Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMPORTAMENTO ANIMAL
Tópicos: Forrageamento I e II			
1. Modelo de Forrageamento Ótimo
Na figura acima, a linha curva representa a variável: benefício.
Na figura acima, a linha reta representa a variável: custo.
A seta indica o ponto onde ocorre: o maior benefício e menor custo, o ponto ótimo.
2. Qual a estratégia de forrageamento de corvos que consomem moluscos, observada no estudo do pesquisador Reto Zach?
Os corvos lançam moluscos grandes (3,8 – 4,4 cm) a cinco metros de altura. Eles insistem em pegar os mesmos moluscos já lançado e jogá-los novamente até quebrar.
3. Quais os equipamentos que Reto Zach usou para testar suas hipóteses?
Um andaime a 5, 10 e 15 metros e um balde e uma corda.
4. David Vleck estudou o comportamento de forrageamento de geômios. Ele levantou uma hipótese principal relativa a custos e benefícios. Explique sucintamente qual a hipótese
A hipótese desse pesquisador é de que em um ponto do túnel é mais custoso empurrar a terra para fora do que cavar outro túnel, isto é, em um ponto o animal gastaria mais calorias empurrando terra do que cavando novo buraco. Então havia uma distância ótima entre uma saída lateral e outra.
5. Caramujos que vivem no costão intertidal consomem moluscos durante uma curta janela de tempo entre as marés baixa e alta. Qual predição faria sobre a seletividade alimentar do caramujo?
Quando a maré está baixa os caramujos conseguem selecionar moluscos maiores, de conchas mais grosas, pois ele tem mais tempo para tentar abrir a presa, mas quando a maré sobe os caramujos precisam se preocupar em se fixar nas rochas, tendo menos tempo de selecionar os moluscos.
6. Besouros bruquídeos se alimentam de sementes tóxicas para outros insetos. Como conseguem fazer isso sem morrer?
Os bruquídeos conseguem comer essas sementes porque elas não são tóxicas para eles, já que possuem uma enzima que transforma a toxina canavanina em amônia, fazendo desse composto uma fonte de nitrogênio. 
7.Qual a principal adaptação do rato canguru para se alimentar de cáctus?
Essa animal possui dentes incisivos especializados em retirar a epiderme de cáctus, que é impregnada de sal, assim consegue se alimentar dessa planta.
8. Pirilampos do gênero Photuris usam uma estratégia de forrageamento baseada em respostas pré-programadas de outras espécies. Explique qual é a estratégia de forma sucinta.
Fêmeas de determinadas espécies usam uma certa frequência de luz para atrair os machos para acasalarem, mas as fêmeas de pirilampos do gênero Photuris quebraram esse código e o usa para atrair os machos para come-los. 
9. A caça social evoluiu em quais grupos taxonômicos de animais?
Há registro de caça social em animais aquáticos, como baleias, animais carnívoros terrestres, por exemplo em leões, e em aves temos o exemplo de pelicanos.
10. Qual a estratégia de forrageamento do peixe arqueiro (gênero Toxotes) ?
O peixe arqueiro caça pelo sinal luminoso emitido pelos olhos de pequenos insetos noturnos, lançando um jato de água altamente certeiro na direção da presa, ele precisamente faz essa miragem do jato de água sob a água considerando o ângulo da refração.