Buscar

Trabalho prático

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Construa duas cadeias tróficas para cada rede trófica
lagarto
lagarta
. 
carcará
Plantas
pássaro
onça
tatu
Zooplâncton 
baleia
lula
choco
decompositores
camarão
truta
Fitoplâncton 
Se há uma rede trófica grande também significa que existe uma grande variedade de espécies, uma grande variabilidade dentro de cada espécie também
Isso até poderia ser possível, mas por outra causa que não estivesse relacionada diretamente com a sobrepesca do caranguejo pois o mesmo não faz parte diretamente da sua rede trófica. 
Mas indiretamente essa rede trófica seria afetada pois com o desaparecimento do caranguejo a gaivota teria menos uma opção de comida, sobrando apenas o ouriço do mar e a estrela do mar que aumentaria sua comunidade pois sem o caranguejo para comer os mexilhões sua comunidade aumentaria. Com o aumento da comunidade de mexilhões a quantidade de fitoplâncton diminuiria o que poderia afetar a comunidade de lapa que também se alimentam de fitoplâncton.
Quando uma espécie é eliminada várias outras são afetadas diretamente ou indiretamente, não é possível acontecer a eliminação de uma espécie sem que nenhuma outra seja afetada.
Se os coelhos fossem eliminados haveria um grande desequilíbrio, pois, as ervas e o pinhão, que servem de alimento para o coelho, começariam a se reproduzir desordenadamente. As ervas poderiam competir de maneira mais vantajosa com outras espécies por estarem em maior número, tornando-se uma superpopulação. 
Já a maior quantidade de pinhão beneficiaria os ratos que poderiam aumentar sua população por haver mais oferta de alimento que diretamente beneficiaria as corujas e as raposas que também se alimentam de ratos nessa cadeia trófica exemplificada. Com uma maior comunidade de corujas haveria uma maior predação de víboras e pássaros que servem de alimentos para corujas.
A raposa seria prejudicada diretamente pela eliminação dos coelhos pois se alimenta diretamente deles, mas se beneficiaria pela maior disponibilidade de ratos. Os pássaros e as víboras seriam mais predados pela raposa pois suas opções de alimento diminuiriam com a eliminação dos coelhos, mas esses animais já estão sendo predados pelas corujas também, que aumentaram sua população pela maior oferta de alimento fornecida pelos ratos.
Apesar da raposa não ter mais os coelhos como opção, ela possui mais ratos o que pode de alguma maneira aumentar sua população e com isso aumentando a predação dos pássaros e víboras. Com isso, a população de víboras e pássaros tende a diminuir o que faz com que o escaravelho e lombrigas terrestres aumentem sua população pois diminuiriam a quantidade de sua predação e consequentemente a quantidade de folhas diminuiria pois haveria mais escaravelho e lombrigas terrestres para consumi-las.
Um caminhão carregado de vinagre tombou na avenida Texeira e todo seu material vazou para o manguezal de guarini até chegar a praia do coco verde no MA, a maior tragedia ambiental já registrada em nossos manguezais. Com isso a comunidade de caranguejos, moluscos, crustáceos, estrelas do mar, peixes entre outras espécies foram fortemente afetadas causando desequilíbrio em todo ambiente. 
Entre as várias análises feitas pelas equipes de biólogos, químicos, peritos do Ibama constatou-se que infelizmente as espécies Asterias rubens (estrela do mar) e a espécie Ucides cordatus (caranguejo-uçá), foram eliminados do manguezal guarini e da praia coco verde o que gerou impacto na economia da região, além do biológico e social.
Os peritos descobriram que uma molécula presente no vinagre em que esses animais foram expostos atua diretamente em seu DNA e proteínas, desnaturando-os, levando o indivíduo a óbito.
 Seis meses após esse impacto pesquisadores constataram que na região houve um aumento da comunidade de caracóis, sem os predadores naturais do mexilhão, estrela do mar e caranguejo, essa comunidade aumentou muito e fez com que a comunidade de caracóis pudesse ter uma maior oferta de alimento, pois além da lapa os mexilhões fazem parte da sua rede trófica.

Outros materiais