Buscar

Resposta a atividade de Suinocutura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas
1. O alto consumo de carne suína se deve à sua disponibilidade, versatilidade culinária e sabor agradável.
2. O ciclo completo envolve todas as etapas da produção de suínos, desde a reprodução até a terminação dos animais. A unidade produtora de leitões foca apenas na reprodução e produção de leitões, enquanto a unidade de terminados se concentra na engorda dos suínos. As vantagens e desvantagens dependem dos objetivos e recursos de cada produtor.
3. Animais monogástricos possuem apenas um estômago, enquanto animais onívoros têm uma dieta variada que inclui tanto alimentos de origem vegetal quanto animal. O sistema digestivo dos suínos é adaptado para digerir uma ampla variedade de alimentos, com um estômago simples e um intestino longo.
4. Os reprodutores entram em puberdade por volta dos 6 a 7 meses de idade. Eles estão prontos para a fase reprodutiva quando atingem o peso e condição corporal adequados. O cio das fêmeas é detectado através de sinais comportamentais, como aumento da atividade e receptividade ao macho.
5. No pré-parto, são realizados manejos como preparação do local de parição, fornecimento de uma dieta adequada e monitoramento da saúde da porca. Durante o parto, são feitos acompanhamento do parto e assistência às porcas, se necessário. No pós-parto, são realizados cuidados com os leitões recém-nascidos, como fornecimento de colostro e controle de temperatura.
6. O escamoteador é utilizado para proteger os leitões recém-nascidos, evitando que a porca deite sobre eles acidentalmente.
7. As etapas de manejo dos leitões envolvem a desinfecção do umbigo, fornecimento de colostro, castração, marcação e desmame.
8. As principais causas de comprometimento de qualidade da carne durante o pré-abate incluem estresse, lesões, contaminação bacteriana e manejo inadequado dos suínos.
9. Medidas de biosseguridade incluem controle de acesso de pessoas e veículos, higienização e desinfecção das instalações, quarentena de animais e controle de vetores e pragas.
10. A principal função do Programa Nacional de Sanidade Suína (PNSS) é promover a saúde e a biosseguridade na suinocultura brasileira. GRSC são Granjas de Reprodutoras Suínas de Controle, que seguem protocolos específicos para prevenir doenças. O controle da Síndrome Reprodutiva Respiratória é importante para evitar perdas reprodutivas e econômicas nas granjas.
11. A peste suína clássica não está presente no Brasil, enquanto a peste suína africana não tem ocorrência reportada no país. Ambas as doenças apresentam sintomas como febre, problemas respiratórios e lesões na pele dos suínos.
12. A doença de Aujeszky é específica de suínos. Os sintomas incluem convulsões, falta de coordenação, febre e dificuldade respiratória.
13. O agente etiológico da Erisipela é a bactéria Erysipelothrix rhusiopathiae. Ela pode ser transmitida aos humanos, mas é rara. Nos suínos, causa lesões na pele e articulações.
14. Os suínos com rinite atrófica apresentam espirros, corrimento nasal, dificuldade respiratória e deformação dos ossos do focinho.
15. A teníase/cisticercose é importante para a saúde única devido ao risco de transmissão da Taenia solium entre suínos e humanos. A ingestão de carne suína malcozida ou malcozinhada pode causar a infecção por cisticercos.
16. As micotoxinas mais importantes para a suinocultura incluem aflatoxinas, zearalenona e deoxinivalenol. Elas podem afetar a saúde e o desempenho dos suínos.

Outros materiais