Buscar

APA Linguística I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais.
Na língua Portuguesa a linguística leva o aluno a lidar com diferentes situações na língua desenvolvendo as habilidades e competências necessárias para os tornarem reflexivos, sendo leitores e escritores críticos e adequados para produzirem, por exemplo, textos orais ou escritos.
A grande contribuição da Linguística moderna para o profissional é instigar a um conhecimento mais estruturado, científico e profundo sobre como a língua é constituída e sobre como ela funciona enquanto instrumento de comunicação com uma dimensão social e histórica que é mesmo constitutiva da língua. O professor que domina esse conhecimento tem melhores condições de decidir o que é pertinente trabalhar com os seus alunos e como estruturar as atividades que os ajudem a atingir um maior domínio da língua e a ter uma maior e melhor competência comunicativa.
Cabe, portanto à escola, oferecer às crianças todas as oportunidades possíveis de uso social da língua, a fim de estabelecer as bases para a formação de usuários competentes, autônomos e críticos da língua falada e escrita, usufruindo de toda a riqueza da língua portuguesa.
Por isso, a escola deve trazer a língua portuguesa com toda sua diversidade e complexidade para a sala de aula propondo as crianças um rico ambiente de letramento, muito mais amplo e instigante para o pensamento.
Atualmente, ensinar a língua significa possibilitar a compreensão e produção da linguagem oral e escrita, adequadas às circunstâncias nas quais se encontrem envolvidas e também a ampliação de competências que as crianças já possuem (ouvir, falar, expressar-se...), sabendo-se que a educação linguística se faz de modo contínuo e vinculado às experiências sociais. 
No tocante ao desenvolvimento da Linguagem Oral, entendemos que é importante que a professora planeje trabalhar com conteúdo específicos da oralidade, por meio das interações, experiências e brincadeiras, como também, priorizamos o espaço como “terceiro educador”, criando, assim, espaços bem aconchegantes e instigantes para as rodas de conversa, as trocas em pequenos grupos, em duplas e aproveitando situações reais de comunicação que favoreçam o desenvolvimento da Linguagem Oral.
Nesse ambiente bem planejado e organizado com múltiplos recursos, as     crianças serão provocadas a falar e as professoras fazem encaminhamentos e intervenções, para que as falas se tornem cada vez mais completas e bem estruturadas.
 E o Colégio Apoio desenvolvem situações de aprendizagem nas quais as crianças são “provocadas” a utilizar a linguagem oral, tais como: as rodas de histórias, as rodas de conversas, rodas de exploração de músicas, poesias, parlendas e de outros textos de uso social (convites, receitas, notícias, bilhetes, listas), assim como as rodas informativas. Essas são práticas que favorecem, dentre outras coisas, a escuta atenta, a formulação de perguntas e respostas, o convívio com novas palavras (ampliação do glossário ativo) e novas estruturas sintáticas.
Não podemos deixar de ressaltar o valor da brincadeira, como uma vivência privilegiada, na rotina das escolas de Educação Infantil, também, para o desenvolvimento da linguagem. Nela, observa-se uma linguagem, gestual com função linguística, que revela um pensamento em ação, a qual pode ser enriquecida, ampliada, falada a outros. Podemos destacar entre as brincadeiras, o jogo simbólico (faz de conta), as brincadeiras com materiais estruturados, não estruturados, reciclados; as brincadeiras populares e tantas outras que provocam a comunicação, estimulam interações e, consequentemente, o desenvolvimento da linguagem.
Acessado em 08/03/2024 as 21:00hr https://www.colegioapoio.net/blog/desenvolvimento-da-oralidade-que-favorece-o-processo-de-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o 
GOMES, Maria Lucia de Castro. Metodologia do ensino de língua portuguesa-2 ed. Ver. E ampl. – Curitiba: Ibpex, 2001.
Estratégias de leitura em língua portuguesa/[organizada pela] Universidade Luterana do Brasil. – Curitiba: Ibpex, 2009.
GUIMARAES, E. ; orlandi. E. p. (org). Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas: pontes, 1996.
SACRISTÁN, Gimeno J; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Outros materiais