Buscar

Praticas atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do estágio na formação docente e sua contribuição para a construção da identidade do professor de educação infantil.
Aluna: Priscila Gonçalves Dias Almeida 
RGM: 33589275
O estágio é muito importante para a formação do docente, pois vai promover a relação teórica- prática através das reflexões, análises e experiencias vivenciadas dentro de sala de aula. Tal prática leva o a refletir sobre a sua própria prática. O período de estágio provoca uma retomada crítica, levando-o a compreender a realidade em que devera atuar, no caso em questão, a educação infantil. 
Bianchi, Alvarenga e Bianchi (2005) acrescentam que no curso de licenciatura em Pedagogia, o estagio possibilita um contato direto com o ambiente escolar, uma aproximação com a realidade educativa, proporcionando ao estagiário um aprofundamento das relações sociais e pedagógicas com os sujeitos que ali estão envolvidos, visto que, estagiar permite a aquisição da pratica profissional, pois durante esse período é possível colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, aprende a desenvolver atividades, proporcionando uma experiência de aprendizado, na qual, situações e práticas da profissão são repassadas para que comece a desenvolver suas habilidades e competências na área de atuação escolhida a educação infantil. Por isso, no processo de formação docente, o estágio se constituiu como fundamental, pis em meio a tanta teoria, se faz necessário o contato com a sala de aula juntamente com a orientação do professor regente, para que haja uma aprendizagem significativa da docência. A inserção no ambiente escolar se faz necessária para que se concretize a ideia de como a teoria funciona na prática, do contato com a realidade presente no processo de ensino, pois o docente se constrói através de suas vivencias e experiencias, tanto os pessoais quanto as profissionais. 
O profissionalismo está voltado para a formação e para a relação com os saberes pois o conhecimento da realidade, por meio da experiencia do estágio, contribui também para o desenvolvimento de uma postura reflexiva, a partir da análise que se faz da realidade vivenciada, construindo suas concepções a respeito de diferentes aspectos que norteiam as práticas pedagógicas, como por exemplo as metodologias de ensino. 
Sendo assim, o estágio de Educação Infantil possibilita a discussão e a elaboração de um conjunto de conhecimentos, a respeito das crianças pequenas e da docência nessa etapa educacional, a partir do contato com o cotidiano das creches e das pré-escolas. Assim, o estágio representa um momento privilegiado na formação inicial de docentes, é o espaço da experiência e da vivência. Além disso, o estágio favorece a pesquisa, pois promove a reflexão, a formação e a inovação pedagógica. A docência na Educação Infantil constitui-se em um campo em construção, com características peculiares, que extrapola o modelo de professor(a) da escola, pois tem, no binômio educação e cuidado, as marcas da sua especificidade. O trabalho com os estágios na Educação Infantil tem mostrado a importância da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil, e nos convida a uma revisão da formação de professores(as) de crianças de 0 a 5 anos. A experiência de estágio contribui significativamente com a formação dos(as) estudantes, futuros(as) professores(as), ao desenvolver um papel ativo e criativo, com abertura para aprender a partir do contato com as instituições de Educação Infantil. O estagiário é convidado a construir, a partir do desconhecido, um conhecimento que não está definido anteriormente, mas vai sendo elaborado pouco a pouco no contato com a realidade observada e na relação estabelecida com os outros sujeitos envolvidos no contexto dos estágios.
Assim, é importante reafirmar que o estágio se constitui como subsídio indispensável para a atuação na prática educacional daqueles que ainda não possuem experiência na área, assim como para o aperfeiçoamento das práticas dos profissionais que já atuam na Educação Infantil, por se tratar de crianças pequenas, que apresentam particularidades em relação às crianças maiores, como as do Ensino Fundamental, por exemplo. Nesta direção a observação e documentação da prática pedagógica mostram-se como recursos uteis e necessários ao(à) professor(a) que atua ou irá atuar na Educação Infantil, pois favorece a reflexão sobre o trabalho pedagógico e permite trazer inovações para a educação das crianças pequenas.
Referencias bibliográficas: 
Olhar de Professor: Universidade Estadual de Ponta Grossa PR
BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto.
Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2005.

Outros materiais