Buscar

PROVA 1 - licenciatura em foco - Uniasselvi - Pedagogia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O conceito de diversidade envolve também o entendimento acerca das multiculturas, que vêm se tornando cada vez mais comuns na constituição das atuais sociedades. Os imigrantes que colonizaram as regiões brasileiras são um exemplo claro de como se formam multiculturas. No entanto, é importante o entendimento que há diferenças entre o conceito de multiculturas e multiculturalismo, comumente confundidos entre si. Sobre o conceito de multiculturas e multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Multiculturalismo é um termo qualitativo que descreve características sociais e problemas de governabilidade.
(    ) Multicultural é um termo substantivo, que se refere às políticas escolhidas para administrar problemas sociais gerados pelo multiculturalismo.
(    ) As estratégias políticas que contemplam as diversidades culturais é uma definição de multiculturalismo.
(    ) Multicultural é a integração de diferentes culturas sociais em uma determinada sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm distância social de outros grupos. Essas atitudes indicam a importância de sensibilizar a diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir:
I- Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança.
II- Ações específicas que atuem na mudança de comportamento.
III- Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao preconceito e à discriminação.
IV- Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	O conceito de multicultura é aplicado para os estudos dos diversos grupos sociais, já o multiculturalismo expressa estratégias políticas para os problemas sociais específicos. Nesse sentido, Hall (2003) sugere diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre esses tipos, analise as sentenças a seguir:
I- Multiculturalismo conservador.
II- Multiculturalismo cético.
III- Multiculturalismo liberal.
IV- Multiculturalismo pluralista.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O termo "multiculturalismo" pode ser entendido como algo substantivo, pois refere-se às estratégias e às políticas adotadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade gerados pelas sociedades multiculturais. Dessa forma, o multiculturalismo denota estratégias políticas para lidar com problemas sociais específicos e, uma vez que há diferentes grupos sociais e seus mais variados problemas, sugere-se diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre os diferentes tipos de multiculturalismo, analise as seguintes afirmativas:
I- O multiculturalismo pluralista está ligado à concepção de uma cidadania individual e universal.
II- O multiculturalismo corporativo foca na solução dos problemas culturais da minoria, atendendo aos interesses do centro.
III- O multiculturalismo liberal integra os diferentes grupos culturais, o mais rápido possível, a uma sociedade majoritária.
IV- O multiculturalismo conservador prioriza o poder, o privilégio, a hierarquia das opressões e os movimentos de resistência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	5.
	A educação é um direito de todos e está pautada nos direitos humanos. Entendemos por todos qualquer pessoa, independentemente de questões relativas à etnicidade, ao gênero, à religião, entre outros. Para tanto, é imprescindível saber lidar com as diferenças em sala de aula, respeitando o individualismo de cada sujeito sem torná-lo diferente. O grande desafio, sobretudo, está em entender o sujeito em seu processo individual e coletivo ao mesmo tempo, assim como ensinar, considerando as diferentes formas de aprender, representar e utilizar o conhecimento, sem enxergar os indivíduos como uma coletividade social. Sobre o entendimento da importância da singularidade no contexto educacional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante o entendimento de que reconhecer as diferenças, como parte essencial da singularidade humana, não significa abrir mão da igualdade de direitos e condições.
(    ) É necessário respeitar a forma que cada indivíduo se expressa nos contextos e de como se aglutina nos grupos de convívio, porém tal fator não pode influenciar a forma como pensa o coletivo.
(    ) A diversidade cultural no contexto escolar deve ser compreendida pelo mesmo viés, vinculado a tradições, porém em processo de transformação na ação coletiva.
(    ) Cabe reiterar que, apesar das questões envolvidas, a problemática da diversidade está relacionada às diferenças e não às desigualdade sociais e à exclusão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	Vivemos num país constituído com base na diversidade, contemplada não só na diferença cultural como na própria natureza e clima, que de alguma maneira demonstram uma identidade própria. Podemos, então, compreender a diversidade no seu sentido individual e coletivo. Sobre a diversidade e sua expressão na sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A diversidade cultural é reconhecida de acordo com seus significados existentes na cultura, seja por meio da arte e da religião, mas pouco expressa o contexto individual.
	 b)
	A diversidade expressa de sua maneira a cultura, ou seja, as diferentes formas de ser, de aprender, de representar e de utilizar o conhecimento.
	 c)
	A diversidade é um conjunto de culturas iguais, refletidas no sistema educativo, político e governamental.
	 d)
	A diversidade é representada pelas diferenças culturais, características físicas e de valores, porém o sujeito pouco sofre influência de sua cultura.
	7.
	Ao reintegrar a população do campo, deve-se dispor de estratégias que valorizem o seu contexto, considerando as condições locais, com base numa perspectiva inclusiva. Todavia, é necessário aprender a aprender, tanto a população do campo quanto a urbana, numa relação intercultural. Para isso, se faz necessário refletir e colocar o conhecimento à disposição do maior número possível de pessoas, criando um ambiente que seja não só de comunicação, mas que também atue como ferramenta instigadora. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trazer aos conteúdos escolares a cultura indígena e afro-brasileira é permitir e reconhecer nossa própria história.
	 b)
	Os conteúdos instaurados na escola partem de uma analise que se sobrepõem a condutas não preconceituosas e práticas discriminatórias.
	 c)
	O não conhecimento de práticas generalistas, que não apoiam outros povos, está intrínseco nas relações e em diversas sociedades.
	 d)
	Elaborar pautas de reunião escolares que ajudam contra o preconceito e a discriminação é permitir a diversidade.
	8.
	A perspectiva intercultural surge da necessidade de dar um novo rumo ao que propõe o monoculturalismo, que defende a ideia do compartilhamento dos povos em uma mesma cultura. A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas:
(    ) A cultura e o contexto oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto de diferentes sistemas simbólicos se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A cultura e o contexto não oferecem os símbolos que se conectam com o sistema nervoso do indivíduo no momento da aprendizagem.
(    ) A perspectiva intercultural emerge da complexidade de atuar nos conflitos entre o monoculturalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	9.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	10.
	Os estudos apontados por Hall (2003) trazem as divergentes ideias e interpretações que vêm causando discussões entre teóricos quando o assunto é multiculturalismo. Uma dessas discussões se refere à tendência de "aldeia global". Sobre essa tendência, analise as sentenças a seguir:
I- A "aldeia global" é uma ideia equivocada, pois provoca homogeneização nos modos de ser e entender o mundo.
II- A "aldeia global" é uma ideia que aproxima as pessoas, pois concebe a inclusão por meio dos recursos tecnológicos.
III- A "aldeia global" é uma ideia que fomenta o consumo de recursos tecnológicos com a falsa impressão de aproximação entre as pessoas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
 
O conceito de diversidade envolve também o entendimento acerca das multiculturas, que vêm 
se tornando cada vez mais comuns na constituição das atuais sociedades. Os imigrantes que 
colonizaram as regiões brasileiras são um exemplo claro de como se formam mu
lticulturas. 
No entanto, é importante o entendimento que há diferenças entre o conceito de multiculturas e 
multiculturalismo, comumente confundidos entre si. Sobre o conceito de multiculturas e 
multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras
 
e F para as falsas:
 
 
(
 
) Multiculturalismo é um termo qualitativo que descreve características sociais e 
problemas de governabilidade.
 
(
 
) Multicultural é um termo substantivo, que se refere às políticas escolhidas para 
administrar problemas sociais
 
gerados pelo multiculturalismo.
 
(
 
) As estratégias políticas que contemplam as diversidades culturais é uma definição de 
multiculturalismo.
 
(
 
) Multicultural é a integração de diferentes culturas sociais em uma determinada 
sociedade.
 
 
Assinale a alt
ernativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
 
a)
 
V 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
b)
 
F 
-
 
F 
-
 
V 
-
 
V.
 
 
c)
 
V 
-
 
V 
-
 
F 
-
 
V.
 
 
d)
 
F 
-
 
V 
-
 
V 
-
 
F.
 
 
2.
 
As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam 
repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm 
distância social de outros grupos. Essas
 
atitudes indicam a importância de sensibilizar a 
diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança.
 
II
-
 
Ações específicas que atuem na 
mudança de comportamento.
 
III
-
 
Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao 
preconceito e à discriminação.
 
IV
-
 
Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório.
 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 
 
a)
 
Somente a sentença IV está correta.
 
 
b)
 
As sentenças I e IV estão corretas
 
 
c)
 
Somente a
 
sentença II está correta.
 
 
d)
 
As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
3.
 
O conceito de multicultura é aplicado para os estudos dos diversos grupos sociais, já o 
multiculturalismo expressa e
stratégias políticas para os problemas sociais específicos. 
Nesse sentido, Hall (2003) sugere diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre esses tipos, 
analise as sentenças a seguir:
 
 
I
-
 
Multiculturalismo conservador.
 
II
-
 
Multiculturalismo cético.
 
III
-
 
Mul
ticulturalismo liberal.
 
 
O conceito de diversidade envolve também o entendimento acerca das multiculturas, que vêm 
se tornando cada vez mais comuns na constituição das atuais sociedades. Os imigrantes que 
colonizaram as regiões brasileiras são um exemplo claro de como se formam multiculturas. 
No entanto, é importante o entendimento que há diferenças entre o conceito de multiculturas e 
multiculturalismo, comumente confundidos entre si. Sobre o conceito de multiculturas e 
multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Multiculturalismo é um termo qualitativo que descreve características sociais e 
problemas de governabilidade. 
( ) Multicultural é um termo substantivo, que se refere às políticas escolhidas para 
administrar problemas sociais gerados pelo multiculturalismo. 
( ) As estratégias políticas que contemplam as diversidades culturais é uma definição de 
multiculturalismo. 
( ) Multicultural é a integração de diferentes culturas sociais em uma determinada 
sociedade. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) 
V - F - V - V. 
 b) 
F - F - V - V. 
 c) 
V - V - F - V. 
 d) 
F - V - V - F. 
 
2. As pessoas, em muitos casos, não percebem que são preconceituosas. No entanto, acabam 
repetindo padrões que implicam ações discriminatórias, por exemplo, quando mantêm 
distância social de outros grupos. Essas atitudes indicam a importância de sensibilizar a 
diversidade nas escolas com um plano. Sobre esse plano, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Ações para difusão de informações, ou seja, promover as condições para mudança. 
II- Ações específicas que atuem na mudança de comportamento. 
III- Ações para a mudança de valores de todos os atores escolares, com relação ao 
preconceito e à discriminação. 
IV- Ações que envolvam punição para quem cometer um ato discriminatório. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) 
Somente a sentença IV está correta. 
 b) 
As sentenças I e IV estão corretas 
 c) 
Somente a sentença II está correta. 
 d) 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
 
3. O conceito de multicultura é aplicado para os estudos dos diversos grupos sociais, já o 
multiculturalismo expressa estratégias políticas para os problemas sociais específicos. 
Nesse sentido, Hall (2003) sugere diferentes tipos de multiculturalismo. Sobre esses tipos, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- Multiculturalismo conservador. 
II- Multiculturalismo cético. 
III- Multiculturalismo liberal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais