Buscar

Fármacos e hiperpigmentação DESAFIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fármacos e hiperpigmentação
A hiperpigmentação ocorre pelo aumento de melanina, sendo que esta é responsável pela coloração da pele. Ela pode ser classificada em várias patologias, e uma delas são as efélides, popularmente conhecidas como sardas, apresentando coloração vermelha, castanho-claro ou castanho-escuro, podendo ser adquirida pela exposição solar ou de forma hereditária.
Analise o caso a seguir
Com base nessas informações, responda:
a) Qual distúrbio de hiperpigmentação esta paciente apresenta?
 A hiperpigmentação que a adolescente apresenta é característica de efélides, pois ela pode surgir por fatores genéticos ou pela exposição solar, acometendo pessoas com fototipos claro e ruivo. Quanto às sardas, são hereditárias; podem surgir na infância. Já pela exposição solar, pode ocorrer na adolescência e em adultos devido ao aumento de melanina nas áreas expostas ao sol, clareando, geralmente, no inverno.
b) Qual seria o tratamento indicado?
 Como ela não faz uso de fotoprotetor, foi explicada a importância dele, já que previne manchas, câncer e envelhecimento precoce, devendo ser utilizado todos os dias, inclusive nos dias frios e nublados. Essas sardas, em geral, clareiam ou até desaparecem no inverno, pois a exposição solar é menor. Podem-se utilizar cremes clareadores como a hidroquinona durante o dia e ácido retinoico à noite.
Exercícios
1. 
A pele é o maior órgão do corpo, tendo várias funções. A hiperpigmentação é uma das disfunções que podem ocorrer no indivíduo, sendo desenvolvida por diversas causas. Existem algumas opções de tratamento para esse distúrbio. Dentre as opções a seguir, qual corresponde a um tratamento indicado para a hiperpigmentação?
A. Hidroquinona. Resposta correta Você acertou!
2 Alguns medicamentos como o estrogênio e a progesterona, presentes em alguns contraceptivos hormonais, podem desencadear reações adversas cutâneas. Em relação a essa terapia, qual das afirmativas a seguir é considerada correta?​​​​​​​
A. Esses hormônios estimulam a produção de melanina. Você acertou!
3 O tratamento de hiperpigmentação pode ser realizado com medicamentos e inibidores da tirosinase, uma enzima que participa da via de síntese da melanina. Dentre os medicamentos citados, quais são os indicados para o caso?
A.Hidroquinona. Você acertou!
4 A hiperpigmentação pode produzir um impacto na qualidade de vida dos pacientes, que sofrem, principalmente no caso das mulheres, com as populares olheiras. Qual das alternativas a seguir é considerada um fator desencadeante do aparecimento ou da piora da hiperpigmentação periocular?
A. Quantidade de melanina depositada na região periocular. Você acertou!
5 Na hiperpigmentação, ocorre um aumento de melanina, podendo ser ocasionado por fatores genéticos ou ambientais. Além dos tratamentos farmacológicos e estéticos, existem algumas medidas preventivas para evitar a ocorrência ou a piora da hiperpigmentação. Qual das alternativas a seguir corresponde a uma dessas medidas preventivas?
Você acertou!
C. Usar fotoprotetor com FPS igual ou superior a 30.
Exercícios
1. Anticolinérgicos são usados para diferentes quadros clínicos, mas com base nos efeitos provocados pela atropina. Qual alternativa corresponde ao mecanismo de ação desses medicamentos?
A. Bloqueiam a ação da acetilcolina.
2 A ureia é um dos ativos cosméticos amplamente utilizados em formulações cosméticas por promover a hidratação da pele. Ao ler o rótulo de uma loção hidratante e constatar a presença da ureia no produto, uma cliente pede para você explicar a função desse ativo. Qual sua a resposta para a cliente?
C. A ureia é uma substância higroscópica, atua como umectante que atrai moléculas de água para a superfície da pele.
3 Os estrogênios são fármacos usados na terapia de reposição hormonal durante a menopausa, pois, nesse período, há uma redução significativa em sua síntese endógena, acarretando em uma pele mais seca. Marque a alternativa que aborda o mecanismo pelo qual a diminuição na produção de estrógenos interfere nas características da pele:
B. Reduzem a taxa de queratinização.
4  O grau de hidratação da camada córnea depende do equilíbrio entre o fornecimento e a perda de água pela evaporação. Sobre essa questão, marque a alternativa que completa corretamente o texto:
"A camada córnea forma uma barreira eficiente em relação à proteção da pele contra a entrada de patógenos, substâncias nocivas e perda de água. Essa barreira é formada pelos corneócitos, que se tornam muito coesos pela presença das _______________. Têm fundamental importância as substâncias lipídicas como ______________e os componentes do___________. Além disso, a função das _________________ são fundamentais para manter o aporte de água para as camadas mais superficiais de epiderme.
B. lamelas/ceramidas/manto hidrolipídico/glicosaminoglicanas.
5 O acréscimo do sódio corporal aumenta a retenção hídrica. Dessa forma, a eliminação da água por medicamentos denominados diuréticos causa o aumento da eliminação concomitante do sódio. Sobre o mecanismo de ação diurética, assinale a alternativa correta:
C. Os diuréticos aumentam a diurese, eliminando íons como cloro.

Outros materiais