Buscar

Apostila 21 - Ações de despejo por falta de pagamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Das ações de despejo por falta de pagamento 
Pelo art. 62 da LL nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação, de aluguel provisório, de diferenças de aluguéis, ou somente de quaisquer dos acessórios da locação, o pedido de rescisão da locação poderá ser cumulado com o pedido de cobrança dos aluguéis e acessórios da locação. Assim e se houver esta cumulação, o locatário será citado para responder ao pedido de rescisão e o locatário e os fiadores para responderem ao pedido de cobrança, devendo ser apresentado com a petição inicial cálculo discriminado do valor do débito.
A escolha compete ao locador, que poderá propor apenas a ação de despejo por falta de pagamento, sem cumular com a cobrança, hipótese, porém, que não inibe o locatário de purgar a mora. 
Por sua vez, o locatário e o fiador poderão evitar a rescisão da locação efetuando, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da citação, o pagamento do débito atualizado, independentemente de cálculo e mediante depósito judicial, incluídos: a) os aluguéis e acessórios da locação que vencerem até a sua efetivação; b) as multas ou penalidades contratuais, quando exigíveis; c) os juros de mora; d) as custas e os honorários do advogado do locador, fixados em dez por cento sobre o montante devido, se o contrato não constar disposição diversa, ou seja, estipular honorários em quantia superior, até o limite de 20% do quantum devido. 
Purgada a mora, ou seja, realizado o pagamento, se o locador alegar que não é integral, justificando a diferença, o locatário poderá complementar o depósito no prazo de 10 (dez) dias, contado da intimação, que poderá ser dirigida ao locatário ou diretamente ao patrono deste, por carta ou publicação no órgão oficial, a requerimento do locador. 
No caso de o locatário não completar o valor, o pedido de rescisão prosseguirá pela diferença, podendo o locador levantar a quantia depositada. 
Com relação aos aluguéis que forem vencendo até a sentença deverão ser depositados à disposição do juízo, nos respectivos vencimentos, podendo o locador levantá-los desde que incontroversos. 
Havendo cumulação dos pedidos de rescisão da locação e cobrança de aluguéis, a execução desta ação de cobrança pode ter início antes da desocupação do imóvel, caso ambos tenham sido acolhidos. 
Entretanto, a ementa da mora pelo locatário, ou seja, o pagamento dos aluguéis, pelo parágrafo único do art. 62, não será admitida se o locatário já houver utilizado dessa faculdade nos 24 (vinte e quatro) meses imediatamente anteriores à propositura da ação. Assim, purgada a mora em uma ação de despejo, se porventura outra ação de despejo for proposta, antes de completado 24 (vinte e quatro) meses da última purgação, o locatário, nesta hipótese, será despejo. O depósito poderá até ser realizado, no caso de cumulação de ação de despejo com cobrança, apenas para ilidir a cobrança e não o despejo, em razão do abuso de purgação de mora pelo locatário. 
Pelo art. 63 julgado procedente o pedido de despejo, o juiz determinará a expedição de mandado de despejo, que conterá o prazo de 30 (trinta) dias para a desocupação voluntária. Entretanto, o prazo para desocupação será de quinze dias se entre a citação e a sentença de primeira instância houverem decorrido mais de quatro meses ou o despejo houver sido decretado com fundamento no art. 9º (descumprimento de acordo; prática de infração legal ou contratual; decorrência de falta de pagamento de aluguel e demais encargos; para realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público) ou no § 2º do art. 46 (denúncia de locação não residencial, prorrogada por prazo indeterminado). 
Pelo § 3º do art. 63 a sentença que decretar o despejo fixará o valor da caução para o caso de ser executada provisoriamente. E o art. 64 esclarece que, salvo nas hipóteses das ações fundadas no art. 9º, a execução provisória do despejo dependerá de caução não inferior a 6 (seis) meses nem superior a 12 (doze) meses do aluguel, atualizado até a data da prestação da caução, que poderá ser real ou fidejussória e será oferecida nos autos da execução provisória.
Pelo § 2º do art. 64 ocorrendo a reforma da sentença ou da decisão que concedeu liminarmente o despejo, o valor da caução reverterá em favor do réu, como indenização mínima das perdas e danos, podendo este reclamar, em ação própria, a diferença pelo que a exceder. 
Pelo art. 65 da LL findo o prazo assinado para a desocupação, contado da data da notificação, será efetuado o despejo, se necessário com emprego de força, inclusive arrombamento. Os móveis e utensílios serão entregues à guarda de depositário, se não os retirar o despejado. O despejo não poderá ser executado até o trigésimo dia seguinte ao do falecimento do cônjuge, ascendente, descendente ou irmão de qualquer das pessoas que habitem o imóvel. 
Pelo art. 66 quando o imóvel for abandonado após o ajuizado da ação de despejo, o locador poderá imitir-se na posse do imóvel. Neste caso, não será necessária a propositura de ação de imissão de posse, bastando mero requerimento dentro dos próprios autos da ação de despejo.

Outros materiais