Buscar

112 Crime de Furto

Prévia do material em texto

112. Crime de Furto
O crime de furto é uma infração penal que consiste na subtração de coisa alheia móvel, para si ou para outrem, sem o emprego de violência ou grave ameaça contra a vítima. É um delito contra o patrimônio e está previsto no Código Penal brasileiro, sendo uma conduta que lesa o direito de propriedade.
Alguns pontos importantes sobre o crime de furto são:
1. **Subtração de Coisa Alheia Móvel**: O furto ocorre quando alguém tira para si ou para terceiros algo que pertence a outra pessoa, sem o consentimento do proprietário. Essa coisa deve ser móvel, ou seja, passível de ser transportada de um lugar para outro.
2. **Ausência de Violência ou Ameaça**: Diferentemente do roubo, o furto não envolve o uso de violência física contra a vítima ou a ameaça de violência iminente. A subtração dos bens é realizada de forma dissimulada, sem que a vítima perceba no momento do ocorrido.
3. **Dolo de Apropriar-se**: Para configurar o crime de furto, é necessário que o agente tenha a intenção de se apropriar definitivamente da coisa alheia, agindo com dolo. Isso significa que o indivíduo deve ter consciência da ilicitude de sua conduta e vontade livre de praticar o ato.
4. **Penas Previstas**: As penas para o crime de furto variam de acordo com o valor do objeto subtraído e as circunstâncias do crime. No Brasil, o furto está tipificado no artigo 155 do Código Penal e a pena pode variar de 1 a 4 anos de reclusão, podendo ser aumentada em caso de reincidência ou circunstâncias agravantes.
5. **Prevenção e Combate**: A prevenção do furto envolve medidas de segurança, como a instalação de sistemas de vigilância, o uso de dispositivos de segurança em lojas e residências, e a conscientização da população sobre a importância de proteger seus bens. Além disso, políticas sociais que visem combater a desigualdade e promover a inclusão social também podem contribuir para a redução dos índices de furto.
O combate ao furto requer uma abordagem integrada que envolva não apenas a repressão policial, mas também a promoção de políticas públicas que abordem as causas subjacentes à criminalidade, como a pobreza, o desemprego e a falta de oportunidades educacionais. Somente através de uma atuação conjunta dos poderes públicos e da sociedade civil é possível enfrentar eficazmente esse tipo de crime.

Continue navegando