Buscar

Tópicos Especiais ll

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos Especiais ll
1- Exclusão digital é um conceito que diz respeito às extensas camadas sociais que ficaram à margem do fenômeno da sociedade da informação e da extensão das redes digitais. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riqueza. As tecnologias de informação e comunicação (TIC) proveem uma fundação para a construção e aplicação do conhecimento nos setores públicos e privados. É nesse contexto que se aplica o termo exclusão digital, referente à falta de acesso às vantagens e aos benefícios trazidos por essas novas tecnologias, por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um mapeamento da exclusão digital no Brasil permite aos gestores de políticas públicas escolherem o público-alvo de possíveis ações de inclusão digital.
( V ) O uso das TIC pode cumprir um papel social, ao prover informações àqueles que tiveram esse direito negado ou negligenciado e, portanto, permitir maiores graus de mobilidade social e econômica.
( F ) O direito à informação diferencia-se dos direitos sociais, uma vez que esses estão focados nas relações entre os indivíduos e, aqueles, na relação entre o indivíduo e a natureza.
( F ) O maior problema de acesso digital no Brasil está na deficitária tecnologia existente em território nacional, muito aquém da disponível na maior parte dos países do primeiro mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - V.
B)X V - V - F - F.
C) V - V - V - F.
D) F - V - V - V.
__________________________________________________________________________________________________
2- Nos dias de hoje, é possível afirmar que nós, seres humanos, não conseguimos mais viver sem o auxílio da tecnologia, principalmente com relação às nossas atividades organizacionais. A revolução da tecnologia da informação e comunicação fez com que a globalização tornasse possível aproximar mercados. Para acompanhar toda essa evolução, as organizações precisaram se moldar, a fim de se manterem no mercado.
Em se tratando das mudanças organizacionais e sociais causadas pela tecnologia da informação e comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das áreas menos impactadas pela evolução tecnológica foi o setor de comunicação.
II- A informação e sabedoria estão extremamente agregadas na sociedade em geral. 
III- A tecnologia da informação permitiu que todas as atividades organizacionais fossem interligadas.
IV- O poder da sociedade sofreu pouca alteração com a chegada da tecnologia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)X As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II, III e IV estão corretas.
D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
___________________________________________________________________________________________________
3- A insegurança no emprego é vivida, nos dias atuais, por muitas pessoas. Esta insegurança também está atrelada ao desenvolvimento de novas tecnologias, o que, por sua vez, tornou-se mais evidente nos últimos anos. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, analise as sentenças a seguir:
I- Produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.
II- O maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.
III- Trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.
IV- Os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças III e IV estão corretas.
B)X Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) Somente a sentença II está correta.
___________________________________________________________________________________________________
4- A rede mundial de computadores, internet, é uma das inovações tecnológicas mais amplamente utilizadas na atualidade. Podemos dizer que "o mundo está em nossas mãos", pois através de um simples celular é possível acessar informações do mundo todo, quando estas informações estão disponíveis na internet. Neste sentido, devemos observar os resultados dessa revolução tecnológica na estrutura social. 
Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A) As tecnologias da informação e comunicação geram lucro para cada uma das pessoas que acessam a internet, pois as empresas realizam a distribuição dos lucros por mérito e idade.
B) A sociedade da informação é consequência das tecnologias da informação, e o mundo do trabalho é restrito às ferramentas de comunicação da atualidade.
C) A internet contribui para afastar as pessoas, visto que as relações de comunicação se restringem a e-mails e mensagens encaminhadas, além de tornar mais lenta a produção de equipamentos.
D)X As novas tecnologias da informação favorecem a comunicação nos diversos setores da sociedade, permitindo realizar diferentes atividades de modo interligado.
__________________________________________________________________________________________________
5- As grandes guerras mundias marcaram história na humanidade, tanto pela tristeza do extermínio de vidas como pelo desenvolvimento de tecnologias e de pensamento crítico em oposição à guerra e avanço na ciência. Após a Segunda Guerra Mundial, novos desafios surgiram no campo das relações humanas. A partir de então, o processo de globalização se intensificou e as concepções de sociedade foram mais intensamente discutidas. Com relação à abordagem do ensino de ciência na perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo do ensino de Ciências com enfoque CTSA é fazer com que os estudantes problematizem a ciência e participem
de seu questionamento público. 
II- Na abordagem CTSA, espera-se o engajamento dos estudantes na construção de novas formas de vida e de relacionamento coletivo.
III- Diversos autores tratam deste tema com uma mesma abordagem, defendendo a perspectiva da sociedade e se esquecendo do ambiente.
IV- Na atualidade, a abordagem CTSA é sinônimo de ensino tecnicista ou tecnocrata.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e IV estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C)X As sentenças I e II estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
__________________________________________________________________________________________________
6- Órgãos como sociedades, associações, fundações, institutos, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) fazem parte de um setor instalado como alternativa no sentido de intermediar, gerenciar e prestar serviços de interesse público em situações que outros setores não alcançam. Sobre esse setor, assinale a alternativa CORRETA:
A)X Terceiro setor.
B) Setor privado.
C) Setor público.
D) Primeiro setor.
__________________________________________________________________________________________________
7- A tecnologia está em todos os meios, seja científico, cultural ou social, e na produção industrial. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos. Neste sentido, vemos que a tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável nas relações de produção, obrigando o mundo da produção industrial a sofrer grandes mudanças. Sobre essas mudanças, assinale a alternativa CORRETA:
A)X A tecnologia reduziu o intervalo de tempo exigido pelo processo produtivo para levar até o fim a realização de um produto.
B) A tecnologia promoveu menor especialização e definição de funções.
C) Com a tecnologia houve uma redução da necessidade de computadores para a produção.
D) Com a tecnologia há a necessidade reduzida de mão de obra especializada.
___________________________________________________________________________________________________
8- A ciência apresenta características que a fazem singular, utilizando linguagem própria, clara e objetiva. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A ciência está baseada em métodos e fundamentos epistemológicos.
( F ) A ciência não é cumulativa, ou seja, é comum o descarte de informações ou dados obtidos previamente.
( V ) A ciência é computável, permite o devido registro de informações ou dados.
( V ) O conhecimento científico também avança pelo campo da prática e não só pelo patamar teórico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V - V.
B)X V - F - V - V.
C) F - V - F - V.
D) V - V - F - F.
__________________________________________________________________________________________________
9- A tecnocracia afirma que a ciência é a razão para tudo. É ela que nos permite explicar nosso dia a dia e porque muitos fatos acontecem de determinado modo e não de outro. No entanto, a tecnocracia utiliza um modelo de sequenciamento contínuo que consegue exemplificar como a evolução da sociedade se deu por consequência da ciência. Com relação a essas etapas de sequenciamento, analise as sentenças a seguir:
I- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, primeiro se deu o desenvolvimento da tecnologia.
II- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, o segundo desenvolvimento que aconteceu foi o desenvolvimento econômico.
III- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, o que dá início a todo desenvolvimentos a seguir é a ciência.
IV- No sequenciamento estudado pela tecnocracia, a última etapa a se desenvolver é a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B)X As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
_________________________________________________________________________________________________
10- A ciência apresenta características que a fazem singular. O conhecimento gerado pela ciência distingue-se por um alto grau de certeza, sendo dotado de uma posição privilegiada com relação aos demais tipos de conhecimento. As teorias, os métodos e as técnicas, bem como os produtos, contam com ampla aprovação quando considerados científicos. A ciência, como forma de explicar a realidade, apresenta determinadas características. Sobre essas características, assinale a alternativa INCORRETA:
A)X Apresenta linguagem imprópria.
B) É baseada em fundamentos epistemológicos e observações.
C) Apresenta conhecimento acumulável.
D) É registrável e acumula dados.
Fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais