Buscar

Atividade Prática Final - Planejamento urbano e ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e Ambiental
 
 
Data: 
Aluno (a): 
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
1. Você, gestor ambiental de um município e preocupado com o futuro do planeta e da civilização humana, precisa entender os efeitos da expansão urbana na natureza. Nesse sentido, marque a alternativa que conceitua corretamente poluição.
a) Poluição é quando alguma substância estranha ao meio está presente. Pode ser substância, energia, podendo ocorrer por ação antrópica ou natural.
b) Poluição é a alteração de alguma qualidade ambiental à qual a comunidade exposta é incapaz de neutralizar os efeitos. 
c) Poluição é a alteração de alguma qualidade ambiental à qual a comunidade exposta é capaz de neutralizar os efeitos. 
d) Poluição se refere às redes de efluentes domésticos e industriais. 
e) Poluição é a fonte de poluentes.
2.A contaminação do solo é uma realidade dos centros urbanos e é bastante facilitada por meio da lixiviação. Nesse sentido, marque a opção que não é uma fonte de poluentes para o solo: 
a) pequena quantidade de matéria orgânica. 
b) resto de óleo no asfalto. 
c) pequena quantidade de pesticidas. 
d) resíduos sólidos na calçada. 
e) resíduos de tintas de prédios anteriores a 1970.
3) Resultado da presença de sais alcalinos terrosos, como cálcio e magnésio, ou de outros metais em concentração menor. Na presença de quantidades elevadas na água, provocam sabor desagradável e efeitos laxativos, além de formar incrustações nas tubulações.
a) Alcalinidade
b) Acidez
c) Dureza
d) pH
e) Fósforo
4) são considerados como a mistura de poluentes secundários, formados pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis na presença de luz solar. Os compostos orgânicos voláteis são liberados na queima incompleta e na evaporação de combustíveis e solventes. O principal produto dessa reação é o OZÔNIO que, por esse motivo, é utilizado como parâmetro indicador da presença de oxidantes fotoquímicos na atmosfera. Tais poluentes formam a chamada névoa fotoquímica ou “SMOG fotoquímico”, recebendo esse nome devido à diminuição da visibilidade (COMPANHIA..., 2012). Já a queima de hidrocarbonetos produz um GEE que é o COMBUSTÍVEL. Já os DIÓXIDOS DE NITROGÊNIO (NO²) que causam problemas respiratórios e que podem variar sem tamanho em nanômetros, podem provocar problemas respiratórios.
5) Qual ou quais problema(s) pode ocasionar a impermeabilização do solo?
R: A impermeabilização do solo pode ocasionar vários problemas, incluindo:
1. Inundações: Quando o solo não consegue absorver a água da chuva devido à impermeabilização, pode ocorrer o acúmulo de água em superfície, levando a inundações em áreas urbanas.
2. Erosão do solo: A impermeabilização impede que a água da chuva penetre no solo, o que pode aumentar a erosão do solo, já que a água tende a correr em superfície, carregando consigo partículas do solo.
3. Diminuição da recarga de aquíferos: A impermeabilização reduz a quantidade de água que pode infiltrar no solo e recarregar os aquíferos subterrâneos, o que pode levar à diminuição do nível da água em poços e nascentes.
4. Aumento da temperatura urbana: Superfícies impermeáveis, como asfalto e concreto, retêm o calor, contribuindo para o fenômeno conhecido como "ilha de calor urbana", onde as áreas urbanas são significativamente mais quentes do que as áreas rurais circundantes.
5. Redução da biodiversidade: A impermeabilização do solo pode destruir ou fragmentar habitats naturais, reduzindo a biodiversidade e afetando a flora e a fauna locais. Isso ocorre especialmente em áreas onde a vegetação é removida para dar lugar a construções e pavimentações.
Planejamento Urbano e Ambiental
Primeiros Socorros

Outros materiais