Buscar

Português Instrumental 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Português Instrumental_2022 
Nota 8
Questão 01
A Redação Técnica é uma estrutura específica, de um estilo próprio, cuja comunicação tem uma finalidade pura e simplesmente definida. Este tipo de redação é a maneira pela qual o Poder Público redige textos normativos e comunicados. Diante do exposto, termos como ?respeitosamente? ou ?atenciosamente? são normalmente utilizados como:
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Fechos de comunicações oficiais.
Questão 02
Usar e-mails _______________ para tratar de assuntos não profissionais é a melhor política quando se trata de comunicação corporativa. Estes e-mails são mensagens de correio eletrônico trocadas entre pessoas para tratar de assuntos privados. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que preenche corretamente a lacuna apresentada.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Corporativos.
Questão 03
A correspondência técnica impessoal não admite que o redator se expresse de maneira própria e individual, como se faz na comunicação de cunho pessoal. Por isso, existem requisitos essenciais que devem ser observados em qualquer correspondência oficial. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta características de uma redação técnica.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Língua culta, chavões, impessoalidade, clichês, coesão, clareza, concisão, gerundismo, formalidade e padronização.
Questão 04
A sífilis é uma das mais antigas doenças sexualmente transmissíveis. O Ministério da Saúde considera importante combatê-la nos grandes centros urbanos. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que responde corretamente a seguinte pergunta: como poderíamos promover a coesão como qualidade textual nessa mensagem?
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Unindo as duas orações por meio de um conector, como ?logo? ou ?portanto?, por exemplo.
Questão 05
A língua escrita não decorre da interação face a face em contextos comunicativos, nos quais ambos os interlocutores estão presentes. Além disso, a língua escrita  permite a comunicação sem depender de tempo e lugar. Dessa maneira, isso se reflete em sua estrutura e nas suas necessidades de explicitação. Assim, a linguagem escrita deve ser como a ?fala no papel?. Com esta assertiva, o autor chama atenção para qual qualidade textual?
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Impessoalidade.
Questão 06
Por meio do aplicativo WhatsApp é possível identificar se o destinatário de determinada mensagem está online naquele instante, assim como identificar se ele leu a mensagem enviada. Além disto, o WhatsApp consegue notificar o status do destinatário instantaneamente, revelando sua ação de digitar um texto ou de gravar um áudio. Assim, a mensagem de WhatsApp é considerada:
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Síncrona.
Questão 07
As mensagens instantâneas podem ser consideradas síncronas, por se referir à interação em tempo real entre o emissor e o receptor das mensagens, diferentemente das assíncronas. Este fato, por si só, inspira inúmeros cuidados. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que não representa uma finalidade deste meio de comunicação.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Tratar assuntos polêmicos.
Questão 08
O correio eletrônico ou e-mail (abreviatura de eletronic mail) é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente o tipo de mensagens enviadas por e-mail.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Assíncronas.
Questão 09
No momento de escrever um texto, para não errar tanto, recomenda-se fortemente o uso de ___________________________ ao  redigir um texto no computador. Diante do exposto, analise as alternativas e assinale aquela que melhor preenche esta lacuna.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Corretor ortográfico-gramatical.
Questão 10
As mensagens por meio de(o) ___________ podem ser trocadas entre pessoas e organizações. Quando entre organizações, as pessoas por trás da mensagem passam a ter o papel de representantes oficiais do órgão ou empresa comunicante. Já as mensagens corporativas são aquelas trocadas entre pessoas de uma mesma organização. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define corretamente o documento apresentado na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
E-mail.
Finalizar Avaliação

Outros materiais