Buscar

APA - CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM: PEDAGOGIA
PRÁTICAS DE ENSINO: CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
APA – ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
As escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e crianças bem-dotadas. [...] (DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, 1994, p. 17 - 18). 
ENTREVISTA
Foi entrevistado a educadora Cibele de Avelar Padilha, professora de educação infantil e Educação especial, na escola Municipal Carlos Bernardes Start na Cidade de Ribeirão dos Indios – SP. Foi realizado uma entrevista com três perguntas ao PPP (Projeto Político Pedagógico) e os segmentos no atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizado e superdotação e altas habilidades (SADAH)
PERGUNTA N°1:
ENTREVISTADOR: BOM DIA PROFESSORA CIBELE. NA SUA OPINIÃO, QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP) PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA?
PROF.CIBELE: Segundo a Constituição Federal, no artigo 205°, afirma que: a Educação é um direito de todos, e é um dever do Estado e da família. É por isso, que a escola na condição de Estado, deve garantir a condição de acesso e permanência de participação e aprendizagem de todos os estudantes durante a educação básica, para isso o PPP (Projeto Político Pedagógico), deve institucionalizar o atendimento educacional especializado, e deve também atender a construção de culturas inclusivas, elaboração de políticas inclusivas e a dimensão das práticas inclusivas. Isso permite a inclusão e a participação dos estudantes com deficiência nas diversas atividades promovidas pela escola dentro da perspectiva da Educação inclusiva que valoriza as diferenças.
 PERGUNTA N°2:
ENTREVISTADOR: VOCÊ ACHA CORRETO UTILIZAR O ENSINO REGULAR PARA A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, E TALVEZ COM ISSO DESACELERAR A APRENDIZAGEM DE UMA TURMA, PROFESSORA. QUAL A SUA OPINIÃO?
PROF.CIBELE: A questão da educação inclusiva não é questão de opinião; ela está expressa em lei. AC.F./1988 estabelece que é direito de todas as pessoas com deficiência receberem educação.de preferência na Rede Regular de Ensino (inciso III art. 208 da CF), visando a plena integração em todas as áreas da sociedade e do direito à educação por meio de uma educação inclusiva, como forma de assegurar o mais plenamente possível o direito de integração na sociedade. Desta forma, permite-se a inclusão e a participação dos estudantes nas diversas atividades promovidas pela escola, e cumpre com o objetivo principal de promover a Educação Inclusiva que é a valorização das diferenças.
PERGUNTA N°3:
ENTREVISTADOR: QUAIS AS ATIVIDADES QUE NA SUA OPINIÃO ENVOLVE DESEMPENHO DE PROFESSORES E A REALIZAÇÃO DO PAPEL DO PPP – PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS.
PROF.CIBELE: O PPP é um guia para ser seguido pelos profissionais dentro da educação no âmbito escolar, pois eles serão responsáveis por identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, e acessibilidade e estratégias considerando as necessidades especificas de cada estudante. Para isso, faz-se necessário:
· Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e;
· Organizar tipo e número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
· Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, salas de apoio, bem como em outros ambientes da escola;
· Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidade funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação.
· Estabelecer parcerias com áreas Inter setoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
· Orientar os professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo estudante.

Outros materiais