Logo Passei Direto
Buscar

Microbiologia e Antimicrobianos

User badge image
Jully Almeida

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um homem de 75 anos de idade encontra‑se internado devido a uma infecção urinária. Ele está recebendo ceftriaxone endovenoso. Urocultura da admissão com Citrobacter (gram‑negativo) multissensível. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, considerando a frequente associação dessa bactéria com a produção de AMPc.
Assinale a alternativa correta.
A O paciente pode ir de alta hospitalar com amoxicilina.
B O paciente pode manter o uso de ceftriaxone endovenoso.
C O paciente deve receber polimixina B.
D O paciente deve receber cefepime.
E O paciente deve receber amicacina

Desoxicolato de anfotericina B: é a droga de primeira escolha para o tratamento da coinfecção Leishmania-HIV na forma tegumentar das leishmanioses ou, como alternativa, na forma visceral, caso não haja disponibilidade imediata da formulação lipossomal da anfotericina B. Podemos indicar como correta a seguinte conduta:
Assinale a alternativa correta.
A Em caso de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper temporariamente a infusão, administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração de anti-histamínicos meia hora antes.
B Em situação de eventos adversos durante a infusão do medicamento, não interromper temporariamente a infusão, e sim administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais rapidamente.
C Na presença de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper definitivamente a infusão, e nunca administrar antitérmicos ou meperidina e programar a infusão alternativa.
D Ocorrendo eventos adversos durante a infusão do medicamento, nunca administrar antitérmicos e/ou meperidina ou programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração de anti-histamínicos meia hora antes.

Quanto à estrutura, à atividade antibacteriana e ao mecanismo de ação das polimixinas, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa correta.
A A ação antibacteriana das polimixinas é atribuída a sua composição anfipática e à capacidade de formar poros na membrana de Gram-negativos.
B A Polimixina B (PMB) e a colistina, grupos mais estudados, são caracterizadas pela presença de um resíduo de leucina na posição 7 e diferem em relação ao resíduo da posição 6, o qual, na PMB, é a d-leucina e, na colistina, é a-fenilalanina.
C As polimixinas agem contra algumas bactérias Gram-positivas, embora não tenham ação contra cocos Gram-negativos, anaeróbios e fungos.
D As polimixinas são polipeptídeos catiônicos cíclicos não ribossômicos cuja estrutura é composta por um anel tripeptídio, resíduos não protogênicos de Dab com carga positiva, um segmento linear heptapeptídeo e um grupo de ácido graxo hidrofóbico com terminal metil.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um antibiótico da classe dos carbapenêmicos que deve ser evitado no tratamento de infecções causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.
Assinale a alternativa correta.
A Ampicilina-sulbactam.
B Ertapenem.
C Imipenem.
D Meropenem.

Homem de 48 anos com paraplegia e uso prolongado de cateter suprapúbico é hospitalizado com quadro de febre e queda do estado geral há 2 dias. Ele já teve múltiplas infecções do trato urinário (ITUs) e é colonizado por organismos gramnegativos multirresistentes. O exame de urina mostra Escherichia coli resistente a carbapenêmicos (ERC). O rastreamento para bactérias resistentes é positivo para Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenem e negativo para metalo-B-lactamase de Nova Delhi. Nessa situação, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta.
A a ceftazidima-avibactam deve ser considerada como opção terapêutica adequada.
B a colistina não deve ser usada para infecção do trato urinário.
C comprovou-se que a polimixina B é mais nefrotóxica que a colistina por isso deve ser evitada.
D a polimixina B é farmacologicamente menos confiável que a colistina no tratamento de ERC e não deve ser usada.
E a tigeciclina é uma monoterapia apropriada para infecções da corrente sanguínea com ERC.

Mulher, 73 anos, com infecção urinária de repetição, residente em lar geriátrico, é internada há 3 dias com quadro de febre, disúria e dor lombar. Vinha em uso de cipro oxacina empiricamente para o tratamento de pielonefrite desde a admissão. Na avaliação atual, encontra-se febril, taquicárdica e com PA 80/40 mmHg. O laboratório de microbiologia informa o seguinte resultado: Material: urina; Organismo: Escherichia coli; Antibiograma; Em relação ao caso, afirma-se:
Assinale a alternativa correta.
I. A bactéria identi cada provavelmente é uma produtora de carbapenemase e está indicado o escalonamento para amicacina.
II. A escolha do antibiótico usado empiricamente foi adequada, considerando que o início da antibioticoterapia não deve aguardar o perfil de sensibilidade da bactéria causadora da infecção.
III. O per l de sensibilidade da bactéria identi cada sugere produção de beta- lactamase de espectro expandido (ESBL), e há necessidade de ajuste na terapia direcionada.
A I.
B III.
C I e II.
D II e III.

Analise o grá co abaixo, considerando que a linha horizontal de base corresponda ao tempo de ação e a linha vertical do gráfico corresponda à concentração sérica.
No caso de a função renal estar normal, pode-se a rmar que os antibióticos correspondentes ao representado pela linha contínua e ao representado pela linha pontilhada podem ser, respectivamente:
A Amoxicilina e cefuroxima.
B Ciprofloxacino e meropenem.
C Oxacilina e amicacina.
D Ampicilina e ciprofloxacino.

São antibióticos que exigem ajuste de dose por insuficiência hepática ou renal, EXCETO:
Assinale a alternativa correta.
A Meropenem.
B Metronidazol.
C Vancomicina.
D Azitromicina.

Um homem de 62 anos de idade procura a clínica com queixa de quedas frequentes. A queixa é de sensação de perda de equilíbrio. Nega vertigem ou sintomas ortostáticos, porém, queixa-se de instabilidade no escuro e ao fechar os olhos. Refere também di culdade de focar na leitura no trajeto para o trabalho de ônibus. Recentemente, completou ciclo de 6 semanas de antibioticoterapia para bacteremia por enterococos faecalis com endocardite. Ao exame, são observadas sacadas corretivas bilateralmente no teste do impulso da cabeça. Qual fármaco pode ter sido o provável causador da instabilidade da marcha desse paciente?
Assinale a alternativa correta.
A Ceftriaxona.
B Ampicilina.
C Vancomicina.
D Penicilina.
E Gentamicina

Homem, 81 anos de idade, internado em enfermaria de hospital secundário por quadro de pneumonia, em uso de ceftriaxona. No 5o dia de internação, evoluiu com delirium hipoativo, hipotensão e febre. Foi realizado novo rastreio infeccioso, sendo diagnosticada infecção do trato urinário. A urocultura foi entregue ao médico com um problema de impressão, mas era possível ler “ESBL positivo”. Indique à conduta mais adequada em relação à antibioticoterapia, neste momento:
Assinale a alternativa correta.
A Manter apenas ceftriaxona.
B Associar vancomicina à ceftriaxona.
C Escalonar para piperacilina-tazobactam.
D Escalonar para meropenem.

Paciente feminino em idade escolar, dá entrada no hospital com história de febre há 3 dias, cansaço, tosse seca, dor de garganta e dores articulares no início dos sintomas. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, acianótica, afebril e eupneica. Apresenta rash cutâneo difuso. A ausculta pulmonar revela sibilos difusos bilateralmente. Diante do quadro, o pediatra suspeita de infecção por Mycoplasma Pneumoniae. Foi realizado radiogra a de tórax, que evidencia consolidação pulmonar predominando em lobo inferior direito e mínimo derrame pleural. Com relação a este caso, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa correta.
A Os achados radiológicos descartam suspeita de infecção por M. Pneumoniae.
B Os dados clínicos não frequentes encontrados na infecção por M. Pneumoniae.
C O rash cutâneo é uma manifestação extra pulmonar comum dessa infecção.
D A dosagem das crioaglutininas é indicado para realização nessa fase da doença.

Mulher, 29 anos com história de gota procura o pronto socorro devido rash difuso, lesões eritematosas em pele e úlceras orais extensas que impedem a ingestão de líquidos. Relata que está em uso de antibiótico para tratamento de infecção do trato urinário, mas não recorda o nome. O uso de qual medicação é mais compatível como causador das alterações cutâneo-mucosas?
Assinale a alternativa correta.
A Ciprofloxacina
B Sulfametoxazol -Trimetoprina
C Macrodantina
D Cefalexina

Um paciente portador de retocolite ulcerativa será submetido a laparotomia em virtude de perfuração intestinal. A antibioticoterapia inclui cobertura para germes Gram negativos e anaeróbios. Com relação a estes últimos, a principal bactéria relacionada à morbimortalidade pós- operatória e o antibiótico de escolha são:
Assinale a alternativa correta.
A Clostridium perfringens; cloranfenicol
B Bifidobacterium; linezolida
C Bacteroides fragilis; metronidazol
D enterococo; vancomicina

Considerando que uma amostra de E coli produtora de ESBL apresente o fenótipo clássico, qual antimicrobiano poderia constituir uma opção terapêutica aceitável para o tratamento de pielonefrite não complicada se a sensibilidade in vitro fosse confirmada?
Assinale a alternativa correta.
A Piperacilina + tazobactam.
B Ceftriaxona.
C Cefuroxima.
D Aztreonam.
E Nenhuma das respostas.

Dentre as alternativas abaixo, qual está correta com relação à antibioticoterapia e aos micro-organismos envolvidos nas infecções de tratamento operatório?
Assinale a alternativa correta.
A É obrigatório incluir cobertura para S. pyogenis no tratamento empírico dos pacientes com fasceite necrozante do membro inferior.
B Na pancreatite aguda necro-hemorrágica, a antibioticoterapia preventiva por 10 dias evita infecção secundária e melhora o prognóstico em médio prazo.
C Os micro-organismos mais frequentemente envolvidos na colangite aguda por litíase biliar são as bactérias anaeróbias.
D Pacientes com apendicite com necrose e perfuração devem receber antibioticoterapia por no mínimo sete dias após a cirurgia.
E Nenhuma das anteriores.

Na administração de antibioticoterapia no tratamento das infecções em cirurgia temos de tomar cuidado com efeitos colaterais dos antibióticos para evitar eventos adversos para os pacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I - A oxacilina pode causar nefrite intersticial.
II - As quinolonas podem causar colite pseudomembranosa.
III - Os aminoglicosídeos podem causar nefro e ototoxicidade.
IV - A vancomicina pode causar reação histamínica e nefrotoxicidade.
A II, III e IV apenas.
B II e III apenas.
C I e II apenas.
D I, II, III, e IV.

Homem de 66 anos retornou de viagem em um cruzeiro marítimo apresentando febre (38,6°C) e tosse produtiva com escarro amarelado. A radiogra a do tórax apresentou consolidação pulmonar no hemitórax esquerdo. Está em uso de amoxicilina-clavulanato 500/125mg de 8/8h por via oral há 4 dias, sem melhora clínica. Realizou teste de antígeno para Legionella sp. na urina, que resultou positivo. Ao exame sico, PA: 142x88mmHg, FC: 72bpm, FR: 17ipm, SpO2 96% (aa). Sem outras alterações. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento MAIS adequado para esse paciente.
Assinale a alternativa correta.
A Manter amoxicilina-clavulanato em dose dobrada (IV).
B Manter amoxicilina-clavulanato (VO) e acrescentar doxiciclina (VO).
C Trocar o tratamento para levofloxacino (VO).
D Trocar o tratamento para ceftriaxona (IV) e azitromicina (VO).

Analise as seguintes afirmativas sobre descalonamento e suspensão precoce da antibioticoterapia.
Assinale a alternativa correta.
I. A antibioticoterapia deve ser interrompida tão logo a hipótese de infecção bacteriana se torne improvável.
II. O espectro de atividade antimicrobiana de agentes selecionados deve ser o mais amplo possível quando o patógeno é conhecido.
III. Deve-se mudar a administração do fármaco para a via oral, quando possível, nos pacientes com trato gastrointestinal funcional, que podem usar alternativas orais adequadas.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os antimicrobianos às suas propriedades farmacológicas.
Assinale a alternativa correta.
1. Sua atividade está relacionada ao seu pico sérico, ou seja, quanto maior a concentração da droga mais rápido e maior o efeito bactericida.
2. Sua atividade é dita tempo-dependente, ou seja, o fator mais importante para a morte bacteriana é o tempo de exposição do microrganismo ao fármaco.
A 2 – 1 – 1 – 1 – 2.
B 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
D 2 – 2 – 2 – 1 – 1.

Alteração do sítio de ligação
Qual dos seguintes mecanismos é o responsável pela resistência antibiótica e deve ser considerado para a substituição da antibioticoterapia desse paciente?
A Produção de beta-lactamase.
B Alteração da proteína ligadora de penicilina.
C Mecanismos de efluxo.
D Mudança na permeabilidade da membrana bacteriana.
E Alterações ribossomais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um homem de 75 anos de idade encontra‑se internado devido a uma infecção urinária. Ele está recebendo ceftriaxone endovenoso. Urocultura da admissão com Citrobacter (gram‑negativo) multissensível. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta, considerando a frequente associação dessa bactéria com a produção de AMPc.
Assinale a alternativa correta.
A O paciente pode ir de alta hospitalar com amoxicilina.
B O paciente pode manter o uso de ceftriaxone endovenoso.
C O paciente deve receber polimixina B.
D O paciente deve receber cefepime.
E O paciente deve receber amicacina

Desoxicolato de anfotericina B: é a droga de primeira escolha para o tratamento da coinfecção Leishmania-HIV na forma tegumentar das leishmanioses ou, como alternativa, na forma visceral, caso não haja disponibilidade imediata da formulação lipossomal da anfotericina B. Podemos indicar como correta a seguinte conduta:
Assinale a alternativa correta.
A Em caso de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper temporariamente a infusão, administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração de anti-histamínicos meia hora antes.
B Em situação de eventos adversos durante a infusão do medicamento, não interromper temporariamente a infusão, e sim administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais rapidamente.
C Na presença de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper definitivamente a infusão, e nunca administrar antitérmicos ou meperidina e programar a infusão alternativa.
D Ocorrendo eventos adversos durante a infusão do medicamento, nunca administrar antitérmicos e/ou meperidina ou programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração de anti-histamínicos meia hora antes.

Quanto à estrutura, à atividade antibacteriana e ao mecanismo de ação das polimixinas, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa correta.
A A ação antibacteriana das polimixinas é atribuída a sua composição anfipática e à capacidade de formar poros na membrana de Gram-negativos.
B A Polimixina B (PMB) e a colistina, grupos mais estudados, são caracterizadas pela presença de um resíduo de leucina na posição 7 e diferem em relação ao resíduo da posição 6, o qual, na PMB, é a d-leucina e, na colistina, é a-fenilalanina.
C As polimixinas agem contra algumas bactérias Gram-positivas, embora não tenham ação contra cocos Gram-negativos, anaeróbios e fungos.
D As polimixinas são polipeptídeos catiônicos cíclicos não ribossômicos cuja estrutura é composta por um anel tripeptídio, resíduos não protogênicos de Dab com carga positiva, um segmento linear heptapeptídeo e um grupo de ácido graxo hidrofóbico com terminal metil.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um antibiótico da classe dos carbapenêmicos que deve ser evitado no tratamento de infecções causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.
Assinale a alternativa correta.
A Ampicilina-sulbactam.
B Ertapenem.
C Imipenem.
D Meropenem.

Homem de 48 anos com paraplegia e uso prolongado de cateter suprapúbico é hospitalizado com quadro de febre e queda do estado geral há 2 dias. Ele já teve múltiplas infecções do trato urinário (ITUs) e é colonizado por organismos gramnegativos multirresistentes. O exame de urina mostra Escherichia coli resistente a carbapenêmicos (ERC). O rastreamento para bactérias resistentes é positivo para Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenem e negativo para metalo-B-lactamase de Nova Delhi. Nessa situação, é correto afirmar que
Assinale a alternativa correta.
A a ceftazidima-avibactam deve ser considerada como opção terapêutica adequada.
B a colistina não deve ser usada para infecção do trato urinário.
C comprovou-se que a polimixina B é mais nefrotóxica que a colistina por isso deve ser evitada.
D a polimixina B é farmacologicamente menos confiável que a colistina no tratamento de ERC e não deve ser usada.
E a tigeciclina é uma monoterapia apropriada para infecções da corrente sanguínea com ERC.

Mulher, 73 anos, com infecção urinária de repetição, residente em lar geriátrico, é internada há 3 dias com quadro de febre, disúria e dor lombar. Vinha em uso de cipro oxacina empiricamente para o tratamento de pielonefrite desde a admissão. Na avaliação atual, encontra-se febril, taquicárdica e com PA 80/40 mmHg. O laboratório de microbiologia informa o seguinte resultado: Material: urina; Organismo: Escherichia coli; Antibiograma; Em relação ao caso, afirma-se:
Assinale a alternativa correta.
I. A bactéria identi cada provavelmente é uma produtora de carbapenemase e está indicado o escalonamento para amicacina.
II. A escolha do antibiótico usado empiricamente foi adequada, considerando que o início da antibioticoterapia não deve aguardar o perfil de sensibilidade da bactéria causadora da infecção.
III. O per l de sensibilidade da bactéria identi cada sugere produção de beta- lactamase de espectro expandido (ESBL), e há necessidade de ajuste na terapia direcionada.
A I.
B III.
C I e II.
D II e III.

Analise o grá co abaixo, considerando que a linha horizontal de base corresponda ao tempo de ação e a linha vertical do gráfico corresponda à concentração sérica.
No caso de a função renal estar normal, pode-se a rmar que os antibióticos correspondentes ao representado pela linha contínua e ao representado pela linha pontilhada podem ser, respectivamente:
A Amoxicilina e cefuroxima.
B Ciprofloxacino e meropenem.
C Oxacilina e amicacina.
D Ampicilina e ciprofloxacino.

São antibióticos que exigem ajuste de dose por insuficiência hepática ou renal, EXCETO:
Assinale a alternativa correta.
A Meropenem.
B Metronidazol.
C Vancomicina.
D Azitromicina.

Um homem de 62 anos de idade procura a clínica com queixa de quedas frequentes. A queixa é de sensação de perda de equilíbrio. Nega vertigem ou sintomas ortostáticos, porém, queixa-se de instabilidade no escuro e ao fechar os olhos. Refere também di culdade de focar na leitura no trajeto para o trabalho de ônibus. Recentemente, completou ciclo de 6 semanas de antibioticoterapia para bacteremia por enterococos faecalis com endocardite. Ao exame, são observadas sacadas corretivas bilateralmente no teste do impulso da cabeça. Qual fármaco pode ter sido o provável causador da instabilidade da marcha desse paciente?
Assinale a alternativa correta.
A Ceftriaxona.
B Ampicilina.
C Vancomicina.
D Penicilina.
E Gentamicina

Homem, 81 anos de idade, internado em enfermaria de hospital secundário por quadro de pneumonia, em uso de ceftriaxona. No 5o dia de internação, evoluiu com delirium hipoativo, hipotensão e febre. Foi realizado novo rastreio infeccioso, sendo diagnosticada infecção do trato urinário. A urocultura foi entregue ao médico com um problema de impressão, mas era possível ler “ESBL positivo”. Indique à conduta mais adequada em relação à antibioticoterapia, neste momento:
Assinale a alternativa correta.
A Manter apenas ceftriaxona.
B Associar vancomicina à ceftriaxona.
C Escalonar para piperacilina-tazobactam.
D Escalonar para meropenem.

Paciente feminino em idade escolar, dá entrada no hospital com história de febre há 3 dias, cansaço, tosse seca, dor de garganta e dores articulares no início dos sintomas. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, acianótica, afebril e eupneica. Apresenta rash cutâneo difuso. A ausculta pulmonar revela sibilos difusos bilateralmente. Diante do quadro, o pediatra suspeita de infecção por Mycoplasma Pneumoniae. Foi realizado radiogra a de tórax, que evidencia consolidação pulmonar predominando em lobo inferior direito e mínimo derrame pleural. Com relação a este caso, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa correta.
A Os achados radiológicos descartam suspeita de infecção por M. Pneumoniae.
B Os dados clínicos não frequentes encontrados na infecção por M. Pneumoniae.
C O rash cutâneo é uma manifestação extra pulmonar comum dessa infecção.
D A dosagem das crioaglutininas é indicado para realização nessa fase da doença.

Mulher, 29 anos com história de gota procura o pronto socorro devido rash difuso, lesões eritematosas em pele e úlceras orais extensas que impedem a ingestão de líquidos. Relata que está em uso de antibiótico para tratamento de infecção do trato urinário, mas não recorda o nome. O uso de qual medicação é mais compatível como causador das alterações cutâneo-mucosas?
Assinale a alternativa correta.
A Ciprofloxacina
B Sulfametoxazol -Trimetoprina
C Macrodantina
D Cefalexina

Um paciente portador de retocolite ulcerativa será submetido a laparotomia em virtude de perfuração intestinal. A antibioticoterapia inclui cobertura para germes Gram negativos e anaeróbios. Com relação a estes últimos, a principal bactéria relacionada à morbimortalidade pós- operatória e o antibiótico de escolha são:
Assinale a alternativa correta.
A Clostridium perfringens; cloranfenicol
B Bifidobacterium; linezolida
C Bacteroides fragilis; metronidazol
D enterococo; vancomicina

Considerando que uma amostra de E coli produtora de ESBL apresente o fenótipo clássico, qual antimicrobiano poderia constituir uma opção terapêutica aceitável para o tratamento de pielonefrite não complicada se a sensibilidade in vitro fosse confirmada?
Assinale a alternativa correta.
A Piperacilina + tazobactam.
B Ceftriaxona.
C Cefuroxima.
D Aztreonam.
E Nenhuma das respostas.

Dentre as alternativas abaixo, qual está correta com relação à antibioticoterapia e aos micro-organismos envolvidos nas infecções de tratamento operatório?
Assinale a alternativa correta.
A É obrigatório incluir cobertura para S. pyogenis no tratamento empírico dos pacientes com fasceite necrozante do membro inferior.
B Na pancreatite aguda necro-hemorrágica, a antibioticoterapia preventiva por 10 dias evita infecção secundária e melhora o prognóstico em médio prazo.
C Os micro-organismos mais frequentemente envolvidos na colangite aguda por litíase biliar são as bactérias anaeróbias.
D Pacientes com apendicite com necrose e perfuração devem receber antibioticoterapia por no mínimo sete dias após a cirurgia.
E Nenhuma das anteriores.

Na administração de antibioticoterapia no tratamento das infecções em cirurgia temos de tomar cuidado com efeitos colaterais dos antibióticos para evitar eventos adversos para os pacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I - A oxacilina pode causar nefrite intersticial.
II - As quinolonas podem causar colite pseudomembranosa.
III - Os aminoglicosídeos podem causar nefro e ototoxicidade.
IV - A vancomicina pode causar reação histamínica e nefrotoxicidade.
A II, III e IV apenas.
B II e III apenas.
C I e II apenas.
D I, II, III, e IV.

Homem de 66 anos retornou de viagem em um cruzeiro marítimo apresentando febre (38,6°C) e tosse produtiva com escarro amarelado. A radiogra a do tórax apresentou consolidação pulmonar no hemitórax esquerdo. Está em uso de amoxicilina-clavulanato 500/125mg de 8/8h por via oral há 4 dias, sem melhora clínica. Realizou teste de antígeno para Legionella sp. na urina, que resultou positivo. Ao exame sico, PA: 142x88mmHg, FC: 72bpm, FR: 17ipm, SpO2 96% (aa). Sem outras alterações. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento MAIS adequado para esse paciente.
Assinale a alternativa correta.
A Manter amoxicilina-clavulanato em dose dobrada (IV).
B Manter amoxicilina-clavulanato (VO) e acrescentar doxiciclina (VO).
C Trocar o tratamento para levofloxacino (VO).
D Trocar o tratamento para ceftriaxona (IV) e azitromicina (VO).

Analise as seguintes afirmativas sobre descalonamento e suspensão precoce da antibioticoterapia.
Assinale a alternativa correta.
I. A antibioticoterapia deve ser interrompida tão logo a hipótese de infecção bacteriana se torne improvável.
II. O espectro de atividade antimicrobiana de agentes selecionados deve ser o mais amplo possível quando o patógeno é conhecido.
III. Deve-se mudar a administração do fármaco para a via oral, quando possível, nos pacientes com trato gastrointestinal funcional, que podem usar alternativas orais adequadas.
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os antimicrobianos às suas propriedades farmacológicas.
Assinale a alternativa correta.
1. Sua atividade está relacionada ao seu pico sérico, ou seja, quanto maior a concentração da droga mais rápido e maior o efeito bactericida.
2. Sua atividade é dita tempo-dependente, ou seja, o fator mais importante para a morte bacteriana é o tempo de exposição do microrganismo ao fármaco.
A 2 – 1 – 1 – 1 – 2.
B 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
D 2 – 2 – 2 – 1 – 1.

Alteração do sítio de ligação
Qual dos seguintes mecanismos é o responsável pela resistência antibiótica e deve ser considerado para a substituição da antibioticoterapia desse paciente?
A Produção de beta-lactamase.
B Alteração da proteína ligadora de penicilina.
C Mecanismos de efluxo.
D Mudança na permeabilidade da membrana bacteriana.
E Alterações ribossomais.

Prévia do material em texto

Microbiologia e Antimicrobianos
vinicius martins - 500.237.318-69
Acessar Lista
Questão 1 Bactérias gramnegativas Cef alosporinas Mecanismos de resistência
Um homem de 75 anos de idade encontra‑se internado devido a uma infecção urinária. Ele está recebendo ceftriaxone
endovenoso. Urocultura da admissão com Citrobacter (gram‑negativo) multissensível. Com base nessa situação hipotética,
assinale a alternativa correta, considerando a frequente associação dessa bactéria com a produção de AMPc
A O paciente pode ir de alta hospitalar com amoxicilina.
B O paciente pode manter o uso de ceftriaxone endovenoso.
C O paciente deve receber polimixina B.
D O paciente deve receber cefepime.
E O paciente deve receber amicacina
4000211534
Questão 2 Anf otericinas Nistatina Poliênicos
Desoxicolato de anfotericina B: é a droga de primeira escolha para o tratamento da coinfecção Leishmania-HIV na forma
tegumentar das leishmanioses ou, como alternativa, na forma visceral, caso não haja disponibilidade imediata da formulação
lipossomal da anfotericina B. Podemos indicar como correta a seguinte conduta:
A Em caso de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper temporariamente a infusão,
administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração
de anti-histamínicos meia hora antes.
B Em situação de eventos adversos durante a infusão do medicamento, não interromper temporariamente a
infusão, e sim administrar antitérmicos e/ou meperidina e programar a infusão mais rapidamente.
C Na presença de eventos adversos durante a infusão do medicamento, interromper definitivamente a infusão, e
nunca administrar antitérmicos ou meperidina e programar a infusão alternativa.
D Ocorrendo eventos adversos durante a infusão do medicamento, nunca administrar antitérmicos e/ou meperidina
ou programar a infusão mais lentamente e antecedida pela administração de anti-histamínicos meia hora antes.
4000211412
Questão 3 Polimixinas
Quanto à estrutura, à atividade antibacteriana e ao mecanismo de ação das polimixinas, assinale a alternativa CORRETA.
https://med.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/7b63d1ac-8990-4f2b-8290-83cab1845ad2
A A ação antibacteriana das polimixinas é atribuída a sua composição anfipática e à capacidade de formar poros na
membrana de Gram-negativos.
B A Polimixina B (PMB) e a colistina, grupos mais estudados, são caracterizadas pela presença de um resíduo de
leucina na posição 7 e diferem em relação ao resíduo da posição 6, o qual, na PMB, é a d-leucina e, na colistina, é
a-fenilalanina.
C As polimixinas agem contra algumas bactérias Gram-positivas, embora não tenham ação contra cocos Gram-
negativos, anaeróbios e fungos.
D As polimixinas são polipeptídeos catiônicos cíclicos não ribossômicos cuja estrutura é composta por um anel
tripeptídio, resíduos não protogênicos de Dab com carga positiva, um segmento linear heptapeptídeo e um grupo
de ácido graxo hidrofóbico com terminal metil.
4000211235
Questão 4 Carbapenêmicos
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um antibiótico da classe dos carbapenêmicos que deve ser evitado
no tratamento de infecções causadas pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.
A Ampicilina-sulbactam.
B Ertapenem.
C Imipenem.
D Meropenem.
4000211179
Questão 5 Clínica Médica Bactérias gramnegativas Inativação enzimática
Homem de 48 anos com paraplegia e uso prolongado de cateter suprapúbico é hospitalizado com quadro de febre e
queda do estado geral há 2 dias. Ele já teve múltiplas infecções do trato urinário (ITUs) e é colonizado por organismos
gramnegativos multirresistentes. O exame de urina mostra Escherichia coli resistente a carbapenêmicos (ERC). O
rastreamento para bactérias resistentes é positivo para Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenem e negativo para
metalo-B-lactamase de Nova Delhi. Nessa situação, é correto afirmar que
A a ceftazidima-avibactam deve ser considerada como opção terapêutica adequada.
B a colistina não deve ser usada para infecção do trato urinário.
C comprovou-se que a polimixina B é mais nefrotóxica que a colistina por isso deve ser evitada.
D a polimixina B é farmacologicamente menos confiável que a colistina no tratamento de ERC e não deve ser
usada.
E a tigeciclina é uma monoterapia apropriada para infecções da corrente sanguínea com ERC.
4000210075
Questão 6 Monitoramento f armacocinético
Analise a gura a seguir que mostra a curva de concentração de um antimicrobiano e considere uma criança em uso de
cefalexina (cefalosporina de primeira geração) em relação ao MIC de um estafilococo causador de uma celulite leve.
Com base nos dados apresentados na gura e, considerando que a cefalexina é um antibiótico betalactâmico, qual
estratégia farmacodinâmica ela utiliza?
A I
B II
C III
D IV
4000209904
Questão 7 Inativação enzimática Pielonef rite
Mulher, 73 anos, com infecção urinária de repetição, residente em lar geriátrico, é internada há 3 dias com quadro de febre,
disúria e dor lombar. Vinha em uso de cipro oxacina empiricamente para o tratamento de pielonefrite desde a admissão. Na
avaliação atual, encontra-se febril, taquicárdica e com PA 80/40 mmHg. O laboratório de microbiologia informa o seguinte
resultado: Material: urina; Organismo: Escherichia coli; Antibiograma; Em relação ao caso, afirma-se:
I. A bactéria identi cada provavelmente é uma produtora de carbapenemase e está indicado o escalonamento para
amicacina.
II. A escolha do antibiótico usado empiricamente foi adequada, considerando que o início da antibioticoterapia não deve
aguardar o perfil de sensibilidade da bactéria causadora da infecção.
III. O per l de sensibilidade da bactéria identi cada sugere produção de beta- lactamase de espectro expandido (ESBL), e
há necessidade de ajuste na terapia direcionada. 
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A I.
B III.
C I e II.
D II e III.
4000209706
Questão 8 Clínica Médica Antibacterianos Monitoramento f armacocinético
Analise o grá co abaixo, considerando que a linha horizontal de base corresponda ao tempo de ação e a linha vertical do
gráfico corresponda à concentração sérica.
No caso de a função renal estar normal, pode-se a rmar que os antibióticos correspondentes ao representado pela linha
contínua e ao representado pela linha pontilhada podem ser, respectivamente:
A Amoxicilina e cefuroxima.
B Ciprofloxacino e meropenem.
C Oxacilina e amicacina.
D Ampicilina e ciprofloxacino.
4000209511
Questão 9 Princípios da terapia antimicrobiana
São antibióticos que exigem ajuste de dose por insuficiência hepática ou renal, EXCETO:
A Meropenem.
B Metronidazol.
C Vancomicina.
D Azitromicina.
4000209474
Questão 10 Ef eitos adversos Clínica Médica
Um homem de 62 anos de idade procura a clínica com queixa de quedas frequentes. A queixa é de sensação de perda de
equilíbrio. Nega vertigem ou sintomas ortostáticos, porém, queixa-se de instabilidade no escuro e ao fechar os olhos.
Refere também di culdade de focar na leitura no trajeto para o trabalho de ônibus. Recentemente, completou ciclo de 6
semanas de antibioticoterapia para bacteremia por enterococos faecalis com endocardite. Ao exame, são observadas
sacadas corretivas bilateralmente no teste do impulso da cabeça. Qual fármaco pode ter sido o provável causador da
instabilidade da marcha desse paciente?
A Ceftriaxona.
B Ampicilina.
C Vancomicina.
D Penicilina.
E Gentamicina
4000208915
Questão 11 Mecanismos de resistência
Homem, 81 anos de idade, internado em enfermaria de hospital secundário por quadro de pneumonia, em uso de
ceftriaxona. No 5o dia de internação, evoluiu com delirium hipoativo, hipotensão e febre. Foi realizado novo rastreio
infeccioso, sendo diagnosticada infecção do trato urinário. A urocultura foi entregue ao médico com um problema de
impressão, mas era possível ler “ESBL positivo”.
Identifique o significado de ESBL
A Enterobactéria produtora de betalactamase.
B Betalactamasede espectro estendido.
C Enterobactéria sensível à betalactamase.
D Betalactamase de baixo espectro.
4000193704
Questão 12 Inativação enzimática Carbapenêmicos
Homem, 81 anos de idade, internado em enfermaria de hospital secundário por quadro de pneumonia, em uso de
ceftriaxona. No 5o dia de internação, evoluiu com delirium hipoativo, hipotensão e febre. Foi realizado novo rastreio
infeccioso, sendo diagnosticada infecção do trato urinário. A urocultura foi entregue ao médico com um problema de
impressão, mas era possível ler “ESBL positivo”.
Indique à conduta mais adequada em relação à antibioticoterapia, neste momento:
A Manter apenas ceftriaxona.
B Associar vancomicina à ceftriaxona.
C Escalonar para piperacilina-tazobactam.
D Escalonar para meropenem.
4000193703
Questão 13 Bactérias atípicas
Paciente feminino em idade escolar, dá entrada no hospital com história de febre há 3 dias, cansaço, tosse seca, dor de
garganta e dores articulares no início dos sintomas. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, acianótica, afebril e
eupneica. Apresenta rash cutâneo difuso. A ausculta pulmonar revela sibilos difusos bilateralmente. Diante do quadro, o
pediatra suspeita de infecção por Mycoplasma Pneumoniae. Foi realizado radiogra a de tórax, que evidencia consolidação
pulmonar predominando em lobo inferior direito e mínimo derrame pleural. Com relação a este caso, é CORRETO afirmar:
A Os achados radiológicos descartam suspeita de infecção por M. Pneumoniae.
B Os dados clínicos não frequentes encontrados na infecção por M. Pneumoniae.
C O rash cutâneo é uma manifestação extra pulmonar comum dessa infecção.
D A dosagem das crioaglutininas é indicado para realização nessa fase da doença.
4000189396
Questão 14 Farmacodermias leves Introdução Sulf onamidas
Mulher, 29 anos com história de gota procura o pronto socorro devido rash difuso, lesões eritematosas em pele e úlceras
orais extensas que impedem a ingestão de líquidos. Relata que está em uso de antibiótico para tratamento de infecção do
trato urinário, mas não recorda o nome. O uso de qual medicação é mais compatível como causador das alterações
cutâneo-mucosas?
A Ciprofloxacina
B Sulfametoxazol -Trimetoprina
C Macrodantina
D Cefalexina
4000189282
Questão 15 Bactérias gramnegativas
Um paciente portador de retocolite ulcerativa será submetido a laparotomia em virtude de perfuração intestinal. A
antibioticoterapia inclui cobertura para germes Gram negativos e anaeróbios. Com relação a estes últimos, a principal
bactéria relacionada à morbimortalidade pós- operatória e o antibiótico de escolha são:
A Clostridium perfringens; cloranfenicol
B Bifidobacterium; linezolida
C Bacteroides fragilis; metronidazol
D enterococo; vancomicina
4000188915
Questão 16 Mecanismos de resistência Antibacterianos
Considerando que uma amostra de E coli produtora de ESBL apresente o fenótipo clássico, qual antimicrobiano poderia
constituir uma opção terapêutica aceitável para o tratamento de pielonefrite não complicada se a sensibilidade in vitro fosse
confirmada?
A Piperacilina + tazobactam.
B Ceftriaxona.
C Cefuroxima.
D Aztreonam.
E Nenhuma das respostas.
4000188822
Questão 17 Fasciíte necrotizante Antibacterianos
Dentre as alternativas abaixo, qual está correta com relação à antibioticoterapia e aos micro-organismos envolvidos nas
infecções de tratamento operatório?
A É obrigatório incluir cobertura para S. pyogenis no tratamento empírico dos pacientes com fasceite necrozante
do membro inferior.
B Na pancreatite aguda necro-hemorrágica, a antibioticoterapia preventiva por 10 dias evita infecção secundária e
melhora o prognóstico em médio prazo.
C Os micro-organismos mais frequentemente envolvidos na colangite aguda por litíase biliar são as bactérias
anaeróbias.
D Pacientes com apendicite com necrose e perfuração devem receber antibioticoterapia por no mínimo sete dias
após a cirurgia.
E Nenhuma das anteriores.
4000188634
Questão 18 Antibacterianos
Na administração de antibioticoterapia no tratamento das infecções em cirurgia temos de tomar cuidado com efeitos
colaterais dos antibióticos para evitar eventos adversos para os pacientes. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I - A oxacilina pode causar nefrite intersticial. 
II - As quinolonas podem causar colite pseudomembranosa. 
III - Os aminoglicosídeos podem causar nefro e ototoxicidade. 
IV - A vancomicina pode causar reação histamínica e nefrotoxicidade. 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
A II, III e IV apenas.
B II e III apenas.
C I e II apenas.
D I, II, III, e IV.
4000184671
Questão 19 Espectro de ação e indicações clínicas
Homem de 66 anos retornou de viagem em um cruzeiro marítimo apresentando febre (38,6°C) e tosse produtiva com
escarro amarelado. A radiogra a do tórax apresentou consolidação pulmonar no hemitórax esquerdo. Está em uso de
amoxicilina-clavulanato 500/125mg de 8/8h por via oral há 4 dias, sem melhora clínica. Realizou teste de antígeno para
Legionella sp. na urina, que resultou positivo. Ao exame sico, PA: 142x88mmHg, FC: 72bpm, FR: 17ipm, SpO2 96% (aa).
Sem outras alterações. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento MAIS adequado para esse paciente. 
A Manter amoxicilina-clavulanato em dose dobrada (IV).
B Manter amoxicilina-clavulanato (VO) e acrescentar doxiciclina (VO).
C Trocar o tratamento para levofloxacino (VO).
D Trocar o tratamento para ceftriaxona (IV) e azitromicina (VO).
4000184655
Questão 20 Uso racional de antimicrobianos
Analise as seguintes afirmativas sobre descalonamento e suspensão precoce da antibioticoterapia.
I. A antibioticoterapia deve ser interrompida tão logo a hipótese de infecção bacteriana se torne improvável.
II. O espectro de atividade antimicrobiana de agentes selecionados deve ser o mais amplo possível quando o patógeno é
conhecido.
III. Deve-se mudar a administração do fármaco para a via oral, quando possível, nos pacientes com trato gastrointestinal
funcional, que podem usar alternativas orais adequadas.
Estão corretas as afirmativas
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.
4000184590
Questão 21 Monitoramento f armacocinético
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os antimicrobianos às suas propriedades farmacológicas
Coluna 1 
1. Sua atividade está relacionada ao seu pico sérico, ou seja, quanto maior a concentração da droga mais rápido e maior o
efeito bactericida. 
2. Sua atividade é dita tempo-dependente, ou seja, o fator mais importante para a morte bacteriana é o tempo de exposição
do microrganismo ao fármaco. 
Coluna 2
( ) Gentamicina.
( ) Azitromicina.
( ) Ciprofloxacino.
( ) Piperacilina + Tazobactam.
( ) Meropenem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
A 2 – 1 – 1 – 1 – 2.
B 1 – 1 – 2 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 1 – 2 – 2.
D 2 – 2 – 2 – 1 – 1.
4000183308
Questão 22 Alteração do sítio de ligação
Lactente com 24 meses de vida é admitido no hospital com história de 3 dias de febre, diminuição da aceitação alimentar,
taquipneia e letargia. Realiza-se uma radiogra a de tórax que evidencia um padrão de consolidação com derrame pleural.
Realiza-se a punção torácica e, na análise do líquido pleural purulento, a baciloscopia evidencia diplococos Gram-positivos
com confirmação por PCR de Streptococcus pneumoniae. Optou-se pela introdução de penicilina cristalina. Durante a análise
da cultura desse material biológico observa-se o crescimento de Streptococcus pneumoniae com a análise da concentração
inibitória mínima indicando resistência parcial desse agente à penicilina. Qual dos seguintes mecanismos é o responsável pela
resistência antibiótica e deve ser considerado para a substituição da antibioticoterapia desse paciente?
A Produção de beta-lactamase.
B Alteração da proteína ligadora de penicilina.
C Mecanismos de efluxo.
D Mudança na permeabilidade da membrana bacteriana.
E Alterações ribossomais.
4000182549
Questão 23 Mecanismosde resistência Antibióticos e Resistência bacteriana
As bactérias encontradas em feridas crônicas podem ser encapsuladas por uma camada protetora formada pelo hospedeiro
e proteínas bacterianas. Essa camada é chamada de:
A debris
B fibrina
C biofilme
D abscesso
4000182266
Questão 24 Bactérias gramnegativas Carbapenêmicos
Um homem de 54 anos procura atendimento médico com queixa de dor ao urinar e urgência miccional. O diagnóstico de
prostatite é estabelecido e a urocultura mostra crescimento de pseudomonas aeruginosa. Diante do exposto, assinale a
alternativa correta.
A A pseudomonas aeruginosa é responsável pela maioria dos casos de prostatite bacteriana aguda.
B O quadro clínico geralmente é pouco sintomático.
C A incidência de neoplasia de próstata é comum nesses casos.
D A macrodantina é o antimicrobiano de escolha nesses casos.
E O uso de ertapenem está contraindicado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000181615
Questão 25 Mecanismos de resistência
Homem de 67 anos com antecedente pessoal de hiperplasia prostática benigna e infecção urinária de repetição, tendo
realizado tratamentos com diversos esquemas antimicrobianos prévios, é internado com quadro de disúria, polaciúria e
febre há 4 dias, hoje com dor lombar direita. Teste de Hodge: negativo; Teste de EDTA: positivo; O antimicrobiano que
você deveria solicitar ao laboratório para testar é:
A Aztreonam.
B Ceftazidima-avibactam.
C Fosfomicina.
D Ceftarolina
4000203180
Questão 26 Esquema básico para tuberculose pulmonar Rif ampicina
Nas lesões caseosas fechadas da tuberculose, podemos indicar como correto o item:
A O fármaco menos efetivo é a rifampicina, sendo a ação da isoniazida mais lenta e demorada.
B O fármaco mais efetivo é a rifampicina, sendo a ação da isoniazida mais lenta e demorada.
C O fármaco mais efetivo é a rifampicina, sendo a ação da isoniazida mais rápida.
D O fármaco não é a rifampicina, sendo a ação da isoniazida mais lenta e demorada.
4000192712
Questão 27 Uso racional de antimicrobianos Antibióticos e Resistência bacteriana
Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Com relação à antibioticopro laxia cirúrgica, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – CBC aponta que a principal condição que
favorece à resistência bacteriana é:
A A farmacocinética.
B O espectro do antibiótico.
C A toxicidade do fármaco.
D O risco de alterar a flora bacteriana.
E A duração da antibioticoprofilaxia.
4000192237
Questão 28 Quinolonas
Uma senhora, de 68 anos, do lar, mãe de 4 lhos, casada, hipertensa grau I, sem comorbidades, chega ao consultório com
uma infecção de pele, por conta de trabalhos na terra, em sua casa. Relata que tem uma pequena horta, e apareceu essa
ferida com pus (pústulas), após a manipulação sem luva do terreno. O médico, por ver que se trata de uma celulite,
encaminhou à paciente à enfermagem para realização de higiene e curativos, e, também, prescreveu um antimicrobiano
quinolona durante 12 dias. 
O fármaco prescrito foi:
A Ampicilina.
B Doxiciclina.
C Ciprofloxacino.
D Nitrofurantoína.
E Azitromicina.
4000192233
Questão 29 Inf ectologia Mecanismos de resistência Antibióticos e Resistência bacteriana
Bactérias Gram negativas e Gram positivas expressam distintos mecanismos de resistência aos antimicrobianos.
Considerando esses mecanismos,
A betalactamases promovem resistência dos Staphylococcus aureus a penicilinas e cefalosporinas.
B proteínas ligadoras de penicilina codificadas pelo gene mecA conferem resistência do Streptococcus
pneumoniae à penicilina.
C oxacilinases (betalactamases de Classe D de Ambler) de Acinetobacter baumannii hidrolisam carbapenem.
D carbapenemases e betalactamases de espectro estendido (ESBL) de Klebsiella pneumoniae hidrolisam todos os
betalactâmicos, exceto o Aztreonam.
4000177579
Questão 30 Antibacterianos
Uma mulher com 51 anos de idade, em tratamento para osteoporose com bifosfonato, comparece ao ambulatório de
infectologia de um hospital escola para receber o resultado da investigação diagnóstica de quadro de lesão crônica oro-
cérvico-facial à direita. Segundo a paciente, a lesão iniciou-se há cerca de 18 meses como um endurecimento in amatório
logo abaixo da mandíbula, bem ao nível de seu ângulo; ao longo de alguns dias, a lesão tornou-se um nódulo endurecido
que, posteriormente, se ulcerou, dando saída a secreção purulenta contendo granulações amareladas por 2 tratos fistulosos.
Conta que procurou assistência médica, tendo realizado tratamento antibiótico por algumas vezes, sempre por 7 a 14 dias,
com melhora inicial do quadro, mas retorno da drenagem de material nas semanas seguintes. Acrescenta que, há 4 semanas,
foi submetida a procedimento de biópsia local, tendo retornado ao ambulatório para saber o resultado da investigação
diagnóstica. O laudo histopatológico revelou a presença de granulações contendo material in amatório linfo-histiocitário
associado a camadas densas de neutró los, no interior das quais são observadas massas de bactérias gram-positivas com
lamentos rami cados, além de material sugestivo de depósitos de fosfato de cálcio. As culturas do material drenado
isolaram, além de Actinomyces israelli, Eikenella corrodens e espécies d e Staphylococcus. Ao exame físico, a paciente
apresenta 2 elementos molares da arcada dentária inferior, bem adjacentes à lesão cérvico-facial, em péssimo estado de
conservação, com processo inflamatório inequívoco. 
Nesse caso, o fármaco adequado, de uso prolongado, para a conduta terapêutica antimicrobiana é
A oxacilina.
B cefalexina.
C clindamicina
D levofloxacina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000176586
Questão 31 Inativação enzimática Carbapenêmicos
Ainda sobre a questão anterior, o resultado das culturas de sangue revelou o crescimento de Klebsiella
pneumoniae produtora de beta lactamase de espectro estendido (ESBL) em 2 amostras. Nesse caso o tratamento de
escolha seria:
A manter a ceftriaxona;
B trocar a ceftriaxona por meropenem;
C manter a vancomicina;
D trocar a vancomicina por linezolida;
E trocar a ceftriaxona por cefepime.
4000175869
Questão 32 Antibacterianos
Paciente do sexo feminino, 30 anos, em consulta de rotina com seu médico de família, relata que apresenta há seis dias
um quadro de disúria e polaciúria, sem febre ou dor lombar. Relata parceiro xo e uso de preservativos regularmente.
N ega comorbidades prévias e relata uso de anticoncepcional combinado oral. Antes dessa consulta, um médico da
UPA recomendou utilizar ciprofloxacino, mas ela optou por aguardar a visita da UBS.
Qual efeito tal antibiótico proposto pode acarretar e qual seria a medicação de escolha neste caso?
A Sem efeitos no sistema nervoso central. Nitrofurantoína 100 mg, de 6 em 6 horas, por 7 dias.
B Alargamento de intervalo QT no eletrocardiograma. Fosfomicina 3 g dose única.
C Hiperglicemia. Sulfametoxazol e trimetoprima (400 mg + 80 mg), de 12 em 12 horas, por 7 dias.
D Claudicação intermitente. Nitrofurantoína, 100 mg de 6 em 6 horas, por 7 dias.
4000175316
Questão 33 Mecanismo de ação
A escolha de antibióticos deve ser baseada em seu espectro de ação, farmacocinética e farmacodinâmica para e cácia
terapêutica. Sobre as classes de antibióticos, assinale a opção correta.
A Aminoglicosideos são bacteriostáticos e atuam sobre a parede bacteriana.
B Macrolídeos são bactericidas e atuam na inibição da síntese proteica.
C Vancomicina age contra a parede celular dos gram positivos.
D Quinolonas são bacteriostáticas e inibem a síntese de material genético.
E Betalactâmicos atuam na membrana do núcleo das bactérias.
4000171059
Questão 34 Ef eitos adversos Espectro de ação e indicações clínicas
Uma grávida está acometida por infecção urinária, passou em consulta com médico plantonista e foi prescrito um antibiótico
da classe das quinolonas. Sobre essa conduta, é incorreto afirmar:
A Deve-se trocar o antibiótico quinolona por um betalactâmico.
B A indicação de quinolona é segura.
C A classe das quinolonastem bom espectro em infecção urinária.
D As quinolonas inibem a síntese do material genético bacteriano.
E As quinolonas não devem ser prescritas para menores de 12 anos.
4000171058
Questão 35 Cef alosporinas
Faça a associação da geração de cefalosporinas e assinale a alternativa correta.
A) Cefalotina
B) Cefuroxima
C) Ceftriaxona
D) Cefepime
( ) Primeira geração
( ) Segunda geração
( ) Terceira geração
( ) Quarta geração
Assinale a alternativa que representa a sequência correta:
A C-D-B-A
B A-B-D-C
C A-B-C-D
D B-C-D-A
4000169708
Questão 36 Def iciência de G6PD Sulf onamidas
Menino, 2 anos de idade, levado ao pronto atendimento pela mãe, que relata palidez, fadiga, taquipneia e taquicardia. Há 5
dias, a criança estava na casa dos avós, quando apresentou febre e disúria. O menino foi diagnosticado com infecção do
trato urinário e recebeu antibioticoterapia oral, que a avó não sabe referir. Segundo a avó, houve melhora da febre, mas ela
observou fraqueza e palpitações, notando um aspecto pálido e amarelado da pele, além de urina escura. Relata que, além
do antibiótico, só fez uso de dipirona para controle térmico. Nos antecedentes, a criança teve icterícia neonatal, com
necessidade de fototerapia por quatro dias. Nega internações ou uso prévio de antibióticos. Ao exame clínico, encontrava-
se com pressão arterial de 90 x 50 mmHg, frequência cardíaca de 142 batimentos por minuto, frequência respiratória de 38
incursões por minuto e saturação de oxigênio de 95% em ar ambiente. Estado geral regular, hipocorada (3+/4+), ictérica
(2+/4+) e afebril. Fimose sem exteriorização da glande. Restante do exame normal. Os exames laboratoriais mostravam
anemia normocítica e normocrômica, reticulocitose e hiperbilirrubinemia indireta. No esfregaço periférico, observa-se o
seguinte achado:
(A) Corpos de Heinz detectados por coloração com violeta de metila. (B) Corpos de Heinz visualizados por microscopia
eletrônica. Fonte: CAPELLINI & FIORELLI, 2008. 
Qual dos antimicrobianos a seguir pode estar relacionado ao quadro descrito?
A Ciprofloxacina
B Cefalexina
C Amoxicilina
D Sulfametoxazol-Trimetoprim
E Azitromicina
4000169616
Questão 37 Uso racional de antimicrobianos
Após o suporte oferecido e alguns dias de tratamento o paciente anterior apresenta melhora considerável e está estável,
sem nenhuma disfunção orgânica, pronto para receber alta, porém você recebe um aviso do Núcleo de Controle
de Infecção Hospitalar informando que houve um crescimento de Acinetobacter baumannii multirresistente no swab retal do
paciente. Qual seria a conduta mais adequada?
A Suspender a alta do paciente e iniciar um ciclo hospitalar de Polimixina B por via intravenosa por 7 a 10 dias.
B Suspender a alta do paciente e iniciar um ciclo de Meropenem por via intravenosa até negativação do swab retal.
C Manter a alta do paciente sem nenhuma outra medida adicional.
D Manter a alta do paciente, porém recomendar tratamento com 10 dias de polimixina B por via intramuscular
para uso domiciliar.
E Manter a alta do paciente, porém recomendar tratamento com 10 dias de metronidazol por via oral para uso
domiciliar.
4000168104
Questão 38 Ef eitos adversos Ef eitos adversos Quinolonas
Qual das classes de antimicrobianos a seguir está relacionada a ruptura de tendão e colite pseudomembranosa, em crianças,
respectivamente?
A Lincosamidas e Sulfas.
B Quinolonas e Lincosamidas.
C Glicopeptídeos e Quinolonas.
D Quinolonas e Glicopeptídeos.
E Aminoglicosideos e Penicilinas.
4000168045
Questão 39 Antibacterianos
Uma das complicações resultantes de antibioticoterapias incorretas é a emergência de cepas bacterianas resistentes ou
multirresistentes aos antimicrobianos. Contudo, é certo que a combinação de antimicrobianos retarda ou impede a infecção
por microorganismos resistentes. 
Desta forma, relacione a coluna da direita com a da esquerda e procure nas alternativas a sequência correta.
I. Ampicilina + Gentamicina 
II. Ceftriaxona + Amicacina 
III. Cefpime + Gentamicina 
IV. Clindamicina + Amicacina 
[ ] Infecções por enterobactérias 
[ ] Infecções mistas por bacilos Gram-negativos e anaeróbicos
[ ] Endocardite causada por enterococos 
[ ] Associação bactericida ampla contra estafilococos, enterobactérias e Pseudomonas
A III, II, I, IV
B II, IV, I, III
C I, IV, III, II
D IV, III, II, I
E Nenhuma das alternativas acima está correta
4000167937
Questão 40 Bactérias gramnegativas Etiologia
Menino, 16 m, interna na Enfermaria de Pediatria com história de febre há seis dias e dor a mobilização do joelho direito há
quatro dias. Nega trauma e comorbidades. Por opção familiar não recebeu nenhuma vacina do Programa Nacional de
Imunização. Exame físico: Regular estado geral, FC= 102 bpm, FR= 22 irmp, perfusão 3 segundos, PA= 87x52 mmHg, T=
39°C; joelho direito com bloqueio articular, hiperemia e calor local. Coletado exames e iniciado antibioticoterapia de amplo
espectro. O laboratório de microbiologia informa 8 horas após a coleta de hemocultura crescimento de cocobacilo gram
negativo pleomórfico. A BACTÉRIA DESCRITA É:
A Haemophilus influenzae tipo B.
B Sthaphylococcus aureus.
C Streptococcus pneumoniae.
D Salmonella spp.
4000167379
Questão 41 Uso racional de antimicrobianos ITU recorrente
Uma mulher de 50 anos procura atendimento médico com queixa de disúria e polaciúria há um dia. Possui histórico de
infecção urinária de repetição, e o último episódio foi causado por pseudomonas aeruginosa (urocultura) há 60 dias. Todas
as opções de antimicrobiano a seguir podem ser utilizadas empiricamente, EXCETO
A Meropenem.
B Ertapenem.
C Ciprofloxacina.
D Ceftazidima.
E Amicacina.
4000167126
Questão 42 Uso racional de antimicrobianos Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Em uma cirurgia colorretal, durante o procedimento, o cirurgião deve estar atento e fazer qual das seguintes
recomendações ao colega anestesista?
A Administrar uma dose de vancomicina profilática logo após a incisão da pele.
B Administrar cefazolina + ampicilina-sulbactam na indução anestésica e repetir a dose após 6 horas.
C Administrar vancomicina na indução anestésica e manter por 24 horas.
D Administrar cefazolina + metronidazol na indução anestésica e repetir após aproximadamente 3 - 4 horas. 
E Administrar ampicilina-sulbactam na indução anestésica e manter por 48 horas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000167090
Questão 43 Ef eitos adversos
Homem, 34 anos, apresenta nefrite intersticial aguda acompanhada de febre, rash cutâneo difuso e artralgias. Mais
provavelmente ela está relacionada ao uso de
A anti-inflamatório não hormonal.
B anticonvulsivante.
C sulfa.
D antibiótico beta-lactâmico.
E inibidor da enzima conversora da angiotensina.
4000165235
Questão 44 Uso racional de antimicrobianos Classif icação da Cirurgia Conf orme Grau de Contaminação
Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso de antibióticos.
A Cirurgias potencialmente contaminadas necessitam antibioticoterapia pelo risco de disseminação bacteriana.
B Cirurgias limpas em geral não necessitam antibioticoprofilaxia, exceto em casos como o de uso de próteses,
imunodeprimidos, grandes descolamentos, entre outros casos peculiares.
C Não se usa antibioticoprofilaxia em cirurgias infectadas.
D Cirurgias contaminadas necessitam antibioticoprofilaxia e dependendo do grau e extensão da contaminação
pode ser necessário o uso de antibioticoterapia.
4000164503
Questão 45 Uso racional de antimicrobianos Tratamento
Homem de 78 anos, com hipertensão arterial e Diabetes Melito, está em uso de levo oxacin há 3 dias por pneumonia, sem
melhora clínica. As culturas de secreção respiratória mostram Staphylococcus aureus meticilina sensível. Diante da situação,
assinale a alternativa que apresenta a melhor escolha para o tratamento deste paciente.
A Vancomicina.
B Piperacilina-tazobactam.
C Oxacilina.
D Ertapenem.
4000164479
Questão 46 Microbiologiae Antimicrobianos Parasitoses
Sobre a ivermectina, analise as assertivas abaixo:
I. Estrongiloidíase, oncocercose, lariose, ascaridíase e pediculose são algumas das doenças que podem ser combatidas
com seu uso.
II. Elevação dos níveis de creatinina e ureia podem acontecer em pacientes que utilizam a medicação devido a sua
excreção renal.
III. Seu uso em doses elevadas pode levar à crise de psicose, confusão mental e crises epilépticas.
Quais estão corretas?
A Apenas I e II.
B Apenas I e III.
C Apenas II e III.
D I, II e III.
4000164477
Questão 47 Uso racional de antimicrobianos Carbapenêmicos
É um antibiótico da classe dos carbapenêmicos que deve ser evitado no tratamento de infecções causadas pela bactéria
Pseudomonas aeruginosa: 
A ampicilina-sulbactam.
B ertapenem.
C imipenem.
D meropenem.
E piperacilina-tazobactam.
4000163444
Questão 48 Uso racional de antimicrobianos Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Paciente feminina, 24 anos, portadora de estenose mitral, será submetida a valvoplastia, sem troca valvar, através de
esternotomia e circulação extracorpórea. Nessa operação, cuja incisão cirúrgica é classi cada como da categoria “limpa”,
o uso de antibioticoprofilaxia:
A não está indicado, pois a ferida cirúrgica oferecerá baixo risco de infecção (<1%). 
B não está indicado, pois não será inserida prótese valvar mitral, apenas se realizará ação sobre a valva. 
C está indicado, pois um advento de infecção seria muito grave.
D está indicado, pois se trata de paciente com risco aumentado de infecção. 
E não está indicado, pois a paciente não se enquadra em risco aumentado para infecção. 
4000163426
Questão 49 Betalactâmicos
O grupo de antimicrobianos classi cados como β -lactâmicos possui em comum no seu núcleo estrutural o anel β-
lactâmico, que confere atividade bactericida. Qual desses antibióticos abaixo não faz parte da classe de β-lactâmicos?
A Ceftriaxone
B Ceftarolina
C Tigeciclina
D Meropenem
E Oxacilina
4000173615
Questão 50 Farmacologia
O uso de fármacos é uma causa de febre em UTI pediátrica. Entre as medicações listadas abaixo, qual faz parte da classe
dos principais agentes implicados em casos de febre?
A Cefalosporina.
B Dobutamina.
C Heparina. 
D Furosemida.
4000172007
Questão 51 Agentes usados para tratamento de inf ecções do trato urinário
Um homem de 52 anos de idade procura atendimento médico em nível ambulatorial após 7 dias de uma internação
hospitalar de 72 horas para correção de uma hérnia inguinal, na qual permaneceu 24 horas com sonda vesical de demora. O
paciente encontra-se em bom estado de saúde, queixando-se de leve dor no local da cirurgia e de disúria, iniciada há 3 dias,
além de polaciúria. Ao exame, a ferida operatória encontra-se limpa e apresenta dor à palpação profunda do hipogástrio. No
mais, o exame físico é completamente normal. Possui comorbidades, pois é diabético e portador de epilepsia em uso de
topiramato para essa última condição. O médico assistente solicitou uma urocultura, cujo resultado segue abaixo. 
Nesse caso, a conduta do médico deve ser 
A prescrever um sintomático como a fenazopiridina.
B internar o paciente para administração de cefoxitina. 
C internar o paciente para administração de imipenem. 
D prescrever, ambulatorialmente, sulfametoxazol/trimetoprim.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000153183
Questão 52 Ef eitos adversos
Mulher, 26 anos, grávida de 38 semanas, foi internada por infecção do trato urinário havia 7 dias e tratada com gentamicina
e dipirona. No sétimo dia do tratamento, entrou em trabalho de parto espontâneo, com resolução da gravidez. No dia
seguinte, houve piora do quadro infeccioso, com sepse, coagulação intravascular disseminada e pancitopenia.
Antibioticoterapia foi escalonada para cefepime com desaparecimento da febre e melhora parcial do hemograma, mas se
mantendo leucopênica. Hemograma: hemoglobina: 14 g/dL; leucócitos: 1.200/μL; neutrófilos: 100/μL; plaquetas: 142.000/μL.
Com a manutenção da leucopenia por 4 dias, foi realizada punção da medula óssea, com 22% de células com a morfologia
abaixo:
A análise por citometria de uxo evidenciou fenótipo negativo para CD34, HLA-DR e CD117 e positivo para CD11b. O
diagnóstico mais provável é: 
A Leucemia promielocítica aguda
B Síndrome mielodisplásica
C Agranulocitose induzida por droga
D Síndrome de Shwachman-Diamond
Essa questão possui comentário do professor no site 4000152762
Questão 53 Princípios da terapia antimicrobiana Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Uma paciente jovem com câncer de colo uterino será submetida a uma histerectomia radical videolaroscópica. Qual seria a
profilaxia antimicrobiana mais recomendada?
A Ceftriaxona 1g e Metronidazol 500mg endovenosos após a incisão cirúrgica.
B Cefazolina 1-2g endovenosa na indução anestésica.
C Ciprofloxacino 500mg endovenoso na indução anestésica.
D Metronidazol 500mg e Cefazolina 1-2g endovenosos na indução anestésica.
E Cefoxetina 1-2g e Metronidazol 500mg endovenosos na indução anestésica.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000146985
Questão 54 Tratamento Lipopeptídeos
Uma mulher de 60 anos, pesando 82 kg está internada na enfermaria e recebendo a seguinte prescrição médica: - Dieta oral
branda; - Sinais vitais 4/4h; - Soro siológico 0,9% 1000 ml IV nas 24h; - Dapatomicina 500mg IV 1x ao dia; - Heparina 5000
UI SC 12/12h; - Dipirona 1g IV até 4/4h SOS. Para qual das situações abaixo esta prescrição deveria, idealmente, ser usada?
A Endocardite por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em paciente alérgico à glicopeptídicos e com
clearence da creatinina de 20ml/minuto.
B Endocardite por Staphylococcus aureus sensivel à oxacilina em paciente alérgico à glicopeptídicos e com
clearence da creatinina de 50ml/minuto.
C Endocardite por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em paciente não alérgico a glicopeptídico e com
clearence da creatinina de 50ml/minuto.
D Endocardite por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em paciente alérgico à glicopeptídicos e com
clearence da creatinina de 50ml/minuto.
E Endocardite por Staphylococcus aureus sensível à oxacilina em paciente alérgico à glicopeptídicos e com
clearence da creatinina de 20ml/minuto.
4000146737
Questão 55 Farmacologia
Sobre as cefalosporinas, considere a alternativa incorreta:
A Orais: cefalexina, cefadroxil, cefradina.
B Parenterais: cefalotina, cefazolina, cefradina.
C Ativas contra bactérias gram-positivas como Staphylococcus aureus, estreptococos do grupo A e
pneumococos.
D Cobrem enterococos, SARM, ou Staphylococcus epidermidis.
4000144606
Questão 56 Inativação enzimática
Inibidores das betalactamases (clavulanato, sulbactam, tazobactam) são adicionados às penicilinas para melhorarem a
cobertura para:
A clostridium difficile.
B Bacteroides fragilis.
C Staphylococcus aureus.
D Moraxella catarrhalis.
4000144605
Questão 57 Mecanismos de resistência
A unidade hospitalar com a maior prevalência de bactérias multidrogarresistentes (MDR) é a Unidade de Terapia Intensiva
(UTI), devido à assistência a pacientes críticos. A transmissão cruzada (pro ssionais de saúde x pacientes) ocorre
principalmente quando há menor adesão à higienização frequente das mãos. A maior prevalência de bactérias MDR nas UTI
brasileiras, atualmente, em função das altas taxas de resistência aos antimicrobianos disponíveis, é representada,
principalmente, por
A MRSA ou Staphylococcus aureus resistente à oxacilina.
B Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter spp (bacilos gram-negativos não fermentadores de glicose) com
resistência a carbapenêmicos, entre outras classes.
C Enterococo Resistente à Vancomicina (VRE).
D Klebsiella spp e Escherichia coli produtoras de Betalactamase de Espectro Estendido (ESBL).
E Enterobactérias com resistência elevada às quinolonas e aos betalactâmicos.
4000141509
Questão 58 Princípios da terapia antimicrobiana
Na escolha do tipo de antibioticoterapia empírica frente à infecçãointra-abdominal, o fator que tem menor relevância é o(a)
A presença de secreção purulenta na cavidade.
B sítio primário da infecção.
C gravidade sistêmica da infecção.
D infecção adquirida, comunitária ou hospitalar.
E uso recente de antibioticoterapia para outro sítio de infecção.
4000138639
Questão 59 Uso racional de antimicrobianos
É consenso que, para a manutenção da e cácia terapêutica das substâncias antimicrobianas, seu uso seja realizado de
forma racional e sistemática, visto que a crescente utilização destes fármacos com diferentes nalidades tem acelerado o
surgimento de agentes infecciosos cada vez mais resistentes a elas. Avalie as assertivas abaixo e assinale com V
(verdadeiro) ou F (falso) e escolha a alternativa que contém a sequência correta com relação ao uso racional de
antimicrobianos:
[ ] A seleção do antimicrobiano a ser utilizado na terapêutica, é ditada pelo agente causador da doença infecciosa, sua
sensibilidade/ resistência, aos fármacos, localização do processo mórbido e gravidade da doença.
[ ] Algumas vezes podemos resolver o problema farmacocinético dos antimicrobianos aumentando a dose administrada.
[ ] O problema da distribuição farmacocinética dos antimicrobianos jamais deverá ser resolvido com o aumento da dose
administrada.
[ ] Uma prática recomendada é a administração de antimicrobianos por via oral junto com alimentos e/ou leite pois estes
ampliam a absorção destes fármacos.
[ ] Os antimicrobianos que oferecem maior segurança de uso em grávidas são os betalactâmicos e os macrolídeos
devendo-se notar, porém, que esses últimos não atravessam a barreira placentária.
A F, V, F, F, F
B V, V, F, F, V
C F, F, V, V, F
D V, F, F, V, F
E Nenhuma das alternativas acima es.tá correta
4000138250
Questão 60 Uso racional de antimicrobianos
Analise os itens a seguir:
I. Retirar os antibióticos se a infecção bacteriana não for o diagnóstico provável.
II. Associar antibióticos apenas nos casos em que as evidências sugiram benefício.
III. Priorizar a via intravenosa sempre que possível.
IV. Usar antibióticos para tratar febres, pois elas podem sinalizar uma infecção bacteriana.
São fatores relevantes para o uso correto de antibióticos em pacientes internados:
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.
4000132798
Questão 61 Antibacterianos
Uma paciente de 15 anos de idade vai à consulta com o ginecologista assistente, referindo que a “camisinha estourou”
durante relação sexual consensual há cerca de quatro semanas. Relata que o parceiro procurou um urologista e foi
diagnosticado com alguma doença sexualmente transmissível (DST), sendo prescrito tratamento com azitromicina e
ceftriaxone, ambos em doses únicas. A paciente queixa-se de dor em baixo ventre, náuseas e vômitos nos últimos dois dias.
Nega febre. Ao exame físico, é
identi cado corrimento amarelo-esverdeado e com odor fétido, e demonstra dor à mobilização do colo do útero e à
palpação dos anexos. Apresenta uma ultrassonogra a transvaginal sem laudo, com sinais de salpingite. Demais aspectos do
exame não puderam ser avaliados, pois as imagens estavam pouco nítidas.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Caso seja indicado tratamento com metronidazol, o médico deve alertar a paciente a não ingerir bebidas alcoólicas até 24
horas após o tratamento, pelo risco de efeito dissulfiram.
A Certo.
B Errado.
4000131169
Questão 62 Alteração do sítio de ligação
Um menino de três anos de idade, previamente saudável, apresenta lesão dolorosa eritematosa, com 3 cm de diâmetro, em
coxa direita, que começou a drenar secreção purulenta espontaneamente. Não teve febre e está em bom estado geral. Na
cultura da secreção, houve crescimento de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina. O pai tem história de infecções de
pele recorrentes por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa
que apresenta o mecanismo de resistência à oxacilina e a outros betalactâmicos.
A mutação das proteínas ligadoras de penicilina (PBPs)
B produção de betalactamase
C diminuição da permeabilidade da membrana
D bomba de efluxo
E mutação dos ribossomos
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120564
Questão 63 Tratamento Rif ampicina
O tratamento de endocardite infecciosa em prótese valvar, causada por S. aureus, requer uma associação de drogas, sendo
essencial, por sua habilidade única de matar estafilococos aderentes a próteses, a utilização de
A linezolida.
B sulfametoxazol-trimetoprim.
C rifampicina.
D teicoplanina.
E ciprofloxacina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119278
Questão 64 Diarreia Aguda Inf ecciosa
Homem, 55 anos, vem há 1 semana com quadro de diarreia, acompanhado de náuseas, vômitos e desconforto abdominal.
Qual é o tratamento de escolha para este paciente?
A Ciprofloxacina 500 mg, dose única.
B Levofloxacina 500 mg, 7 dias.
C Amoxicilina 1.500 mg, 7 dias.
D Sulfametoxazol + tremetroprim 800 mg, 3 dias.
4000118917
Questão 65 Antibacterianos
Qual dos antibióticos abaixo deve ser infundido em dose única diária?
A Cefepime.
B Linezolida.
C Amicacina.
D Polimixina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000118860
Questão 66 Oxazolidinonas Inf ecção por C dif f icile
As oxazolidinonas são uma classe nova de agentes antimicrobianos sintéticos não relacionadas a outras classes já
conhecidas, sendo bem indicadas nos seguintes casos, EXCETO:
A Infecção cutânea complicada por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).
B Pneumonia por Pneumococo resistente à Penicilina.
C Infecção por Enterococo resistente à Vancomicina.
D Infecção pelo Mycobacterium tuberculosis.
E Primeira escolha no tratamento de Colite por Clostridium difficile.
4000117571
Questão 67 Pneumonia hospitalar PH Microbiologia e Antimicrobianos Choque séptico
Paciente idoso, internado por quadro de AVC, desenvolveu durante a hospitalização quadro de pneumonia, que complicou
com choque séptico. Tem história de reação colateral grave, no passado, após o uso de Cefepime. Qual das seguintes
opções, pode ser usada com eficácia e segurança neste paciente?
A Meropenem.
B Piperacilina-Tazobactam.
C Ertapenem.
D Aztreonam.
E Ceftazidima.
4000117255
Questão 68 Mecanismos de resistência Tratamento
A duração ideal da antibioticoterapia no tratamento da PAC não está ainda de nitivamente estabelecida, sendo a
antibioticoterapia de curta duração ser a mais apropriada, uma vez que proporciona diversos benefícios, exceto:
A Menor exposição do paciente à ação de antibióticos.
B Reduz a ocorrência de efeitos adversos.
C Aumenta o desenvolvimento de resistência por parte dos microrganismos.
D Melhora a adesão dos pacientes e pode minimizar o tempo de internação e os custos financeiros.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113951
Questão 69 Antibacterianos Sepse Inf ecção do trato urinário ITU
Mulher de 33 anos, sem patologias prévias, procura o setor de emergência por febre há 2 dias, associada a disúria e dor
lombar à direita, de forte intensidade, sem irradiação. Ao exame físico de entrada apresentava-se em mau estado geral,
corada, desidratada, temperatura axilar de 39,2ºC, pressão arterial de 82 x 46 mmHg, relatando peso de 60 kg. Ritmo
cardíaco regular em 2 tempos, sem sopros, frequência cardíaca 118 batimentos por minuto. Aparelho respiratório sem
alterações. Abdome ácido, com ruídos hidroaéreos presentes, punho- -percussão dolorosa à direita. Sem alterações ao
exame físico neurológico. Exames demonstraram: Hemoglobina 11,2 g/dL (referência:12-16), hematócrito 33% (referência:
35-45), plaquetas 52.000/mm³ (referência: 150.000-400.000) Leucócitos 18.000/mm³ (referência: 4.000-11.000) com
aumento de células jovens. Apresentava ainda creatinina 2,3 mg/dL (referência: 0,7-1,2) e ureia 88 mg/dL (referência 10-50).
Baseado na principal hipótese diagnóstica,qual a conduta inicial?
A Hemoculturas em até 3 horas da admissão, urocultura, ciprofloxacina, 1000 mL de soro fisiológico em 3 horas e
6 concentrados de plaquetas.
B Hemoculturas e urocultura imediatamente, 1800 mL de soro fisiológico em 3 horas e ceftriaxona na primeira hora.
C Ceftriaxona intravenoso na primeira hora, hemoculturas e urocultura nas primeiras 2 horas, 1200 mL de soro ringer
lactato na primeira hora.
D Hemoculturas e urocultura imediatamente, 6 concentrados de plaquetas, 1800 mL de soro fisiológico e
ceftriaxona endovenosa.
E Hemoculturas e urocultura em até 1 hora da admissão, noradrenalina, amicacina endovenosa.
4000110318
Questão 70 Ef eitos adversos
Recentemente, estudos epidemiológicos indicaram maior incidência de alterações vasculares em pacientes que zeram uso
de uorquinolonas como antibiótico no tratamento de infecções. Qual alternativa abaixo contempla as principais
alterações?
A Vasculite primária e oclusão arterial aguda.
B Ineficácia do tratamento e amputação do membro em tratamento.
C Isquemia mesentérica e abdome agudo perfurativo.
D Aneurisma e dissecção de aorta.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000102749
Questão 71 Carbapenêmicos
Mulher, 39 anos, antecedente de infecção urinária de repetição e aneurisma de aorta abdominal, usuária crônica de
antibióticos, chega à Urgência em choque séptico de foco urinário e disfunção renal. Traz uma urocultura de 04 meses atrás
com E. Coli ESBL. Sabendo que o uso do antimicrobiano correto na primeira hora tem relevância no prognóstico e diante
das informações descritas acima, a droga MAIS adequada para este caso é: 
A Gentamicina. 
B Ceftriaxona
C Ertapenem. 
D Ciprofloxacina. 
4000100481
Questão 72 Preceitos Básicos em Técnica Operatória Uso racional de antimicrobianos Inf ectologia
A antibioticopro laxia comprovadamente diminui os índices de infecção em ferida operatória, em cirurgias limpas-
contaminadas, e está indicada:
A A partir de 2h antes do início da cirurgia.
B A partir de 12h antes do início da cirurgia.
C Até 1h após o início da cirurgia.
D Até 2h após o início da cirurgia.
4000083658
Questão 73 Agentes etiológicos microbiologia Bactérias grampositivas
Paciente em 25º dia de pós-operatório de apendicectomia aberta complicada evoluindo com infecção de ferida
operatória. 
Qual a bactéria gram positiva mais comumente associada a infecção de ferida operatória em casos de longa internação
como esse?
A Escherichia coli.
B Enterobacter.
C Enterococcus.
D Bacteroides fragilis.
4000073950
Questão 74 Bactérias gramnegativas Peritonite bacteriana espontânea PBE
O tipo de bactéria mais frequentemente encontradas nas peritonites é
A Flora do tipo misto.
B Bactérias anaeróbicas gram positivas.
C Bacteróides fragilis.
D Bactérias gram negativas.
E Klebsiella sp
4000064666
Questão 75 Bactérias gramnegativas Abdome Agudo Inf lamatório
A bactéria intestinal mais associada à translocação intestinal e contaminação de outros órgãos abdominais é:
A Pseudomonas
B E. coli
C Clostridium difficile
D Salmonella
E Clostridium perfringens
4000047169
Questão 76 Antibacterianos
A associação que NÃO corresponde o antibiótico e seu efeito adverso temido é
A o cloranfenicol - aplasia de medula.
B a Aminoglicosídeo - nefrotoxicidade.
C a clindamicina - colite pseudomembranosa.
D a Quinolona - ototoxicidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000039514
Questão 77 Inf ectologia Microbiologia e Antimicrobianos
Sobre as propriedades dos bioagentes patogênicos, assinale a alternativa correta:
A Infectividade é a capacidade de se difundir pelos tecidos, órgãos e sistemas.
B Patogenicidade é a qualidade de produzir sintomas no hospedeiro.
C Virulência é a quantidade do agente etiológico necessária para a infecção.
D Imunogenicidade é a capacidade de produzir casos graves e fatais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036831
Questão 78 Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
O manejo da prevenção da infecção do sítio cirúrgico (ISC) leva em consideração fatores de risco e conhecimento acerca
do patógeno, além da escolha de antibiótico ideal, de maior e cácia, com espectro de ação mais estreito. Considerando
essa informação, assinale a alternativa correta.
A O preparo mecânico e a descontaminação oral com neomicina + metronidazol via oral na véspera de uma
colectomia direita eletiva por neoplasia de cólon são indicados e evitam a profilaxia endovenosa na indução
anestésica.
B As cefalosporinas são antibióticos betalactâmicos muito usados na profilaxia da ISC, agindo, no envelope celular,
como bactericidas.
C Na colecistectomia laparoscópica eletiva por colelitíase, em paciente sem fatores de risco para ISC, está
indicada a cefoxitina 2 g EV na indução anestésica, permanecendo, no pós-operatório, por 48 horas.
D A hemorroidectomia Milligan-Morgan é uma cirurgia contaminada, pois o ânus é um tecido colonizado por flora
microbiana abundante, de difícil descontaminação, e há uma ferida traumática aberta e com contaminação
grosseira durante a cirurgia, devendo ser realizada antibioticoterapia.
E Obesidade, desnutrição, diabetes mellitus, tabagismo e infecções coexistentes são fatores de risco para ISC
comumente observados nos pacientes que serão submetidos a cirurgia bariátrica, e, por esse motivo, a
antibioticoprofilaxia deve ser mantida durante toda a internação.
4000029873
Questão 79 Mecanismos de resistência
Constitui opção terapêutica para o tratamento de infecções causadas por bactérias Gram negativas multidrogarresistentes à
seguinte combinação:
A linezolida + meropenem
B vancomicina + ceftazidima
C polimixina B + meropenem
D amicacina + daptomicina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024602
Questão 80 Tratamento Mecanismos de resistência Espectro de ação e indicações clínicas
Um paciente, de 18 anos, é admitido na Emergência de um hospital público devido a infarto agudo do miocárdio. No 6º dia
de internação, apresenta febre de 38°C e leucometria de 14.500/mm³, com 8% de bastões. Ao exame físico, é detectada
área de hiperemia (halo: 3cm) em sítio de inserção de cateter vascular profundo. As hemoculturas realizadas como parte da
investigação do quadro infeccioso detectam o crescimento de Staphylococcus aureus resistente a oxacilina. Dentre os
antimicrobianos a seguir, a principal opção terapêutica para o micro-organismo detectado é:
A oxacilina
B linezolida
C teicoplanina
D daptomicina
E vancomicina
4000020539
Questão 81 Penicilinas
Com relação às demandas de saúde na atenção primária à saúde (APS), relacionadas às doenças infecciosas e
transmissíveis, julgue o item que se segue. 
Reação adversa grave às penicilinas é comum, por isso, para a segurança do paciente, ao administrar esse medicamento na
APS, o médico deve manter o paciente em observação na unidade básica de saúde (UBS), até que se descarte o risco de
anafilaxia.
A Certo.
B Errado.
4000013629
Questão 82 Tuberculose pulmonar Tratamento
Paciente de 67 anos, tabagista com quadro de tosse produtiva e febre não aferida, há dois dias. Relata que apresentou, há
quatro meses, quadro de tosse com hemoptise e perda ponderal, associado a sudorese noturna. Diante da hipótese do
quadro atual, mas levando em consideração seu histórico de quatro meses, assinale, a alternativa CORRETA que apresenta
a classe de antibiótico que NÃO deve ser prescrita.
A Quinolonas.
B Macrolideos.
C Cefalosporinas.
D Penicilinas.
E Nenhuma das alternativas.
4000004075
Questão 83 Tratamento Carbapenêmicos Espectro de ação e indicações clínicas
Considere três pacientes com quadro de sepse e as seguintes hemoculturas:
 
I. Staphylococcus aureus resistente a oxacilina. 
II. Escherichia coli produtora de ESBL. 
III. Pseudomonas aeroginosa resistente a carbapenêmicos. 
Polimixina, meropenem e teicoplanina são indicados, respectivamente, para:
A III, II, I
B I, II, III
C I, III, II
D Nenhuma das anteriores
Essa questãopossui comentário do professor no site 4000002808
Questão 84 Mecanismos de resistência
Uma bactéria (sp) pode se tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
A Transformação da substância ativa em "inativa" por ação de enzimas produzidas por formas resistentes do micro-
organismo. 
B Alteração do sítio-alvo da droga no agente bacteriano. 
C Perda da permeabilidade celular à droga.
 
D Elevação das concentrações de metabólito que antagonize a droga inibidora.
4000124603
Questão 85 Conjuntivite por Clamídia em Adulto Clamídia Bactérias atípicas
Chlamydia trachomatis, uma bactéria intracelular obrigatória, está relacionada a várias infecções sendo improvável que seja
o agente etiológico de
A linfogranuloma venéreo.
B doença inflamatória pélvica.
C uretrite não-gonocócica.
D ceratoconjuntivite.
E artrite séptica.
4000117491
Questão 86 Carbapenêmicos
A resistência bacteriana constitui enorme problema na atualidade. As betalactamases de espectro estendido ( ESBL )
respondem melhor ao tratamento com a seguinte classe de antimicrobianos :
A Glicilciclinas.
B Carbapenens.
C Cefalosporinas de quinta geração.
D Quinolonas de espectro ampliado.
4000115464
Questão 87 Cef alosporinas
Nas infecções causadas por Staphylococcus aureus meticilina/oxacilina resistentes, é considerada uma opção terapêutica
eficaz o seguinte antimicrobiano da classe das cefalosporinas:
A Ceftarolina.
B Vancomicina.
C Cefepima.
D Daptomicina.
4000115452
Questão 88 Mecanismos de resistência
No 4º pós-operatório de apendicite complicada de origem comunitária, iniciou-se o uso de ceftriaxona e metronidazol. O
cirurgião decidiu fazer escalonamento de antibioticoterapia, por manutenção dos sinais infeciosos, para tazobactam-
ampicilina. Nesse contexto, qual bactéria é potencialmente resistente a esse novo antibiótico?
A Streptococcus.
B Proteus.
C Bacteroides fragilis.
D E. coli ESBL.
E Staphylococcus.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000112042
Questão 89 ITU recorrente
Você atua como médico de família em uma unidade básica de saúde e atende um paciente do sexo masculino de 58 anos,
que traz uma carta de contrarreferência de um serviço de urologia, com diagnósticos de hiperplasia benigna de próstata e
infecção de trato urinário recorrente. O urologista recomenta os seguintes tratamentos para uso contínuo: doxazozina 1 mg
(VO) 1x/dia e nitrofurantoína 100 mg (VO) 1x ao dia, à noite, os quais o paciente está em uso há 1 mês, e dá alta do serviço
especializado para que você continue o seguimento do paciente. No momento da sua consulta, o paciente se queixa de
a namento do jato urinário e esforço miccional, sem outras queixas, e traz urocultura positiva para E. coli, 100.000 col/mL,
sensível a todas as quinolonas cefalosporinas, e aminoglicosídeos, mas com sensibilidade intermediária à nitrofurantoína.
Diante dessa situação, assinale a alternativa que contém a conduta mais adequada para esse paciente.
A Substituir a nitrofurantoína por norfloxacina 400 mg (VO) à noite.
B Manter o uso de nitrofurantoína na dose prescrita.
C Suspender o uso de nitrofurantoína. 
D Aumentar a dose de nitrofurantoína para 100 mg 12/12h
Essa questão possui comentário do professor no site 4000108771
Questão 90 Classif icação bacteriana Antibioticoterapia
Um jovem de 32 anos, em bom estado geral, apresenta obstrução da via biliar, para qual foi solicitar uma CPER. Quais
bactérias devem ser profilaticamente cobertas e qual o antibiótico de escolha?
A Aeróbios Gram negativos; ciprofloxacino.
B Anaeróbios; gram positivos; clidamicina. 
C Aeróbios gram positivos; ampicilina.
D Microaerófilos; ampicilina com sulbactam.
E Aeróbios gram positivos; vancomicina.
4000106015
Questão 91 Bactérias gramnegativas Antibacterianos
Paciente de 72 anos, sexo masculino, residente em instituição de longa permanência, com limitações para realização das
atividades básica de vida diária esteve internado em Serviço Hospitalar para tratamento de pneumonia até 10 dias atrás com
Ceftriaxona e Azitromicina. Cerca de sete dias após a alta, AG evoluiu com sonolência, taquipneia, aumento de secreção
respiratória e após avaliação foi reinternado em Unidade de Terapia Intensiva sob suporte ventilatório através de tubo
orotraqueal; foram coletadas amostras de sangue, urina e de aspirado traqueal para realização de culturas e terapia
antimicrobiana empírica iniciada com Piperacilina/Tazobactam. Resultados de culturas revelaram crescimento de
Acinetobacter baumannii em hemoculturas e em aspirado traqueal. Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção
terapêutica para tratamento do paciente mediante registro de sensibilidade em antibiograma. 
A Amicacina
B Ampicilina/Sulbactam. 
C Polimixina. 
D Tigeciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000101331
Questão 92 Bactérias grampositivas
Qual dos itens abaixo não é sugestivo de infecção estafilococcica?
A Acometimento osteoarticular.
B Endocardite bacteriana. 
C Infiltrado pulmonar apical.
D Tendência para formação de abscesso.
E Lesões superficiais de pele.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074097
Questão 93 Antif úngicos
A anfotericina B utilizada para tratamento de doença fúngicas, apresenta toxicidade para:
A Miocárdio. 
B Cérebro.
C Rins.
D Pulmões. 
E Bexiga. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073083
Questão 94 Cef alosporinas
Dos antibióticos relacionados, o NÃO indicado para tratamento de infecção por anaeróbios é:
A Imipenem 
B Cefotaxima.
C Cefoxitina. 
D Clindamicina.
E Claritromicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073028
Questão 95 Alteração do sítio de ligação Bactérias grampositivas Espectro de ação e indicações clínicas
Recém-nascido de 15 dias de vida é levado à emergência devido a quadro febril associado à rejeição alimentar, queda do
estado geral e choro inconsolável às trocas de fralda. Ao exame físico, apresenta febre de 39,5°C, eritema e dor à
mobilização em região coxofemoral esquerda e em tíbia esquerda. O hemograma revelou leucocitose e desvio para a
esquerda, PCR e VHS elevados; a radiogra a de membro inferior esquerdo apresentou deslocamento dos planos
musculares profundos em metá ses de fêmur e tíbia; hemocultura com crescimento de colônias de CA-MRSA e D-test
negativo. Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
A o resultado do D-test negativo contraindica a terapêutica com clindamicina
B a terapêutica oral com sulfametoxazol e trimetoprim é alternativa viável
C devido ao perfil de sensibilidade, o antibiótico de escolha é a oxacilina
D a terapêutica com vancomicina é padrão-ouro no tratamento
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070441
Questão 96 Espectro de ação e indicações clínicas Espectro de ação e indicações clínicas
Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Paciente que possui alergia grave a betalactâmicos realizará colectomia esquerda. Nesse caso, a antibioticopro laxia a ser
administrada deve, preferencialmente, consistir em:
A Clindamicina com gentamicina.
B Ampicilina e sulbactam
C Vancomicina.
D Ertapenem
4000070045
Questão 97 Bactérias grampositivas Tratamento Espectro de ação e indicações clínicas
Idoso de 80 anos, internado em instituição de longa permanência há quatro dias, evolui com febre de 39°C, dor pleurítica e
tosse produtiva com secreção amarelada. Nega tabagismo. Fez uso de amoxacilina por dois dias, sem apresentar nenhuma
melhora. Foi colhida Gram, cujo resultado foi negativo; duas hemoculturas revelaram crescimento de cocos Gram-positivos
em cacho de uva. O raio X de tórax mostrou um in ltrado no lobo pulmonar inferior direito, com pneumatocele. Nesse
momento, o antibiótico mais apropriado para o tratamento e seu mecanismo de ação, respectivamente, são:
A Vancomicina/parede celular.
B Azitromicina/síntese proteica.
C Oxacilina/inibição da DNA girase.
D Sulfa + trimetropim/inibidor do ácido fólico.
Essaquestão possui comentário do professor no site 4000069859
Questão 98 Cef alosporinas Tratamento
Uma mulher de 54 anos, com diagnóstico de hipertensão arterial sistemática adição à nicotina e diabete melito do tipo 2
está internada na enfermaria por motivo de dispneia e febre, recebendo a seguinte prescrição médica: - Dieta oral branda
hipossódica e para diabete melito. - sinais vitais 4/4h. -Soro siológico 0,9% 250ml IV nas 24h. - Cefotaxima 1g IV 12/12h. -
Enoxaprina 40mg/dia. Dipirona 1g IV até 4/4h SOS. - Glicemia capilar 6/6h e insulina regular. Conforme esquema (protocolo
do hospital). Para qual das situações abaixo esta prescrição poderia corretamente ser usada?
A Pneumonia comunitária por Strepcoccus pneumoniae ou Haemophilus influenzae.
B Pneumonia comunitária por Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae ou Legionela pneumophila.
C Pneunomonia hospitalar por Staphylococcus aureus ou Pseudomonas aeruginosa.
D Pneumonia hospitalr por Staphylococcus aureus ou Pseudomonas aeruginosa ou Legionella pneumophila. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068684
Questão 99 Bactérias gramnegativas Inativação enzimática
Bactérias que possuem o cromossomo ampC, como a Enterobacter, Serratia, Citrobacter, Proteus, Providencia e
Morganella, podem apresentar a seguinte característica:
A Muito boa resposta ao uso de tigeciclina intravenosa.
B Resistência intrínseca ao ertapenem e não aos demais carbapenêmicos.
C Alta concentração inibitória mínima ao cefepime, sem resistência in vivo.
D Falsa sensibilidade in vitro para cefalosporinas e beta-lactâmicos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000067077
Questão 100 Mecanismo de ação Inf ecção por C dif f icile
Paciente feminina de 70 anos é internada por exacerbação infecciosa de DPOC. Ela apresenta melhora gradual e
signi cativa ao longo do curso de antibioticoterapia adequada para o foco pulmonar. No entanto, desenvolve múltiplos
episódios de diarreia e evolui com hipotensão arterial. É transferida para a UTI com diagnóstico de choque séptico por
Clostridium di cile. O mecanismo de ação do antibiótico correto para esse caso de colite pseudomembranosa se dá pela
inibição da:
A Síntese proteica por ligação à subunidade 30S do ribossoma bacteriano. 
B DNA topoisomerase bacteriana. 
C Formação de peptidoglicano na parede celular. 
D Síntese de folato.
E Síntese proteica por ligação à subunidade 50S do ribossoma bacteriano. 
4000053972
Questão 101 Bactérias gramnegativas Pneumonia
Qual dos seguintes antimicrobianos é adequado para o tratamento de uma pneumonia causada por pseudomonas
aeruginosa?
A Ceftriaxona.
B Amoxicilina com clavulanato.
C Ceftazidima.
D Ertapenem.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049844
Questão 102 Uso racional de antimicrobianos
Com relação ao uso racional de antibióticos, é CORRETO afirmar:
A Antibiótico deve ser iniciado imediatamente em qualquer paciente que tenha tido pelo menos um episódio febril.
B Nas infecções hospitalares, o uso de antibiótico de amplo espectro dispensa a realização de culturas.
C Pacientes portadores de HIV devem fazer uso contínuo de antibióticos, independentemente do valor da carga
viral e do CD4.
D A localização correta do foco de infecção auxilia na escolha do antibiótico, pois sugere quais seriam os agentes
etiológicos envolvidos.
E A restrição à venda de antibióticos ampliou a resistência aos antimicrobianos, pois impediu o tratamento imediato
das infecções.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000048319
Questão 103 Ef eitos adversos Pielonef rite Inf ecção por C dif f icile
Paciente internado na enfermaria de clínica médica com diagnóstico de Pielonefrite em uso de Ceftriaxona no 14ª dia
apresenta quadro de distensão e dor abdominal, diarreia e febre. O hemograma revela leucocítose. A hipótese diagnóstica
mais condizente com este quadro é:
A Enterocolite Pseudomembranosa
B Gastroenterite bacteriana
C Colite
D Diarréia viral
E Amebíase
4000042812
Questão 104 Bactérias gramnegativas Tratamento Etiologia
O Sr. JVD procurou consulta com o Médico de Família da UBS de seu bairro com queixa de corrimento pela uretra. Após
anamnese e exame físico e identi cando a presença de corrimento uretral espontâneo, o médico solicitou exame de
bacterioscopia na própria UBS recebendo o laudo de diplococos gram-negativos. Nesse sentido o procedimento médico a
seguir foi:
A prescrever Sulfametoxazol com Trimetoprim 400mg VO de 12/12h por 08 dias.
B prescrever Amoxilina 500mg VO 6/6h por 10 dias.
C prescrever Azitromicina 500mg VO 12/12h por 01 dia.
D prescrever Ciprofloxacina 500mg VO dose única.
E doxiciclina 100mg VO 12/12h por 07 dias.
4000042770
Questão 105 Ef eitos adversos Carbapenêmicos Cef alosporinas
A respeito dos antibióticos pode-se afirmar:
A Fluoroquinolonas podem alargar o intervalo QT.
B Cefalosporinas são boas opções para enterococos. 
C Metronidazol não é boa opção para bacteroides.
D Meropenem é melhor escolha para stenotrophomonas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000041059
Questão 106 Cistite Inf ecções em gestantes Inf ecção Urinária e Bacteriúria Assintomática na gestação ITU
Gestante com infecção urinária apresenta ao antibiograma sensibilidade a vários antibióticos, sendo a melhor opção dos
listados abaixo,
A gentamicina.
B nitrofurantoina.
C clindamicina.
D doxiciclina. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038911
Questão 107 Bactérias gramnegativas Pneumonia associada à ventilação PAV
Espectro de ação e indicações clínicas
Paciente internado na unidade de terapia intensiva há 38 dias, evoluindo com pneumonia associada à ventilação mecânica
por Acinetobacter baumannii resistente aos carbapenêmicos. Qual é a opção adequada de terapia antimicrobiana?
A Imipenem 
B Polimixina B
C Ceftriaxona + azitromicina 
D Tigeciclina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038310
Questão 108 Bactérias gramnegativas
Todas as drogas abaixo têm ação antipseudomonas, EXCETO:
A Amicacina.
B Ciprofloxacino.
C Ertapenem.
D Cefepime.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036278
Questão 109 Ef eitos adversos
Além de conhecer o espectro de atividade, ter boas noções de per l de efeitos colaterais dos antimicrobianos é
fundamental para uma boa prescrição médica. Por exemplo, temos alguns antimicrobianos que classicamente rebaixam o
limiar convulsivo, aumentando o risco de crises epilépticas, entre eles o(a):
A Imipenem.
B Amicacina.
C Vancomicina.
D Tigeciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031686
Questão 110 Mecanismos de resistência
O uso racional de antimicrobianos é uma necessidade atual, em decorrência da crescente prevalência de agentes
multirresistentes. O conhecimento sobre os agentes etiológicos mais comuns é fundamental para a escolha dos antibióticos.
Assim,
A a ceftriaxona é uma cefalosporina de 3ª geração e está indicada em infecções cujo agente possível é
Pseudomonas aeruginosa.
B o Bacteroides fragilis é o principal anaeróbio causador de abscesso intra-abdominal e pode ser tratado com
penicilina G cristalina. 
C a E. coli, a Serratia spp. e o Proteus spp. são exemplos de bacilos Gram-negativos não fermentadores, frequentes
causadores de infecções hospitalares.
D os enterococos são cocos Gram-positivos, causadores tanto de infecções comunitárias como hospitalares, cujo
tratamento de escolha é a ampicilina.
4000025334
Questão 111 Espectro de ação e indicações clínicas Ef eitos adversos
Das drogas listadas a seguir, aquela que NÃO deve ser utilizada durante a gravidez é
A cefalotina.
B doxiciclina. 
C metronidazol.
D espiramicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000011766
Questão 112 Agentes etiológicos Bactérias atípicas
No pronto-socorro de clínica médica, um adolescente entra com quadro de asma grave. Com base nas evidências atuais, o
médico explica à mãe do paciente que as infecçõesvirais são comuns nesse tipo de exacerbação, mas, pela gravidade da
situação, não pode ser descartada uma infecção por bactérias atípicas. Considerando-se esse caso clínico e os
conhecimentos médicos correlatos, entre as bactérias atípicas referidas, é correto citar as duas mais comuns, que são
A Mycoplasma sp. e Chlamydophila sp.
B Pseudomonas sp. e Acinetobacter sp.
C Morganella sp. e Haemophilus sp.
D Proteus sp. e E. Coli.
E iLegionella sp. e Staphylococcus sp.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000011135
Questão 113 Cistite Inf ecção Urinária e Bacteriúria Assintomática na gestação ITU
Luiza, 19 anos, primigesta na 38ª. semana de gravidez, comparece a uma consulta na UBS com queixa de disúria e polaciúria.
Traz uma exame de urina realizado no dia anterior o qual apresenta incontáveis piócitos. Podemos recomendar o uso dos
seguintes antibióticos no tratamento da cistite aguda nesta paciente, EXCETO:
A Ampicilina
B Cefalexina
C Nitrofurantoína
D Amoxicilina/clavulanato
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004260
Questão 114 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Devido ao crescente achado de bactérias resistentes, qual droga deixou de ser recomendada pelo Ministério da Saúde para
tratamento de uretrite gonocócica nos estados do RJ, SP e MG?
A Aminoglicosídeos
B Azalídeos
C Cefalosporinas
D Quinolonas
4000003237
Questão 115 Meningites bacterianas Betalactâmicos Nitroimidazólicos
As meningites possuem várias etiologias e requerem a execução de exames diagnósticos que nem sempre são de rápida
execução. É necessário buscar uma característica ou idade para correlacionar com um agente etiológico e assim fazer a
terapia empírica até que os resultados dos exames possam guiar adequadamente o tratamento. Assinale a opção que
correlacione CORRETAMENTE característica, agente etiológico e terapia empírica inicial.
A CARACTERÍSTICA: Neonato; AGENTE ETIOLÓGICO: Haemphilus influenzae Staphilococcus aureus; TERAPIA
EMPÍRICA: Aminoglicosídeo 
B CARACTERÍSTICA: Adulto; AGENTE ETIOLÓGICO: Neisseria meningitidis Listeria monocytogenes; TERAPIA
EMPÍRICA: Ceftriaxona + vancomicina
C CARACTERÍSTICA: Imunocomprometidos; AGENTE ETIOLÓGICO: Streptococcus viridans Listeria
monocytogenes; TERAPIA EMPÍRICA: Ampicilina + vancomicina + metronidazol 
D CARACTERÍSTICA: Neurocirurgia; AGENTE ETIOLÓGICO: Neisseria meningitidis aemphilus influenzae;
TERAPIA EMPÍRICA: Vancomicina + metronidazol + ceftazidima 
4000128340
Questão 116 Ef eitos adversos
Cipro oxacino é uma uoroquinolona sintética com amplo espectro de ação antimicrobiana. Seu emprego como primeira-
escolha é recomendado para as seguintes situações clínicas EXCETO: 
A Tratamento de infecções gonocócicas não-complicadas em dose única VO de 500 mg ;
B Tratamento de infecções complicadas do trato urinário, causadas por P. aeruginosa ou bactérias aeróbicas Gram-
negativas, em dose de 500 mg VO a cada 12 horas, durante 7 a 14 dias; 
C Tratamento oral prolongado de infecções crônicas por germes aeróbicos Gram-negativos.
D Para as infecções não complicadas do trato urinário a menor de 18 anos e gestantes;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120642
Questão 117 Bactérias grampositivas Etiologia e f atores de risco
Paciente com quadro de febre arrastada e vegetação na cúspide anterior da válvula mitral, realizou hemocultura que
evidenciou crescimento de cocos gram-positivos em cadeias, catalase-negativos e que não causavam hemólise em placar
de ágar-sangue. Assinale o agente etiológico mais provável:
A Streptococcus viridans.
B Streptococcus pneumoniae.
C Enterococcus faecium.
D Staphylococcus epidermidis
E Staphylococcus aureus.
4000119921
Questão 118 Rif ampicina Lipopeptídeos
Para o tratamento de infecção relacionada à prótese de quadril por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em um
paciente de 55 anos de idade, são os antibióticos que mais bem se concentram no biofilme o (a):
A Cefepima e a tetraciclina.
B Rifampicina e a daptomicina.
C Ciprofloxacina e a teicoplanina.
D Vancomicina e a ciprofloxacina.
E Rifampicina e a clindamicina.
4000117691
Questão 119 Tratamento
Um paciente com prótese valvar mitral e diagnóstico de endocardite infecciosa subaguda apresenta 2 hemoculturas
positivas para Staphylococcus epidermidis. Antes do resultado de antibiograma, considerando-se o custo do tratamento e o
perfil de resistência geralmente apresentado por esse germe, a melhor escolha para o tratamento empírico é:
A penicilina cristalina.
B ampicilina e gentamicina.
C vancomicina.
D cefalosporina de 3° geração.
E meropenem.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000115192
Questão 120 Agentes etiológicos Bactérias atípicas
Qual dos agentes etiológicos de pneumonia tem relação com sistemas de ar condicionado?
A Klebsiella.
B Chlamydia.
C Mycoplasma.
D Legionella.
4000114500
Questão 121 Cef alosporinas
Das alternativas abaixo, assinale a que corresponde a uma cefalosporina de segunda geração:
A Cefalexina
B Ceftriaxona
C Cefuroxima
D Cefepime
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110508
Questão 122 Uso racional de antimicrobianos Inf ecção de corrente sanguínea ICS
Com relação ao controle para melhorar o uso de antimicrobianos em neonatologia, assinale alternativa INCORRETA:
A O uso indiscriminado de cefalosporinas de 3a geração tem sido associado à emergência de enterobactérias
produtoras de betalactamases de espectro estendido
B O uso de carbapenêmicos deve ser restrito a situações em que não há outra possibilidade terapêutica
C A vancomicina deve ser substituída quando a hemocultura revelar crescimento de micro-organismo sensível à
oxacilina
D A presença de cultura positiva em cateter uretral e da ponta de cateter são indícios importantes para definir o
tratamento quando a hemocultura é negativa
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110485
Questão 123 Mecanismos de resistência Antibacterianos
Constitui opção terapêutica para o tratamento de infecções causadas por bactérias Gram-negativas multi-drogas resistentes
à seguinte combinação:
A Linezolida + Meropenem
B Vancomicina + Ceftazidima
C Polimixina B + Meropenem
D Amicacina + Daptomicina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000109849
Questão 124 Inativação enzimática
A resistência bacteriana constitui enorme problema na atualidade. As enzimas geradoras de resistência no caso das
bactérias denominadas KPC são:
A Metalolactamases
B Carbapenemases
C Betalactamases de espectro ampliado
D Bombas de efluxo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000109739
Questão 125 Antibacterianos
Assinale a alternativa que contém a combinação de antibióticos mais indicada para o tratamento empírico de uma infecção
por germes aeróbicos e anaeróbicos:
A Cefuroxima e Vancomicina. 
B Cefepime e Vancomicina. 
C Ceftriaxona e Metronidazol.
D Cefalotina e Tobramicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000108714
Questão 126 Antibacterianos
São agentes antianaeróbicos, EXCETO:
A Metronidazol.
B Meropenem.
C Tigeciclina.
D Piperacilina-Tazobactam.
4000101610
Questão 127 Farmacologia
Quanto à Penicilina G cristalina ou Benzilpenicilina podemos afirmar, EXCETO:
A Meia vida curta, dificultando seu uso obrigando intervalos curtos entre doses.
B 85% inativada meio ácido com indisponibilidade VO.
C Elevada concentração tecidos (exceto SNC).
D Excreção renal forma inativa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000099623
Questão 128 Espectro de ação e indicações clínicas
Cipro oxacino é uma uoroquinolona sintética com amplo espectro de ação antimicrobiana. Seu emprego como primeira-
escolha é recomendado para as seguintes situações clínicas, EXCETO:
A Tratamento de infecções gonocócicas não complicadas em dose única VO de 500 mg.
B Para as infecções não-complicadas do trato urinário a menores de 18 anos e gestantes;em dose única VO de500mg.
C Tratamento de infecções complicadas do trato urinário, causadas por P. aeruginosa oubactérias aeróbicas Gram-
negativas, em dose de 500 mg VO a cada 12 horas, durante 7 a 14 dias.
D Tratamento oral prolongado de infecções crônicas por germes aeróbicos Gram-negativos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000099471
Questão 129 Tratamento da Diverticulite Não Complicada
Paciente com quadro de diverticulite aguda com indicação de internação e sem indicação de cirurgia. Qual ATB mais
indicado 
A Sulfametoxazol e metronidazol
B Vancomicina e imipinem
C Gentamicina e metronidazol
D Metronidazol
4000085772
Questão 130 Bactérias gramnegativas Apendicite Aguda
Adolescente, 16 anos, previamente hígido vem à emergência após evolução de 3 dias com dor abdominal de início
localizada no hemiabdome direito, mas agora difusa. Também relata febre, calafrios, náuseas e vômitos. Seu exame físico
mostra dor abdominal difusa, defesa e irritação peritonial. Apresenta 28.000 leucócitos/mm³ com 95% de neutró los.
Radiograma simples de abdome mostra ar na cavidade abdominal e níveis hidroaéreos. 
Quais são os agentes etiológicos mais comumente envolvidos no caso?
A Anaeróbios e fungos
B Gram negativos e fungos
C Gram positivos e anaeróbios
D Gram negativos e anaeróbicos
E Gram positivos e gram negativos
4000085013
Questão 131 Conduta na Doença de Crohn Nitroimidazólicos
O uso de metronidazol pode ser de grande valia no tratamento dos pacientes com doença de Crohn, principalmente
daqueles com acometimento perianal. A maior limitação para o uso prolongado desta droga é a indução de:
A Intolerância ao álcool.
B Neuropatia periférica.
C Anemia hemolítica.
D Sindrome lúpica.
E Leucopenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000083356
Questão 132 Agentes etiológicos Bactérias gramnegativas
Paciente portador de mucoviscidose é internado na UTI devido a uma pneumonia adquirida na comunidade. Qual é o
patógeno mais provável?
A Pseudomonas aeruginosa.
B Moraxella catarrhalis.
C Legionella pneumophila.
D Streptococcus pneumoniae.
E Staphylococcus aureus.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000081728
Questão 133 Bactérias gramnegativas Penicilinas
Uma mulher de 64 anos está internada na enfermaria e recebendo a seguinte prescrição médica: -Dieta oral branda.; -Sinais
vitais 4/4 h.; -Soro siológico 0,9% 500 ml IV nas 24 h.; -Piperacilina/Tazobactan 4,5 g IV 6/6 h.; -Enoxaprina 40 mg/dia.; -
Dipirona 1 g IV até 4/4 h SOS. Para qual das situações abaixo esta prescição deveria, idealmente, ser usada?
A infecção por Klebsiella pneumoniae produtora de betalactamase de espectro estendido.
B infecção por Klebsiella pneumoniae não produtora de betalactamase de espectro estendido.
C infecção por Staphyllococcus aureus resistente à vancomicina.
D infecção por Staphyllococcus aureus resistente à oxacilina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076388
Questão 134 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Paciente de 72 anos, portador de DM tipo II e HAS controlada com 3 medicações diferentes, procura ambulatório com
tosse seca, febre de 37° C há 3 dias, dor precordial e dispnéia moderada, mesmo em repouso. Ausculta pulmonar com
estertores em parte anterior de HTE. Fez uso de Amoxacilina há 2 meses por 14 dias para sinusite. Diante da hipótese
diagnóstica, qual o antibiótico de escolha?
A Azitromicina
B Amoxacilina
C Levofloxacino
D Eritromicina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070768
Questão 135 Ef eitos adversos
A surdez pode ser efeito colateral do uso de:
A Ampicilina. 
B Gentamicina.
C Rifampicina. 
D Cloranfenicol.
E Imipenem.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000068776
Questão 136 Bactérias grampositivas Diagnóstico e tratamento de erisipela e celulite
Paciente de 25 anos, sem comorbidades, é avaliado na Unidade de Saúde da Família de Petrópolis com quadro de dor,
calor e hiperemia em dorso de mão direita 72 horas “após picada de mosquito”. Nega febre ou calafrios, mas relata piora
evolutiva a despeito do uso de loratadina 10mg/dia. Quais as principais bactérias envolvidas e qual a melhor droga para
tratamento dentre as alternativas abaixo?
A S. aureus e S. epidermidis. Penicilina Benzatina.
B S. aureus e S. pyogenes. Penicilina Benzatina.
C S. epidermidis e S. pyogenes. Cefalexina.
D S. pyogenes e S. aureus. Cefalexina.
4000065129
Questão 137 Glicopeptídeos
Assinale a alternativa que apresenta antibioticoterapia inicial apropriada para bacteremia por Staphylococcus aureus
resistente à meticilina (MRSA) complicada.
A Oxacilina.
B Daptomicina. 
C Sulfametoxazol-trimetoprima.
D Clindamicina.
E Linezolida. 
4000064304
Questão 138 Carbapenêmicos
Paciente feminina de 70 anos, em pós-operatório recente de artroplastia de joelho, apresenta piora clínica importante e é
transferida para leito de terapia intensiva, com hipótese diagnóstica de sepse de foco urinário. Conforme protocolo do
hospital, realizou-se coleta adequada de exames laboratoriais e de culturas com antibiograma, com início precoce de
antibioticoterapia empírica, e demais condutas pertinentes ao quadro apresentado. Após 24 horas, no entanto, houve
positivação de hemoculturas com crescimento de Klebsiella pneumoniae produtora de beta-lactamase de espectro
estendido (ESBL). Nesse caso, o esquema terapêutico adequado é:
A Aztreonam.
B Cefepima.
C Linezolida. 
D Ceftriaxona + clindamicina. 
E Meropenem
4000064281
Questão 139 Microbiologia e Antimicrobianos
Paciente de 32 anos, sexo masculino, procura assistência médica devido à febre, dor de garganta e linfonodomegalia
cervical de início há 10 dias. Hemograma com presença de 15% de linfócitos atípicos. Qual dos agentes etiológicos abaixo
NÃO tem relação com a presença dos linfócitos atípicos?
A Vírus HIV.
B Citomegalovírus.
C Vírus herpes simples tipo 6.
D Vírus Epstein-Barr.
E Streptococcus pyogenes.
4000064248
Questão 140 Microbiologia e Antimicrobianos
Nas condições de saúde orgânica, quais dos agentes patogênicos abaixo são encontrados na ora normal da espécie
humana:
A Mycoplasma sp
B Haemophilus sp
C Aspergillus sp
D Fungos do gênero Candida
E Trichomonas vaginalis
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061883
Questão 141 Antibacterianos
Sobre os antimicrobianos e mecanismos de ação, assinale a alternativa CORRETA. 
A A ação dos antibióticos beta-lactâmicos em seus receptores depende não somente de sua afinidade pelas PBP's,
mas também da possibilidade das drogas chegarem ao seu local de ação.
B O cloranfenicol é droga bactericida por excelência, porém exerce ação bacteriostática sobre o pneumococo e
o menigococo.
C Nas bactérias gram-negativas, a parede celular é uma estrutura simples, formada por uma espessa camada do
peptideoglicano, o qual se situa imediatamente por fora da menbrana citoplasmática.
D As sulfonamidas são drogas essencialmente bactericidas.
E As pelicilinas, cefalosporinas e outras beta-lactaminas, a fosfomicina, a bacitracina, a vancomicina e outros
glicopeptídeos são antibióticos que interferem na permeabilidade da membrana citoplasmática.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053568
Questão 142 Colecistectomia Penicilinas
O(s) antibiótico(s) de escolha para um paciente submetido à videocolecistectomia por colecistite aguda, que é alérgico à
penicilina, é (são):
A Ceftriaxona. 
B Vancomicina + fluconazol.
C Ertapenem. 
D Clindamicina.
E Fluoroquinolona + metronidazol.
4000038797
Questão 143 Linf ogranuloma venéreo Bactérias atípicas
A Clamídia Trachomatis é agente etiológico do(a):
A Gonorréia
B Sífilis
C Linfogranuloma venéreo
D Trichomoníase
4000034604
Questão 144 Bactérias gramnegativas Gonococo
A Gonorréia é diagnosticada laboratorialmente pelo achado de:
A Diplococo Gram negativo extracelular
B Diplococo Gram positivo intracelular
C Diplococo Gram negativo intracelular
D Diplococo Grampositivo extracelular
4000034497
Questão 145 Uso racional de antimicrobianos
O uso indiscriminado de antimicrobianos é um fator importante na seleção de micro- organismos multirresistentes. Neste
contexto, que antibiótico é compatível com o quadro clínico, cuja prescrição seja embasada no uso racional dos
antimicrobianos?
A Sulfametoxazol/trimetoprim - bacteriúria assintomática em idosos.
B Penicilina G Benzatina - uretrite gonocóccica.
C Cefotaxima e ampicilina - sepse neonatal.
D Meropenem e vancomicina - apendicite aguda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024198
Questão 146 Mecanismos de resistência Antibacterianos
Com relação à escolha de antimicrobianos, qual associação é a mais adequada?
A S. aureus sensível à meticilina - ampicilina.
B S. aureus sensível à meticilina - cefazolina.
C S. aureus resistente à meticilina - ciprofloxacino.
D S. aureus resistente à meticilina - claritromicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023638
Questão 147 Princípios da terapia antimicrobiana
Os antimicrobianos correspondem a uma classe de fármacos que é consumida frequentemente em hospitais e na
comunidade. Entretanto, são os únicos agentes farmacológicos que não afetam somente aos pacientes que os utilizam, mas
também interferem de forma significativa no ambiente hospitalar por alteração da ecologia microbiana. O conhecimento dos
princípios gerais que norteiam o uso de antimicrobianos, assim como das propriedades e características básicas dos
antimicrobianos disponíveis, são essenciais para uma escolha terapêutica adequada. Está ADEQUADO
A que através dos conhecimentos de farmacocinética e das características do microrganismo frente ao
antimicrobiano é possível adequar posologia, via de administração e intervalo entre cada dose, visando melhorar
o resultado terapêutico e, ao mesmo tempo, reduzir a probabilidade de desenvolver efeitos tóxicos potenciais. 
B para que o antimicrobiano exerça sua atividade, primeiramente deverá atingir concentração ideal no local da
infecção, ser incapaz de atravessar, de forma passiva ou ativa, a parede celular, apresentar afinidade pelo sítio de
ligação no interior da bactéria e permanecer tempo suficiente para exercer seu efeito inibitório.
C que a farmacocinética estuda a atuação do antimicrobiano no exterior do organismo a partir dos parâmetros de
velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.
D que após a administração de dose padronizada de um antimicrobiano, sua concentração plasmática aumenta
rapidamente até atingir a concentração sérica máxima; depois disso, na medida em que se distribui entre os
tecidos e é eliminado ou metabolizado, sua concentração no sangue vai diminuindo progressivamente até se
tornar efetiva. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019500
Questão 148 Antibacterianos
Analisando-se a sensibilidade dos antibióticos, é correto afirmar:
A a ampicilina/sulbactam é pouco ativa contra anaeróbios e enterococcus; 
B ceftazidima é uma cefalosporina com boa atividade contra gram-negativos, principalmente frente à Pseudomonas
aeruginosa;
C o aztreonam é bem ativo contra gram-negativos e gram-positivos, mas pouco ativo contra anaeróbios;
D a moxifloxacina é uma quinolona de quarta geração, de espectro estendido, dose única diária, com um diferencial
dentro da classe de possuir boa atividade frente ao Staphylococcus aureus meticilina-resistente;
E o ertapenem é um carbapenêmico com meia vida mais longa que o imipenem, podendo ser administrado,
também, por via intramuscular, porém pouco ativo contra anaeróbicos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000014019
Questão 149 Tratamento Clínico Microbiologia e Antimicrobianos
Paciente com diagnóstico de pancreatite aguda grave e piora clínica no sétimo dia de tratamento.Tomogra a de abdome
com extensa necrose pancreática. Dos antibióticos a seguir, qual é a primeira escolha para esse caso?
A Cefriaxona; 
B Imipenem;
C Ampicilina + cefazolina;
D Metronidazol + ampicilina.
4000003407
Questão 150 Betalactâmicos
Quais classes de antibióticos pertencem aos betalactâmicos? 
A Penicilinas, carbapenens e cefalosporinas. 
B Cefalosporinas, glicopeptídeos e macrolídeos. 
C Quinolonas, oxazolidinonas e ketolideos. 
D Penicilina, bacitracina, cloranfenicol. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119843
Questão 151 Espectro de ação e indicações clínicas
As fluoroquinolonas estão indicadas, EXCETO nas:
A Infecções estreptocócicas.
B Infecções urinárias.
C Infecções pulmonares graves. 
D Prostatites.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000119688
Questão 152 Ef eitos adversos
Paciente em tratamento para ITU após 2 semanas do uso do antibiótico desenvolveu uma ruptura do tendão de aquiles.
Qual deve ser o antibiótico que a paciente utilizou?
A Macrolideo.
B Penicilina.
C Quinolona.
D Imidazolico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000118696
Questão 153 Inativação enzimática
A administração de antibiótico junto com inibidor de betalactamases tem o objetivo de:
A Evitar a quebra da membrana celular da bactéria responsável pela infecção.
B Provocar a quebra do anel betalactâmico da parede celular bacteriana e provocar a lise do microorganismo.
C Inibir a quebra do anel betalactâmico do antibiótico pelas betalactamases produzidas pelas bactérias.
D Provocar a quebra do anel betalactâmico do antibiótico pelas betalactamases produzidas pelas bactérias.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000117085
Questão 154 Princípios da terapia antimicrobiana Antibacterianos Monitoramento f armacocinético
Os grá cos abaixo denotam situações clínicas em que foram utilizadas associações de antimicrobianos. Pelos grá cos, é
possível afirmar que a associação entre antimicrobianos.
A A e B é sinérgica.
B C e D é indiferente.
C C e D é sinérgica.
D E e F é antagônica.
E A e B é antagônica.
4000115806
Questão 155 Carbapenêmicos
Sobre os carbapenêmicos, assinale a alternativa incorreta:
A O imipenem-cilastatina pode reduzir o limiar convulsivo, levando ao aparecimento deconvulsões. Esse efeito é
mais frequentemente observado durante o uso de meropenem
B O ertapenem é uma alternativa para tratamento de infecções por Klebsiellapneumoniae produtoras de
betalactamases de espectro estendido
C O ertapenem, em contraste com os outros carbapenens, não tem atividade confiávelcontra Pseudomonas
aeruginosa e Acinetobacter spp
D O meropenem não apresenta nefrotoxicidade
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107097
Questão 156 Ef eitos adversos
Um homem de 38 anos de idade apresenta-se com endocardite infecciosa de uma valva aórtica nativa bicúspide. A cultura
sangüínea apresentou estreptococos completamente sensíveis à penicilina. O paciente não faz uso de penicilina desde a sua
infância, mas não se lembra de ter apresentado reação a esse antibiótico. Você prescreve penicilina, 3 milhões de unidades
IV, a cada 4 horas, por quatro semanas. Aproximadamente três horas a primeira dose intravenosa, ele desenvolve urticária
generalizada com alguma coceira nos olhos e lábios, mas sem nenhuma di culdade para respirar. Qual dos seguintes
procedimentos é o mais apropriado para esse paciente?
A Levofloxacino.
B Azitromicina.
C Ceftriaxona.
D Vancomicina.
E Penicilina, após dessensibilização.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106914
Questão 157 Antibacterianos
Jovem feminina se encontrava internada no hospital com quadro de importante infecção de foco abdominal. Nesse
aspecto, o tratamento estava sendo conduzido pela cirurgia geral, porém você foi chamado para oferecer parecer
relacionado à queda do débito que complicou o caso clínico. Ao avaliar a prescrição, assinale a alternativa em que a
medicação NÃO interage com a disfunção renal.
A Amicacina.
B Ceftriaxona.
C Metronidazol.
D Cefalotina.
Essa questão possui comentário do professorno site 4000103550
Questão 158 Antibacterianos
Adulto masculino procurou seu posto de saúde com febre, dores torácicas e mal- estar há dois dias. Sendo iniciado
tratamento para infecção respiratória baseado no quadro clínico que demonstrava estertores em base direita do pulmão. Foi
também solicitado radiogra a. Porém, o paciente evoluiu com deterioração clínica e o procurou no dia seguinte quando
você se encontrava de plantão no hospital. Nesse momento, sua classi cação passou a ser a pneumonia comunitária grave
sendo, então, proposto novo tratamento antimicrobiano. Uma de suas opções de tratamento antimicrobiano interage
diretamente no DNA bacteriano, sendo representada por:
A Azitromicina.
B Meropenem.
C Moxifloxacino.
D Cefepime.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000103539
Questão 159 Antibacterianos
Jovem, 30 anos de idade, procurou hospital com febre, tosse purulenta e dispneia há dois dias. Seu exame físico
demonstrava estertores creptantes no pulmão direito. Foi diagnosticada como pneumonia comunitária, mas considerada
grave pela taquipneia e di culdade respiratória como um todo. Foi realizado, então, um debate a respeito de como abordar
esse tipo de infecção, sendo que você foi um dos que participaram. Acerca disso, aponte a alternativa contendo o
antimicrobiano que NÃO interfere diretamente na síntese proteica do metabolismo bacteriano.
A Ceftriaxone.
B Levofloxacino.
C Claritromicina.
D Eritromicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000103470
Questão 160 Aminoglicosídeos Rabdomiólise Rabdomiólise
Paciente com insuficiência renal agudo devido rabdomiólise. 
São causas de rabdomiólise, EXCETO:
A Sepse.
B Cocaína.
C Estatinas.
D Veneno de cobras.
E Aminoglicosídeo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000096549
Questão 161 Pneumonia adquirida na comunidade PAC Bactérias atípicas
Suspeita-se que um paciente com a doença de Hodgkin tenha meningite. Dos agentes etiológicos a seguir, a causa
bacteriana comum é:
A Listeria monocytogenes.
B Staphylococcus aureus.
C Estreptococos do grupo A.
D Pseudomonas aeruginosa.
4000093693
Questão 162 Bactérias atípicas Tratamento e prof ilaxia Diagnóstico
Paciente de 24 anos, com SIDA, consultou por dispneia progressiva e febre. Raio X de tórax mostrou in ltrados bilaterais, a
gasometria revelou hipoxemia arterial e o nível de LDH estava elevado. Apresentava CD4 de 22 céls/mm³ e histórico de
pneumocistose há 6 meses. Com base no caso, considere as assertivas abaixo:
I - O resultado positivo de PCR para Pneumocystis jiroveci confirma o diagnóstico de pneumocistose;
II - É imperativo o início de sulfametoxazol + trimetoprima como terapêutica empírica na ausência de reação alérgica prévia
conhecida;
III - Pneumonia por Legionella pneumophila deve ser considerada no diagnóstico diferencial.
Quais são CORRETAS?
A Apenas I.
B Apenas II.
C Apenas III.
D Apenas II e III.
E I, II e II.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000093318
Questão 163 Macrolídeos Coqueluche
Em um adulto jovem com quadro de tosse paroxística há 5 dias, no qual suspeita-se, por dados epidemiológicos, de
infecção por Bordetella pertussis, recomenda-se o uso de um dos antibióticos abaixo, EXCETO:
A Claritromicina.
B Eritromicina.
C Azitromicina.
D Sulfametoxazol-trimetoprim. 
E Amoxicilina. 
4000088034
Questão 164 Ef eitos adversos
Qual dos efeitos colaterais abaixo pode ocorrer com uso de Azitromicina?
A Taquicardia sinusal.
B Taquicardia supraventricular paroxistica.
C Torsades de pointes.
D Taquicardia ventricular.
E Fibrilação atrial.
4000087735
Questão 165 Bactérias gramnegativas Agentes etiológicos
O tipo de bactéria mais frequentemente encontradas nas peritonites é
A Flora do tipo misto.
B Bactérias gram negativas.
C Bactérias anaeróbicas gram positivas.
D Bacteróides fragilis.
E Klebsiella sp
4000085100
Questão 166 Microbiologia e Antimicrobianos
O uso indiscriminado de antibióticos e o uso prolongado de ventilação mecânica em pacientes internados em Unidades de
Terapia intensiva tem contribuído para infecções e até situações de surto de pneumonia por Acinetobacter baumanii, que
são cocobacilos, com capacidade de adquirir determinantes de resistência a antibióticos. Das opções abaixo, qual delas
está correta em relação ao tratamento de infecções causadas por Acinetobacter baumanii?
A O meropenem é amplamente usado na pneumonia associada ao respirador, pois a resistência aos carbapenens é
muito baixa.
B A amicacina deve ser evitada, uma vez que a amicacina é inativada pelo Acinetobacter baumanii.
C A tigeciclina é uma boa opção quando há infecção urinária por cepas resistentes ao carbapenens.
D O Sulfametoxazol-T rimetoprima pode constituir uma opção para a infecção do trato urinário ou infecção de
ferida.
E O Sulbactam pode constituir atividade intrínseca contra Acinetobacter baumanii ligado à inibição da B-lactamase.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000076451
Questão 167 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Um paciente de 20 anos é internado na UTI devido a quadro de brose cística, para tratamento de infecção respiratória
grave. Considerando as principais bactérias que colonizam as vias aéreas dos portadores de brose cística, das opções
abaixo, escolha o melhor fármaco para tratamento empírico:
A amoxicilina + sulbactam + clindamicina.
B levofloxacino + claritromicina.
C levofloxacino.
D ertapenem.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069728
Questão 168 Classif icação bacteriana
 Glomerulonefrite, nefropatia por lgA, síndrome de Guillain-Barré, eritema nodoso e anemia hemolítica são complicações
extraintestinais relacionadas ao seguinte patógeno:
A Clostridium difficile.
B Salmonella.
C Shigella.
D Campylobacter.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065063
Questão 169 Cef alosporinas Tratamento
Com relação à cirrose hepática na presença de ascite, qual é o agente terapêutico de uso mais comum na ocorrência de
peritonite bacteriana espontânea?
A Amoxicilina com clavulanato. 
B Neomicina. 
C Cefotaxima.
D Metronidazol. 
E Ciprofloxacino.
4000061488
Questão 170 Cef alosporinas Tratamento
Qual é o antimicrobiano a ser escolhido para o tratamento da peritonite bacteriana espontânea?
A Metronidazol. 
B Quinolona. 
C Cefalosporina de 1ª geração.
D Cefalosporina de 2ª geração.
E Cefalosporina de 3ª geração.
4000061161
Questão 171 Antif úngicos
Paciente do sexo feminino, 34 anos, portadora de asma brônquica, procura assistência médica devido à odinofagia e
disfagia de início há 10 dias. Foi submetida à endoscopia digestiva alta com achados endoscópicos sugestivos de esofagite
secundária a cândida. Qual medicamento é o mais apropriado para o tratamento dessa paciente? 
A Aciclovir.
B Pantoprazol. 
C Ranitidina. 
D Fluconazol.
E Ganciclovir.
4000057548
Questão 172 Ef eitos adversos
Está associada à síndrome do homem vermelho, uma reação ana lactoide relacionada à histamina, caracterizada por rubor,
erupção maculopapular difusa e hipotensão. Raramente, parada cardiorrespiratória pode estar associada com infusão
endovenosa rápida do medicamento. Essas reações geralmente podem ser evitadas pela redução da velocidade de
administração da droga. Qual é a droga mencionada?
A Meropenem.
B Ceftriaxona. 
C Metronidazol. 
D Vancomicina.
E Sulfametoxazol. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057379
Questão 173 Mecanismo de ação
Quando indicamos um tratamento antimicrobiano, é importante o conhecimento do mecanismo de ação de que dispomos,
a m de adequar a conduta frente à indicação da provável etiologia da infecção a ser tratada. Assim, aponte a alternativa em
que a medicação NÃO baseia sua ação na síntese proteica da bactéria.
A Macrolídeos.
B Quinolonas.
C Penicilina.
D Tetraciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056807
Questão 174 Bactérias gramnegativasCistite Cistite
Gestante de 26 semanas traz urocultura com contagem de colônias indicando Proteus mirabilis. O antibiograma deverá
mostrar resistência a: 
A Nitrofurantoína.
B Norfloxacino.
C Cefazolina.
D Fosfomicina.
E Amoxicilina-clavulanato.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000047424
Questão 175 Classif icação de risco Betalactâmicos Diagnóstico
Podemos afirmar que é CORRETO:
A Administrar penicilina cristalina endovenosa como primeira opção na difteria, doença meningocócica e
endocardite bacteriana por estreptococo viridans.
B Considerar diagnóstico de tuberculose pulmonar ativa quando há imagem pulmonar duvidosa, mas com 1 teste
cutâneo turberculinico positivo e 1 baciloscopia direta positiva e outra negativa. 
C Considerar benigna a evolução de um caso de dengue com plaquetopenia, elevação do hematócrito,
hipoalbuminemia e aumento do ácido lático.
D Tratar a neurite pós-herpética com aciclovir.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000035635
Questão 176 Antibacterianos
Acerca das infecções estafilocócicas marque a alternativa INCORRETA:
A A linezolida é uma excelente opção para o tratamento das infecções de corrente sanguínea
B Nas infecções pulmonares por cepas oxacilina-resistentes, a linezolida é preferível em relação à vancomicina,
principalmente em locais onde a vancocinemia não é disponível
C A daptomicina está indicada para tratamento de infecções de corrente sanguínea por cepas oxacilina-resistentes
D Sempre que possível, as infecções estafilocócicas devem ser tratadas com as drogas específicas, oxacilina,
vancomicina, daptomicina, linezolida ou teicoplanina, dependendo do sítio da infecção e do resistência da cepa
E A oxacilina deve ser a droga de escolha para as infecções por cepas sensíveis, mesmo se tratando de infecções
graves e choque séptico
Essa questão possui comentário do professor no site 4000026044
Questão 177 Antibacterianos
Jovem, 15 anos de idade, procurou hospital com histórico de estrangúria e febre há um dia. Seu exame de urina demonstrou
provável infecção, sendo inicialmente classi cada como pielonefrite. Diversos antimicrobianos foram inicialmente propostos
como adequados, mas ocorreu uma CONTRAINDICAÇÃO, justificada pela seguinte alternativa. Indique-a:
A Cefalexina não atinge boa concentração urinária.
B Cotrimoxazol fica contraindicado pela idade.
C Ciprofloxacino impregna dentes.
D Quinolonas podem potencialmente lesar disco epifisário.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021036
Questão 178 Mecanismo de ação
Jovem de 23 anos de idade procurou o hospital com febre, tosse produtiva purulenta há dois dias. Seu exame físico
demonstrava estertores do lado direito do tórax. Radiogra a demonstrava importante bronca pneumonia. Foi optado por
antimicrobiano oral e reavaliação em 24 horas. O tratamento proposto foi com Quinolona Respiratória, que:
A Não atua bem contra patógenos sem parede celular. 
B Não atua bem contra bactérias produtoras de betalactamase. 
C Atua de maneira a destruir a parede celular bacteriana primordialmente.
D Atua por interação com DNA bacteriano. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000020961
Questão 179 Tratamento Antibacterianos
Jovem de 34 anos de idade procura hospital com quadro de tosse produtiva amarelada e febre, além de dor pleural. Na
ausculta, encontramos estertores creptantes em base de pulmão direito. Seu diagnóstico é o de Pneumonia. Qual das
opções abaixo listadas NÃO apresenta cobertura para bactérias ditas atípicas?
A Azitromicina.
B Amoxacilina + Clavulanato.
C Moxifloxacino. 
D Tetraciclina. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000006404
Questão 180 Antibacterianos
Jovem primigesta, 23 anos de idade, procurou o hospital com quadro de estrangúria e febre. A obstetrícia pediu seu
parecer clínico. Durante avaliação, você encontrou uma dor lombar e pélvica, e solicitou USG de vias urinárias, que foi
normal, e um exame de urina, que demonstrou piúria. Qual das medicações abaixo listadas, apesar de adequada ao
tratamento de pielonefrite, deve ser contraindicada por risco de lesão óssea fetal?
A Ceftriaxona. 
B Ciprofloxacino.
C Cloranfenicol.
D Amicacina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000006385
Questão 181 Farmacologia Farmacologia Farmacologia
Ao realizar prescrições para pacientes internados, há necessidade frequente de ajuste de drogas para aqueles com
insuficiência renal. 
Para paciente portador de insuficiência renal, o ajuste de dose é necessário para qual antibiótico?
A Oxacilina.
B Cefepima.
C Ceftriaxone.
D Azitromicina.
E Moxifloxacina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000002275
Questão 182 Aminoglicosídeos Cef alosporinas Quinolonas
Em relação à oftalmia neonatal, estando disponível apenas o diagnóstico clínico, toda criança com oftalmia neonatal deve
receber tratamento para gonococo (principalmente) e clamídia. A conjuntivite pode ser também um marcador de uma
infecção neonatal generalizada. Deve ser excluída infecção sistêmica, instituindo-se medidas para prevenção de infecção
hospitalar. A mãe e a parceria sexual devem ser tratadas para gonorreia e infecção por clamídia, submetidas a exame genital
e testadas para sí lis, HIV e HBV. Na suspeita de infecção pela C. trachomatis, o antibiótico de escolha para tratamento
pertence ao grupo de:
A Quinolonas.
B Cefalosporinas.
C Aminoglicosídeos.
D Macrolídeos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126544
Questão 183 Microbiologia e Antimicrobianos
Assinale a afirmativa correta:
A infecções por clostrídios são essencialmente doenças produzidas por toxinas. 
B a presença de bactérias anaeróbicas no trato gastrointestinal se relaciona sempre com necessidade imediata de
iniciar antimicrobianos em altas doses. 
C a transmissão entre seres humanos da Neisseria meningitidis (meningococo) se dá pelo contato próximo de
gotículas respiratórias e especialmente por ferimentos corto-perfurantes.
D a Neisseria gonorrhoeae é o agente causador da gonorreia, infecção frequente e sexualmente transmitida,
podendo apresentar complicações graves no sexo masculino(uretrite, epididimite, infertilidade), porém, de pouca
repercussão no sexo feminino devido ao menor comprimento da uretra. 
4000113792
Questão 184 Inf ectologia
Sobre as doenças pulmonares infecto-contagiosas, que são motivos frequentes de atendimentos ambulatoriais e de
emergência, assinale a alternativa correta:
A o exame histológico de tecido pulmonar, mostrando alvéolos repletos de edema, exsudatos celulares e
diplococos gram positivos na coloração de hematoxilina-eosina é compatível com o mais frequente agente
causador de pneumonia adquirida da comunidade, o staphylococcus pneumoniae.
B as vacinas polissacarídeas estimulam respostas de células B (anticorpos tipo específicos) e desenvolvem resposta
imunológica permanente e com eficácia superior a 90%.
C a resistência dos pneumococos aos antibióticos mais usados no tratamento das pneumonias (beta-lactâmicos;
macrolídeos; fluoroquinolonas) deve-se, unicamente, à presença das chamadas proteínas ligantes de penicilina.
D na infecção pulmonar, o pneumococo ativa o complemento e citocinas, provoca exsudato alveolar, provoca
recrutamento de leucócitos polimorfonucleares, amplifica a resposta inflamatória mediada pela pneumolisina (
toxina bacteriana ) e por componentes da parede celular desta bactéria.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000113777
Questão 185 Uso racional de antimicrobianos
Menina, 10 anos, levada ao serviço pelo responsável, tem bacterioscopia vaginal com presença de cocos e bacilos Gram+;
assintomática. Melhor conduta:
A Cefalosporina via oral.
B Antiboticoterapia tópica.
C Tratamento oral e local combinados.
D Expectante.
E Repetir exame.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110137
Questão 186 Pielonef rite Pielonef rite
Paciente, sexo feminino, 42 anos,apresenta-se à UBS com febre de 40 graus Celsisus, dor no anco, leve tontura, náuseas,
e > 10³ UFC/ml de Escherichia coli na cultura da urina. 
O tratamento mais adequado para o caso apresentado é:
A Gatifloxacina por via intravenosa e depois oral por 14 dias;
B Infusão de dopamina por via intravenosa;
C Dose única de cipofloxacina;
D Ampicilina oral por 21 a 28 dias.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000107964
Questão 187 Antibacterianos
Gestante com queixa de tosse produtiva e febre há 4 dias, evoluindo com piora do estado geral, está sendo internada com
diagnóstico de pneumonia grave. Durante a seleção do tratamento, foi lembrado da necessidade do uso de medicações
menos lesivas ao feto. Dos antibióticos a seguir, indique a alternativa que apresenta o grupo que NÃO apresenta qualquer
interação com a gestação.
A Cefalosporinas.
B Aminoglicosídeos.
C Penicilinas.
D Vancomicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106608
Questão 188 Bactérias grampositivas Diagnóstico Espectro de ação e indicações clínicas
Um paciente hipertenso e diabético foi admitido na enfermaria de clínica médica devido a febre. Ele vinha realizando
hemodiálise nas últimas 2 semanas. Ao exame, apresenta-se em regular estado geral, presença de um cateter venoso
central, pulmões limpos e ausculta cardíaca sem alterações. Foi iniciado tratamento com vancomicina e gentamicina, e o
cateter foi removido. Hemocultura foi positiva para S. aureus, sensível a oxacilina. A vancomicina foi então substituída por
oxacilina, após 2 dias de uso. Após mais dois dias de tratamento, o paciente ainda estava febril e novas hemoculturas
continuavam positivas. Qual o manejo mais apropriado para o caso acima?
A Retornar o uso de vancomicina em substituição à oxacilina.
B Associar rifampicina ao esquema terapêutico.
C Solicitar avaliação da infectologia.
D Solicitar ecocardiograma.
E Manter o esquema terapêutico.
4000096066
Questão 189 Bactérias gramnegativas Cistite Cistite
Nas infecções do trato urinário adquiridas na comunidade, o agente etiológico mais comum é:
A Escherichia coli. 
B Stafilococcus aureus.
C Klebsiella.
D Proteus sp.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000081500
Questão 190 Aminoglicosídeos
Entre os agentes farmacológicos a seguir, um deles é o menos indicado para uso em apresentação tópica contra infecções
cutâneas causadas presumivelmente por germes gram-positivos. Esse agente é:
A Neomicina.
B Ácido fusídico.
C Mupirocina.
D Gentamicina.
4000077896
Questão 191 Cef alosporinas
A cefalosporina de terceira geração de largo espectro e antipseudomonas é denominada:
A Cefazolina
B Cefalotina
C Cefepima
D Cefoxitina
E Cefuroxima
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064291
Questão 192 Antibacterianos
Um paciente portador de linfoma não Hodgkin desenvolveu infecção do cateter totalmente implantado, com posterior
bacteremia e pneumonia, por Staphylococcus aureus. Evoluiu com agravamento do quadro, necessidade de ventilação
mecânica e hemodiálise. Sua contagem de leucócitos está normal, mas apresenta plaquetopenia moderada. Qual é a melhor
opção de antibioticoterapia para esse caso?
A Daptomicina
B Teicoplamina.
C Linezolida. 
D Vancomicina.
E Tigeciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060904
Questão 193 Quadro clínico Bactérias atípicas
Mulher de 72 anos de idade é admitida na unidade de tratamento intensivo com insu ciência respiratória. Ela apresenta
febre, entorpecimento e consolidação parenquimatosa bilateral visualizada à radiogra a de tórax. Com relação ao
diagnóstico da pneumonia por Legionella, qual das alternativas é verdadeiras? 
A Anticorpos de fase aguda e de convalescência não são utéis pela existência de vários sorotipos.
B A Legionella nunca pode ser visualizada ao teste de Gram.
C A dosagem de antígenos contra Legionella na urina se mantém útil mesmo após o uso de antibióticos.
D PCR para a identificação de DNA da Legionella é considerado o teste "padrão-ouro" para o diagnóstico.
E Todas as alternativas anteriores.
4000060884
Questão 194 Antibacterianos
Qual dentre os antibióticos abaixo, exige a redução de sua dosagem em pacientes com quadro de insuficiência renal?
A Clindamicina
B Rifampicina 
C Metronidazol
D Vancomicina 
E Eritromicina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060794
Questão 195 Antibacterianos
Fatores do paciente têm grande importância na escolha de um antimicrobiano já que podem in uenciar na sua e cácia,
estando também associados à maior incidência de efeitos colaterais. Associe as situações em que esses fatores in uenciam
a escolha da droga, a via de administração e escolha a alternativa com a sequência correta: 
[ I ] Idosos; 
[ II ] Recém-nascidos; 
[ III ] Pacientes diabéticos; 
[ IV ] Pacientes imunodeprimidos; 
[ ] Preferir drogas bactericidas em detrimento das bacteriostáticas; 
[ ] Podem apresentar reduções nas funções hepática e renal, o que aumenta o risco de reações adversas; 
[ ] Podem ter redução na absorção de drogas por via intramuscular; 
[ ] O uso de quinolonas pode estar associado à alterações em cartilagens.
A II, III, I e IV
B IV, I, III, II
C I, III, IV e II
D III, IV, II e I
E As alternativas acima estão incorretas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053358
Questão 196 Tratamento
Paciente com comorbidade respiratória (DPOC), que apresenta quadro clínico e radiológico de pneumonia, deve ser
tratado, preferencialmente, com:
A Amoxicilina oral.
B Macrolídeo.
C Cefalosporina de 3ª geração.
D Cefalosporina de 1ª geração.
E Quinolona anti-pneumocócica
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053279
Questão 197 Cloranf enicol
O efeito colateral conhecido por síndrome do bebê cinzento é causado pelo antibiótico:
A penicilina.
B cloranfenicol.
C vancomicina.
D tetraciclina.
E eritromicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000051480
Questão 198 Cef alosporinas Tratamento
As meningites bacterianas agudas são infecções graves, potencialmente fatais e que acometem com maior frequência
crianças com idade inferior a 5 anos. Considerando os dados atuais sobre a sensibilidade aos antimicrobianos dos agentes
etiológicos - meningococo, pneumococo e Haemophilus in uenzae - no Brasil, o esquema antimicrobiano empírico mais
adequado para o tratamento dessas infecções é:
A Ceftriaxona.
B Penicilina cristalina.
C Ampicilina.
D Vancomicina.
E Ciprofloxacino.
4000042751
Questão 199 Antibacterianos
Em relação à antibioticoterapia, assinale a afirmativa INCORRETA.
A A ceftriaxona, cefalosporina de 3ª geração, é indicada no tratamento da meningite bacteriana. 
B A meningite bacteriana pode ser tratada com a associação de ceftriaxona e vancomicina.
C O carbapenêmico ertapenem é muito utilizado no tratamento da pneumonia nosocomial, tendo bom espectro de
ação contra a Pseudomonas aeruginosa.
D A ampicilina/sulbactam tem ação contra a bactéria Acinetobacter baumannii.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000040281
Questão 200 Mecanismos de resistência
Uma bactéria (sp) pode ser tornar resistente à cefalosporina por alterações bioquímicas, como:
A Transformação da substância ativa em "inativa" por ação de enzimas produzidas por formas resistentes do
microorganismo.
B Alteração do sítio-alvo da droga no agente bacteriano. 
C Perda da permeabilidade celular à droga.
D Elevação das concentrações de metabólito que antagonize a droga inibidora.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000039036
Questão 201 Antibacterianos
São exemplos de antibióticos que agem como inibidores da síntese da parede celular: 
A Bacitracina e vancomicina.
B Polimixina e ionoforos. 
C Quinolonas e rifampicina.
D Estreptomicina e cloranfenicol. 
4000038955
Questão 202 Tratamento Uso racional de antimicrobianos Tratamento
Paciente etilista, internado em hospital do interiordevido a quadro de pneumonia aspirativa após convulsão por abstinência
alcoólica. No 15ª dia de internação, o paciente evoluiu com insu ciência respiratória com necessidade de ventilação
mecânica. Observada celulite no braço direito. Foram colhidas culturas do aspirado traqueal e hemoculturas. O paciente foi
transferido para a capital no 18ª dia e você o admitiu. O relatório de transferência dizia que no aspirado traqueal cresceu
Klebsiella pneumoniae com sensibilidade apenas para carbapenêmicos. Na hemocultura cresceu Staphylococcus aureus em
3 amostras com sensibilidade à oxacilina. A tomogra a de tórax apresentou imagem sugestiva de abscesso pulmonar.
Considerando o caso clínico descrito, assinale a alternativa que apresenta o MELHOR esquema antibiótico a ser dado a
este paciente:
A Meropenem, oxacilina e clindamicina
B Meropenem e clindamicina
C Meropenem
D Meropenem e oxacilina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000038135
Questão 203 Bactérias grampositivas Inf ecções relacionadas à assistência à saúde IRAS
Mecanismos de resistência
Paciente, 18 anos, é admitida em Unidade Coronariana de hospital público devido a infarto agudo do miocárdio. No terceiro
dia de internação, apresenta temperatura axilar de 38°C e leucometria de 16.000/mm³ com 10% de bastões. Ao exame
físico, é detectada área de hiperemia, calor e dor em trajeto de veia periférica relacionada à inserção de cateter vascular.
Para investigação diagnóstica, são enviadas duas amostras de sangue para hemoculturas. Estas detectaram crescimento de
Staphylococcus aureus sensível à oxacilina e vancomicina. Dentre os antimicrobianos citados abaixo, a principal opção
terapêutica para tratamento da infecção causada por esse micro-organismo é:
A Teicoplanina.
B Vancomicina.
C Linezolida. 
D Oxacilina.
E Sulfametoxazol/trimetoprim.
4000031136
Questão 204 Tratamento Antibacterianos
Qual dos antimicrobianos se mostra inefetivo para o tratamento de bactérias sem parede celular (atípicas) causadoras de
pneumonia?
A Meropenem.
B Claritromicina.
C Levofloxacino.
D Moxifloxacino.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000025339
Questão 205 Alteração do sítio de ligação
Os esta lococos sempre representaram agentes etiológicos de inúmeras doenças pediátricas de maior ou menor
gravidade. Os MRSA (meticilino-resistentes) têm se disseminado, sendo adquiridos em ambiente hospitalar ou mesmo na
comunidade. Qual é o principal mecanismo de resistência dos MRSA?
A Produção de betalactamases.
B Alteração nos ribossomos.
C Alteração nas PBP (penicilin binding proteins).
D Mutação da topoisomerase.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000024921
Questão 206 Mecanismo de ação
Existem diversos mecanismos que causam lesão da célula bacteriana, e que, por sua vez, ou causa lise celular ou mesmo
impedimento de sua reprodução. Esses mecanismos de ação dos antimicrobianos apresentam grande importância no
momento da escolha do antimicrobiano. Dentre os listados abaixo, qual deles causa lesão no DNA bacteriano?
A Beta-lactâmicos.
B Carbamapenemas.
C Quinolonas.
D Macrolídeos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023022
Questão 207 Antibacterianos
Em se tratando de antimicrobiano, assinale a alternativa INCORRETA.
A Cefalosporina de segunda geração, capacidade de penetração pela barreira hemato encefálica. 
B Cotrimoxazol, potencial lesão do tubo neural na organogênese. 
.
C Penicilinas potencialmente teratogênicas. 
D Aminoglicosídeo potencializa lesão de placa neural por curare
Essa questão possui comentário do professor no site 4000014775
Questão 208 Inativação enzimática Tratamento
Paciente jovem de 25 anos de idade se queixa de odinofagia e febre. Ao exame, apresenta placas purulentas nas tonsilas.
Recebe tratamento com penicilina oral, não ocorrendo melhora em três dias. Podemos, assim, solucionar o quadro
infeccioso com a seguinte conduta ambulatorial, assinale-a: 
A Amoxacilina.
B Ampicilina. 
C Cefalexina.
D Penicilina benzatina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000008803
Questão 209 Tratamento
Apresenta grande importância, na abordagem terapêutica, o conhecimento de quais antimicrobianos que são capazes de
ultrapassar a barreira hematoencefálica. Dos listados abaixo, qual NÃO é capaz de concentração em SNC via endovenosa?
A Amicacina.
B Penicilina.
C Cloranfenicol.
D Cefepime.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000008624
Questão 210 Betalactâmicos Tratamento
Qual a droga de escolha para o tratamento da meningoencefalite meningocócica?
A Ampicilina + gentamicina. 
B Ampicilina.
C Ceftriaxona.
D Cefepime.
E NDA.
4000006316
Questão 211 Antibacterianos
Quando indicamos um tratamento antimicrobiano é importante o conhecimento do mecanismo de ação de que dispomos, a
m de adequar a conduta frente à indicação da provável etiologia da infecção a ser tratada. Das medicações seguintes,
assinale aquela que NÃO baseia sua ação em síntese proteica da bactéria.
A Macrolídeos.
B Quinolonas.
C Penicilina.
D Tetraciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005699
Questão 212 Mecanismo de ação
Para abordagem adequada dos quadros infecciosos bacterianos, mostra-se necessário o uso de antimicrobianos. Qual dos
antimicrobianos listados abaixo, NÃO interfere no metabolismo proteico das bactérias de maneira direta? 
A Tetraciclinas. 
B Penicilinas.
C Cefalosporinas. 
D Quinolonas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003855
Questão 213 Nitroimidazólicos
Apresenta grande importância clínica o conhecimento de medicações que são potencialmente nefrotóxicas. NÃO possui
essa característica, apenas:
A As cefalosporinas. 
B Os aminoglicosídeos.
C A vancomicina.
D O metronidazol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003781
Questão 214 Farmacologia
Para tratamento de infecções em sistema nervoso central, apresenta importância, o conhecimento de antimicrobianos que
seriam capazes de atingir concentração após passagem pela barreira hematoencefálica. Qual dos abaixo, NÃO possui essa
capacidade?
A Cefepime.
B Cefuroxima.
C Ceftazidime.
D Cefaclor.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003771
Questão 215 Carbapenêmicos Mecanismo de ação
Quando lidamos com infecções respiratórias, também lidamos com diversas etiologias que, embora, não tão relevantes em
número quanto o Pneumococo, apresentam características que impedem a ação de diversos grupos de antimicrobianos.
Quais dos listados abaixo, NÃO apresentam ação contra bactérias sem parede celular?
A Carbamapenemas.
B Tetraciclinas. 
C Macrolideos.
D Quinolonas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003762
Questão 216 Quinolonas
Quando indicamos tratamento antimicrobiano para paciente com pneumonia comunitária grave, frequentemente
recorremos ao uso das ditas quinolonas respiratórias, NÃO podendo ser afirmado a respeito delas que:
A Possuem flúor em sua composição. 
B Atuam lesando o DNA.
C Atuam na parede celular.
D Apresentam cobertura para etiologias ditas atípicas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003756
Questão 217 Monitoramento f armacocinético
Analise o grá co abaixo, que representa características farmacológicas de antimicrobianos, e considere as assertivas
propostas. (VER IMAGEM)
I - O efeito dos aminoglicosídios depende da Cmax e, por tal motivo, esses fármacos são prescritos em dose única diária;
II. - O tempo em que betalactâmicos se encontram acima da CIM é um dos determinantes de seu efeito;
III. - O uso de piperacilina + tazobactam em infusão prolongada se baseia em suas características farmacológicas.
Quais são corretas?
A Apenas I
B Apenas II
C Apenas III
D Apenas I e II
E I, II e III
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123186
Questão 218 Betalactâmicos
Relação correta entre o antimicrobiano e seu mecanismo de ação:
A Antimicrobiano -Macrolídeo; Mecanismo de ação - atua na formação da paredecelular.
B Antimicrobiano -Tetraciclina; Mecanismo de ação - atua na integridade da membranacelular.
C Antimicrobiano - ß lactâmico; Mecanismo de ação - atua na formação da paredecelular.
D Antimicrobiano - Glicopeptídeo; Mecanismo de ação - inibe a síntese proteica nointerior da célula.
E Antimicrobiano - Aminoglicosídeo; Mecanismo de ação - atua na integridade damembrana celular.
4000121828
Questão 219 Tratamento Bactérias grampositivas
Um homem internado em UTI, com cateter venoso central, apresenta febre e duas hemoculturas, periférica e central,
positivas para estafilococo coagulase negativo.
Tratamento empírico deve ser iniciado com:
A oxacilina.
B ceftriaxona e gentamicina.
C vancomicina.
D ceftriaxona.
E ampicilina e gentamicina.
4000121690
Questão 220 Penicilinas
Antibióticos que atuam na parede celular e que caracteristicamente apresentam ação limitada ou nula contra enterococos
incluem:
A ampicilina.
B oxacilina.
C linezolida.
D penicilina cristalina.
E vancomicina.
4000121684
Questão 221 Manejo inicial e pacotes Microbiologia e Antimicrobianos
A utilização de antibióticos em pacientes sépticos é indispensável para o tratamento da sepse. Esta terapia permanece
crucial para o prognóstico desses pacientes, uma vez que a taxa de mortalidade foi maior em indivíduos que receberam a
terapia antimicrobiana inadequada. 
Acerca da antibioticoterapia na sepse, assinale a afirmativa INCORRETA.
A Antimicrobianos associoados não se relacionam ao aumento da probabilidade do micro-organismo ser suscetível
após resultado de culturas, quando comparado à monoterapia.
B A terapia empírica de amplo espectro deve ser utilizada nos pacientes com sepse grave ou choque séptico, com
o objetivo de oferecer melhor cobertura antimicrobiana precoce para o paciente.
C Na escolha da terapia de amplo espectro deve-se considerar os seguintes critérios: o foco primário da infecção,
a suscetibilidade dos patógenos conforme o local de aquisição da infecção, infecções prévias e uso recente de
antimicrobianos.
D A necessidade de controlar a dosagem de antimicrobiano em pacientes com disfunção renal é suportada
principalmente pela elevada incidência de insuficiência renal e/ou hepática em pacientes com sepse grave ou
choque séptico após a ressuscitação volêmica agressiva.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000116435
Questão 222 Cef alosporinas
As cefalosporinas constituem importante grupo de antimicrobianos em razão de sua segurança e eficácia clínica, justificando
seu amplo uso na prática médica. Em relação a esses antimicrobianos, é correto afirmar:
A A cefazolina é uma cefalosporina de primeira geração disponível nas apresentações oral e injetável, sendo boa
opção para uso ambulatorial e hospitalar.
B A cefalexina tem boa ação contra bactérias gram-negativas, razão pela qual está indicada no tratamento
empírico da infecção urinária relacionada a cateter. 
C O cefepime é o antimicrobiano de escolha no tratamento empírico da meningite bacteriana, devido à
emergência de pneumococos de alta resistência às penicilinas. 
D A cefoxitina tem boa ação contra anaeróbios, sendo indicada para profilaxia de cirurgia do cólon para reduzir a
infecção pós-cirúrgica. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110703
Questão 223 Mecanismo de ação Antibacterianos Bacitracina
São exemplos de antibióticos que agem como inibidores da síntese da parede celular:
A Bacítracina e vancomicina;
B Polimixina e ionoforos;
C Quinolonas e rifampicina;
D Estrreptomicina e cloranfenicol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110386
Questão 224 Diverticulite Aguda Antibacterianos
Analise a seguinte situação: Na sua UPA está um paciente com diagnóstico de abscesso na fossa ilíaca esquerda, por
provável perfuração de divertículo. Os sinais clínicos e exames complementares de abdome agudo estão presentes. Após
hidratação e analgesia, você vai encaminhá-lo para o seu hospital de referência para o tratamento cirúrgico. Supondo que
você queira iniciar um esquema de antibióticos com atividade aeróbica e anaeróbica de amplo espectro, as combinações
que você prescreveria seriam:
A Ciprofloxacino e metronidazol.
B Gentamicina e tobramicina.
C Clindamicina e cloranfenicol. 
D Gentamicina e cefotaxima. 
E Amicacina e levofloxacino.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000100778
Questão 225 Microbiologia e Antimicrobianos
Para abordagem adequada dos quadros infecciosos bacterianos, mostra-se necessário o uso de antimicrobianos. Qual dos
antimicrobianos listados abaixo NÃO interfere no metabolismo proteico das bactérias de maneira direta?
A Tetraciclinas
B Penicilinas
C Cefalosporinas
D Quinolonas
Essa questão possui comentário do professor no site 4000100192
Questão 226 Bactérias gramnegativas Espectro de ação e indicações clínicas
Uma mulher de 60 anos está internada na enfermaria e recebe a seguinte prescrição médica: Dieta oral branda; Sinais vitais
4/4h; Soro siológico 0,9% 500 mI IV nas 24h; Polimixina B 750,000 UI IV 12/12h; Enoxaprina 40mg/dia, Dipirona 1g IV até
4/4h SOS. Para qual das situações abaixo essa prescrição deveria, idealmente, ser usada?
A Infecção por pseudômonas multirresistente.
B Infecção por pseudômonas multirresistente e trombose venosa profunda.
C Infecção por serratia multirresistente.
D Infecção por serratia multirresistente e trombose venosa profunda.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084647
Questão 227 Antibacterianos
Quais dos antibióticos abaixo inibem a síntese da parede celular?
A Ciprofloxacina, metronidazol, quinupristina/dalfopristina.
B Rifampicina, sulfamicina, clindamicina. 
C Tetraciclina, daptomicina, azitromicina.
D Tobramicina, cloranfenicol, linezolida.
E Vancomicina, bacitracina, penicilina.
4000070347
Questão 228 Microbiologia e Antimicrobianos
Estão correlacionados abaixo anti-infecciosos com seus possíveis efeitos colaterais. Qual das opções está INCORRETA:
A Cetoconazol; hepatotoxicidade.
B aciclovir; nefrotoxicidade. 
C Trimetoprim; síndrome de Stevens-Johnson. 
D Hidroxicloroquina; ceratite intersticial. 
E Amicacina; ototoxicidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070023
Questão 229 Azólicos
Uma mulher de 43 anos é diagnosticada com blastomicose pulmonar e seu tratamento é instituído com itraconazol oral.
Todas as opções abaixo podem afetar a biodisponibilidade desse medicamento, EXCETO:
A Administração concomitante com refrigerante de cola.
B Administração concomitante com anticoncepcionais via oral.
C Formulação da droga (cápsula versus comprimido).
D pH gástrico.
E Presença de comida no estomago. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000069877
Questão 230 Cef alosporinas
São cefalosporinas de segunda geração ativas contra bacteroides:
A cefoxitina e cefmetazol.
B cefazolina e cefapirina.
C cefalotina e ceftriaxona.
D aztreonam e meropenen. 
E cefalexina e cafadroxil.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065878
Questão 231 Tratamento Bactérias grampositivas Espectro de ação e indicações clínicas
Paciente, 18 anos, é admitido na Emergência de hospital público devido a infarto agudo do miocárdio. No sexto dia de
internação, apresenta febre de 38°C e leucometria de 14500/mm3, com 8% de bastões. Ao exame físico, é detectada área
de hiperemia (halo: 3 cm) em sítio de inserção de cateter vascular profundo. As hemoculturas realizadas como parte da
investigação do quadro infeccioso detectam crescimento de Staphylococcus aureus resistente a oxacilina. Dentre os
antimicrobianos a seguir, a principal opção terapêutica para o microrganismo detectado é:
A oxacilina
B linezolida
C teicoplanina
D daptomicina
E vancomicina
4000065729
Questão 232 Espectro de ação e indicações clínicas Espectro de ação e indicações clínicas
Espectro de ação e indicações clínicas
Com relação aos antibióticos,seu espectro de ação e sítios de infecção, associe as colunas e em seguida assinale a
alternativa CORRETA: 
A. Tigeciclina. 
B. Linezolida. 
C. Ampicilina-sulbactam. 
D. Daptomicina. 
E. Polimixina B. 
1. Gram-positivos em geral incluindo VRE, algum espectro para anaeróbios, não recomendado para infecção de corrente
sanguínea. 
2. MRSA, enterobactérias incluindo produtoras de KPC, Acinetobacter baumannii, sem espectro para Pseudomonas
aeruginosa. 
3. Gram-positivos com exceção de MRSA e VRE, enterobactérias não ESBL ou KPC, sem espectro para Pseudomonas
aeruginosa. 
4. Sem ação para Gram-positivos, ação para a maioria das enterobactérias e não fermentadores; Serratia spp. e Proteus spp.
intrinsecamente resistentes. 
5. Gram- positivos em geral incluindo MRSA e VRE, sem ação contra Gram-negativos e anaeróbios.
A A-1; B-2; C-3; D-4; E-5.
B A-2; B-1; C-3; D-5; E-4.
C A-1; B-5; C-4; D-2; E-3.
D A-2; B-5; C-3; D-1; E-4.
E A-3; B-5; C-2; D-1; E-4.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055868
Questão 233 Tratamento
Um paciente de 70 anos, diabético e etilista, foi atendido com clínica de infecção respiratória. Referia que tinha tido quadro
semelhante há 45 dias, quando foi tratado com azitromicina. Qual antibiótico seria melhor indicado para tratamento
ambulatorial desse paciente?
A Claritromicina.
B Cefalexina.
C Moxifloxacino.
D Amoxicilina. 
E Ciprofloxacino.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000051511
Questão 234 Farmacologia
As quinolonas são antimicrobianos que inibem rapidamente a síntese do DNA bacteriano, que leva a uma rápida morte das
bactérias, sendo muito ativas contra as bactérias aeróbicas Gram-negativas. Entre as três afirmações abaixo marque com [C]
as Corretas e com [E] as Erradas. E escolha a alternativa com a sequência correta: 
[ ] A administração oral em conjunto com antiácidos contendo alumínio, magnésio e em menor proporção cálcio, reduz
marcadamente a biodisponibilidade das quinolonas; 
[ ] O sucralfato não reduz a absorção das quinolonas; 
[ ] Antagonistas de H2 e inibidores de bomba de prótons não interferem na absorção de quinolonas.
A C, C, E.
B E, C, C.
C E, E, C.
D C, E, C
E Nenhuma das alternativas acima está correta.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050504
Questão 235 Ef eitos adversos Antibacterianos
Qual dos seguintes antibióticos pode aumentar o risco de injúria renal aguda em idosos quando prescrito em associação
com bloqueador de canal de cálcio?
A Doxiciclina.
B Trimetoprim sulfametoxazol.
C Cefalexina.
D Azitromicina.
E Claritromicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049285
Questão 236 Microbiologia e Antimicrobianos
No caso de mordeduras humanas e de animais, além das pro laxias vacinais pertinentes, deve ser considerada a cobertura
de Pasteurella multocida (Red Book, 2012). O antimicrobiano indicado para tal cobertura é:
A Cefalexina.
B Azitromicina.
C Amoxicilina-clavulanato. 
D Ceftriaxona. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000049070
Questão 237 Cef alosporinas Prevenção de Inf ecção da Ferida Operatória Inf ecção do Sítio Cirúrgico ISC
Qual das cirurgias abaixo não pode-se ultilizar a CEFAZOLINA como esquema de profilaxia?
A Neurocirurgia.
B Vascular.
C Ortopedia.
D Colorretal.
E Plástica.
4000037729
Questão 238 Betalactâmicos Penicilinas
Nos pacientes alérgicos à penicilina, qual o antibiótico ultilizado na antibioticoprofilaxia cirúrgica?
A Cefazolina.
B Ceftriaxona.
C Cefoxitina.
D Metronidazol.
E Vancomicina.
4000037697
Questão 239 Mecanismo de ação
Quanto às quinolonas, podemos afirmar: 
A São mal absorvidas por via oral, exceto a norfloxacina. 
B Têm meia-vida reduzida em idosos.
C As quinolonas são antimicrobianos estruturalmente antagônicos ao ácido nalidíxico. 
D São antimicrobianos bactericidas que interferem na síntese do DNA Bacteriano. 
E Não devem ser utilizadas em qualquer tipo de infecção por Gram-positivos. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000037252
Questão 240 Ef eitos adversos Ef eitos adversos Sulf onamidas
Quando iniciamos tratamento de qualquer quadro infeccioso, notadamente com utilização de antimicrobianos, devemos
considerar interações e efeitos colaterais. São esses verdadeiros EXCETO por:
A Nefrotoxicidade das Cefalosporinas. 
B Nefrotoxicidade dos Aminoglicosídeos. 
C Teratogenicidade dos derivados do Enxofre (Sulfas).
D Teratogenicidade das Penicilinas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000034605
Questão 241 Princípios da terapia antimicrobiana
Quando indicamos tratamento com antibióticos para gestantes, devemos considerar, além de sua indicação clínica, a
necessidade ou não de ultrapassar barreira placentária, bem como se o mesmo apresenta risco à saúde fetal. Qual das
medicações abaixo NÃO ultrapassa a barreira placentária, a fim de obter níveis de concentração terapêuticos? 
A Amoxicilina.
B Azitromicina.
C Cloranfenicol.
D Ceftriaxona.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000034548
Questão 242 Tratamento Mecanismos de resistência
A sepse é a principal causa de mortalidade em CTIs não cardiológicos no Brasil e no mundo. A mortalidade no Brasil é uma
das mais elevadas chegando a taxas de 65% no choque séptico. O número crescente de bactérias resistentes é um dos
fatores que contribuem para essa taxa elevada. Acinetobacterbaumani e Pseudomonas aerurginosa, são gram negatives
muito prevalentes entre os pacientes com sepse. Dentre as alternativas abaixo, qual seria a melhor escolha no esquema de
antibioticoterapia para o tratamento de uma infecção Primária de Corrente Sanguínea por Pseudomonas resistente, sendo
sensível apenas à polipeptídeos e betalactâmicos: 
A Polimixina B + Tigeciclina
B Ertapenem 
C Polimixina B + Linezolida
D Meropenem
E Piperaciclina 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000018626
Questão 243 Mecanismos de resistência
Qual é o principal fator de pressão para o aparecimento de bactérias com alta resistência aos antimicrobianos?
A Aumento do número de pacientes em UTI.
B Aumento do número de idosos.
C Aparecimento de novos antimicrobianos.
D Aumento do uso indiscriminado de antibióticos.
4000013345
Questão 244 Mecanismos de resistência
Qual é o PRINCIPAL fator de pressão para o aparecimento de bactérias com alta resistência aos antimicrobianos?
A Aumento do número de pacientes em UTI.
B Aumento do número de idosos.
C Aparecimento de novos antimicrobianos.
D Aumento do uso indiscriminado de antibióticos.
4000004569
Questão 245 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Quando iniciamos tratamento para paciente acometido por Pneumonia Comunitária Grave com antibióticos, devemos
considerar diversos fatores. Dos abaixo, qual podemos alegar ser inadequado?
A As chamadas quinolonas respiratórias têm como característica, em termos de espectro de ação, ser efetiva
contra germes cocos Gram-positivos. 
B Pela possibilidade da ocorrência de germes sem parede celular, está contraindicada monoterapia com
betalactâmicos. 
C A necessidade de associação de macrolídeos, quando da opção do uso de cefalosporinas de quarta geração, se
deve à possibilidade de germes atípicos como etiologia.
D Amoxicilina associada ao clavulanato é uma opção adequada para pneumonia grave pela sua cobertura contra
germes produtores de betalactamase. 
E Por atuarem em nível de DNA-girase, as quinolonas respiratórias também são adequadas contra bactérias
atípicas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000109282
Questão 246 Espectro de ação e indicações clínicas Tuberculose drogarresistente
Assinale, dentre as alternativas abaixo, qual o grupo de antibióticos que apresenta de moderado à excelente espectro de
atividade, contra enterobactérias e bactérias Gram-negativas, e que podem ser utilizados no esquema de tratamento de
tuberculose multirresistente.
A Aminoglicosídeos
B Cefalosporinas
CTetraciclinas
D Macrolídeos
E Quinolonas
Essa questão possui comentário do professor no site 4000087748
Questão 247 Antibacterianos
Em relação à antibioticoterapia, assinale a alternativa correta.
A O esquema de vancomicina e amicacina é a primeira escolha para a terapia da meningite por Listeria
monocytogenes.
B A concentração de cefazolina e cefalotina no sistema nervoso central é excelente, sendo indicadas para terapia
de abscessos cerebrais.
C A pneumonia pneumocócica grave deve ser tratada com oxacilina e gentamicina.
D Os enterococos são naturalmente resistentes às cefalosporinas de primeira, segunda e terceira geração.
E A polimixina B é o antibiótico de primeira escolha para o tratamento das infecções causadas por bacilos gram-
negativos.
4000084251
Questão 248 Tratamento Bactérias grampositivas
Um paciente de 28 anos está internado na Unidade de terapia intensiva há 40 dias devido a politraumatismo grave. Ele está
apresentando febre, taquipneia e taquicardia. São colhidas duas amostras de hemoculturas que revelam o crescimento de
Enterococcus faecium resistente à vancomicina, ampicilina, imipenem e sensível à teicoplanina e linezolida. Assinale a opção
que contém APENAS antibióticos que são recomendados para o tratamento de infecções por esse tipo de micro-
organismo.
A Ampicilina associada à gentamicina, teicoplanina, linezolida e quinupristina/dalfopristina.
B Teicoplanina, linezolida e quinupristina/ dalfopristina.
C Linezolida e quinupristina/dalfopristina.
D Ampicilina associada à gentamicina , linezolida e quinupristina/dalfopristina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082975
Questão 249 Microbiologia e Antimicrobianos
Assinale a alternativa incorreta:
A Aztreonam é uma boa alternativa para substituir aminoglicosídeos em casos de oto ou nefrotoxicidade em casos
de infecção por Gram-negativos. 
B O uso crônico de Carbapenêmicos pode aumentar a colonização intestinal por Cândida.
C A vancomicina tem espectro voltado para Gram-negativos, e está associada à leucopenia e tromboflebite.
D A talitromicina é útil em infecções multirresistentes, e está associada à hepatoxicidade, visão borrada e
exacerbação de miastenia gravis.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074907
Questão 250 Inf ecções sexualmente transmissíveis Mecanismos de resistência
Úlceras por Citomegalovírus CMV
Qual das afirmativas abaixo está incorreta?
A Cepas de enterococos e estafilococos resistentes à vancomicina têm emergido como causas de infecções
hospitalares letais nos últimos anos.
B Sondas de PCR têm sido úteis como ferramentas novas e mais sensíveis no diagnóstico de gonorreia, sífilis,
infecções por Chlamydia, micobactérias, fungos e outros vírus.
C A incidência de infecções por CMV e outros agentes oportunistas em pacientes HIV positivo aumentou, apesar
da terapia antiviral (HAART).
D Novos antibióticos como meropenem, cefepime, linezolida, quinopristina/dalfopristina, evernimicina, telitromicina,
daptomicina, grepafloxacina e teicoplanina, são uma opção para tratamento de infecções multirresistentes e
oferecem um amplo espectro de cobertura antimicrobiana.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074824
Questão 251 Alteração do sítio de ligação
Paciente,18 anos, é admitido na emergência de hospital público com infarto agudo do miocárdio. No sétimo dia de
internação, apresenta febre (temperatura axilar: 38ºC) e leucometria de 14500/mm³, com 8% de bastões. Ao exame físico,
é detectada hiperemia (halo: 3 cm) em sítio de inserção de cateter vascular profundo. As hemoculturas realizadas como
parte da investigação do quadro infeccioso detectam crescimento de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina. A
principal opção terapêutica para o microrganismo detectado é:
A Linezolida. 
B Cefoxitina. 
C Teicoplanina.
D Vancomicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074789
Questão 252 Ef eitos adversos
Paciente 26 anos de idade com quadro de amigdalite é medicado com penicilina, evoluindo com hipersensibilidade imediata
à droga. Relacionado ao quadro, podemos afirmar que:
A a imunoquímica de penicilinas é a mais bem estudada e a maior parte da penicilina ligada à proteína o é na forma
de peniciloil, que é indicado como o menor determinante das alergias.
B a maior parte dos pacientes com uma história de alergia à penicilina tem reação quando a droga é administrada.
C a veracidade de uma história de alergia à penicilina pode ser esclarecida pelo teste de pele.
D se o teste de pele é feito com peniciloil e determinantes menores, tem aproximadamente 99% de especificidade
para identificar pacientes de risco para reações do tipo tardia.
E em pacientes com história de hipersensibilidade do tipo imediato em um passado distante e teste de pele
negativo com penicilina e peniciloil, agentes b-lactâmicos não podem ser administrados, independente da dose
utilizada.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073352
Questão 253 Espectro de ação e indicações clínicas Carbapenêmicos Equinocandinas
Relacione as colunas e assinale a alternativa CORRETA. 
a) Antibiótico da classe da glicilciclinas, aprovado para tratamento de infecções intra-abdominais, pele, partes moles e
pneumonia comunitária. 
b) Antibiótico da classe das oxazolidinomas. com espectro exclusivo para bactérias gram positivas. 
c) Antibiótico de escolha para tratamento de endocardite por estafilococos OXA-R. 
d) Droga de escolha para tratamento das infecções por bactérias Gram-negativas ESBL. 
e) Droga de escolha para tratamento das infecções de corrente sanguínea com instabilidade hemodinâmica, causadas pelo
gênero Candida; 
I) Daptomicina; 
II) Tigeciclina; 
III) Equinocandinas; 
IV) Linezolida; 
V) Carbapenêmicos.
A a - II, b - IV, c - I, d -V, e - III.
B a - IV, b - I, c - II, d -V, e - III.
C a - I, b - III, c - II, d -IV, e - V.
D a - V, b - III, c - II, d -IV, e - I.
E a - II, b - III, c - IV, d - V, e - I.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000053195
Questão 254 Espectro de ação e indicações clínicas Espectro de ação e indicações clínicas Carbapenêmicos
Com relação às principais indicações dos antimicrobianos, numere a coluna de baixo de acordo com sua correspondência
com a coluna de cima. 
1. Amoxicilina/clavulanato. 
2. Metronidazol. 
3. Azitromicina. 
4. Daptomicina. 
5. Meropenem. 
( ) Endocardite infecciosa por MRSA. 
( ) Pé diabético. 
( ) Pneumonia associada à ventilação mecânica. 
( ) Diarreia hospitalar (C. difficile). 
( ) Pneumonia comunitária (C. pneumoniae). 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
A 4 – 1 – 5 – 2 – 3.
B 5 – 1 – 4 – 3 – 2.
C 5 – 3 – 4 – 2 – 1.
D 4 – 2 – 5 – 1 – 3.
E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050443
Questão 255 Ef eitos adversos Ef eitos adversos Carbapenêmicos
A respeito de eventos adversos relacionados a antibióticos, relacione a primeira coluna com a segunda: 
a) Daptomicina; 
b) Polimixina B; 
c) Moxifloxacino; 
d) Gentamicina; 
e) Imipenem-Cilastatina.
( ) Neuropatia periférica; 
( ) Ototoxicidade; 
( ) Crise Convulsiva; 
( ) Pneumonite Eosinofilica; 
( ) Prolongamento do Intervalo QT. 
A ordem correta de cima para baixo é:
A E-A-C-B-D.
B A-B-D-C-E.
C B-D-E-A-C.
D D-B-C-A-E.
E C-A-D-E-B.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000048621
Questão 256 Microbiologia e Antimicrobianos
Qual das doenças, abaixo, considerando a infecção nos seres humanos, não é um tipo de Poxvírus?
A Varíola.
B Molusco contagioso.
C Nódulo do lenhador.
D Ectima contagioso.
E Varíola do macaco.
4000035338
Questão 257 Princípios da terapia antimicrobiana
Adolescente com 15 anos de idade, do sexo masculino, estudante, sofreu ataque por mordedura de cão há duas horas. O
cão é da raça Rottweiler, faz parte do meio familiar (pertencente ao pai do garoto) e não apresenta sinaisde alteração no
comportamento. O paciente apresentava, à admissão, múltiplas e extensas lacerações em face (região frontal, glabelar,
nasal e periorbitária esquerda) com descolamento parcial da orelha esquerda, acompanhadas de lesões menos perfurantes
em membros superiores. Os demais aspectos do exame físico eram normais. O paciente não tem antecedentes patológicos
e desconhece a sua situação vacinal. Sobre o caso, responda a seguinte questão: O paciente necessita de
antibióticoterapia? Em caso afirmativo, como deve ser a prescrição?
4000126466
Questão 258 Mecanismos de resistência
Considerando-se a taxa de cura, tempo de defervescência da doença e a ocorrência, no pós-tratamento, de superinfecção
por S. aureus resistente à meticilina, a melhor escolha para o tratamento do abscesso de pulmão é:
A Imipenem.
B Ampicilina + sulbactam.
C Metronidazol.
D Penicilina G.
E Clindamicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000123702
Questão 259 Microbiologia e Antimicrobianos
A principal bactéria responsável pelo desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré secundária à gastroenterite é a:
A Salmonella typhi
B Yersinia enterocolitica.
C Entamoeba histolytica.
D Campylobacter jejuni.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000101837
Questão 260 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Idoso procura seu atendimento com tosse produtiva e purulenta, dores pelo corpo e astenia. Nega internações prévias ou
comorbidades. O exame físico revelou estertores crepitantes em base do hemitórax direito. A radiogra a de tórax
con rmou área de condensação basal à direita, com broncograma aéreo. A monoterapia ambulatorial que cobre
satisfatoriamente as possibilidades etiológicas de pneumonia por bactérias típicas e atípicas de origem comunitária é:
A Amoxicilina.
B Cefuroxima.
C Levofloxacino.
D Azitromicina.
E Oxacilino.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084988
Questão 261 Classif icação bacteriana Carbapenêmicos Penicilinas
Frequentemente são necessários antibióticos e cazes contra bactérias Gram- negativas, anaeróbias e enterococcus
faecalis no tratamento das infecções de cavidade abdominal. Assinale a alternativa que contém APENAS antibióticos que
apresentam espectro de ação para todos esses micro-organismos.
A Ceftriaxona e clindamicina.
B Imipenem/cilastatina e piperacilina com tazobactam.
C Clindamicina e ciproflaxacina.
D Imipenem e clindamicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000081233
Questão 262 Cef alosporinas Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Em relação à antibioticoprofilaxia cirúrgica, podemos afirmar que:
A A Cefazolina, uma cefalosporina de 2º geração, é muito ativa contra cocos Gram- positivos.
B A Cefoxitina, uma cefalosporina de 1º geração, apresenta boa atividade contra anaeróbios.
C A Cefoxitina, uma cefalosporina de 2º geração, apresenta boa atividade contra anaeróbios.
D A Cefazolina, uma cefalosporina de 1ª geração, é pouco ativa contra cocos Gram- positivos.
E Nenhuma das anteriores.
4000027528
Questão 263 Mecanismo de ação
Quanto às quinolonas, podemos afirmar:
A São mal absorvidas por via oral, exceto a norfloxacina.
B As quinolonas são antimicrobianos estruturalmente antagônicos ao ácido nalidixico.
C São antimicrobianos bactericidas que interferem na síntese do DNA bacteriano.
D Não devem ser utilizadas em qualquer tipo de infecção por gram-positivos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000110929
Questão 264 Farmacologia
Queixando-se de mal-estar, febrícula e odinofagia, um agente postal de 46 anos adentrou a UPA do bairro. Disse ser
alérgico à penicilina e, perante sinais claros de faringite aguda, o internista prescreveu azitromicina em dose diária única por
via oral. Nesse ínterim, cou sabendo que o enfermo tinha rins policísticos e que sua função renal estava diminuída com Clcr
= 50 ml/minuto. Diante dos novos informes, ele decerto optou por: 
A Substituir a droga por cefalexina.
B Manter inalterado o esquema proposto.
C Associar probenecida para proteger os rins.
D Reduzir à metade a dose do antibiótico azalídeo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000078241
Questão 265 Prevenção Mecanismos de resistência
Paciente está internado há 30 dias por causa de trauma resultante de atropelamento; há 12 dias está com cateter em uma
veia profunda. Durante a internação usou cipro oxacino 14 dias para tratar pielonefrite por Escherichia coli. Há 24 horas
piorou muito o seu quadro, apresentando sinais e sintomas de sepse e a única porta de entrada encontrada foi hiperemia e
discreta secreção purulenta no local de inserção do cateter venoso. No hospital em que o paciente está internado, vem
ocorrendo casos de infecção por várias enterobactérias produtoras de betalactamases com espectro expandido e de S.
aureus HA-MRSA. Após a coleta dos exames indicados, o melhor esquema antibiótico para o tratamento empírico de
emergência da sepse do caso é a associação de vancomicina e:
A ceftazidima 
B aztreonam 
C cefepima
D meropenem
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075788
Questão 266 Cef alosporinas
A melhor atuação da ceftriaxona é esperada em infecções causadas por:
A enterococos sensíveis à ampicilina 
B estafilococos MRSA adquiridos na comunidade 
C Mycoplasma pneumoniae
D pneumococos com resistência intermediária à penicilina G
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075635
Questão 267 Fosf omicina
O antibiótico primariamente bactericida, que atua na parede celular das bactérias é:
A fosfomicina
B doxiciclina
C linezolida 
D clindamicina 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075599
Questão 268 Penicilinas
A melhor indicação para o uso da penicilina benzatina é na:
A Meningite sifilítica.
B Profilaxia de erisipela de repetição. 
C Profilaxia do tétano. 
D Profilaxia da endocardite bacteriana.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075565
Questão 269 Farmacologia
No tratamento da pneumonia hospitalar por S. aureus HA-MRSA, deve ser EVITADO o uso da:
A Daptomicina. 
B Teicoplanina.
C Linezolida. 
D Vancomicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075556
Questão 270 Bactérias gramnegativas Carbapenêmicos
Considerando a atividade contra o P. aeruginosa, qual dos antibióticos carbapenêmicos abaixo não deve ser escolhido para
o tratamento de infecção por esse patógeno?
A Meropenem.
B Doripenem.
C Ertapenem.
D Imipenem.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000044753
Questão 271 Alteração do sítio de ligação Bactérias grampositivas
Qual dos esquemas abaixo é uma boa opção para tratamento de bacteremia por Enterococcus resistente à vancomicina?
A Cefepime.
B Meropenem.
C Linezolida.
D Piperacilina + tazobactam.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000044666
Questão 272 Antibacterianos
Os antimicrobianos podem atuar de diversas maneiras. Marque a alternativa na qual TODOS INTERFEREM na membrana
citoplasmática do microrganismo:
A Penicilina, fosfomicina, carbapenêmicos.
B Metronidazol, quinolona, aciclovir.
C Cefalosporinas, vancomicina, cloranfenicol.
D Polimixina B, anfotericina, fluconazol.
4000037336
Questão 273 Carbapenêmicos Tratamento Mecanismos de resistência
Homem, 66 anos, é admitido na UTI em estado grave com pneumonia adquirida no hospital. Hemoculturas e cultura de
secreção traqueal foram positivas para Klebsiella pneumoniae produtora de Betalactamase de Espectro Expandido (ESBL).
O esquema de antibiótico mais apropriado para ser utilizado é:
A Ceftriaxone + gentamicina.
B Ciprofloxacina.
C Meropenem.
D Piperacilina/tazobactam.
E Cefepima.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019849
Questão 274 Espectro de ação e indicações clínicas
Quanto às quinolonas podemos afirmar:
A São antimicrobianos bactericidas que interferem na síntese do DNA Bacteriano.
B São mal absorvidas por via oral, exceto a norfloxacina.C Têm meia vida reduzida em idosos.
D As quinolonas são antimicrobianos estruturalmente antagônicos ao ácido nalidíxico.
E Não devem ser utilizadas em qualquer tipo de infecção por gram positivos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111780
Questão 275 Manejo inicial e pacotes Microbiologia e Antimicrobianos Def inição
Paciente de 55 anos, 7 dias após ferimento da perna esquerda com arame farpado, passa a apresentar febre e sinais
ogísticos clássicos no local da ferida. Dois dias depois, surgem taquipneia, taquicardia, piora da febre e do estado geral,
procurando atendimento médico e sendo internado. Ao exame, apresenta-se lúcido, hipocorado (2+/4+), desidratado
(2+/4+), com sudorese difusa, frequência cardíaca de 126 batimentos por minuto, frequência respiratória de 30 impulsos por
minuto e pressão arterial de 88 x 40 mmHg. Os exames complementares realizados mostram radiogra a de tórax com
in ltrado pulmonar nodular bilateral, contagem de leucócitos de 25.200 c/ 20% de bastões, gasometria com pH: 7,37,
PaO2: 50, PaCO2: 27, HCO3: 16, SaO2: 88%, dosagem de ureia de 80 mg/dl e creatinina de 2,0 mg/dl. 
Assinale a alternativa ERRADA em relação ao esquema de antibióticos recomendado para o paciente:
A Devido a gravidade do caso, deve-se iniciar vancomicina + meropenem.
B A cobertura para S. aureus com oxacilina ou cefalosporina de 1ª geração está recomendada.
C O uso de ciprofloxacina associada à gentamicina não é uma boa opção terapêutica. 
D Caso o paciente tenha história de alergia grave a penicilina, o uso de teicoplanina passa a ser uma opção.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090696
Questão 276 Manejo inicial e pacotes Microbiologia e Antimicrobianos
Paciente de 55 anos, 7 dias após ferimento da perna esquerda com arame farpado, passa a apresentar febre e sinais
ogísticos clássicos no local da ferida. Dois dias depois, surgem taquipneia, taquicardia, piora da febre e do estado geral,
procurando atendimento médico e sendo internado. Ao exame, apresenta-se lúcido, hipocorado (2+/4+), desidratado
(2+/4+), com sudorese difusa, frequência cardíaca de 126 batimentos por minuto, frequência respiratória de 30 impulsos por
minuto e pressão arterial de 88 x 40 mmHg. Os exames complementares realizados mostram radiogra a de tórax com
in ltrado pulmonar nodular bilateral, contagem de leucócitos de 25.200 c/ 20% de bastões, gasometria com pH: 7,37,
PaO2: 50, PaCO2: 27, HCO3: 16, SaO2: 88%, dosagem de ureia de 80 mg/dl e creatinina de 2,0 mg/dl. 
Assinale o diagnóstico e a conduta inicial correta:
A Sepse / antibióticos e reposição volêmica.
B Sepse grave/antibióticos, oxigenioterapia, reposição volêmica c/ ou s/ aminas vasoativas guiada pela saturação
venosa central de oxigênio.
C Choque séptico/antibióticos, oxigenioterapia, reposição volêmica c/ ou s/ aminas vasoativas guiada pela
saturação venosa central de oxigênio.
D Síndrome de disfunção orgânica múltipla/antibióticos, oxigenioterapia, reposição volêmica com ou sem aminas
vasoativas guiada pela saturação venosa central de oxigênio, hemodiálise precoce.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090679
Questão 277 Alteração do sítio de ligação Bactérias grampositivas Sulf onamidas
Paciente de 23 anos, masculino, sem história de doenças prévias, exceto hidradenite axilar, com uso de cefalexina na
ocasião, apresenta-se com furunculose associada à celulite de coxa esquerda. Não há hipotensão, taquicardia, taquipneia
ou leucocitose. Swab da secreção mostra crescimento de Staphylococcus aureus resistente à meticilina. O antibiótico de
escolha para este caso é: 
A Sulfa/trimetoprim.
B Vancomicina.
C Teicoplanina.
D Linezolida.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000074914
Questão 278 Espectro de ação e indicações clínicas Tratamento
Paciente de 28 anos está no 13º dia pós-operatório de dermolipectomia. Apresenta- se com sinais de infecção em ferida
operatória (FO), sendo tratada inicialmente com cefalexina oral. Após 72h, evolui com sinais de necrose em FO e
manifestações clínicas de choque séptico. Entre as alternativas farmacológicas abaixo, qual a melhor estratégia para a
paciente descrita?
A Oxacilina.
B Daptomicina. 
C Ceftadizima.
D Rifampicina. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000073758
Questão 279 Bactérias gramnegativas Carbapenêmicos
Os bacilos gram-negativos entéricos são responsáveis tanto por infecções intestinais quanto extraintestinais. Para iniciar um
tratamento apropriado, deve-se considerar que:
A As carbapenemas são os agentes betalactâmicos de ação mais confiável contra as cepas que expressam
betalactamases de espectro estendido (ESBL).
B As carbapenemas, por não serem agentes betalactâmicos, têm boa ação contra cepas que expressam
betalactamases de espectro estendido.
C As betalactamases de espectro estendido são mais prevalentes em Enterobacter, Citrobacter e Proteus do que
em Klebsiella ou Escherichia coli, e surtos hospitalares provocados por estes bacilos que expressam ESBL estão
associados ao uso de cefalosporinas de terceira geração.
D O perfil de resistência aos antimicrobianos dos bacilos gram-negativos mantém-se invariável apesar da
localização geográfica, o uso regional de antimicrobiano e o local do hospital (UTI x enfermaria).
E A Klebsiella é a espécie de bacilo gram-negativo entérico que mais comumente causa infecção extraintestinal.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065887
Questão 280 Alteração do sítio de ligação Bactérias grampositivas
Qual o mecanismo de resistência do pneumococo frente à penicilina?
A Bomba de efluxo. 
B Alteração nos canais de porina.
C Produção de betalactamase. 
D Mudança no sítio de ligação (PBP).
E Nenhuma das respostas acima.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106663
Questão 281 Antibacterianos
Os antibióticos a seguir agem respectivamente em que estrutura bacteriana? 
A Amicacina; inibição da beta-lactamase;
B Ceftriaxone; ligam-se ao ribossomo bacteriano e induzem formação de proteínas alteradas;
C Ertapenem, se liga a PBP e inibe a síntese da parede celular; 
D Sulfametoxazol-trimetropim; ação sobre DNA-girase ou topoisomerase IV, dependendo da natureza do
microorganismo;
E Levofloxacino, bloqueio da síntese de RNA;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000106661
Questão 282 Penicilinas
Podemos afirmar que é correto: 
A Administrar penicilina cristalina endovenosa como primeira opção na difteria, doença meningocócica endocardite
bacteriana por estreptococo viridans.
B Considerar diagnóstico de tuberculose pulmonar ativa quando há imagem pulmonar duvidosa, mas com 1 teste
cutâneo tuberculínico positivo e 1 baciloscopia direta positiva e outra negativa. 
C Considerar benigna a evolução de um caso de dengue com plaquetopenia, e elevação do hematócrito,
hipoalbuminemia e aumento do ácido lático.
D Tratar a neurite pós-herpética com aciclovir.
E Realizar investigação diagnóstica de malária com coleta de hemocultura.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000102280
Questão 283 Mecanismo de ação
Qual dos antibióticos abaixo não apresenta como sítio de ação a síntese do ácido nucleico?
A Rifampicina.
B Quinolonas.
C Metronidazol.
D Clindamicina.
E Sulfonamidas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000064480
Questão 284 Azólicos
Qual dos antimicrobianos abaixo apresenta como efeito desfavorável a Ginecomastia:
A Nitrofurantoína.
B Tetraciclinas.
C Sulfonamidas.
D Cloranfenicol.
E Cetoconazol.
4000064059
Questão 285 Ef eitos adversos Carbapenêmicos
Uma paciente de 38 anos, com brose cística, hospitalizada para tratamento de infecção respiratória grave. Há relato de
convulsões tonicoclônicas generalizadas associadas à infusão de um antibiótico. Entre os fármacos abaixo, qual o mais
provavelmente implicado no incidente descrito?
A Ampicilina-sulbactam.
B Cefepime.
C Imipenem-cilastatina. 
D Ceftriaxone.Essa questão possui comentário do professor no site 4000058694
Questão 286 Tratamento
Em relação à Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), assinale a alternativa INCORRETA:
A A PAC decorrente de MRSA pode ser causada pela infecção pelas cepas clássicas adquiridas nos hospitais, ou
pelas cepas recém-identificadas com alterações de genótipo e fenótipo adquiridas na comunidade.
B Existe uma tendência sugestiva de que as cepas mais novas do MRSA-A C (Staphylococcus aureus resistente à
meticilina adquirido na comunidade) possam ser mais resistentes.
C A resistência do Staphylococcus aureus à meticilina é determinada pelo gene mecA, que codifica a resistência a
todos os antibióticos betalacâmicos.
D As cepas isoladas do MRSA-AC em geral são resistentes ao sulfametoxazol-trimetoprim, à clindamicina e à
tetraciclina, e sensíveis à vancomicina e à linezolida.
E Cepas do MRSA-AC podem ser portadoras de genes para superantígenos, inclusive enterotoxinas B e C e a
leucocidina de Panton-Valentine. (PVL)
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055614
Questão 287 Rif ampicina Mecanismo de ação Mecanismo de ação
Quanto aos mecanismos de ação dos antibióticos, CORRELACIONE:
1 – betalactâmicos (penicilinas e cefalosporinas).
2 – aminoglicosídios (gentamicina).
3 – rifampicina.
4 – quinolonas (ciprofloxacino).
5 – sulfonamidas e trimetoprima.
A - Inibição das ligações cruzadas.
B - Inibe competitivamente as enzimas envolvidas nos dois passos da biossíntese do ácido fólico.
C - Liga-se a subunidade 30S do ribossomo.
D - Inibe a RNA polimerase dependente de DNA.
E - Inibe a DNA girase (subunidade A) e a topoisomerase IV.
A 1B, 2D, 3C, 4A, 5E
B 1D, 2E, 3A, 4B, 5C
C 1A, 2C, 3D, 4E, 5B
D 1C, 2B, 3E, 4D, 5A
E 1C, 2A, 3B, 4C, 5D
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055590
Questão 288 Tratamento Clínico
O Esquema terapêutico de antibioticoterapia na Pancreatite Aguda grave necrotizante e infectada é:
A Ciprofloxacino e Clindamicina.
B Ampicilina / Sulbactan, Metronidazol e Amicacina.
C Ceftriaxona, Clindamicina e Amicacina.
D Linezolida e Metronidazol.
E Imipenem e Metronidazol. 
4000052941
Questão 289 Ef eitos adversos Ef eitos adversos Carbapenêmicos
Relacione os antibióticos com seus respectivos efeitos colaterais, numerando a coluna da direita com base na sua
correspondência com a coluna da esquerda. 
1. Gatifloxacina. 
2. Gentamicina. 
3. Vancomicina. 
4. Imipenem. 
( ) Síndrome do “homem vermelho”. 
( ) Hipoglicemia. 
( ) Piora a crise miastênica. 
( ) Crise convulsiva. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
A 3 - 2 - 1 - 4.
B 3 - 1 - 2 - 4.
C 4 - 1 - 3 - 2.
D 3 - 1 - 4 - 2.
E 2 - 3 - 1 - 4.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050194
Questão 290 Tratamento
Para monoterapia antimicrobiana empírica nos casos de sepse abdominal e pneumonia associada a ventilação mecânica, a
melhor opção é?
A Quinolonas
B Carbapenêmicos 
C Penicilinas B-Lactâmicos
D Aminoglicosídeos
E Glicopeptídeos
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036457
Questão 291 Uso racional de antimicrobianos
Assinale a alternativa INCORRETA com relação a antimicrobianos e infecção em cirurgia.
A Na antibioticoterapia empírica devemos assegurar a cobertura inicial com drogas de amplo espectro e capazes
de alcançar a área de infecção.
B A superinfecção é uma nova infecção que se desenvolve durante o tratamento da infecção original, decorrente
da seleção de bactérias resistentes ao antibiótico utilizado.
C A resistência ao antibiótico tem como fatores de risco a permanência hospitalar prolongada, uso de catéteres
vasculares e internação em UTI.
D A colite pseudomembranosa associada ao uso de antibióticos é um exemplo de superinfecção bacteriana
causada pelo C. difficile.
E A combinação de antibióticos tópicos e parenterais tem se mostrado mais eficaz em diminuir a incidência de
infecção de ferida operatória do que o uso isolado de cada um deles em cirurgias do trato digestivo alto.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000009925
Questão 292 Antibacterianos
Não tem utilidade no tratamento de infecções por anaeróbios: 
A Cefoxitina 
B Vancomicina 
C Cloranfenicol
D Imipenem 
E Ampicilina-clavulanato 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005006
Questão 293 Bactérias grampositivas
Em um material purulento cuja bacterioscopia revela bacilos Gram-positivos, pensa- se em:
A Klebsiella ou Pseudomonas 
B Enterobactérias aeróbicas 
C Pneumocystis carinii
D Bacilos anaeróbicos
E Bacilos de Koch
4000090364
Questão 294 Espectro de ação e indicações clínicas Farmacologia
Em relação às fluorquinolonas, são apresentadas as assertivas a seguir: 
I. A levofloxacina tem maior potencial de mutação indutora de resistência bacteriana do que a moxifloxacina. 
II. O espectro bactericida da gemifloxacina é mais abrangente que a da levofloxacina para germes gram negativos. 
III. Moxi oxacina e gemi oxacina apresentam in vitro concentrações inibitórias mínimas mais favoráveis do que as
levofloxacinas. 
Qual é a alternativa correta?
A Apenas I.
B Apenas II.
C Apenas III.
D Apenas I e III.
E I, II e III.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000086684
Questão 295 Antibacterianos
Oriundo de hospital particular, com história de politraumatismo, pneumonia nosocomial e necrose tubular aguda, um
paraquedista de 26 anos chegou ao CTI para ser submetido à depuração extrarrenal. Ao identi car o antimicrobiano que
vinha sendo administrado por via venosa, o plantonista assinalou, no prontuário, haver necessidade de dose pós-
hemodiálise, informação que é verdadeira para:
A ciprofloxacino.
B meropenem.
C ceftriaxona.
D tigeciclina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000079026
Questão 296 Tratamento Inativação enzimática Carbapenêmicos
Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação
para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92bpm, FR 23 irpm, Tax 39ºC, dor abdominal intensa à
palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm3 (eosinó los 0%, bastões 10%,
segmentados 78%), bilirrubina total 1,2mg/dL, direta 0,7mg/gL, indireta 0,5mg/dL; EAS normal. Após duas semanas, Anália
apresenta febre e calafrios e é reinternada. A hemocultura evidencia bacteremia por Gram negativo. O médico punciona a
veia subclávia, inicia empiricamente ceftriaxona (1 g IV de 8/8h) e reposição volêmica. Não há melhora, mantendo febre e
taquicardia e, 48 horas depois, o resultado da hemocultura é positivo para E.coli, sensível a ceftriaxone, cefotaxime e
imipenem, e resistente a ceftazidime e aztreonam. A radiogra a de tórax e o EAS são normais. A estratégia antimicrobiana
adequada neste momento é:
A aumentar a dose de ceftriaxone para 2 g de 8/8h
B repetir a hemocultura e adicionar fluorquinolona
C interromper ceftriaxone e iniciar meropenem 
D adicionar amicacina ao esquema anterior
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075221
Questão 297 Ef eitos adversos
Homem de 22 anos de idade, portador de meningoencefalite recebe uma dose de 1 g EV de um antibiótico em infusão
rápida e apresenta prurido, eritema no pescoço e tórax, sendo imediatamente suspenso o medicamento. Que antibiótico foi
administrado a esse paciente? 
A Tetraciclina. 
B Vancomicina.
C Eritromicina.
D Gentamicina.
E Claritromicina.
4000067818
Questão 298 Macrolídeos Coqueluche
Qual dos grupos de antibióticos abaixo é considerado de primeira escolha para o tratamento da infecção pela Bordetella
pertussis?
A Penicilinas
B Aminoglicosídeos
C Macrolídeos
D Carbapenêmicos 
E Cefalosporinas
4000062572
Questão 299 Bactérias gramnegativas Pneumonia associada à ventilação PAV
O patógeno implicado na etiologia de pneumonia nosocomial que acomete os pacientes submetidosà ventilação mecânica
é:
A Klebsiella.
B Streptococcus pneumoniae. 
C Enterococos.
D Acinetobacter.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058763
Questão 300 Microbiologia e Antimicrobianos Tratamento
A Vancomicina é associada à ceftriaxona no tratamento empírico de algumas meningites bacterianas adquiridas na
comunidade para permitir o tratamento eficaz de qual microrganismo?
A Streptococcus pneumoniae.
B Staphylococcus aureus.
C Haemoplhilus influenzae.
D Enterococcus faecium.
E Neisseria meningitidis.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055550
Questão 301 Bactérias gramnegativas Inativação enzimática
As bactérias produtoras de beta-lactamase de espectro estendido (ESBL) estão sendo isoladas com frequência nos
hospitais brasileiros e na comunidade, especialmente, em infecções do trato urinário e infecções intra-abdominais. Frente
aos conceitos sobre ESBL é CORRETO:
A São enzimas cromossomiais produzidas por GRAM negativos que hidrolisam todos os carbapenens.
B São produzidas por GRAM positivos particularmente Staphylococcus epidermidis e Streptococcus spp.
C São inativadas com ácido clavulônico sendo a associação de amoxicilina + ácido clavulônico ou ampicilina +
sulbactam escolhas terapêuticas eficazes.
D O cefepime é ativo contra cepas produtoras de ESBL sendo a droga de escolha para tratamento em infecções
graves.
E É possível utilizar quinolonas para tratamento de infecções urinárias não bacterêmicas contra cepas sensíveis, mas
em infecções graves os carbapenens são a droga de escolha.
4000052279
Questão 302 Ef eitos adversos Inf ecção por C dif f icile
Paciente após o uso de cefalosporina evolui com quadro de diarreia aguda, febre e toxemia. O diagnóstico de enterocolite
por Cloristidium difficile é mais bem feito por meio:
A do quadro clínico apresentado.
B da pesquisa de leucócitos nas fezes.
C de coprocultura.
D da pesquisa apresentada das toxinas A e B no sangue.
E da pesquisa apresentada das toxinas A e B nas fezes.
4000019294
Questão 303 Bactérias gramnegativas
Qual o fármaco de escolha para o tratamento de infecções causadas por Burkholderia cepacia ou Stenotrophomonas
maltophila?
A Claritromicina.
B Trimetoprim-sulfametoxazol. 
C Tobramicina.
D Cefixima.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000051341
Questão 304 Antibacterianos
Sobre os antimicrobianos, é INCORRETO afirmar que:
A a cefepima é uma cefalosporina de quarta geração e não tem atividade para anaeróbios, sendo risco B na
gestação.
B a ceftriaxona apresenta ação contra Enterococcus e não necessita de ajuste na insuficiência renal.
C as gatifloxacinas são quinolonas eficazes contra Staphylococcus coagulase negativos, Shigella sp e Legionella sp.
D os macrolídeos devem ser usados com cautela em pacientes com função renal comprometida significativamente,
mesmo sendo o fígado sua maior via de excreção.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000111681
Questão 305 Bactérias gramnegativas Pneumonia associada à ventilação PAV
Se há necessidade de fazer cobertura para anaeróbios e gram negativos (incluindo a Pseudomonas aeruginosa), para um
paciente em coma que está internado no hospital há 20 dias e que desenvolveu uma broncopneumonia aspirativa, qual
esquema antibiótico você escolheria? 
A Ceftazidima + vancomicina.
B Cefepime + aztreonam.
C Vancomicina + ceftriaxona.
D Ampicilina + gentamicina + metronidazol.
E Cefepime + clindamicina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000050782
Questão 306 Espectro de ação e indicações clínicas Prevenção e quimioprof ilaxia
Qual é a droga de escolha para a prevenção (a curto prazo) de leptospirose?
A Rifampicina
B Sulfametoxazol + timetoprim.
C Ampicilina.
D Doxiciclina.
E Penicilina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000008884
Questão 307 Uso racional de antimicrobianos Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Paciente com episódio prévio de alergia grave (edema de glote) à penicilina será submetida à inserção de marcapasso. Para
esse procedimento, a antibioticoprofilaxia a ser realizada é:
A ertapenem
B clindamicina
C cefazolina
D ciprofloxacina
Essa questão possui comentário do professor no site 4000163482
Questão 308 Uso racional de antimicrobianos Antibioticoprof ilaxia Cirúrgica
Homem, 35 anos, será submetido à artrodese de coluna lombar. Nesse caso, a antibioticopro laxia a ser realizada consiste
em:
A Cefepime
B Cefazolina 
C Ceftriaxone 
D Ciprofloxacina 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000163480
Respostas:
1 D 2 A 3 A 4 B 5 A 6 C 7 B 8 C 9 D 10 E 11 B
12 D 13 C 14 B 15 C 16 A 17 A 18 D 19 C 20 B 21 C 22 B
23 C 24 E 25 A 26 B 27 D 28 C 29 C 30 C 31 B 32 B 33 C
34 B 35 C 36 D 37 C 38 B 39 B 40 A 41 B 42 D 43 D 44 A
45 C 46 B 47 B 48 C 49 C 50 A 51 D 52 C 53 B 54 D 55 D
56 C 57 B 58 A 59 B 60 A 61 A 62 A 63 C 64 A 65 C 66 E
67 A 68 C 69 B 70 D 71 C 72 A 73 C 74 D 75 B 76 D 77 B
78 B 79 C 80 E 81 B 82 A 83 A 84 A 85 E 86 B 87 A 88 D
89 C 90 A 91 B 92 C 93 C 94 B 95 D 96 A 97 A 98 A 99 D
100 C 101 C 102 D 103 A 104 D 105 A 106 B 107 B 108 C 109 A 110 D
111 B 112 A 113 C 114 D 115 D 116 D 117 C 118 B 119 C 120 D 121 C
122 D 123 C 124 B 125 C 126 C 127 D 128 B 129 C 130 D 131 A 132 A
133 B 134 C 135 B 136 D 137 B 138 E 139 E 140 D 141 A 142 E 143 C
144 C 145 C 146 B 147 A 148 B 149 B 150 A 151 A 152 C 153 C 154 A
155 A 156 D 157 C 158 C 159 B 160 E 161 A 162 D 163 E 164 C 165 B
166 D 167 C 168 D 169 C 170 E 171 D 172 D 173 B 174 A 175 A 176 A
177 D 178 D 179 B 180 B 181 D 182 D 183 A 184 D 185 D 186 A 187 C
188 D 189 A 190 D 191 C 192 D 193 D 194 D 195 B 196 E 197 B 198 A
199 C 200 A 201 A 202 C 203 D 204 A 205 C 206 C 207 C 208 C 209 B
210 B 211 B 212 D 213 D 214 D 215 A 216 C 217 E 218 C 219 C 220 B
221 A 222 D 223 A 224 A 225 D 226 A 227 E 228 D 229 B 230 A 231 E
232 B 233 C 234 D 235 E 236 C 237 D 238 E 239 D 240 D 241 B 242 D
243 D 244 D 245 A 246 E 247 D 248 C 249 C 250 D 251 C 252 C 253 A
254 A 255 C 256 E 257 258 E 259 D 260 C 261 B 262 C 263 C 264 B
265 D 266 D 267 A 268 B 269 A 270 C 271 C 272 D 273 C 274 A 275 A
276 B 277 A 278 B 279 A 280 D 281 C 282 A 283 D 284 E 285 C 286 D
287 C 288 E 289 B 290 B 291 E 292 E 293 D 294 D 295 B 296 C 297 B
298 C 299 D 300 A 301 E 302 E 303 B 304 A 305 E 306 D 307 B 308 B

Mais conteúdos dessa disciplina