Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Nome: Carmem Dirce e Silva
Turma: 7ºN01 Data: 15/11/23023
1. A Lista de Verificação de Cirurgia Segura foi adotada pelo Ministério da Saúde como estratégia para reduzir o risco de incidentes cirúrgicos. Como parte desse processo, o profissional condutor da lista deve fazer algumas checagens antes da indução anestésica. Entre essas verificações, está:
A( ) confirmar a administração de antimicrobianos profiláticos em todas as cirurgias
B( ) solicitar que cada membro da equipe se apresente e diga sua função
C( ) confirmar a acessibilidade dos exames de imagens necessários e deixar aos cuidados do CME
D(X) Confirmar a solicitação e reserva de sangue se estimada perda sanguinea > 500mL
E( ) revisar verbalmente os elementos críticos para a cirurgia com o instrumentador
2. Após uma consulta, o paciente foi informado pelo médico que, diante da evolução da doença e do resultado dos exames, seria necessário realizar uma cirurgia para a correção do problema. Nesse momento, iniciou-se o período: 
A( ) perioperatório;
B( ) intraoperatório; 
C( ) transoperatório;
D( ) pré-operatório imediato;
E(X) pré-operatório mediato.
3. Em relação a Lista de Verificação de Cirurgia Segura e suas fases, bem como o fluxo em CC/CME, leia atentamente os itens abaixo e julgue em V e F
(F) No Check-in e no Time Out é fundamental questionar o paciente quanto a reações alérgicas.
(V) Um dos objetivos essenciais para a Cirurgia Segura é a estimação de perda sanguínea durante o procedimento cirúrgico e a solicitação prévia de reposição de hemoderivados, acontecendo no Time Out.
(V) Quando realizado o check-in do paciente no centro cirúrgico, um passo importante é a contagem de instrumentais e compressas, pois estas podem ficar retidas no paciente durante o procedimento cirúrgico.
(V) Dois importantes momentos evidenciados no Time Out são antes da admissão no centro cirúrgico e antes da indução anestésica, visto que estes dois passos acontecem quando o cirurgião decide pelo procedimento cirúrgico.
(V) A circulação na sala operatória consiste em atividade desenvolvida exclusivamente pela equipe de enfermagem com o objetivo de garantir condições funcionais e técnicas para o adequado andamento do procedimento cirúrgico, oferecendo segurança ao paciente.
(F) Instrumental cirúrgico, agulhas, cateteres intravasculares e dispositivos a eles conectados, têm elevado potencial de risco, porque são introduzidos diretamente em tecidos normalmente estéreis e são classificados como artigos semicríticos.
(F) Uma das medidas de prevenção de infecção cirúrgica no período pré-operatório é que nas cirurgias crânio-encefálicas, lavar o couro cabeludo com solução de quaternário de amônio e observar que o cabelo deva estar seco antes de ir para o bloco operatório.
(V)  A limpeza terminal do centro cirúrgico deverá ser realizada diariamente, após o término de todas as cirurgias programadas ou conforme orientação do serviço de controle de infecção hospitalar.
4. Faça um resumo sobre as terminologias em cc. 
Apendicectomia – Retirada cirúrgica do apêndice vermiforme. Cistectomia – Retirada da bexiga. Colecistectomia – Remoção cirúrgica da vesícula biliar. Fistulectomia – Retirada da fístula.
Gastrectomia – Retirada total ou parcial do estômago.
· Hemorroidectomia – Remoção das hemorroidas. Histerectomia – Extirpação do útero. Laringectomia – Extirpação da laringe. Mastectomia – Retirada da mama. Retossigmoidectomia – Remoção do intestino reto e sigmoide. Tireiodectomia – Remoção da tireoide. Prostatectomia – Remoção da próstata. Cistoscopia – Exame com visão direta da bexiga. Colposcopia – Exame com visão direta da vagina. Esofagoscopia – Exame com visão direta do esôfago. Gastroscopia – Exame com visão direta do estômago. Laparoscopia – Exame com visão direta dos órgãos abdominais. Uretoscopia – Exame com visão direta da uretra. Sigmoidoscopia – Exame com visão direta do sigmoide.
5 - Faça um resumo das medicações que devemos manter e interromper prévio ao procedimento cirúrgico.
Os medicamentos que devem ser mantidos, mesmo no dia da cirurgia e durante o jejum, são:
Anti-hipertensivos e antiarrítmicos, amiodarona ou digoxina;
Remédios SOS para asma, como salbutamol;
Tratamento de doenças da tireoide, com levotiroxina, propiltiouracil ou metimazol;
Remédios para gastrite e refluxo, como omeprazol, pantoprazol e domperidona;
Tratamento para infecções, com antibióticos, não pode ser interrompido;
Os medicamentos que devem ser interrompidos, são:
Anti hipertensivo diurético 
Hipoglicemiantes orais
Heparina e clexane 
Antiagregantes plaquetario(AAS)
Fitoterapicos(2 a 3 semanas)
Imunossupressores
Antidepressivos

Mais conteúdos dessa disciplina