Buscar

INFORMAÇÕES SOBRE GESTÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO RURAL

Prévia do material em texto

INFORMAÇÕES 
SOBRE GESTÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO RURAL
O que é Gestão e Segurança do Trabalho rural?
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.
A gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho rural é fundamental para a prevenção de acidentes. Principalmente, pelo fato da existência de diversos riscos nocivos à saúde, como os agrotóxicos, adjuvantes e produtos afins aplicados no local.
 A Norma Regulamentadora 31 aborda especificamente a Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura.
As Normas Regulamentadoras que abordam a segurança do trabalho são:
 NR 11; NR 12; NR 13; NR 15; NR 20; NR 24; NR 31; NR 35.
Os mais importantes riscos de segurança na agroindústria
As normas de segurança do trabalho variam conforme os riscos envolvidos. A agroindústria oferece riscos ocupacionais com gravidade variável, envolvendo intempéries, efeitos dos agrotóxicos, desgastes físicos, ataques de animas peçonhentos (serpentes, escorpiões, aranhas), poeira, calor, ruídos, manuseio de equipamentos e máquinas diversas.
Riscos químicos
Os agrotóxicos (defensores agrícolas) usados para proteger as plantas são muito prejudiciais à saúde, podendo causar danos irreversíveis e até a morte. Com os fertilizantes, ocorre da mesma forma.
Os agrotóxicos podem entrar no organismo de três maneiras:
Pele (via dérmica);
Inalação (vias respiratórias);
Ingestão (via oral).
Riscos mecânicos
Referem-se aos acidentes causados por máquinas, ferramentas e equipamentos agrícolas, além daqueles associados aos animais, como arado puxado por boi, carroças, queda de cavalo etc.
Riscos biológicos
Relacionam-se aos acidentes provocados por animais peçonhentos, agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, vermes), pólen, fezes e urina de animais, partículas de grãos etc.
Riscos físicos
Quando o trabalhador rural se expõe ao sol em excesso, ele pode sentir cãibras, sofrer síncopes e até desenvolver câncer de pele.
A hidratação é um importante meio de prevenção para o trabalhador do campo que se expõe muito à radiação solar.
Riscos organizacionais
Resultam do ritmo acelerado e de um trabalho mal organizado. O trabalhador pode sofrer com dores musculares e outras disfunções mais sérias.
O esforço repetitivo pode causar doenças osteomusculares e lesões diversas.
Fatores de Riscos
A seguir, damos alguns exemplos de fatores de risco e medidas que, se observadas, reduzem muito as chances de qualquer acidente de trabalho e até de risco ao meio ambiente. Confira algumas dicas:
Resíduos
Podem ser sólidos, semi-sólidos e líquidos. Vai desde galhos podados de uma árvore, embalagens de defensivos ao esgoto da casa;
Tríplice lavagem de embalagem de defensivos. Uma ação simples e eficaz!
Ferramentas manuais
As ferramentas devem ser seguras e eficientes, utilizadas exclusivamente para os fins a que se destinam e mantidas em perfeito estado de uso.
As de corte, devem ser guardadas e transportadas em bainha e mantidas afiadas.
Os cabos das ferramentas devem permitir boa aderência em qualquer situação de manuseio, possuir formato que favoreça a adaptação à mão do trabalhador, e ser fixados de forma a não se soltar acidentalmente da lâmina.
Ergonomia
Todas as máquinas, equipamentos, implementos, mobiliários e ferramentas devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização, movimentação e operação.
Transporte
No caso do transporte de pessoas, é necessário possuir autorização emitida pela autoridade de trânsito competente, transportar todos os passageiros sentados, ser conduzido por motorista habilitado e devidamente identificado e possuir compartimento resistente e fixo para guardar ferramentas e materiais, separadamente dos passageiros.
O transporte de cargas, assim como o de passageiros, necessita que os motoristas tenham habilitação com categoria compatível com o que será transportado e nos casos de transporte de cargas perigosas, além da habilitação adequada, deve ser realizado curso de transporte de produtos perigosos.
Locais de trabalho e de vivência
Os locais de trabalho e de repouso também devem ser observados com atenção. É necessário garantir um padrão com qualidade nas instalações de moradia, de refeição e sanitárias.

Continue navegando