Buscar

Projetando sonhos com a matemática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROJETO DE ELETIVA – ANO LETIVO: 2024
	01. IDENTIFICAÇÃO
	ESCOLA 
	Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire
	DOCENTE
	Juliana da Costa Silva
	COMPONENTE CURRICULAR
	Eletiva Base 5
	TURMAS
	Mescladas
	CARGA HORÁRIA
	2 Horas/aulas
	PERÍODO DE APLICAÇÃO
	1º semestre 
	02. TEMA
	
Projetando Sonhos com a Matemática.
	03. JUSTIFICATIVA
	Para ensinar matemática é preciso recorrer a estratégias para despertar a curiosidade, a criatividade e a motivação dos estudantes no processo de resolução de problemas. 
A utilização de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem de matemática possibilita a construção de habilidades e competências que favorecem a construção do raciocínio lógico-dedutivo. Além disso, a partir da narrativa que o jogo apresenta é possível diminuir o estigma de que “a matemática é uma ciência difícil”, visto que os estudantes aprendem os conceitos envolvidos de maneira significativa. Dessa forma, a eletiva “projetando sonhos com a matemática” tem por objetivo proporcionar o ensino-aprendizagem de matemática de maneira lúdica. Para isso, a eletiva combina entretenimento, matemática e projeto de vida, de modo que os estudantes possam relacionar o seu aprendizado com contextos que envolvem a arquitetura e a engenharia civil.
	04. OBETOS DO CONHECIMENTO
	· Álgebra;
· Geometria;
· Grandezas e Medidas;
· Matemática Financeira;
· Projeto de Vida.
	05. COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
	· CE1. Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, das questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral.
· CE3. Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente.
· CE4. Compreender e utilizar, com flexibilidade e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
	06. HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS
	(EM13MAT101) – Interpretar criticamente situações econômicas, sociais e fatos relativos às Ciências da Natureza que envolvam a variação de grandezas, pela análise dos gráficos das funções representadas e das taxas de variação, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
(EM13MAT104) – Interpretar taxas e índices de natureza socioeconômica (índice de desenvolvimento humano, taxas de inflação, entre outros), investigando os processos de cálculo desses números, para analisar criticamente a realidade e produzir argumentos. 
(EM13MAT203) – Aplicar conceitos matemáticos no planejamento, na execução e na análise de ações envolvendo a utilização de aplicativos e a criação de planilhas (para o controle de orçamento familiar, simuladores de cálculos de juros simples e compostos, entre outros), para tomar decisões. 
 (EM13MAT303) – Interpretar e comparar situações que envolvam juros simples com as que envolvem juros compostos, por meio de representações gráficas ou análise de planilhas, destacando o crescimento linear ou exponencial de cada caso.
(EM13MAT309) – Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais e de volumes de prismas, pirâmides e corpos redondos em situações reais (como o cálculo do gasto de material para revestimento ou pinturas de objetos cujos formatos sejam composições dos sólidos estudados), com ou sem apoio de tecnologias digitais.
EM13MAT314) – Resolver e elaborar problemas que envolvem grandezas determinadas pela razão ou pelo produto de outras (velocidade, densidade demográfica, energia elétrica, etc).
(EM13MAT401) – Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1º grau em representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.
(EM13MAT404) – Analisar funções definidas por uma ou mais sentenças (tabela do Imposto de Renda, contas de luz, água, gás etc.), em suas representações algébrica e gráfica, identificando domínios de validade, imagem, crescimento e decrescimento, e convertendo essas representações de uma para outra, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
(EM13MAT505) – Resolver problemas sobre ladrilhamento do plano, com ou sem apoio de aplicativos de geometria dinâmica, para conjecturar a respeito dos tipos ou composição de polígonos que podem ser utilizados em ladrilhamento, generalizando padrões observados.
(EM13MAT506) – Representar graficamente a variação da área e do perímetro de um polígono regular quando os comprimentos de seus lados variam, analisando e classificando as funções envolvidas.
	07. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
	· Despertar a curiosidade e a motivação no processo de ensino-aprendizagem de matemática, a partir do jogo eletrônico “The Sims”, na versão mobile;
· Potencializar a criatividade, a capacidade de investigação e o raciocínio lógico-dedutivo no processo de resolução de problemas;
· Propiciar um ambiente favorável para o desenvolvimento da autonomia durante a realização das atividades práticas;
· Projetar plantas baixas e construir maquetes da “casa dos sonhos”, a partir do jogo eletrônico e relacionar o processo de construção com os conceitos matemáticos que podem ser aplicados em contextos da arquitetura e engenharia civil.
	08. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
	Os objetos do conhecimento desta eletiva serão desenvolvidos na Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire. Durante as aulas serão utilizados o quadro e/ou slides e haverá a utilização do jogo eletrônico “The Sims” como ferramenta de ensino-aprendizagem de conceitos importantes na matemática. O foco do projeto será na realização de atividades teóricas e práticas para que os estudantes possam compreender a relevância dos conceitos aplicados na arquitetura e engenharia civil. Cada data do cronograma a seguir, dispõe de conteúdos para duas aulas, a partir de 07/03.
	29/02
	Venda das Eletivas.
	06/03
	Entrega do projeto inicial.
	07/03
	Apresentação de informações gerais sobre a eletiva para os estudantes, discussão sobre projeto de vida e familiarização com o jogo.
	14/03
	Oficina sobre o papel da arquitetura e da engenharia civil nas construções (Aplicação de atividades teóricas e práticas e exploração do jogo.)
	21/03
	Aula expositiva envolvendo os conceitos de matemática necessários para a construção de uma planta baixa de uma casa. (Realizar pesquisas que vão ajudar no desenvolvimento do projeto).
	28/03
	Oficina de construção de plantas baixas, a partir da casa do jogo The Sims, na versão mobile.
	04/04
	Aula expositiva que retrata a valorização da cultura brasileira, a partir da apresentação de monumentos arquitetônicos do país, apresentação de vídeos sobre o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. (Aplicação de atividades teóricas e práticas).
	11/04
	Oficina de arquitetura e urbanismo (Atividades teóricas e práticas).
	18/04
	Aula expositiva envolvendo os conceitos de matemática financeira necessários para a aquisição de uma casa. (Aplicação de atividades práticas).
	25/04
	Oficina sobre projeto de vida e educação financeira – Realizar sonhos é possível com a matemática. 
	02/05
	Oficina sobre orçamento financeiro – Explorando as planilhas eletrônicas, a partir da narrativa do jogo.
	09/05
	Aula expositiva envolvendo os conceitos de matemática necessários para a construção de uma casa.
	16/05
	Oficina de engenharia civil. (Atividades teóricas e práticas).
	23/05
	Exploração de conceitos gerais de matemática, a partir de um passeio pelo universo do jogo.
	30/05
	Aula expositiva de resolução de problemas de matemática, com a utilização de softwares de geometria dinâmica, a partir da exploraçãodo jogo.
	06/06
	Adequações gerais ao projeto da casa do jogo. (Realização de Pesquisas).
	13/06
	Aula expositiva – Introdução à construção de maquetes.
	20/06
	Oficina de construção de maquetes. 
	27/06
	Adequações gerais – Construção da maquete da casa do jogo.
	04/07
	Culminância da Eletiva.
Rua Pernambuco, 962 Centro - Cep: 78.285-000
São José dos Quatro Marcos-MT
(65) 3251-1179
(65) 99985-1116
escola.15210@edu.mt.gov.br

Outros materiais