Buscar

Prova Tributário 1

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1) Sabe-se que os negócios jurídicos podem estar sujeitos a condições. Sabe-se ainda que as condições podem ser suspensivas ou resolutórias. Fora isso, sabe-se que a doutrina estabelece classificação dos tributos no que tange ao momento da ocorrência do fato gerador. Considerando isso, informe sucintamente: a) quando ocorrerá o fato gerador de tributos incidentes sobre determinado negócio jurídico sujeito a condição suspensiva (3 pontos); b) quando ocorrerá o fato gerador de tributos incidentes sobre determinado negócio jurídico sujeito a condição resolutória (3 pontos); c) no que tange à classificação doutrinária dos tributos quanto ao momento da ocorrência do fato gerador, como se classificam (qual a denominação da classificação) os tributos cujo fato gerador ocorre em uma única unidade isolada de tempo (2 pontos); d) de que aspecto da hipótese de incidência tributária a questão está tratando (2 pontos).
A) Condição suspensiva é aquela situação subordinada a efeitos futuros de um determinado ato jurídico. Por exemplo, um pai que condiciona a doação de um determinado imóvel ao casamento de um filho. Assim o fato gerador está suspenso até a realização do casamento, só então havendo a doação.
B) Condição resolutória é quando se resolve com a extinção da condição posta ao negócio jurídico. Por exemplo a mesma doação de imóvel feita de pai para filho sobre a condição de casamento, ao casar o filho realiza condição contratual que efetiva a doação, havendo assim a incidência tributária sobre o negócio jurídico.
C) Trata se de obrigação tributária principal, pois deriva de um único fato gerador.
D) Aspecto temporal do fato gerador sobre negócio jurídico.
QUESTÃO 2) Determinado ente federado, pretendendo aumentar sua arrecadação, institui imposto sobre a propriedade de cabeças de gado, já que este fato não foi expressamente contemplado como tributável pela Constituição. Partindo-se do entendimento de que tal tributo é constitucional, informe sucintamente: a) como se denomina ou se intitula tal imposto (2 pontos); b) qual ente federado poderá instituir tal imposto (2 pontos); c) quais os requisitos constitucionais para que tal imposto seja instituído no que tange ao fato gerador eleito (2 pontos); d) quais os requisitos constitucionais para que tal imposto seja instituído no que tange à forma de instituição (2 pontos); e) se a instituição de tal imposto configura ou não invasão de competência de outro ente federado (2 pontos).
A) Imposto Residual.
B) A União.
C) Que tal imposto não esteja previsto em matéria distinta e que não seja cumulativo.
D) Instituído por lei complementar e de matéria residual.
E) Se tratando de imposto residual, este só poderá ser instituído pela União.

Continue navegando