Buscar

Varrose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Varrose 
O ácaro Varroa, principal inimigo dos apicultores na República Tcheca e responsável pela morte de 35% das abelhas da região, está com seus dias contados. Este ácaro tem sido o principal vilão para as abelhas melíferas ocidentais por conta de suas características parasitárias, seu ciclo de reprodução e principalmente por ser vetor de transmissão de diversas doenças.
Os ácaros Varroa destructor só se podem reproduzir em colônias de abelhas. O ácaro adere ao corpo da abelha e a enfraquece, sugando a hemolinfa. Neste processo, os vírus ARN, tais como o vírus deformador da asa, disseminam-se entre as abelhas. Uma significativa infestação do ácaro levará à morte de uma colônia de abelhas, geralmente entre o final do outono e o começo da primavera.
Os apicultores utilizam diversas técnicas e práticas para redução ou erradicação de ácaros, como métodos apícolas biotécnicas, acaricidas sintéticos e acaricidas orgânicos ou suaves, e novos desafios surgem de acordo com a abordagem escolhida para o tratamento. 
FONTE
https://www.cpt.com.br/noticias/o-acaro-varroa-grande-inimigo-das-abelhas-esta-com-seus-dias-contados
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1152793/o-varroa-destructor-e-suas-implicacoes-nas-abelhas-apis-melliferas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Varroa_destructor

Outros materiais