiais