Buscar

Galvanização aplicada a semi-jóias

Prévia do material em texto

GALVANIZAÇÃO APLICADA A SEMI- JÓIAS
Galvanização é o nome dado ao processo de revestimento de um metal por outro mais nobre com o objetivo de evitar a corrosão ou aprimorar sua aparência. O ferro e o aço são exemplos de materiais muito utilizados na indústria e na produção de inúmeros produtos.
A galvanoplastia de semi jóias é amplamente utilizada com o objetivo de agregar valor à semi-jóia 
Facilita a transferência de íons metálicos de uma superfície para outra, metálica ou não. No final do processo, o artigo receptor de íons deve ser completamente coberto com o metal relevante.
 O primeiro banho é responsável pela aderência, o segundo confere a estrutura da semi-jóia, uma das características e diferenciais da semi-jóia é a preservação da cor e do brilho por muito tempo, mesmo com uso contínuo.
após o banho de cobre ácido, a semi-jóia recebe uma camada de paládio, essa camada é responsável por deixar a semi-jóia hipoalergênica e capaz de evitar a oxidação.
A galvanização ajuda a prolongar a vida útil das peças de aço, fornecendo uma barreira entre o aço e a atmosfera, evitando a formação de óxido de ferro na superfície do aço. Proporciona também maior resistência à corrosão de partes expostas ao meio ambiente.
O que faz a Semijoia escurecer?
As semijoias oxidam, pois são feitas de ligas metálicas. Quando submetidas a determinados processos físicos e químicos, as peças podem ficar com o aspecto escurecido, por conta de reações. Entretanto, alguns metais nobres como a prata também oxidam, ou seja, não é uma exclusividade de metais não nobres.
REAÇÕES REDOX: Ocorrem quando acontece uma transferência de elétrons, quando uma espécie química perde elétrons ela se oxida, enquanto outras sofrem a chamada redução, quando acontece o ganho de elétrons. Pode ser percebida pela mudança no número de nox dos participantes da reação.
DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA
As pilhas e as baterias são dispositivos estudados em Eletroquímica que transformam energia química em energia elétrica. Dentro desses aparelhos ocorrem reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, produzindo assim corrente elétrica.
A diferença entre pilhas e baterias está no fato de que as pilhas são formadas por dois eletrodos e um eletrólito, enquanto as baterias são formadas por várias pilhas conectadas.
· Pilha alcalina: Essa pilha usa zinco (Zn), hidróxido de potássio (KOH) e dióxido de manganês (MnO2) como reagentes
· Pilha de óxido de prata: O reagente usado nessa pilha, como o próprio nome já indica, é o óxido de prata. O Zinco também se faz presente como ânodo
· Bateria de níquel-cádmio: Composta pelos elementos químicos Níquel (Ni) e Cádmio (Cd), é usada em filmadoras e celulares e possui a vantagem de ser recarregável
· Bateria de Chumbo: Apesar do nome dessa bateria mencionar apenas o chumbo, a bateria é composta também por solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4), é responsável por manter automóveis em funcionamento.
IMPORTÂNCIA DA GALVANIZAÇÃO
Com a utilização da galvanização, as semi-jóias passam a contar com maior durabilidade e resistência. Dessa forma, o material além de aumentar a sua vida útil, tem a sua valorização elevada, conferindo diversas vantagens para os clientes.
Isso acontece porque os metais aplicados nas joias a protegem contra efeitos naturais de oxidação, provocados pelo contato direto com componentes do ar ou ambientes úmidos.
ETAPAS DA GALVANIZAÇÃO
1. Desengraxe: utilizado para remoção de graxas e óleos
2. Lavagem anti contaminação de um processo para o outro 
3. Cobre Alcalino 
4. Lavagem
5. Cobre Ácido
6. Lavagem 
7. Banho de Paládio ou Níquel, é recomendado o uso de Paládio por conta que o níquel tem uma grande probabilidade de dar alergia à pessoa que usar a semi-jóia
8. Lavagem
9. Pré-ouro
10. Lavagem 
11. Cor Final
12. Verniz para acabamento

Mais conteúdos dessa disciplina