Buscar

AV1 PROCESSOS CONSTRUTIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O PROCESSO CONSTRUTIVO ADEQUADO NA CONSTRUÇÃO DE SUPERMERCADO DE GRANDE MARCA
Mirian Oliveira Barbosa
Matrícula: 01691388
Curso de Arquitetura e Urbanismo
No estudo de viabilidade para a construção de um supermercado de grande marca, foram levados em consideração os critérios técnicos e econômicos, com o intuito de elencar as prioridades do cliente.
Dentro dos critérios técnicos estão a resistência à compressão (indica a qual tensão o material é capaz de resistir), a trabalhabilidade (facilidade de manuseio do material na construção da estrutura, sem precisar de mão de obra especializada), a durabilidade (capacidade do material, ao longo de sua vida útil, cumprir a sua função, sem precisar de grandes intervenções, reparos e manutenções frequentes) e a higiene (os materiais utilizados em obra devem ser compatíveis com as condições de higiene exigidas em projeto. Em ambientes úmidos, por exemplo, devem ser evitados materiais que propiciem o desenvolvimento de fungos e bolor).
Os critérios econômicos têm o objetivo de construir a edificação com o menor custo possível, sem ignorar os critérios técnicos. Para a escolha de uma tecnologia, devem ser consideradas as implicações futuras ao longo da vida útil do material, ou seja, além de serem considerados os custos referentes à aquisição e construção, devem ser considerados os custos referentes ao uso, à manutenção e à disposição final (quantidade de resíduo gerado).
Para a construção do supermercado em questão, foram escolhidos dois sistemas construtivos que atendam aos critérios preestabelecidos, contudo, assim como todos os demais sistemas, eles possuem vantagens e desvantagens.
A tecnologia mais usual na construção civil, no Brasil, é a do concreto armado. O concreto é feito de areia, brita, cimento e água, e quando adicionamos o aço na estrutura da construção, ele se torna concreto armado. Ele é resistente a compressões e trações, seu custo de manutenção é muito mais baixo, comparado com demais materiais de construção. A sua estrutura pode ser moldada de diversas maneiras, utilizando mão de obra menos qualificada para a sua execução. Possui boa resistência ao fogo e ao tempo e sua durabilidade é maior do que qualquer outro sistema construtivo.
Para a cobertura do supermercado, a tecnologia escolhida foi o metal. Os metais são, de modo geral, muito resistentes. Suas propriedades são divididas em mecânicas e físicas, tais como a alta resistência à tração, compressão e flexão, durabilidade, ductilidade, maleabilidade, entre outras. São amplamente utilizados em diversas etapas da construção, desde a estrutura até os acabamentos, isso porque têm o poder de suportar cargas elevadas e oferecem grande resistência. São amplamente empregados em vigas, pilares, telhados, escadas, pontes, entre outros lugares que exigem essas particularidades.
 	Dois critérios que não podem ser aplicáveis à construção deste supermercado, por terem características contrárias às tecnologias escolhidas, são: 
· Critérios ambientais – possuem como sub critérios a utilização de recursos naturais (renováveis e não renováveis), a toxicidade (grandes quantidades de componentes químicos e emissão de CO2), a energia incorporada (extração, fabricação, transporte e construção), a durabilidade (quanto mais durável, menor será a necessidade de produção de novos materiais para substituir o primeiro). Sendo assim, a utilização do concreto armado, que é uma tecnologia contrária aos critérios ambientais, foi escolhida levando-se em consideração os critérios econômicos, sem perda da qualidade já mencionada pelos critérios técnicos;
· Critérios Estéticos - do ponto de vista estético, devem ser escolhidos os materiais que proporcionem uma aparência agradável ao ambiente, seguindo as exigências do cliente, contudo, se o critério econômico foi levado em consideração, ainda que seja importante a construção de uma estrutura funcional, limpa e agradável ao cliente final, o custo para ser investido em um design arrojado seria muito alto.
https://blog.ofitexto.com.br/engenharia-civil/concreto-armado-vantagens-e-desvantagens/
https://blog.parceirodaconstrucao.com.br/concreto-armado/
https://conteudo.espacosmart.com.br/economia-construcao-sustentavel/
https://www.mectria.com/single-post/2018/11/17/como-escolher-o-melhor-material-para-o-seu-projeto
https://www.grupoacocearense.com.br/blog/gestao/metais-na-construcao-civil/

Outros materiais