Buscar

av1 Inovação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Informações Adicionais
Período: 19/02/2024 00:00 à 03/06/2024 23:59
Situação: Cadastrado
Tentativas: 1 / 3
Pontuação: 2500
Avaliar Material
1)Orestes é coordenador pedagógico numa escola de Ensino Fundamental. Em função da publicação da nova BNCC decide organizar uma capacitação visando que todos os professores da escola conheçam o enfoque por competências adoptado tanto neste documento como na Lei de Diretrizes Bases da Educação. Durante o primeiro encontro da capacitação, Orestes discute com os professores as dez competências gerais da Educação Básica e ressalta que organizar o currículo em torno de competências envolve abandonar os esquemas anteriores organizados em forma de lista de conteúdos. Orestes abre um espaço para a discussão coletivas dessas ideias. Marta, uma professora com muitos anos de experiência e que já vivenciou outras reformas curriculares, é uma das primeiras a opinar. Ela diz: “Para mim todo esse discurso das competências só vai servir para baixar ainda mais o nível dos conteúdos. Eu sei por experiência que com cada reforma educacional que chega os conteúdos que temos que ministrar são cada vez mais simples e básicos”.
Orestes poderia responder à colocação de Marta, argumentando que a organização do currículo em competências:
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Alternativas:
a)não significa desvalorizar os conteúdos, mas sim priorizar um enfoque onde os alunos adquiram conhecimentos que, no futuro, eles irão aplicar a situações profissionais.
b)não significa desvalorizar os conteúdos, mas sim priorizar um enfoque onde os alunos possam significar esses conteúdos ao desenvolvê-los e aplica-los e situações complexas. Alternativa assinalada
c)não significa desvalorizar os conteúdos, mas sim priorizar um enfoque no qual o professor primeiro desenvolva o conteúdo que depois mostre algumas aplicações.
d)desmerece os conteúdos visto que, ao assumir os desafios da formação de cidadão para o século XXI, as competências se focam no saber fazer e não no saber em si.
e)não desvaloriza totalmente os conteúdos, mas sim se prioriza um enfoque que coloca no primeiro plano as aplicações e no segundo plano os conteúdos.
2)Considere os seguintes relatos que descrevem dois inovações educacionais:
a Escola Municipal Profa. Irene da Silva Oliveira usa o quintal de uma moradora do bairro para fazer oficinas de educac¸a~o ambiental. A Ma´rcia, dona do quintal, acabou se envolvendo tanto que passou a desempenhar papel de educadora e na~o de “emprestadora de quintal”. Outra coisa interessante e´ que, a cada dois meses, os pais vivenciam um dia de oficina, igualzinho ao de seus filhos
Os pais de muitos dos alunos que assistem a nossa escola trabalham nas grandes plantações que estão localizadas próximas da escola. Percebemos que, todos os anos, quando chegava a época da colheita muitos dos alunos começavam a faltar visto que tinham que iam para a roça ajudar a seus pais. Isto era particularmente problemático porque a colheita coincidia com o final do semestre e, portanto, com a época das provas. Perante essa situação, toda a escola decidiu adaptar os tempos escolares para se adaptar com os tempos da comunidade. Foi assim que adoptamos uma organização bimestral em lugar de semestral e realizamos algumas adaptações no calendário escolar.
A partir desses dois relatos, analisa as seguintes afirmações:
I. Só o primeiro relato reflete a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção só se refere à possibilidade de adaptar os espaços escolares.
II. Os dois relatos refletem a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção se refere tanto aos tempos como aos espaços escolares.
III. Só o segundo relato reflete a noção de flexibilização defendida na LDB e na BNCC visto que essa noção só se refere á possibilidade de adaptar o calendário escolar.
IV. Nenhum dos dois relatos refletem a noção de flexibilização defendida pela LDB e na BNCC visto que essa noção se refere ao sistema educacional com um todo e não a cada escola em particular.
Considerando o contexto apresentado, é VERDADEIRO o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)I e III, apenas.
c)III, apenas.
d)IV apenas.
e)II, apenas. Alternativa assinalada
3)Natalia é coordenadora pedagógica numa escola e está organizando uma serie de encontros com os professores da sua escola para discutir sobre as metodologias ativas. Depois de introduzir a noção e de ressaltar a sua importância, Claudia, uma das professoras que estava participando do encontro comenta: “Depois de ouvir você acho que eu uso uma metodologia ativa porque eu estou sempre a fazer muitas perguntas para os alunos e dando-lhes muitos exercícios para que resolvam e não fiquem sem fazer nada. Desse modo, eles estão sempre ativos nas minhas aulas, ou estão respondendo as minhas preguntas ou estão resolvendo exercícios”.
Visto que Natália conhece em profundidade as metodologias ativas, a sua resposta para o comentário de Claudia deveria enfatizar:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Que as metodologias ativas sugerem otimizar o tempo de ensino a partir de uma maior e ampla diversidade de recursos disponíveis adequados para o professor.
b)Que as metodologias ativas sugerem padronizar o ensino já que o tempo de aprendizagem já não se limita à sala de aula, mas também aos entornos virtuais.
c)Que as metodologias ativas, quando propõem colocar a atividade do aluno no centro do processo de ensino, sugerem utilizar atividades que sejam realmente significativas para eles. Alternativa assinalada
d)Que as metodologias ativas sugerem que antes da aula o aluno realize uma pesquisa sobre um tema dado e leve para sala de aula um conjunto de curiosidades sobre ele.
e)Que as metodologias ativas sugerem que os alunos trabalhem em grupo ao longo de todo o processo de aprendizagem visto que assim conseguirão desenvolver suas competências sociais.
4)Ana Carolina é aluna da Licenciatura em Pedagogia. Seu curso é presencial, mas, a partir desse ano a universidade permitiu que ela escolhesse dois cursos optativos na modalidade a distância para complementar a sua carga horaria. Ana Carolina decidiu fazer um curso de Comunicação e Expressão a distancia oferecido pela Universidade de Coimbra e outro de Teoria Curricular, também a distancia, oferecido pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul.
Considerando o contexto anteriormente apresentado, assinale a opção CORRETA:
Alternativas:
a)O caso de Ana Carolina é um exemplo de ensino híbrido dentro do modelo à la carte. Alternativa assinalada
b)O caso de Ana Carolina é um exemplo de ensino híbrido dentro do modelo rotacional.
c)O caso de Ana Carolina é um exemplo de ensino híbrido dentro do modelo flex.
d)O caso de Ana Carolina é um exemplo de ensino híbrido dentro do modelo virtual enriquecido.
e)O caso de Ana Carolina não é um exemplo de ensino híbrido.
5)Ricardo é professor de história. Esse ano ele desenvolveu um projeto onde seus alunos analisaram os monumentos históricos da cidade, considerando sua localização, estado de conservação, principais acontecimentos históricos com os quais ser vinculam, papel urbanístico, etc. Como produto final do projeto cada equipe teve que registrar os seus resultados em um vídeo que publicaram em YouTube. Para criar o vídeo, os alunos de Ricardo deveram seguir três etapas: uma primeira de planejamento, onde construíram o roteiro e decidiram os espaços onde iriam gravar; uma segunda de produção, onde se tomaram as imagens que compuseram as cenas do vídeo; e uma terceira de edição final.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Ao planejar, produzir e editar o vídeo os alunos desenvolveram competências cognitivas e sócioemocionais.
II. Ao planejar, produzir e editar o vídeo os alunos simplesmente aplicaram os conhecimentos adquiridos anteriormente.
III. Ao planejar, produzir e editar o vídeo os alunos tiveram a oportunidade de experimentar aprendizagens colaborativas e criativas.
Considerando o contexto apresentado, e´VERDADEIRO o que se afirma em:
Alternativas:
a)I, apenas.
b)I e III, apenas. Alternativa assinalada
c)II apenas.
d)I e II, apenas.
e)III apenas.

Continue navegando

Outros materiais