Buscar

A importância da Educação Financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da Educação Financeira 
 A educação financeira nada mais é do que a maneira como uma pessoa entende o universo do dinheiro e usa as ferramentas possíveis para lidar com ele. Perceba que isso vai além do simples ato de economizar, pois diz respeito também à consciência a respeito de oportunidades e riscos envolvendo esse tema. 
Na prática, a importância da educação financeira é dar condições para uma pessoa decidir melhor o que fazer com seu dinheiro. É nesse ponto que surgem as estratégias: quanto dinheiro poupar? Onde investir? Ter maior rentabilidade, liquidez ou segurança? Enfim, todas essas perguntas podem ser facilmente respondidas se você tem ao seu lado a educação financeira. 
Construir patrimônios, ter boas condições no futuro, honrar o compromisso das despesas regulares e evitar problemas financeiros parece um sonho, mas com a educação financeira tudo isso pode ser trabalhado e garantido. De modo geral, a conquista depende de dois importantes exercícios, o trabalho, que ajuda a acumular os recursos necessários ou desejados, e o conhecimento, que contribui para multiplicar esses recursos. 
Qual a importância da educação financeira?
Independência financeira é o sonho de muita gente. E isso não é à toa! Imagine ter dinheiro o suficiente para conquistar uma vida confortável, um futuro bem sucedido e sem depender de ninguém para tudo isso. Vamos mais além, já pensou você precisar de um alto valor em dinheiro e, mesmo sem contar com esse gasto, sabe de onde tirar sem que isso comprometa outras despesas?
Parece difícil de alcançar esse nível de independência, mas com a educação financeira esse futuro pode ser possível para qualquer um. E é comprovado! Pessoas com educação financeira conseguem ter mais consciência e pé no chão quando o assunto é orçamento pessoal e, por esse motivo, vive uma vida sem preocupações financeiras e lida com seu dinheiro de maneira que ele não controle as suas ações.
Como funciona a educação financeira? 
 Para começar a tratar sobre a importância da educação financeira, precisamos considerar 3 conceitos, que são: ganhar, economizar e investir. 
Isso pode parecer bastante óbvio, mas nem sempre é algo que faz parte da vida das pessoas. Ao menos das que passam por dificuldades constantemente. O fato é que certamente as pessoas bem-sucedidas, em seu meio de atuação, sabem bem como funcionam esses conceitos e extraem deles seu melhor proveito. 
Dicas de educação financeira para quem está começando https://youtu.be/f0sbw--NVGA 
Como ter organização financeira? 
Para começar a tratar sobre a importância da educação financeira para conquistar maior organização nos orçamentos pessoais, precisamos considerar 4 conceitos, que são: ganhar, economizar, planejar e investir. Para te ajudar a se organizar e se reeducar financeiramente, separamos algumas dicas importantes: 
Faça o seu dinheiro trabalhar por você 
Acumulando dívidas no cartão de crédito, você precisa quitá-las o quanto antes para evitar o conhecido efeito “bola de neve”, no qual os juros acumulam diariamente e, com o tempo, tendem a fugir do controle. 
Estipule metas realistas 
A premissa da educação financeira é, basicamente, atingir metas – sejam elas pessoais ou profissionais. Por esse motivo, estabelecer uma lista com prioridades e objetivos a serem conquistados é tão importante. 
ATIVIDADES 
1-O que é EDUCAÇÃO FINANECIRA? 
A) A educação financeira é essencial para quem busca gastar o seu dinheiro demasiadamente. 
B) Ter educação financeira também significa ser capaz de tomar decisões sem se preocupar com as conseqüências do uso do dinheiro, gasto, economizado, ou investido. 
 C) Quando se fala em educação financeira, muitos pensam apenas na idéia de economizar. Porém, o conceito envolve a maneira como uma pessoa se relaciona com o dinheiro e compreende as informações relacionadas a ele. 
D)A educação financeira se trata de dois pilares básicos: a organização dos gastos e a compra de produtos do ano. 
2-Como é chamado o processo pelo qual as pessoas melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, tornando-se mais conscientes das oportunidades e riscos? 
a) Filosofia financeira. B)Responsabilidade comportamental. C)Custos financeiros. D)Educação financeira. 
3-Para ser financeiramente saudável, é necessário que: 
a) o pagamento de despesas correntes não seja liquidado. 
b) as despesas sejam maiores que as receitas. 
c) as receitas sejam maiores que as despesas. 
d) jamais realizar compras no cartão de crédito. 
4-Qual das atitudes abaixo revela segurança para se obter um futuro mais tranquilo? 
a) Fazer uma poupança. b) Realizar um empréstimo. 
c) Comprar tudo que almeja. d) Não se preocupar com as dívidas 
5-Para você, por que é importante ter uma educação financeira? 
 
6-Quais são os três conceitos para começar a ter uma educação financeira? 
 
7-Como surgiu o conceito de educação financeira? 
 
 
8-Qual é a importância da educação financeira em nossa vida? 
 
 
9-Qual é o principal objetivo da educação financeira?

Outros materiais