Buscar

Para que se possa entender a formação do Estado Brasileiro é importante fazer um resgate histórico sobre o contexto das grandes navegações e a formação das colônias ultramarinas europeias nas Américas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para que se possa entender a formação do Estado Brasileiro é importante fazer um resgate histórico sobre o contexto das grandes navegações e a formação das colônias ultramarinas europeias nas Américas também conhecida como novíssimo mundo. A formação do Estado do Brasil teve início com a exploração comercial do período Colonial, o Ciclo do pau-brasil (1500), o Ciclo da Cana de Açúcar (1532-1700) e o Ciclo do Ouro (1700-1803).
Deste modo, analise as afirmativas abaixo:
I. O período Colonial brasileiro que foi de 1500 a 1822 foi marcado pela exploração humana, Inglaterra como sendo a metrópole da colônia do Brasil não tinha interesse em construir aqui uma sociedade política organizada.
II. No período Colonial o Brasil era composto de vários núcleos privados e independentes sendo que cada núcleo tinha suas leis e a sua própria vida econômica.
III. No período Imperial, com o fim do período Colonial em 1822 com a proclamação da Independência, aconteceu uma adaptação das estruturas do Estado português em relação ao Brasil.
IV. No período Imperial surge um novo relacionamento entre a sociedade civil e o Estado em que o ascende do sentimento público racional em relação ao sentimento privado.
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas I, III e IV estão corretas.
c.
Apenas II e III estão corretas.
d.
Apenas I, II e IV estão corretas.
e.
I, II, III e IV estão corretas.

Outros materiais