Buscar

Desafio ESTETICISTA

Prévia do material em texto

Desafio
As estrias correspondem a uma alteração no tecido conjuntivo da derme em que as fibras de colágeno e elastina perdem suas propriedades de expansão e resistência. Com isso, ocorre a ruptura das fibras de elastina, provocando um dano e deixando um aspecto de cicatriz.
Essa queixa muitas vezes vai além da estética, podendo gerar transtornos psicossociais, pois muitas mulheres têm vergonha de mostrar o corpo quando desenvolvem estrias.
Ao se deparar com uma paciente com o abdome apresentando muitas estrias rubras, quais são as informações necessárias que você, como esteticista, pode coletar dessa mulher?
Escreva sua resposta no campo abaixo:
A primeira coisa a questionar seria a idade da paciente, verificar se é adolescente, se passou por uma gravidez nos últimos meses e avaliar juntamente a presença de flacidez na região abdominal.
Pelas características, as estrias são recentes. Verificar os hábitos de vida, como ingestão de água e uso de hidratantes. Avaliar a história familiar para possibilidade de predisposição genética, como, por exemplo, se a mãe da paciente apresentou estrias após a gestação.
Verificar o uso de medicamentos de uso contínuo, como hormônios e corticosteroides, a possibilidade de retenção de líquidos e a presença de edema, e se a paciente ganhou peso nos últimos meses ou passou pelo efeito sanfona. Realizar uma avaliação criteriosa no local em que as estrias estão presentes para verificar a sua extensão (largura e comprimento).

Continue navegando