Buscar

RELATORIO DE ESTAGIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório do Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental I
O Colégio Batista Oásis é uma instituição privada, localizada no Bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, na Avenida Cesário de Melo, 13152 – RJDRE – 4436/05 / CNPJ:060395480001-21.
Foi fundado no ano de 2000, tendo como metodologia a educação por princípios: “Educação por princípios é o nome dado ao método cristão histórico americano de raciocínio bíblico que faz das verdades das palavras de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”; tendo por proposta pedagógica proporcionar aos alunos uma educação básica capaz de moldá-los em seu caráter, tornando-os responsáveis, disciplinados e treinados nas seguintes áreas: social, académica, espiritual e física.
 A filosofia da instituição tem por base: conteúdo, metodologia e relacionamentos. Hoje a escola possui 255 alunos, nos dois segmentos, Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, atendendo a faixa etária de 2 a 15 anos.
 A instituição a 24 anos atende um público de classe média e classe média baixa residentes na localidade e bairros adjacentes nos seguintes segmentos: Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental, em dois turnos: manhã e tarde.
	Sua estrutura física possui: 1 pátio coberto, 1 pátio ao ar livre, uma quadra poliesportiva, parquinho, estacionamento, sala de recursos, uma secretaria, 1 sala de professores, 1 sala de direção, 1 sala de coordenação da educação infantil, uma sala da coordenação do ensino fundamental, 1 almoxarifado e sala e cópia, 1 cozinha, 1 cantina, 1 auditório, 13 salas de aula:4 destinadas a educação infantil e 9 destinadas ao ensino fundamental, 3 refeitórios: um para educação infantil e dois para o ensino fundamental. banheiros: 3 externos para educação infantil e 3 nas salas de aula da educação infantil, 4 para ensino funcionários, 2 para necessidades especiais, (primeiro andar) e 2 para o ensino fundamental (segunda andar), 2 na quadra, 3 para funcionários e 2 no auditório. 
	As salas são amplas, arejadas e com ar-condicionado, com boa iluminação e o número de carteiras estão de acordo com a divisão de metragem por metro quadrado.
Obs: A escola possui acesso para suas dependências com rampas e escadas.
	A Equipe Pedagógica é composta por uma diretora Pedagógica, uma coordenadora da Educação Infantil e uma coordenadora do Ensino Fundamental I e II. Na secretaria trabalham um administrador financeiro, uma secretária e o RH. O apoio conta com uma cantineira, um porteiro, 3 faxineiras e 1 zelador.
	O corpo docente possui 3 professoras para a Educação Infantil e duas auxiliares, 5 professoras para o Ensino Fundamental I (regentes de turma) uma professora de Inglês e uma professora de Educação Física. No Ensino Fundamental II, o corpo docente é composto por professores licenciados correspondentes a grade curricular, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências (2 professores dividindo química, física e biologia), Geografia, Inglês, Educação Física, História e Artes. Em sua proposta Extracurricular, possui um professor para Formação Cristã e 2 mestres graduados de Urucan), totalizando 20 professores.
	A proposta pedagógica não segue uma linha teórica fechada, tendo uma filosofia de uma cosmo visão Cristã, busca aplicar os métodos teóricos voltados as especificidades do aluno, promovendo as variações dos modelos de avaliações, através da observação e registro, os professores traçam seus planejamentos voltados a atender as necessidades da turma de forma coletiva e individualizada. Assim, teóricos como Piaget e Vygotsky são os mais aplicados.
	Todas as salas de aulas são equipadas com aparelhos de multimidia (computador, Datashow e caixa de som), e acesso à internet. As aulas são aplicadas com os recursos de realidade aumentada de imagens e a visualização das páginas do livro no quadro, o que permite uma melhor interação do professor com o aluno no momento da aplicação dos conteúdos, além da aplicação da Gameficação, através do software e plataforma digital que permite o aluno a se conectar com brincadeiras e jogos educativos. 
	Para buscar a atenção e melhor compreensão do aluno, os professores aplicam as metodologias ativas, com jogos, pesquisas, sala de aula invertida, vídeo aulas etc.
	Dessa forma o professor se torna um facilitador no processo de Ensino / Aprendizagem do aluno, ele consegue estabelecer uma conexão através de uma linguagem de melhor compreensão para o aluno.
	O colégio possui uma rotina de entrada e saída dos alunos escalonada, para que os alunos tenham maior atenção ao serem entregues, e todas as segundas, as turmas realizam uma oração e os alunos recebem as informações da semana, através de uma breve conversa de pátio com a diretora pedagógica.
	As aulas são planejadas de acordo com o material fornecido pelo portal e livro didático. O plano de curso, bem como o plano de ação/calendário escolar são preparados pelo corpo docente através de reuniões de planejamento. 
O colégio possui contrato com a Netbil solução Educacional que possui todo seu material alinhado com os PCN’S e a BNCC.
	As avaliações no formato de Observação e registro através de relatórios individuais ocorrem bimestralmente a partir do maternal até o 1º ano. 
Do 2º ano em diante, além do registro em relatórios, os alunos são submetidos a avaliações formativas, qualitativas e quantitativas, formando o boletim que é todo informatizado, formatada pelo aplicativo Academicum, onde os professores preenchem os campos de notas e o sistema organiza o botem, com acesso imediato dos pais.
	No lidar com os alunos não é permitido gritos, os alunos e professores e funcionários apresentam um convívio sadio, onde os conflitos são tratados com diálogos junto a direção ou coordenação. 
Seu regimento interno se apresenta dividido em tópicos os quais norteiam toda dinâmica do colégio, contendo as funções de cada funcionário, bem como a estrutura organizacional. 
O PPP é estruturado para o desenvolvimento pedagógico da Educação por Princípios, visto que o colégio é de cunho confessional protestante, tem por objetivo, traçar um paralelo entre a ciência e a cosmo visão cristã, tendo como base de toda ciências “Deus e suas escrituras). Toda base curricular é atendida e respeitada e apresenta em seus extracurriculares o projeto de Formação Cristã, onde se trabalha temas transversais os quais perpassam por ética, cidadania, comportamento social e civil.

Outros materiais