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IV_Teorico

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Conteudista: Prof.ª M.ª Luciana Manfroi  
Revisão Textual: Thalia Feitosa Monteiro 
 
Objetivos da Unidade:
Abordar a etapa de Analisar: Métricas para análise de marketing;
Analisar Web (Web Analytics);
Trabalhar com as estratégias para a aplicação em táticas de inbound marketing.
 Contextualização
 Material Teórico
 Material Complementar
 Referências
Estratégias para Analisar
A análise de dados é uma necessidade cada vez maior dentro do mercado devido a vários fatores para a
competitividade e hoje, para acompanhar a transformação digital que entra no cotidiano empresarial
fazendo com que as empresas acompanhem os seus públicos. 
As análises, portanto, servem para que os dados sejam investigados em favor da empresa e de seus
consumidores para que as relações sejam mais confortáveis, personalizáveis e fiéis. 
Tanto com a análise de dados da Web analytics quanto com a análise de marketing digital, o mais
importante, porém, é conseguir transformar esse processo de informações em estratégias de conteúdos e
vendas. Isso significa saber utilizar o que é mais relevante para a relação entre empresa e cliente e para
aprimorar cada vez mais os relacionamentos.  
Após estudarmos as etapas do funil, é imprescindível que se realizem as análises do desempenho para
calcular os resultados. Para isso, iremos compreender a seguir os tipos de análises que são fundamentais:
a análise Web (Web Analytics) e a análise de marketing digital.
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 Contextualização
Web Analytics
Análises da Web ou Web Analytics é o serviço ao qual a equipe de marketing pode analisar os dados do
tráfego do site da empresa em diversos segmentos, como dados de audiência, comportamento de
audiência e dados de campanha.
 Nos dados gerados pelo filtro da Audiência, acompanha-se o número total de visitas, visitantes únicos, país
dos visitantes, retornos versus novos visitantes e o navegador que eles estão usando. No comportamento
do Público, pode-se analisar os dados do usuário sobre o tempo gasto em sua página na Web, as páginas
visitadas, páginas de saída, número de páginas visitadas e a taxa de rejeição.
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 Material Teórico
Figura 1 – Painel do Google Analytics
Fonte: Reprodução
A Figura 1 mostra a origem/mídia do tráfego (i.e., os locais de onde os usuários vieram para acessar ao site),
os novos usuários e as sessões. Para cada sessão, o Google coleta os dados do comportamento dos
visitantes no site da empresa. Para campanhas pagas pode-se analisar qual campanha está se saindo
melhor, qual das páginas está buscando mais tráfego e qual das palavras-chave estão recebendo visitas.
O maior serviço utilizado para a análise Web é o Google Analytics, considerado fundamental para a
execução da otimização do mecanismo de busca do site.
Clique no botão para conferir o vídeo indicado.
ACESSE
Com essa ferramenta, pode-se obter relatórios detalhados com base em tempo real, audiência, aquisição,
comportamento e conversões. Caso e empresa esteja utilizando os anúncios do Google (Google Ads), ainda
pode verificar os dados para as campanhas como palavras-chave, consultas de pesquisa, horas do dia e as
URL finais.
Pontos positivos da Web Analytics
A análise da Web consegue filtrar o tráfego do site em vários segmentos. Por exemplo, a verificação da taxa
de rejeição da página. Com essa análise, é possível fazer as alterações necessárias para melhorar a
qualidade. Além disso, torna possível o acompanhamento do desempenho de campanhas de anúncios
pagos para verificar o ROI (retorno sobre o investimento). Com a Web Analytics, há como encontrar o público
certo para os serviços da empresa para construir a estratégia de marketing digital.
Glossário 
Google Analytics: é um serviço de análise web que fornece estatísticas e ferramentas
analíticas básicas para otimização de mecanismos de busca (SEO) e propósitos de
marketing. O serviço faz parte da Plataforma de Marketing do Google e está disponível
gratuitamente para qualquer pessoa com uma conta do Google.
https://searchbusinessanalytics.techtarget.com/definition/Google-Analytics
Figura 2 – Painel Google Analytics: taxa de rejeição
Fonte: Reprodução
A Figura 2 mostra as sessões do Google. Segundo o MLAbs (2021), uma sessão é um conjunto de ações que
um usuário realiza no seu site “dentro de um período. É durante uma sessão que o Google coleta todos os
dados de comportamento dos visitantes no site, como visualizações de página, cliques, compras e outras
interações”.
Geralmente o Google considera que a sessão termina depois de 30 minutos de inatividade do usuário, mas é
possível ajustar essa contagem como você preferir.
Você pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Essa página também mostra o número
de sessões por usuário, o número de páginas por sessão, a duração média da sessão e a taxa de rejeição.
Pontos negativos da Web Analytics
Com a análise Web Analytics consegue-se, somente, medir a visita, mas não o visitante em particular.
Dessa forma, não há como utilizar essa análise o marketing digital, pois faltam dados sobre os usuários.
Por exemplo, se o marketing criou várias campanhas necessitará de baixar diferentes relatórios, cada qual
para uma campanha específica. Ou seja, não se pode baixar o relatório consolidado de todas as
campanhas. 
Outra questão é que cada página que se quer rastrear tem um código diferente, com isso, para gerenciar
todos os códigos em uma única página torna-se muito trabalhoso e pode haver discrepância nos dados,
trazendo resultados equivocados.  
Vamos analisar a seguir como se pode tirar um melhor proveito para que as análises de marketing sejam
mais assertivas para o negócio da empresa, com vistas a ter um melhor desempenho do que somente com
as análises Web. Assim, prepare-se para compreender melhor como se pode trabalhar com análises de
marketing para conquistar estratégias e ações mais assertivas.
Análise de Marketing Digital
A análise digital processa dados unificados de sites, aplicativos móveis, e-mail e outros canais. Portanto,
ela é um tipo de análise que aplica uma visão geral de vários processos do negócio. Por exemplo, ela
consegue apresentar como é o comportamento dos usuários no site da empresa, ou seja, quando entram no
site, o que acessam em seu caminho interno, quando saem, por qual medida abandonam o site (fecham a
janela, ou o navegador? Por um hiperlink que leva a referenciar outro canais?) quando retornam e por qual
caminho, e quando mudam de dispositivo ou plataforma (móvel para tablet, tablet para desktop), entre
outros critérios para análise.
O importante, estrategicamente pensando, é que a análise digital é fundamental para empresas em todos os
tamanhos e segmentos, pois pode ser ajustada às metas de negócios e trabalhar com diversas métricas,
para que se gere relatórios personalizados para cada etapa da jornada do comprador, em cada fase do funil
de marketing e vendas.
Vamos conhecer as principais características e diferenciais de cada uma.
A relação entre os canais de marketing
A análise de marketing digital busca fornecer resultados que são frutos de investigação sobre as relações
diretas entre os canais de marketing utilizados pela empresa. Os pontos fortes dessa análise é que se pode
ver como cada canal funciona individualmente (redes sociais, blogs, landing pages, e-mail marketing, SEO
etc.) mas, o mais desafiador e que garante um retorno mais fiel aos resultados que se busca é o que reflete
a integridade ao se analisar as relações de desempenho de vários desses canais juntos
Vamos a um exemplo? Você realizou uma publicação no Twitter. Através da análise de marketing digital,
você viu quantas pessoas clicaram no link da sua publicação e entraram no post do blog. A partir do
caminho realizado por elas, partindo do post, você conseguiu ver quantas avançaram através das indicações
que você propôs e quantas desistiram. Ou seja, conseguiu analisar quantas viraram leads para o negócio da
empresa.  
Vamos a outro exemplo? Você
enviou um e-mail marketing para a sua base de contatos. A partir do envio,
com a análise de marketing digital, conseguiu ter o resultado de quantas pessoas abriram o e-mail, quantas
o descartaram sem abrir, quantas o deletaram e quantas clicaram no link que havia no e-mail, apontando
para uma publicação no site da empresa.
Figura 3 – Disparo de e-mail marketing. Painel do Mailchimp
Fonte: Reprodução
Diante dessas duas situações, é evidente a comparação que se pode ter quanto ao impacto de cada canal:
Twitter e e-mail marketing, como em nossos exemplos acima. Dessa forma, você pode notar que há como
realizar a comparação do desempenho entre os canais. Quais foram mais eficazes e tiveram maior retorno
quanto ao seu investimento? Quais levaram a cumprir ou bater as metas? Essas e mais perguntas devem
ser feitas quanto à relação entre os canais para a análise de marketing digital.
Dados centrados nas pessoas sobre a jornada do comprador
Como estudamos anteriormente, a análise Web parte da análise de visualização de página e a análise de
marketing digital parte do foco na pessoa. 
Portanto, é importante ter sempre a análise da jornada do comprador atualizada e com os desempenhos do
funil para criar estratégias para os usuários. Por exemplo, como uma pessoa encontrou o site da empresa?
Das buscas no Google? Pelo Instagram? Através de tráfego direto no site? Pelo e-mail? E quando entraram
por algum desses canais, quais foram os caminhos percorridos? O usuário baixou o e-book? Assistiu ao
vídeo? Clicou em alguma publicação que possa indicar que tem interesse sobre determinado tema?
Dessa forma, pode-se perceber, por exemplo, que o e-book está gerando mais conversão de leads a
clientes, ou o e-mail marketing, concebendo a identificação de quais ações geram mais lead qualificado em
marketing (MQL) para o negócio.
Glossário 
MQL, sigla para Marketing Qualified Leads (Lead Qualificado pelo Marketing), é a
categoria que representa um cliente em potencial que a equipe de Marketing considera
Todas essas análises, quando cruzadas para investigação, são os argumentos para que o marketing digital
consiga perceber quais canais estão sendo mais utilizados para a geração de leads e clientes nas etapas
da jornada do comprador. Mas existem diversas métricas para as análises. Dependendo do que se tem
como meta, as métricas serão ajustadas para que a análise seja assertiva.
Métricas do Marketing Digital 
Medir a eficácia do marketing digital é um dos maiores desafios que a equipe de marketing enfrenta.
Daremos início a seguir aos conteúdos que são relativos às análises dos resultados para as ações que
foram executadas a partir das estratégias de marketing digital. 
Avaliar de maneira assertiva o impacto das campanhas de marketing digital impõe de imediato análises
abrangentes no meio. Ao se deparar com as análises digitais de marketing, no entanto, a equipe é levada a
pensar em métricas baseadas nas análises web associadas, muitas vezes, a análises provindas do Google
Analytics, que analisa tráfego, taxa de rejeição e visitantes únicos, entre outras métricas.
Porém, podemos considerar essa análise como apenas a ponta do iceberg para, talvez, a obtenção de
insights às possíveis estratégias de marketing porque, mesmo que a Web Analytics forneça informações
relevantes, os profissionais precisam de dados mais ricos para a análise do impacto das campanhas quanto
às taxas de conversão e da jornada do comprador.
Para que você possa corresponder ao que realmente seja profissional no ambiente do mercado, iremos
trabalhar a seguir com a análise de marketing digital com análises mais completas e abrangentes para a
sua prática empresarial, onde iremos iniciar com as métricas do marketing digital.
mais provável de fechar uma venda. É o Lead pronto para comprar, determinado por uma
análise automatizada dos dados fornecidos (RESULTADOS DIGITAIS, 2021).
As métricas que correspondem ao marketing digital são medidas estatísticas usadas pelos profissionais de
marketing para determinar a performance de várias ações à medida que se relacionam com suas metas de
campanha.
Primeiro, teremos que absorver a concepção de que algumas métricas só fazem bem ao ego e que não
devem ser consideradas. Essas são as denominadas métricas de vaidade. Métricas de vaidade são
provindas de números superficiais e que mostram, por exemplo, as reações em uma rede social. Considera-
se a sua superficialidade porque mostram valores altos, embora não sejam medidos, necessariamente,
como impacto valor do negócio e das vendas.
Para se ter uma visão global de análise, você necessita olhar para uma variedade maior de métricas em
cada canal, que é que iremos estudar a partir de agora.
Um diferencial fundamental entre análise Web e análise de marketing digital é que a análise Web utiliza as
visualizações de página (page views) como ponto central e a análise de marketing digital usa a pessoa
como foco da análise.
- LARROSSA, 2021, p. 16
“Vamos pensar em outro funil. O de uma conta no Instagram. Será que, pelo fato de uma
pessoa seguir você, significa que ela automaticamente quer comprar de você? Nada disso.
Ela segue você > Interage com o conteúdo > Fala por mensagem/visita o site > Compra. A
maioria das pessoas acham que pelo fato de já tem seguidores, já tem compradores!
Errado isso. Você precisa de aprender a fazer avançar os seus seguidores nas várias fases
do funil.”
Tipos de Métricas Para a Análise de Marketing Digital
Métricas de marketing digital são medidas quantificadas de análise de desempenho em diversos canais da
empresa.
Veremos, a seguir, as principais métricas do marketing digital:
Custo por Aquisição
O custo por aquisição, ou CPA, é uma métrica que tem como objetivo revelar qual foi o custo obtido para
adquirir um novo cliente. Veremos que quanto menor o CPA, maior é o retorno positivo das campanhas. Por
isso a importância desta métrica: ela fornece um panorama sobre o sucesso dos seus anúncios. Por outro
lado, se o CPA está alto, deve-se rever as estratégias de divulgação.
Sua fórmula pode ser configurada da seguinte maneira.
- GABRIEL, 2020, p. 525
“Uma métrica é algo que você pode contar, como alcance, frequência, cliques, downloads,
conversões etc. Uma métrica é apenas um número, e, como você interpreta esse número é
com você. Em um carro, a métrica de velocidade é apenas um número no velocímetro.
Você pode acompanhar essa métrica para saber se está dentro da velocidade permitida
por lei. As métricas servem para serem acompanhadas como instrumentos balizadores da
execução da estratégia.”
Figura 4 – Fórmula para calcular o CPA
Exemplo de CPA: Por exemplo, se a empresa investiu R$1.000,00 em suas
campanhas e teve como retorno 10.000 novos clientes, o CPA foi de R$0,10,
pois, 1.000 dividido por 10.000 é igual a 0,10;
Retorno sobre o Investimento
O Retorno sobre o Investimento, ou ROI, é uma das métricas mais importantes do marketing digital, pois é
através dela que se pode aferir se as ações estão no caminho certo ou se necessitam de ajustes em
alguma campanha. Quanto maior o ROI, maior o sucesso do negócio. Mas, para se calcular com exatidão,
deve-se considerar algumas variáveis, como os gastos e o período utilizado até dar o retorno. 
A fórmula para medir o ROI é a seguinte:
Figura 5 – Fórmula para calcular o CPA
Exemplo de ROI: A empresa investiu R$3.000,00 na produção de seu site e o investimento teve retorno de
R$12.000,00 de lucro. Assim, utilizando a fórmula, o ROI seria de 300%. Ou seja: (12.000 – 3.000)/3.000 x
100 é igual a 300.
Ticket Médio
O Ticket Médio é uma métrica que tem como objetivo o de indicar quanto, em média, os clientes da empresa
estão gastando em compras. É uma métrica muito importante, mas tem que ser utilizada com conhecimento
porque pode gerar resultados equivocados, pois um número elevado de vendas nem sempre é sinônimo de
sucesso. Por exemplo, realizar 400 vendas por dia a um ticket médio de 10 reais é menos lucrativo do
que 20
vendas por dia com um ticket médio de 50 reais.
Para calcular o Ticket Médio utiliza-se a seguinte fórmula:
Figura 6 – Fórmula para calcular o ticket médio
Exemplo de ticket médio: Por exemplo, em um mês a receita da empresa foi de R$25.000,00 e o número de
vendas finalizadas foi de 500. Neste caso, o ticket médio é de R$50,00, pois 25.000/500 = 50.
Taxa de Conversão
A Taxa de Conversão está relacionada com o objetivo de marketing da empresa. Por exemplo, se o objetivo é
a venda, deve-se analisar as vendas. Se o objetivo é a abertura de e-mail marketing, deve-se considerar
essa ação. Se o objetivo é o engajamento nas redes sociais, assim deve ser considerada a Taxa de
Conversão. 
Além disso, existem contextos que refletem na taxa de conversão. Por exemplo, em se uma campanha em
mídias sociais não está segmentada de forma correta, isto pode gerar milhares de visitas, porém
pouquíssimas conversões. Por isso que é importante analisar as taxas de conversão a fim de obter
resultados mais amplos e análises mais corretas.
Para o cálculo da Taxa de Conversão, utiliza-se a seguinte fórmula:
Figura 7 – Fórmula para calcular a taxa de conversão
Exemplo de taxa de conversão: O site da empresa recebeu 2.000 visitas, essas
visitas geraram 400 conversões, logo sua a taxa de conversão é de 20%. A
fórmula é essa: (400/2.000) x 100 = 20.
Custo por lead
O Custo por Lead é uma das métricas mais importantes para o Inbound marketing, pois trabalha com a
nutrição entre a empresa e o consumidor. 
A fórmula para calcular o Custo por Lead é a seguinte:
Figura 8 – Fórmula para calcular o Custo por Lead
Por exemplo, se o CPL for alto, será necessário que as conversões de leads em clientes sejam muito
positivas, ou, até, que o ticket médio por cliente seja ainda mais positivo. Do contrário, quanto mais baixo,
melhor o resultado.
Métricas utilizadas para as redes sociais Social Media Marketing
(SMM)
Dando continuidade aos nossos estudos sobre as métricas, vamos, agora, conhecer as métricas e KPIs
(indicadores-chave de desempenho) para as mídias e redes sociais digitais.
Segundo GABRIEL, 2020, as métricas e KPIs para a Social Media Marketing (SMM) podem ser os seguintes:
Curtidas, Comentários e Compartilhamentos: likes, comentários e
compartilhamentos são a força vital dos sites de mídia social. Essas
métricas informarão a quantidade de engajamento que você está
recebendo nesses sites;
Taxa de Engajamento: este KPI informará quantas pessoas únicas estão engajando em suas
mídias sociais em relação à quantidade de pessoas alcançadas. Ou seja, permite a amostra
de Alcance e Engajamento. Essa relação é um indicador de relevância do conteúdo. Vale observar
que engajamento não é sinônimo de sucesso em vendas, mas sim de interesse. No fim do dia,
likes não pagam as contas, vendas sim. Mas é um belo indicador de que as pessoas estão se
interessando pelo seu conteúdo de marca; 
A taxa de engajamento é uma métrica que deve ser sempre analisada nas redes sociais;
“Sobre a taxa de engajamento no Instagram, escolha uma publicação e some quantas
curtidas e comentários ela recebeu. Em seguida, divida pelo seu número de seguidores.
Figura 9 – Taxa de engajamento de página no Facebook
Fonte: Reprodução
-  Fonte: https://bityl.co/9lCL
Taxa de crescimento de seguidores: você precisa de um fluxo constante de novos seguidores para
gerar novos leads e clientes. Esse KPI medirá a taxa de crescimento ao longo de um período;
Por fim, multiplique o resultado por 100 para ter em mãos a taxa de engajamento
daquele post.”
https://bityl.co/9lCL
Métricas para Análise Web, Análise de Marketing e Análise em Redes
Sociais Utilizadas em Conjunto
Existem diversas métricas conforme os objetivos que a empresa quer alcançar e elas são utilizadas em
conjunto de análise de marketing e análise Web. Veja os exemplos:
A análise de marketing digital também comporta outra característica, que é a de atribuir atividades
específicas de marketing à receita de vendas. Para isso, algumas perguntas podem ser feitas para ver se as
metas estão sendo cumpridas, como, por exemplo: o blog da empresa está gerando leads, mas estes estão
se transformando em clientes e efetivando a compra?  
Tráfego de mídia social: as métricas de tráfego de mídia social cobrem todas as mesmas coisas
que o tráfego de SEO (visitas, visitantes únicos, fontes de tráfego etc.), mas de sites de mídia
social em particular. Convém acompanhar as métricas gerais para todos os canais, bem como
números específicos para cada canal;
Conversões em mídias sociais: assim como no caso do tráfego, convém acompanhar as
conversões gerais e os resultados de cada canal. Esse KPI é importante para validar se o
canal “redes sociais” tem peso no modelo de atribuição (GABRIEL, 2020, p. 531).
Se o objetivo for o de aumentar o reconhecimento de marca, as métricas de acompanhamento
podem ser Alcance, Frequência e Impressões;
Se o objetivo for o de gerar demanda, as métricas de acompanhamento podem ser Sessões no
site, Cliques e Visualizações;
Se o objetivo for o de estimular conversão, as métricas de acompanhamento podem ser Tempo
do site, inscritos no canal e Seguidores na rede social;
Se o objetivo for o de vender, as métricas de acompanhamento podem ser Downloads,
Cadastros, Leads e Vendas;
Se o objetivo for o de fidelizar, as métricas de acompanhamento podem ser Cancelamentos e
Tempo de resposta de SAC.
Somente através das perguntas pertinentes é que se consegue analisar o que, de fato, realmente interessa.
Saber o que perguntar, portanto, é fundamental para a análise. Por exemplo, talvez se descubra que as
publicações no blog o tornam o é o seu canal mais valioso para gerar clientes, ou, por outro lado, que as
redes sociais são extremamente poderosas para o engajamento, das pessoas e não como um canal de
vendas.
Dito isso, fica um pouco mais satisfatório o empenho que se deve ter em saber que ao se medir a relação
entre canais de marketing digital, ao se rastrear dados centrados nas pessoas e analisar a receita vinculada
aos esforços, você estará preparado para definir metas para buscar os resultados. Dessa forma, com esse
entendimento, vamos compreender a seguir como se pode usar essas análises de marketing de forma a
conquistar um alto desempenho.
Para finalizar, tem-se que ter em mente de que nem tudo deve e pode ser medido para determinadas metas
que são executadas para se atingir os objetivos.
- GABRIEL, 2020, p. 528
“A facilidade de rastrear e medir diversas métricas de marketing digital pode ser um
problema para o foco. O digital facilita o rastreamento de métricas importantes, mas
também o rastreamento de coisas que não têm valor, desperdiçando tempo e foco
valiosos. Ao decidir quais métricas você medirá, considere se elas fornecerão
informações úteis sobre maneiras de melhorar seus resultados. Se a métrica não for algo
em que você possa agir ou alterar, é provável que seja uma métrica básica, portanto não
vale a pena rastrear. Por exemplo, você pode ficar tentado a rastrear métricas de vaidade,
como seus likes no Facebook ou seguidores no Instagram, mas se você não está fazendo
uma campanha de mídia social com o objetivo de obter mais likes ou seguidores, por que
acompanhar? Não é um indicador eficaz.”
Com isso, a análise de marketing digital participa de um amplo espectro das atividades de marketing e que
não devem ser tratadas como análise Web. Pensando que a Web analytics é um subconjunto de análises de
marketing e que seu foco é quanto às visualizações de páginas, de SEO, de velocidade do site, tipos de
dispositivos de acesso e regiões geográficas, entre outras, deve-se trabalhar para otimização que leve à
conversão. Nesse ponto é que se abre para as métricas de marketing e a sua proposta de métricas para
seus objetivos: gerar vendas ou leads.
Indicações para saber mais sobre os assuntos abordados nesta Unidade:
  Vídeos  
O Ciclo do Web Analytics | Expert Digital – Escola de Marketing Digital
Web analytics é o processo de medição, coleta, análise e a produção de relatórios de dados de navegação e
interação com o objetivo de entender e otimizar o uso dos sites e páginas na Web.  
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 Material Complementar
O Ciclo do Web Analytics | Expert Digital - Escola de Marketing Digi…
https://www.youtube.com/watch?v=5Kz88zrXe0A
Webinar | LGPD e Cyber Segurança | Endeavor Brasil e EY 
Como mensurar o valor de um conteúdo editorial patrocinado por uma marca e convertê-lo em métrica para
apresentar aos clientes?
  Leitura  
Agência de Inbound Marketing: Por que ser uma e como começar  
Infográfico do funil do Inbound marketing: veja as indicações para a parte da análise do funil.
Clique no botão para conferir o conteúdo.
ACESSE
Webinar | LGPD e Cyber Segurança | Endeavor Brasil e EY
https://resultadosdigitais.com.br/agencias/agencia-de-inbound-marketing/
https://www.youtube.com/watch?v=UUtvweiXVqs
Como medir o Engajamento do meu Instagram 
Compreenda a taxa de engajamento do Instagram. Veja passo-a-passo as dicas sobre como medir o
engajamento do meu Instagram.
Clique no botão para conferir o conteúdo.
ACESSE
https://lucianolarrossa.com/como-medir-engajamento-meu-instagram/
GABRIEL, M. Marketing na Era Digital: Conceitos, Plataformas e Estratégias. Editora Novatec, 2020.
LARROSSA, L. Como medir o Engajamento do meu Instagram. Disponível em:
<https://lucianolarrossa.com/como-medir-engajamento-meu-instagram/>. Acesso em: 20/10/2021.
________. Os pilares do marketing de um negócio local. Disponível em: <https://lucianolarrossa.com/>. Acesso
em: 11/10/2021.
MLABS, 2021. Usuários, visualizações e sessões no Google Analytics: entenda para que serve cada métrica!
Disponível em: <https://www.mlabs.com.br/blog/o-que-sao-sessoes-no-google-analytics/>. Acesso em:
15/10/2021.
RESULTADOS DIGITAIS, 2021. MQL: guia completo sobre os Leads Qualificados pelo Marketing. Disponível
em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/mql/>. Acesso em: 15/10/2021.
TECHTARGET. What is Google Analytics? Disponível em:
<https://searchbusinessanalytics.techtarget.com/definition/Google-Analytics>. Acesso em: 15/10/2021.
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 Referências

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