Buscar

Fomulário AV1 - Laboratório de Projetos Inovadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Identificação do Discente (ou Grupo)
	Identificação discente:
	Nome
	Matrícula
	Curso
	Johnne Da Silva Morais
	47044763
	Superior de Tecnologia em Gestão Pública
	
	
	
	
	
	
	Instituição: Unifael
	Curso(s): Superior de Tecnologia em Gestão Pública
	2. Identificação do Projeto 
	Título do projeto: EcoTroca - Coletando Sustentabilidade 
	Descrição do produto/processo que será analisado:
O projeto " EcoTroca " é uma iniciativa que visa incentivar a coleta de materiais recicláveis 
entre estudantes e membros da comunidade acadêmica, oferecendo a oportunidade de 
ganhar horas de atividades complementares em troca. O objetivo principal é promover a 
consciência ambiental, estimular a reciclagem e envolver a comunidade em ações 
sustentáveis. 
	Problema encontrado:
A falta de conscientização e participação em práticas sustentáveis na comunidade acadêmica, resultando em um impacto ambiental negativo devido à má gestão de resíduos.
	Solução proposta:
A criação de um sistema de coleta de materiais recicláveis dentro do campus ou região acadêmica, onde os participantes podem entregar esses materiais em troca de horas de atividades complementares. Isso estimula a reciclagem, promove a conscientização ambiental e recompensa os participantes. 
Funcionamento: 
Cadastro e Identificação: Os alunos e membros da comunidade interessados em participar se cadastram em uma plataforma online dedicada ao projeto. Cada participante recebe um número de identificação pessoal. 
Coleta de Materiais Recicláveis: Os participantes são incentivados a coletar materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro, metais, entre outros, em suas casas, escolas ou locais de trabalho. 
Pesagem e Registro: Em pontos de coleta estrategicamente localizados dentro do campus ou região acadêmica, os participantes entregam os materiais recicláveis coletados. Os materiais são pesados e registrados, associados ao número de identificação do participante. 
Contabilização de Horas de Atividades Complementares: De acordo com o peso dos materiais recicláveis entregues, os participantes acumulam horas de atividades complementares. Por exemplo, a cada X quilogramas de materiais recicláveis, o participante ganha 1 hora de atividade complementar. 
Registro e Acompanhamento: As horas de atividades complementares são registradas no sistema da instituição de ensino, permitindo que os participantes acompanhem seu progresso e saibam quantas horas ainda precisam acumular para atingir suas metas.
	Qual a dimensão da inovação a ser usada:
	A inovação proposta é uma combinação de inovação de produto ou serviço (criação do sistema de coleta e troca de horas de atividades complementares) e inovação de método organizacional (envolvimento da comunidade acadêmica em ações sustentáveis de maneira estruturada e recompensada). 
	Qual a classificação da inovação pensada?
	A inovação proposta pode ser categorizada como uma inovação incremental, pois utiliza um conceito existente (coleta de materiais recicláveis) e o expande para uma nova aplicação (troca por horas de atividades complementares), mas não representa uma mudança radical ou disruptiva no sistema educacional ou no mercado. 
	Qual o benefício esperado?
O projeto oferece diversos benefícios à comunidade acadêmica: Ele estimula a consciência ambiental e práticas sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental pela coleta e destinação adequada de materiais recicláveis. Alunos e membros da comunidade são incentivados a participar ativamente em ações socioambientais, acumulando horas de atividades complementares que enriquecem seus currículos acadêmicos e profissionais. 
O projeto busca parcerias com cooperativas de reciclagem, empresas especializadas na coleta e destinação correta de materiais recicláveis, entidades governamentais e ONGs ambientais. Essas colaborações fortalecem a divulgação e abrangência do programa. 
Dessa forma, o "EcoTroca" se destaca como uma oportunidade única para a instituição promover a educação ambiental de maneira prática, envolvendo toda a comunidade acadêmica em ações sustentáveis. Isso contribui para um futuro mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente, enquanto estimula a interação e engajamento entre os membros da comunidade em torno de uma causa comum. 
	Qual o tipo de benefícios trazidos pela inovação pensada?
	A inovação traz benefícios como troca de experiência, pois permite que os participantes se envolvam em ações sustentáveis e adquiram conhecimentos sobre reciclagem e consciência ambiental. Além disso, pode resultar em reconhecimento pela comunidade acadêmica por meio da contribuição para práticas sustentáveis, bem como a criação de redes de indicação.

Outros materiais