Buscar

Apostila 25 - Direito de preferência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito de preferência na compra do imóvel locado. 
Pelo art. 27 da lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991 (LL), no caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar-lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca, desde que preenchidas as condições legais que serão abaixo analisadas. 
Essa comunicação da venda do imóvel locado ao inquilino deverá conter, pelo parágrafo único do art. 27 da LL, todas as condições do negócio e, em especial, o preço, a forma de pagamento, a existência de ônus reais, bem como o local e horário em que pode ser examinada a documentação pertinente. 
Assim, recebida a notificação, o locatário, pelo art. 28 de LL, deverá manifestar-se, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de trinta dias, para que não perca este direito de preferência. 
Aceita a proposta pelo locatário, no trintídio legal antes citado, se porventura o locador desistir do negócio, será responsabilizado pelos prejuízos ocasionados ao locatário, inclusive lucros cessantes (art. 29, da LL). 
Em se tratando de imóvel sublocado em sua totalidade, caberá a preferência ao sublocatário e, em seguida, ao locatário. Existindo vários sublocatários, a preferência caberá ao locatário mais antigo e, se da mesma data, ao mais idoso (art. 30 e respectivo parágrafo único da LL). Evidentemente que estamos tratando de sublocações consentidas. 
Pelo art. 31 da LL, em se tratando de alienação de mais de uma unidade imobiliária, o direito de preferência incidirá sobre a totalidade dos bens objeto da alienação. 
Entretanto e pelo art. 32 da LL o direito de preferência não alcança os casos de perda da propriedade ou venda por decisão judicial, permuta, doação, integralização do capital, cisão, fusão e incorporação. E o parágrafo único deste art. 32 também esclarece que para os contratos firmados a partir de 1º de outubro de 2001, o direito de preferência não alcançará também os casos de constituição da propriedade fiduciária e de perda da propriedade ou venda por quaisquer formas de realização de garantia, inclusive mediante leilão extrajudicial, devendo, porém, essa condição constar expressamente em cláusula contratual específica, destacando-se das demais por sua apresentação gráfica. 
Pelo art. 33 da LL o locatário preterido no seu direito de preferência poderá reclamar do alienante as perdas e danos ou, depositando o preço e demais despesas do ato de transferência, haver para si o imóvel locado, mediante ação de adjudicação de imóvel, por preterição do direito de preferência do locatário, se o requerer no prazo de seis meses, a contar do registro do ato no cartório de imóveis, desde que, entretanto, o contrato de locação esteja averbado pelo menos trinta dias antes da alienação junto à matrícula do imóvel. E o parágrafo único deste artigo simplificou tal exigência ao afirmar que a averbação far-se-á à vista de qualquer das vias do contrato desde que subscrito também por duas testemunhas. 
Pelo art. 34 da LL havendo condomínio no imóvel, a preferência do condômino terá prioridade sobre a do locatário, ou seja, se o imóvel locado for de propriedade de vários condomínios, primeiramente estes condomínios terão preferência entre eles e somente se nenhum deles exercerem tal direito é que devolve a preferência ao locatário com relação ao imóvel que está preste a ser vendido. 
Não exercendo o locatário o direito de preferência ou não tendo tal direito, por não preencher as exigências legais acima aludidas, se o imóvel for alienado, pelo art. 8º da LL, o adquirente poderá denunciar o contrato, com o prazo de noventa dias para a desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel. É a chamada denúncia vazia ou oca do contrato de locação. 
Portanto, o adquirente do imóvel, após notificar o locatário, que não pode ou não quis exercer o direito de preferência, ajuizará ação de despejo, denunciado o contrato. Entretanto, o adquirente não terá tal direito de denunciar, sem motivação, o contrato, se porventura daquele instrumento contiver cláusula de vigência em caso de alienação e se tal contrato estiver averbado junto à matrícula do imóvel. 
Lado outro, se o contrato estiver vigente por prazo indeterminado, ou seja: vencido o contrato e não celebrado, por escrito, outro, o adquirente tem o direito de denunciar este pacto, de imediato, mediante a notificação com prazo de 90 dias para desocupação. 
Pelo §1 do art. 8º da LL idêntico direito terá o promissário comprador e o promissário cessionário, em caráter irrevogável, com imissão na posse do imóvel e título registrado junto à matrícula do bem. E neste caso, pelo § 2º deste mesmo artigo, a denúncia deverá ser exercida no prazo de noventa dias contados do registro da venda ou do compromisso, presumindo-se, após esse prazo, a concordância na manutenção da locação.

Outros materiais