Buscar

APOL 1 alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir: "As primeiras Cartilhas traziam o método sintético, principalmente a soletração e silabação. O ensino priorizava que, para aprender a ler, a criança deveria conhecer primeiro o nome a grafia de todas as letras, para depois juntar essas letras em sílabas e conhecer os sons [...]."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p.58.
Segundo o fragmento de texto e os demais conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:
	
	E
	A decodificação.
Questão 2/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o texto: “Como discípula de Piaget, ao estudar as formas pelas quais as crianças constroem sua escrita, Ferreiro colocou como motor dessa aprendizagem o próprio sujeito, ativo e inteligente, conforme Piaget descreveu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 43.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que caracteriza corretamente o nível silábico-alfabético:
	
	D
	A criança avança na alfabetização pela percepção do valor sonoro, o qual permite o acréscimo de letras para formação das palavras. 
Questão 3/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o trecho a seguir: “A teoria de Vygotsky, muito conhecida nos meios educacionais pelo título de histórico-social ou histórico-crítica, afirma ser determinante para o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos dos indivíduos a relação deles com outras pessoas, destacando principalmente a função da linguagem nesse contexto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 28.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, um aspecto da teoria de Vygotsky:
	
	A
	Está próxima ao que a criança já sabe, devendo o professor partir desse conhecimento já adquirido. 
Questão 4/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o texto: “O desenvolvimento da oralidade não se dá num único momento da sala de aula, e sim, a todo o momento. Por isso, o professor deve estar atento e possibilitar que as crianças partilhem suas ideias, justifiquem suas escolhas e, assim, possam desenvolver cada vez mais sua oralidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 105.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que indica corretamente a importância de o professor alfabetizador desenvolver atividades que estimulem a oralidade:
	
	C
	É importante realizar atividades de oralidade para valorizar sua cultura e ter valorizada a sua linguagem.
Questão 5/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia a seguir o trecho de um texto: “[...] O que se vê na maioria das escolas são classes heterogêneas, compostas por crianças com vivências diferentes, oriundas de famílias com diversas formações, em que as histórias e singularidades de cada um fazem a diferença”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 82.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio teórico da alfabetização, conforme o Projeto Nacional de Intercâmbio de Experiências Educacionais:
	
	B
	Toda criança é produtora de saberes e cultura. 
Questão 6/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] o aprendizado das técnicas e a função social da leitura e da escrita [...] são dois processos diferentes, que ocorrem dissociados um do outro, mas que são igualmente importantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 69.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que representa o conceito de sistematização corretamente:
	
	A
	É o ato de ensinar às crianças a relação entre a escrita e o som, sua decifração e regras ortográficas, tendo a mão trabalhos que explorem textos reais.
Questão 7/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir: “Linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de símbolos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, etc”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 19.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que exemplifica corretamente a linguagem não verbal:
	
	B
	Placas de trânsito.
Questão 8/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com o IBGE (2007), a UNESCO considera alfabetizada a pessoa capaz de ler e escrever pelo menos um bilhete simples no idioma que conhece”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 72.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, associe o conceito ao seu significado correto:
1. Alfabetização
2. Letramento
3. Contextualização
4. Analfabetismo funcional
5. Cultura 
(   ) Codificação e decodificação do código alfabético.
(  ) O conceito de alfabetização está contido em seu conceito. É uma junção entre si e a alfabetização.
(   ) A alfabetização permite que o aluno tenha acesso ao seu contexto.
(  ) O aluno codifica e decodifica o código alfabético, porém, não utiliza a leitura, escrita e interpretação em suas atuações sociais cotidianas.
( ) A alfabetização, ao unir-se às práticas de letramento, implica na contextualização, o que, por meio de práticas sociais, instiga a leitura e a escrita na sala de aula, auxiliando o aluno a viver melhor.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	C
	1 - 2 - 5 - 4 - 3
Questão 9/10 - Alfabetização e Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto abaixo: “O conhecimento, na sua origem, não vem dos objetos nem do sujeito, mas das interações – inicialmente indissociáveis – entre sujeito e esses objetos (Piaget, citado por Seber, 1997, p.60)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 24.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa correta acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, segundo Piaget:
	
	B
	Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
Questão 10/10 - Alfabetizaçãoe Letramento: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento do texto: “É importante salientar que cada método de alfabetização se constrói com base em duas concepções: quanto ao que é linguagem e a forma como a criança aprende”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VALLE, Luciana de Luca Dalla. Metodologia da Alfabetização. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 56.
Considerando o fragmento do texto transcrito e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia da Alfabetização, assinale a alternativa que  conceitua corretamente métodos analíticos alfabetizadores e suas funcionalidades:
	
	A
	São aqueles que iniciam o processo de alfabetização por uma palavra, uma frase ou uma história.

Outros materiais