Buscar

VET_PRÁTICAS VETERINÁRIAS II_APS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA PRÁTICAS VETERINÁRIAS II
	
	 
 	 	 	 	 	 	 
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 
	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS 
	1. 	 Identificar e caracterizar as etapas iniciais do exame clínico, bem como estabelecer diferenças entre o estado de saúde e doença para cães e gatos. 
 
	I; II; III; IV; XIV; XVI; XVII 
 	 
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 	 
Este exercício não terá nota contabilizada, pois esta será atribuída a partir da Autoavaliação.
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo 07/05, em conformidade com o calendário acadêmico.
As APS devem ser realizadas pelos estudantes por upload realizado no Blackboard, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade.
ATIVIDADE 1: Estudar e pesquisar, em ambientes virtuais ou presenciais, o tema “Exame clínico de cães e gatos: resenha, anamnese, estratégias de contenção e exame físico”. 
O estudante deverá compor (por sua livre contribuição) um caso clínico estabelecendo as etapas do exame clinico: resenha, anamnese e exame físico. Ou seja, criar uma ficha de atendimento e nela colocar informações sobre uma simulação de um animal (cão ou gato) que será atendido. Cabe ao estudante colocar nessa ficha as perguntas feitas ao tutor, as informações cedidas pelo tutor, a estratégia utilizada para contenção (tendo em vista a condição física/patológica do paciente), para o exame físico (inclusive com previsão de quais possíveis alterações podem ser encontradas no exame físico, com suas respectivas justificativas). O modelo de ficha é livre para ser criado pelo estudante.
É esperado que o estudante possa corresponder:
1. Resenha compatível com a possível doença apresentada
2. Queixa principal descrita como o tutor falou compatível com a possível doença do paciente
3. Perguntas da anamnese de todos os sistemas, feitas de forma clara e direta ao tutor
4. Respostas da anamnese preenchida em ficha com termos semiotécnicos
5. Descrição da estratégia de contenção compatível com a manipulação possível ao paciente, sendo levado em consideração condições de bem-estar, para realização do exame físico
6. Achados do exame físico que ilustram a condição de saúde/doença do paciente, com respectiva justificativa as possíveis alterações apresentadas.
OBS: Podem ser utilizados exemplos de casos clínicos onde o animal não apresente doença como vacinas e avaliações de rotina.
Diretrizes e observações:
1. Criem um modelo de ficha
2. Não precisa dizer qual semiotécnica foi utilizada para realização do exame físico
3. Lembrar que para todos os sistemas devem ser feitas perguntas e as respostas colocadas em ficha com os termos semiotécnicos, mesmo em situações que não tenham alterações. Não utilizar de siglas como S/A ou termos como “sem alterações”. O estudante deve dizer qual pergunta foi feita e qual a resposta a pergunta. Exemplo: se a urina está normal a resposta deve ser normúria.
4. Sejam objetivos
5. Não precisa adicionar referências as respostas
Referências: 
•	FEITOSA, Francisco Leydson F. (Org.). Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico. 3.ed. São Paulo: Roca, c2014. xvi, 627 p. ISBN 978-85-412- 0399-9. 
•	CROW, Steven E.; WALSHAW, Sallu O.; BOYLE, Jennifer E. Manual de procedimentos clínicos em cães, gatos, coelhos e roedores. 3.ed. São Paulo: Roca, 2011. 360 p. ISBN 978-85-7241-935-2. 
•	BIRCHARD, Stephen J.; SHERDING, Robert G. Manual Saunders: clínica de pequenos animais. 3. ed. São Paulo: Roca, 2008c. xxiii, 2048 p. ISBN 978-85-7241-766-2.

Outros materiais