Buscar

DIREITO PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os efeitos da condenação penal aparecem no momento em que ocorre a condenação. Quais são os efeitos secundários da condenação penal?​​​​​​​ 
Os efeitos da condenação penal aparecem no momento em que ocorre a condenação. Quais são os efeitos secundários da condenação penal? c) Os efeitos secundários, considerados derivados da sentença, poderão ser penais ou extrapenais. 
52) No tocante às medidas de segurança, marque a alternativa correta: a) São medidas análogas às penas, ou seja, aplicadas caso o réu, no momento do crime, não gozasse de pleno exercício de suas faculdades mentais . 
53) No tocante aos crimes praticados contra o meio ambiente, marque a assertiva correta: e) O efeito secundário da condenação por crime ambiental é a obrigatoriedade de realizar a reparação do dano ambiental causado pelo condenado.
 54) No tocante aos efeitos extrapenais, assinale a alternativa correta : d) Os efeitos extrapenais decorrentes da condenação são genéricos ou específicos , estando elencados nos artigos 91 e 92 do Código Penal. 
55) No tocante ao dano civil ca usado à vítima, esta deverá ser ressarcida por meio de ação civil, na esfera c vel. Considerando a afirma tiva, assinale a alternativa correta: a) O demandante deve esperar que haja sentença na ação penal, todavia ainda é possível ingressar com a actio civilis ex delicto.
Sobre medida de segurança, marque a resposta adequada.​​​​​​​ C. A medida de segurança constitui uma espécie de sanção penal imposta pelo Estado.
 
Em que momento histórico as medidas de segurança surgiram no ordenamento nacional?
D. Em 1940, instituiu-se a sistematização das medidas de segurança no Brasil, passando a ser adotado o sistema do duplo binário.
Quais são os fundamentos essenciais para a aplicação da medida de segurança?​​​​​​​ A. Para a grande maioria dos doutrinadores, os fundamentos primordiais são a prática de crime e o potencial para realização de novas ações danosas; alguns apostam ainda na ausência de imputabilidade plena.
Quanto à aplicação da medida de segurança em casos de ausência de imputabilidade plena, marque a afirmativa correta.​​​​​​ D. O agente inimputável poderá receber medida de segurança.
Sobre a reintegração do agente, marque a alternativa correta. E. A reinternação é aplicada ao paciente réu que está em ambulatório e necessita de internação, mais severa, em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico
Sobre o conceito de ação penal, marque a alternativa correta.​​​​​​​ A. Trata-se de um direito público subjetivo exercitável pela parte para exigir do Estado a obrigação da tutela jurisdicional.
Sobre a ação penal condenatória, marque a alternativa correta:​​​​​​. C. A ação penal condenatória terá por finalidade apontar a autoria da prática de infração penal.
Quais são as condições necessárias ao regular exercício do direito de ação de natureza penal? E. Justa causa, legitimidade das partes, possibilidade jurídica do pedido e interesse de agir.
Sobre a ação penal de iniciativa pública, marque a alternativa correta. D. Será condicionada ou incondicionada, podendo existir de ambas as formas.
Marque a alternativa que descreve corretamente o que é a punibilidade. B. Trata-se de uma consequência natural da prática de uma conduta típica, ilícita e culpável levada a efeito pelo agente.
O que é a prescrição da pretensão executória? C. Trata-se da perda do direito de aplicar efetivamente a pena, considerando a pena em concreto.
Sobre o crime de racismo, marque a alternativa correta.​​​​ D. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, conforme determina o art. 5º da Constituição Federal.
O que é decadência? A. A decadência é a perda do direito de ação do ofendido em face do decurso do tempo.
Marque a alternativa que traz a correta explicação sobre perdão judicial. E. O perdão judicial é a clemência do Estado para determinadas situações expressamente previstas em lei.
O que é prescrição? D. Prescrição é a perda do direito de punir por parte do Estado.
Sobre a prescrição antecipada, marque a alternativa correta: C. Prescrição antecipada é aquela que tem por finalidade a antecipação do reconhecimento da prescrição retroativa.
Quais são os fundamentos da prescrição em face da legislação penal existente? E. Decurso do tempo, correção do condenado e negligência da autoridade.
Leia atentamente o conceito: perda da pretensão punitiva ou executória do Estado, levando-se em conta o montante da pena fixado na sentença, com, pelo menos, o trânsito em julgado para a acusação. Concretizando-se a pena para o Estado-acusação já é suficiente para esse tipo de cálculo, afinal, havendo recurso da defesa, o montante da sanção penal jamais será superior, podendo baixar, o que é benéfico ao acusado (não existe, no sistema processual brasileiro, a possibilidade de haver reforma da pena para maior quando somente o réu recorre). A que espécie de prescrição esse conceito se refere? A. Prescrição da pena em concreto.
Quanto às cláusulas suspensivas da prescrição, marque a alternativa correta: D. Cláusulas suspensivas da prescrição são aquelas que suspendem o curso do prazo prescricional, que começa a correr pelo tempo restante, após cessadas as causas que a determinaram.
No que diz respeito ao crime de homicídio - matar alguém, segundo o Código Penal - analise a situação a seguir:
Carlos desfere um tiro contra José, com a intenção de matá-lo, porém Carlos não sabia que José já estava morto, em razão de ataque cardíaco. É correto afirmar que essa situação:
 D. Configura crime impossível ou de tentativa inidônea.
Os crimes contra pessoas são aqueles que afetam imediatamente a pessoa, seja de forma física ou psicológica, e estão previstos no Código Penal, nos artigos 121 a 154-b.
Dessa forma, no que diz respeito aos crimes às circunstâncias em que ocorrem, assinale a alternativa que trata de um crime por motivo fútil:
D. Um cobrador mata a pessoa que lhe deve porque não quitou, na data prometida, a dívida de R$ 1,00.
Sobre os crimes contra a vida, analise a seguinte situação: Mário encontrou Lúcio, seu desafeto, em um supermercado. Com a intenção de humilhá-lo e feri-lo, desferiu-lhe uma rasteira, fazendo com que Lúcio caísse e batesse com a cabeça no chão. Em decorrência, Mário sofreu traumatismo craniano, vindo a óbito.
Na situação descrita, Mário cometeu crime de:​​​​​​​
D. Lesão corporal seguida de morte.
 feminicídio, que é o homicídio cometido contra mulheres motivado pela condição da vítima pertencer ao sexo feminino, foi um crime que alterou o Código Penal, incluindo um novo tipo penal.
No que diz respeito ao crime de feminicídio, assinale a alternativa correta:
 E. É o homicídio doloso (consumado ou tentado) qualificado, praticado contra a mulher por razões da condição do sexo feminino.
Imagine que o empresário Mário pratica atos de execução do crime de homicídio contra seu sócio. No entanto, antes de ocorrer a morte, impede que o resultado se produza.
O que a conduta descrita configura​​​​​​​? Assinale a alternativa que traz a resposta correta:
 E. Arrependimento eficaz após o ato.

Outros materiais