Buscar

Caso clinico 1 - O que achamos

Prévia do material em texto

Ao longo do debate deverão ser respondidas as seguintes perguntas:
CASO CLÍNICO 1
1) Qual a provável hipótese diagnóstica final? 
Com base nos sintomas apresentados, exame físico e resultados dos exames, é possível suspeitar de uma anemia ferropriva. A presença de baixos níveis de hemoglobina, ferritina sérica e ferro sérico, juntamente com a positividade no teste de sangue oculto nas fezes, sugere uma possível perda sanguínea gastrointestinal como causa da anemia. Isso pode exigir investigação adicional para identificar a fonte da hemorragia.
2) O que fez com que o grupo chegasse à esta conclusão?
A taxa de ferro no resultado está baixo do normal, presença de sague nas fezes e a melhora quando fez suplementação de ferro quando teve anemia.
3) Quais as outras hipóteses diagnósticas descartadas anteriormente? Descartadas por que?
Falta de vitamina D, B12 ou distúrbios psiquiátricos.
4) Quais os principais sinais e sintomas da hipótese diagnóstica final ?
No exame mostra que a maioria dos resultados mostram que está abaixo do normal esperado, presença de sangue nas fezes, falta de energia, inquietação, falta de ar, irritabilidade e palpitação.
5) Qual medida terapêutica pode ser usada pela equipe médica? 
A anemia ferropriva é tratada com suplementos de ferro, uma alimentação rica em ferro e consumo de vitamina C. É importante seguir as orientações médicas sobre a dosagem e duração do tratamento. Em alguns casos, a anemia pode ser causada por outras condições, como sangramento gastrointestinal, e é importante tratar essas condições também. É essencial um acompanhamento médico regular para monitorar a resposta ao tratamento. O excesso de ferro também pode ser prejudicial à saúde, por isso é importante seguir as recomendações médicas.
6) Existem medidas profiláticas? Se sim, quais?
Sim, há várias medidas profiláticas que podem ser adotadas para prevenir a anemia ferropriva, especialmente em grupos de maior risco, como crianças pequenas, adolescentes, mulheres grávidas e lactantes. Incluir alimentos como carnes magras, aves, peixes, leguminosas, vegetais verdes folhosos, cereais integrais e frutas secas na dieta pode ajudar a garantir a ingestão adequada de ferro. Portanto, é importante incluir fontes de vitamina C na dieta, como frutas cítricas , kiwi, pimentão, tomate e brócolis. Limitar o consumo dessas bebidas, especialmente durante as refeições, pode ajudar a melhorar a absorção de ferro.
 
7) Há algum outro exame laboratorial ou de imagem, que pode ser solicitado na finalidade de confirmar a hipótese diagnóstica, descartando as outras possibilidades?
Não, pois para a confirmação do diagnóstico é feito através de exames de sangue que avaliam os níveis de hemoglobina, ferritina (um marcador de reserva de ferro) e outros parâmetros relacionados ao metabolismo do ferro. E como já foi feito esses exames acreditamos que não tenha outro exame.

Continue navegando