Buscar

1 2 Funcoes e elementos do canteiro de obras durente a construcao de uma casa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Funções e elementos do canteiro de obras durante a construção de uma casa.
Considerando o exemplo da construção de uma casa residencial, as funções e elementos presente no canteiro de obras de acordo com um cronograma típico seriam os seguintes:
1.Implantação:
Durante a escavação e preparação do terreno o canteiro tem por função a realização da escavação e preparação do terreno para receber as fundações da edificação. Já os elementos que compõe esta fase são pequenas máquinas de escavação, caminhões basculante e ferramentas manuais.
Há também a área de armazenamento dos materiais, que servem para acomodar corretamente os materiais utilizados durante esta fase da obra. Os elementos desta porção do canteiro são tijolos, madeiras, pregos, etc.
2. Instalações Provisórias:
As instalações provisórias fazem compõe os elementos administrativos da obra. Nelas estão presentes o escritório da obra, banheiros e alojamentos. A função é fornecer instalações físicas durante o período de execução da construção.
Os elementos que podem fazer parte desta área são contêineres adaptados para escritório, vestiário ou salas, além de banheiros químicos e áreas para descanso e refeição dos operários.
3. Fundações e Estrutura:
Já na fase de fundação e estrutura, a função do canteiro é preparar e montar estruturas de aço (quando necessárias), formas para concretagem e produzir e fornecer o concreto para as fundações. Esta fase do canteiro é conhecida como canteiro de aço e formas, e central de concreto.
Os elementos que fazem parte desta fase são a carpintaria para as formas, maquinas de dobra e corte para aço, betoneiras e misturadores de concreto e carrinhos para transporte de concreto já batido.
4. Alvenaria e Acabamento:
Durante a fase de alvenaria e acabamento, a função do canteiro é executar alvenaria e trabalhos de acabamento interno e externo, além da preparação do concreto e argamassa fornecida durante este período.
Os elementos presentes compreendem andaimes, ferramentas de alvenaria e espaço para armazenamento de materiais de acabamento. Também fazem parte dos elementos pequenas betoneiras e áreas de preparação de argamassa.

Outros materiais