Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual - Estática das Construções Estruturas Isostáticas - Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

18/03/2024, 16:46	about:blank
Avaliação Final (Discursiva) - Individual (Cod.:956050) Código da prova: 76759950
Disciplina: Estática das Construções: Estruturas Isostáticas (ECE08) Período para responder: 04/03/2024 - 19/03/2024
Peso: 2,00
1 - As vigas são elementos estruturais bastante comuns, sendo responsáveis pela transferência de carga de um elemento para outro. Na Engenharia civil, por exemplo, podem ter a função de transferir os esforços verticais recebidos na laje para o pilar ou coluna, ou ainda transferir uma carga concentrada, na condição onde esteja
servindo de apoio para um pilar. Sobre as vigas biapoiadas simples, responda os itens a seguir: a) Descreva, em termos de apoios e carregamentos, em que consiste uma viga biapoiada simples. b) Qual condição deve ser atendida para que seja possível determinar as reações nos apoios?
Minha Resposta:
 a) Uma viga biapoiada simples é sustentada por dois apoios, um em cada ponta, recebe esforços externos que são dispersados para eles, e com isso, é feita uma análise do carregamento para encontrar as reações de apoio.
 b) É analisado se a viga é isostática usando as equações de equilíbrio, se o número de incógnitas for igual ao número de equações da estática, será atendida a condição.
Resposta esperada: 
a) Uma viga biapoiada simples apresenta dois apoios, localizados em cada uma das extremidades da viga. A viga recebe esforçosexternos, os quais são transferidos para os apoios. As reações nos apoios podem ser determinadas através da análise do carregamento naviga. 
b) As reações nos apoios podem ser determinadas, sendo necessário verificar inicialmente se tratar de uma viga isostática, utilizandoas equações de equilíbrio. Para que essa condição seja satisfeita, o número de incógnitas deve ser igual ao número de equações daestática.
2 - As treliças são estruturas formadas por unidades triangulares, formadas por elementos retos. As ligações entre os triângulos são denominadas nós, sendo realizada utilizando solda, pinos ou parafusos. Para o dimensionamento das treliças, podem ser utilizados dois métodos: 1- Método dos nós ou Método de
Cremona; 2 - Método das seções ou Método de Ritter. Descreva o processo de análise de uma treliça utilizando o Método de Cremona.
Minha Resposta: Considerando que a treliça está em equilíbrio, os nós também estarão, então analisa-se o equilíbrio de cada nó. Pega-se um nó com duas incógnitas, que apresente esforços normais atuantes. Depois de analisar cada nó, determinasse os esforços para cada trecho, nó e barra. E com isso é feito o diagrama de esforços normais.
Resposta esperada: Considerando a treliça em equilíbrio, cada um dos nós dela se apresenta em equilíbrio. Portanto, deve-se realizar a análise de equilíbriode cada um dos nós da treliça. Seleciona-se um nó, com duas incógnitas, que apresente esforços normais atuantes. Após a análise isoladade cada nó é possível determinar os esforços normais para cada trecho, em cada nó, e em cada barra. Após a determinação dos esforçosnormais é traçado o Diagrama de Esforços Normais atuantes na treliça analisada
 
about:blank	1/1

Outros materiais