Buscar

1-Transmissao Sinaptica com respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula sobre Transmissão Sináptica
OBJETIVOS DE APRENDIZADO
Após a conclusão deste capítulo, o aluno deverá ser capaz de responder as seguintes questões:
Vamos abordar cada uma das questões:
1. **Quais são as características das sinapses elétricas?**
 - Nas sinapses elétricas, os neurônios estão conectados diretamente por junções comunicantes (ou gap junctions), permitindo a passagem direta de corrente elétrica entre eles.
 - Essas sinapses são mais rápidas na transmissão do impulso nervoso em comparação com as sinapses químicas.
 - A comunicação nas sinapses elétricas é bidirecional, o que significa que os sinais podem fluir em ambas as direções entre os neurônios conectados.
2. **Quais são as especializações encontradas nos elementos pré-sinápticos e pós-sinápticos de uma sinapse química?**
 - No terminal pré-sináptico, as vesículas sinápticas contêm neurotransmissores prontos para serem liberados.
 - Na membrana pós-sináptica, existem receptores específicos para os neurotransmissores, que, quando ativados, desencadeiam uma resposta na célula pós-sináptica.
3. **Que sequência de eventos conecta a chegada do potencial de ação no terminal pré-sináptico com a entrada de cálcio?**
 - A chegada do potencial de ação no terminal pré-sináptico provoca a abertura dos canais de cálcio dependentes de voltagem na membrana celular.
4. **Que sequência de eventos conecta a entrada de cálcio no terminal pré-sináptico com a liberação de neurotransmissores?**
 - O influxo de cálcio desencadeia a fusão das vesículas sinápticas com a membrana pré-sináptica, liberando os neurotransmissores na fenda sináptica.
5. **Qual é a hipótese quântica da transmissão sináptica e como é que a presença dos minis potenciais de placa apoia essa hipótese?**
 - A hipótese quântica sugere que a liberação de neurotransmissores ocorre em quantidades discretas chamadas de "quanta".
 - Os minis potenciais de placa, que são pequenas variações no potencial de membrana, ocorrem devido à liberação espontânea de um ou poucos quanta de neurotransmissores.
Continuando:
6. **Por que o potencial de reversão de um PEPS típico é próximo de 0 mV?**
 - O potencial de reversão de um potencial pós-sináptico excitatório (PEPS) típico é próximo de 0 mV devido à permeabilidade relativamente alta dos canais de sódio na membrana pós-sináptica. Isso faz com que o potencial da célula pós-sináptica se aproxime do potencial de equilíbrio para o íon sódio.
7. **O que distingue PEPS e PIPS em termos de condutâncias iônicas subjacentes, efeito no potencial de membrana e probabilidade de disparo neuronal?**
 - Os PEPS aumentam a condutância para íons sódio, causando uma despolarização da membrana pós-sináptica, enquanto os PIPS aumentam a condutância para íons cloreto ou potássio, causando uma hiperpolarização.
 - Os PEPS tendem a aumentar a probabilidade de disparo neuronal, enquanto os PIPS tendem a diminuí-la.
8. **Como um PIPS ainda inibe um neurônio se seu potencial de reversão é igual ou mais positivo que o potencial de repouso do neurônio?**
 - Embora o potencial de reversão de um PIPS seja mais positivo do que o potencial de repouso do neurônio, ele ainda resulta em uma hiperpolarização da membrana pós-sináptica, o que torna a célula menos excitável e, portanto, mais difícil de ser ativada.
9. **Quais são os mecanismos pelos quais os efeitos sinápticos podem mudar com o tempo?**
 - Os efeitos sinápticos podem mudar com o tempo devido a processos como facilitação, depressão e plasticidade sináptica, que envolvem mudanças na eficiência da transmissão sináptica ao longo do tempo.
10. **Quais são os critérios para determinar se uma substância é um neurotransmissor e quais são os principais neurotransmissores excitatórios e inibitórios?**
 - Os critérios para determinar se uma substância é um neurotransmissor incluem sua síntese e liberação na terminação nervosa, a presença de receptores específicos na célula pós-sináptica e a capacidade de produzir uma resposta pós-sináptica quando aplicada exogenamente.
 - Os principais neurotransmissores excitatórios incluem glutamato e acetilcolina, enquanto os principais neurotransmissores inibitórios incluem GABA e glicina.
11. **Quais são as principais classes de receptores dos neurotransmissores?**
 - As principais classes de receptores dos neurotransmissores incluem receptores ionotrópicos (ligados a canais iônicos) e metabotrópicos (ligados a vias de transdução de sinal intracelular). Os receptores ionotrópicos são responsáveis por uma resposta rápida e direta, enquanto os metabotrópicos são responsáveis por respostas mais lentas e modulatórias.
Espero que isso ajude na sua aula sobre transmissão sináptica!

Outros materiais