Buscar

Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública, sem dúvida, é o Livro Didático (LD). Sua relevância é tanta em nossa cultura institucional, que está previsto como um dir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Um dos materiais mais utilizados em salas de aula na educação escolar pública, sem dúvida, é o Livro Didático (LD). Sua relevância é tanta em nossa cultura institucional, que está previsto como um direito constitucional dos educandos. Por isso, temos o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que avalia e destina as obras didáticas, pedagógicas e literárias com finalidades de prática educativa às escolas públicas de Educação Básica das redes federais, estaduais, municipais e distrital, em que se inclui a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (BRASIL, 2017). Contudo, será que existem livros próprios e adequados para as turmas de jovens e adultos?
 
Existem inúmeras situações em todo o nosso país, mas muitas instituições e professores da EJA utilizam os mesmos livros destinados para o ensino regular, por falta de disponibilização de materiais próprios para esta modalidade, a fim de suprirem uma falha nas políticas públicas voltadas à Educação. Sabemos que a abordagem de muitos LD dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, não é coerente com o perfil das turmas de jovens e adultos, logo há uma demanda para que haja as adequações das atividades por parte do professor.
 
Para que você compreenda melhor esse desacordo entre o LD feito especificamente para crianças e o uso com jovens e adultos, convido você a pegar um Livro Didático e folhear para ver como são apresentadas as atividades (figuras, vocabulário, forma de interação com o leitor, exemplos e atividades presentes, entre outros aspectos). Depois, reflita se você, enquanto adulto, se sentiria respeitado pela faixa etária, história de vida e conhecimentos acumulados ao longo de sua trajetória, ao receber uma das atividades propostas neste livro.
 
Em seus estudos sobre Livro Didático na EJA, Merli (2018, p. 249) concluiu que:
 
"[...] é necessário compreender o Livro Didático como parte da prática pedagógica, mas não como parte única; compreendê-lo como um dos elementos pedagógicos, pois nele constam memórias, elementos que podem trazer vida e realidade à aula do professor e à participação e aprendizagem do aluno. Hoje, o currículo deve ser visto como um elemento crítico, no qual aluno e professor possam construir juntos o conhecimento, sempre partindo do conhecimento teórico-científico que o professor traz consigo, mas utilizando do conhecimento que o aluno obteve em sua vivência. A partir disso, o Livro Didático pode ser um aliado, tanto ao influenciar com o conhecimento científico historicamente acumulado, [quanto] ao trazer elementos culturais da realidade do aluno, agregando um ao outro, construindo novos saberes e novas visões de mundo, para que dessa forma possam existir práticas emancipatórias dentro do contexto social e cultural onde aluno e professor vivem e convivem".
 
Com essa análise, percebemos que há valor no Livro Didático e, sendo este um dos poucos recursos disponibilizados aos professores da EJA, em muitas escolas, se faz necessária a adaptação de atividades, exemplos, figuras e o que mais for necessário. Trata-se de aproveitar o que é bom e substituir ou melhorar o que precisa.
 
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade será analisar um Livro Didático de Língua Portuguesa, do ciclo de alfabetização (1º, 2º ou 3º ano) do Ensino Fundamental, considerando as necessidades de uma turma de EJA. Para tanto, siga os passos a seguir:
1. Encontre um Livro Didático de Língua Portuguesa, que seja para o 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental, cuja elaboração tenha sido respaldada pelo PNLD e a publicação tenha sido, de preferência, a partir de 2013 (veja a ficha catalográfica).
2. Escolha uma sequência didática do livro selecionado, contendo um texto de apoio (fábula, conto, poema etc.) e, ao menos, uma atividade de estudo (questionário, elaboração de texto etc.)..
3. No formulário padrão desta atividade haverá um campo para você digitar as informações do texto de apoio (título, autor – se houver – e um excerto de 5 a 10 linhas do Word) e outro para você inserir uma ou, no máximo, duas fotos da atividade de estudo a ser analisada.
4. Após esses registros, você deverá inserir a sua análise sobre a sequência didática, considerando a aplicação para uma turma de EJA, em que se deve respeitar os objetivos propostos para esta modalidade. Assim, deverá responder às seguintes perguntas de forma argumentativa: a) Na sequência didática, há elementos compatíveis com a faixa etária de jovens e adultos? b) É respeitada ou proporcionada autonomia e participação ativa do aluno em seu processo formativo? c) Há valorização da história de vida e/ou conhecimentos do aprendiz? Em seus argumentos, você poderá utilizar autores para realizar citações indiretas, ou seja, com suas palavras, neste caso, deverá apresentar a referência com base na ABNT, ao fim da atividade (mínimo de 10 e máximo de 15 linhas do Word).
5. Por fim, explique quais possíveis adaptações você, enquanto professor da turma de EJA, realizaria nesta sequência didática, para poder aplicá-la aos adultos, sem perder a essência do conteúdo (mínimo de 5 e máximo de 10 linhas do Word). É necessário inserir a referência do Livro Didático, também, conforme ABNT, ao final da atividade.
 Atenção:
- Cópias de colegas ou de outros autores não serão aceitas.
- Realize a sua atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina. 
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
- Certifique-se de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- Formatar a atividade de acordo com as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor Mediador, pelo Studeo, no Fale com o Mediador.
Bons estudos!!
​
REFERÊNCIAS
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70011-decreto-9099-de-18-julho-2017-pdf&category_slug=agosto-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 5 jan. 2024.
MERLI, R. C. O livro didático e a Educação de Jovens e Adultos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 4., 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2018. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/V%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20IV%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20Saberes%20e%20praticas%20da%20docencia/O%20LIVRO%20DIDATICO%20E%20A%20EDUCACAO%20DE%20JOVENS%20E%20ADULTOS.pdf Acesso em: 5 jan. 2024.

Mais conteúdos dessa disciplina