Buscar

Tularemia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tularemia
Tularemia é uma doença bacteriana zoonótica com uma grande variedade de hospedeiros. As infecções são mais prevalentes entre mamíferos selvagens e marsupiais, com períodos epizoóticos em lagomorfos e roedores, mas casos clínicos também acontecem em ovelhas, gatos e outras espécies domésticas. Em humanos, a tularemia varia de infecção localizada para fulminante, pneumonia potencialmente fatal ou septicemia.
Tularemia é causada pela Francisella tularensis (antigamente conhecida como Pasteurella tularensis), um cocobacilo Gram-negativo da família Francisellaceae e da classe γ-Proteobacteria. Pode ser adquirida por ingestão, inalação ou contaminação das membranas mucosas e pele lesionada ou de vetores artrópodes. Os casos clínicos são na maioria das vezes relacionados ao contato com tecidos ou sangue de animais infectados. As pessoas e animais podem se infectar por ingestão de tecidos de animais não cozidos ou outras comidas que foram contaminadas pela carcaça infectada ou excreções.
A prevenção absoluta da tularemia é difícil em animais que tem contato com a rua, devido as inúmeras fontes de infecção. Programas de controle de artrópodes podem reduzir o risco de infecções transmitidas por vetores. F. tularensis é susceptível a algumas classes de antibióticos como as tetraciclinas, fluorquinolonas e aminoglicosídeos. Terapia de suporte também pode ser necessária.

Outros materiais