Buscar

EXERCICIO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA TRAUMATO
A Traumato-Ortopedia é uma especialidade médica responsável por cuidar, tratar e prevenir distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos. 
Além dos médicos que atuam nessa área, ainda há os fisioterapeutas que são especializados em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
Sabemos que a fisioterapia é uma das áreas mais completas da medicina, englobando diversas especializações para uma melhor compreensão das doenças e fraturas, e seus tratamentos de reabilitação. 
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica, que é uma das especializações mais procuradas pelos fisioterapeutas, é responsável por atuar na investigação, na prevenção e no tratamento de doenças e disfunções relacionadas a ossos, músculos, articulações e ligamentos. 
Ela ainda tem foco no processo de reabilitação de traumas, fraturas, entorses ligamentares, amputações e lesões musculares.
Diante de todos os benefícios proporcionados por essa especialidade, a sua área de atuação está sempre em constante expansão, o que gera a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados.
Qual o papel do fisioterapeuta traumato-ortopédico? 
Hoje em dia, uma grande parcela da população apresenta pelo menos um caso de patologia ortopédica, o que gera dores e desconfortos na execução de atividades comuns do dia a dia. 
Podemos citar entre as patologias ortopédicas mais comuns entre os brasileiros: tendinite, distensões musculares, bursites e rupturas de ligamento.
Em casos como esses, a Fisioterapia Traumato-Ortopédica tem papel fundamental, para ajudar a reduzir os sintomas, além de prevenir cirurgias e promover uma melhor qualidade de vida ao paciente.
Alguns dos principais recursos que podem ser utilizados na Fisioterapia Traumato-Ortopédica são:
	Recursos eletrotermofototerápicos: TENS (estimulação elétrica transcutânea), EENM (estimulação elétrica neuromuscular), laser, ondas curtas, infravermelho e ultrassom. 
	Terapia manual: técnicas de mobilização e manipulação articular de Maitland, Mulligan, Kaltenborn, com o intuito de diminuir algias, rigidez e reposicionamento do segmento. 
	Cinesioterapia: conjunto de exercícios terapêuticos que ajudam na reabilitação de diversas situações, fortalecendo e alongando os músculos.
Objetivos da Fisioterapia Traumato-Ortopédica
A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é importante para a prevenção e o tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. Ela também atua nos casos de trauma, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.
Sendo assim, o tratamento com esse profissional visa maximizar a funcionalidade do paciente, reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo
Prevenção
Por meio de avaliações detalhadas do paciente, é possível observar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia, o que podem levar a futuras lesões e traumas como as fraturas. 
No âmbito ocupacional, o trabalhador está exposto a movimentos repetitivos que gera uma lesão do sistema musculoesquelético devido à utilização excessiva e a falta de tempo para a recuperação.
Aqui, a fisioterapia traumato-ortopédica adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.
Reabilitação após-lesões
Sabemos que algumas lesões não podem ser evitadas, uma vez que elas podem ocorrer em treinos específicos, numa competição e até mesmo na realização das atividades diárias.
Sendo assim, o objetivo da fisioterapia traumato-ortopédica é devolver ao paciente o seu ritmo de vida anterior, sem prejuízos a sua capacidade de realizar as suas atividades cotidianas.
Reabilitação no pós-operatório
No pós-operatório de cirurgias ortopédicas, a fisioterapia traumato-ortopédica possui um papel fundamental na reabilitação desses pacientes, uma vez que os profissionais acompanham passo a passo da sua evolução. 
Aqui, as suas principais funções são: auxiliar na cicatrização da estrutura lesada, manter a movimentação e evitar os efeitos deletérios da imobilização, 
como a fraqueza muscular e a hipotrofia. Ou seja, ela deixa o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.
É importante ressaltar que os tratamentos são baseados em técnicas e protocolos específicos para cada patologia.
A fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado à saúde e, por meio do processo de reabilitação, e faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal o mais rapidamente possível.

Outros materiais