Buscar

atividade 2 pratica de ensino ed infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Priscila Gonçalves Dias Almeida 
RGM: 33589275
Disciplina: Prática de Ensino em Educação Infantil
COMO O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, EM CRECHE OU PRÉ- ESCOLA, PODERÁ ORGANIZAR A ROTINA PEDAGÓGICA DE FORMA QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS ESTEJAM ARTICULADAS AS AÇÕES DE CUIDADOS E EDUCAÇÃO¿
A educação infantil é o início do processo – educacional, é onde ocorre a separação das crianças dos vínculos afetivos da família para ser inseridas a uma socialização estruturada.
O educar o brincar e o cuidar andam de mãos dadas na educação infantil, é através desse trio que os profissionais conseguem transmitir os ensinamentos a criança. O educar proporcionando experiências de aprendizagem, o brincar dando a ela o direito a ludicidade, e cuidar, assegurando o desenvolvimento infantil. 
O professor precisa criar uma rotina para cada turma, pois cada faixa etária requer uma dinamiza diferente, não se pode organizar uma rotina igual para todos.
Criar uma rotina é um dos aspectos de grande importância na vida da criança, pois a rotina ajuda no desenvolvimento da independência da criança, para estabelecer essa rotina escolar, o professor precisa desenvolver um trabalho diário por meio de horários, tarefas pré estabelecidas e atividades cotidianas organizadas , exemplo: momento da atividade, da higiene, da roda para uma possível contação de historias ou combinados, da brincadeira, do lanche, das atividades extraclasse e demais necessários. Podendo inclusiva criar chamadinhas, ou seja, músicas apropriadas para cada idade para fazer desse momento algo prazeroso e lúdico. 
O professor precisa aplicar a prática da rotina de forma que as atividades desenvolvidas tenham capacidade de envolver as habilidades das crianças, assim, elas irão apresentar mais interesse nas atividades rotineiras. Dessa forma irão desenvolver o socio, o cognitivo e o psicológico dos alunos. 
O educador deve despertar interesse nas crianças através das brincadeiras e dinâmicas para que elas tenham um bom desenvolvimento e aprendizado, pois brincar faz parte de uma educação de qualidade, pois é brincando que as crianças aprendem e constroem sua própria identidade. 
Por fim houve um grande avanço na educação infantil, muitos educadores buscam conhecimentos através de cursos inovadores, para garantir um ensino de boa qualidade, para que a educação infantil não seja apenas de cuidados, mas um início para educação básica, auxiliando a criança a ingressar no mundo e se desenvolver respeitando as futuras etapas. 
Referencia: conteúdo da Disciplina e vídeo sugerido: https://www.youtube.com/watch?v=RiFXduOjRUI

Outros materiais