Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

uestão 1/5 - Gestão de Recursos Financeiros
De acordo ao texto da rota de aprendizagem, obras e instalações, equipamentos e matéria permanente, material de distribuição gratuita, e material de consumo dizem respeito a: 
Nota: 20.0
	
	A
	Patrimônio da Escola
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: obras e instalações, equipamentos e matéria permanente, Material de distribuição gratuita, e material de consumo, são um conjunto de possibilidades de uso dos recursos financeiros na ampliação, manutenção e conservação do patrimônio da instituição escolar.
	
	B
	Plano plurianual
	
	C
	Itens do Orçamento Público
	
	D
	Patrimônio privado
Questão 2/5 - Gestão de Recursos Financeiros
Analise as alternativas e marque a assertiva que indica a legislação que rege os princípios da licitação na Administração Pública.
Nota: 20.0
	
	A
	Emenda Constitucional 53 de 2006 e lei 11.494 de 2007.
	
	B
	Emenda Constitucional 14 e Lei 9.424 de 1996, excluindo-se as demais alternativas.
	
	C
	Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394 de 1996.
	
	D
	Lei 8.666 de 1993.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A alternativa D está correta, pois menciona a Lei 8. 666 de 1993 que estabelece a obrigatoriedade de licitação para todos os órgãos públicos, bem como para as empresas de economia mista ou quem sejam controladas pelo poder público, está prevista constitucionalmente e obedece aos princípios de moralidade e eficiência da Administração Pública. Portanto as demais alternativas são falsas.
Questão 3/5 - Gestão de Recursos Financeiros
Sobre o financiamento no período colonial analise as alternativas e, a seguir marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
( ) Ainda no período colonial o Rei de Portugal D. João III propôs financiar a educação na colônia através da doação de terras para a construção de colégios e recursos para equipá-los, deixando os gastos com custeio sob a responsabilidade da igreja.
( ) O Estado Português se desresponsabilizava pela educação da população e deixava a cargo da igreja a oferta de educação ao povo da Colônia.
( ) A colônia, por intermédio da metrópole, fornecia instrução reafirmava seus ideais catequizando os indígenas, formando a elite dirigente, e recrutando para seus quadros membros das famílias mais abastadas.
( ) O Estado Português assumiu toda a responsabilidade pela educação da população no período colonial.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	F – V –V – V
	
	B
	V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
No período colonial o Rei de Portugal D. João III propôs financiar a educação na colônia através da doação de terras para a construção de colégios e recursos para equipá-los, deixando os gastos com custeio sob a responsabilidade da igreja. Além disso a colônia, por intermédio da metrópole, fornecia instrução reafirmava seus ideais catequizando os indígenas, formando a elite dirigente, e recrutando para seus quadros membros das famílias mais abastadas. Neste sentido afirma-se que o Estado Português se desresponsabilizava pela educação da população e deixava a cargo da igreja a oferta de educação ao povo da Colônia.
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
Questão 4/5 - Gestão de Recursos Financeiros
Sobre as responsabilidades do gestor escolar diante do patrimônio da escola, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O gestor deverá também dimensionar a capacidade física e de atendimento da escola calculando o número de alunos que poderão ser matriculados por turno, o número de salas de aula e a quantidade de professores contratados.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Conforme o exposto na Rota de Aprendizagem a alternativa A está correta porque defende que o gestor deverá também dimensionar a capacidade física e de atendimento da escola calculando o número de alunos que poderão ser matriculados por turno, o número de salas de aula e a quantidade de professores contratados. A alternativa B está incorreta porque a gestão patrimonial também é tarefa do gestor escolar, portanto não é responsabilidade exclusiva dos das secretarias estaduais e municipais de educação. A alternativa C, desconsidera o papel do gestor no dimensionamento da capacidade física e de atendimento da escola, e por fim a alternativa D, desconsidera a relação entre as necessidades pedagógicas dos estabelecimentos de ensino.
	
	B
	As responsabilidades patrimoniais da escola são de responsabilidade exclusiva dos das secretarias estaduais e municipais de educação.
	
	C
	O gestor escolar não tem como dimensionar a capacidade física e de atendimento da escola.
	
	D
	A Gestão do patrimônio da escola não dialoga com as necessidades pedagógicas dos estabelecimentos de ensino.
Questão 5/5 - Gestão de Recursos Financeiros
Leia as alternativas que abordam a educação jesuíta contidos na rota de aprendizagem, analise as assertivas e, a seguir marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas:
( ) A Companhia de Jesus, ordem jesuítica, volta-se para a educação das elites, uma vez que esta garantia o seu lucro financeiro e comprometia-se com a formação de futuros sacerdotes do seu quadro religioso;
( ) Do modelo de educação jesuítica o povo estava excluído.
( ) A educação excludente acabou sendo uma marca permanente na educação nacional, passando pelo período colonial, imperial e republicano (neste último temos somente a partir da Constituição de 1988, um esforço de superação da exclusão educacional).
( ) O modelo de educação proposto pela Companhia de Jesus era bastante includente uma vez que propunha a catequização dos indígenas.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	F – V –V – V
	
	B
	V – F –V – F
	
	C
	V – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
A Companhia de Jesus, ordem jesuítica, volta-se para a educação das elites, uma vez que esta garantia o seu lucro financeiro e comprometia-se com a formação de futuros sacerdotes do seu quadro religioso, este modelo era excludente, porque aos pobres e indígenas era reservada uma prática de catequização e conversão a fé católica.  
·