Buscar

N1 - RESOLUÇÃO DE CASO COMUNICAÇÃO ÉTICA E COMPLIANCE NAS ORGANIZAÇÕES UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Implementação de Programa de Compliance e Integridade
Autor: Marcelo Augusto Candido Miguel 
 A ética pressupõe a capacidade humana de avaliar, julgar e decidir sobre um conflito ou dilema de forma livre e autônoma. Nesse sentido, a ética também busca entender como um indivíduo se posiciona em relação às normas sociais e decide, individualmente, por sua aceitação ou não (ALENCASTRO, 2016).
 Entendemos que a Moral de uma sociedade é um conjunto de valores referentes ao bem ou ao mal, “ao permitido e ao proibido e à conduta correta, a qual é válida para todos os seus membros” (CHAUÍ, 2001, p. 339 apud ALENCASTRO, 2016 p. 12). Já a Lei seria um conjunto de hábitos e valores considerados fundamentais e indispensáveis, “bem como acordos de caráter obrigatório, para garantir os direitos e a justiça mínima” (SANTOS, 1997 apud ALENCASTRO, 2016, p. 20).
 Continuamente ouvimos notícias referentes a corrupção, subornos, desvios de dinheiro e fraudes, dentre outras práticas, nas empresas, sejam estas públicas ou privadas. Essa questão não se trata de um problema exclusivo em nosso país, pois tratamos, aqui, de um problema global. Com base no caso apresentado, sabe-se que a empresa F1 12 vem sofrendo no mercado e perdendo novos contratos por não ter uma política clara de compliance e uma conduta ética de seus funcionários, foi comprovado também que a empresa está conhecida no mercado como uma empresa que pratica subornos em suas negociações. Diante de toda essa situação, a diretoria decidiu pela implementação de um programa de compliance.
Blok (2017, p. 15) apresenta que
[...] “ser Compliance” é conhecer as normas da organização, seguir os procedimentos recomendados, agir em conformidade e sentir o quanto é fundamental a ética e a idoneidade em todas as formas e atitudes humanas e empresariais.
“Estar em Compliance” é estar em conformidade com leis e regulamentos internos e externos.
“Ser e estar em Compliance” é acima de tudo uma obrigação individual de cada colaborador dentro da instituição.
 Criar um programa de Compliance em uma empresa é uma etapa importante para garantir a conformidade com leis, regulamentos e padrões éticos. A primeira etapa é identificar quais são os riscos mais relevantes para a empresa, levando em consideração as leis e regulamentos aplicáveis, bem como as práticas e políticas internas da empresa. Em seguida, é necessário desenvolver políticas e procedimentos específicos para cada risco identificado. Estas políticas e procedimentos devem incluir detalhes sobre como lidar com a situação e quais são as responsabilidades dos funcionários. É importante que todos os funcionários estejam cientes das políticas e procedimentos de Compliance da empresa, bem como dos riscos e como lidar com eles. O treinamento deve ser realizado regularmente para garantir que os funcionários estejam atualizados. É importante monitorar regularmente o programa de Compliance para garantir que esteja funcionando corretamente. A avaliação também permite identificar pontos fracos e fazer ajustes onde necessário. As leis e regulamentos podem mudar ao longo do tempo, portanto, é importante revisar e atualizar regularmente o programa de Compliance para garantir a conformidade com as últimas exigências.
 Um bom programa de compliance passa pela criação de normas internas, realização de auditorias, fiscalização constante, incentivo a denúncias de irregularidades e campanhas de comunicação que reforcem o compromisso com a ética e a transparência.
Referências: 
ALENCASTRO, M. S. C. Ética empresarial na prática : liderança, gestão e responsabilidade corporativa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2016.
BLOK, M. Compliance e liderança corporativa . Atualizado de acordo com a lei anticorrupção brasileira (Lei nº 12.486) e o Decreto-Lei nº 8.421/2015. 2. ed. Bonsucesso: Freitas Bastos, 2017.
GUIMARÃES, F. V. et al . Guia como estruturar um Compliance empresarial . Curitiba: SINDUSCON, 2016. Disponível em: https://www.vgplaw.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Guia-Compliance-Digital.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.
NEOWAY, Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. – Blog. Programa de Compliance: Como Implementar em 7 Passos . 14 de setembro de 2020. Disponível em: https://blog.neoway.com.br/como-implantar-um-programa-de-compliance/ Acesso em: 13 fev. 2023.

Outros materiais